Agenciador de Publicidade - Piso Salarial 2024, O Que Faz, Salário Publicidade e Propaganda

R$ 2.451,21/mês

Atualizado em

Hoje um Agenciador de Publicidade ganha em média R$ 2.451,21 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados de 4.112 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED.

Em 2024 a remuneração para Agenciador de Publicidade pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 2.384,26 e o teto salarial de R$ 4.942,17, dependendo do segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos e salários da empresa.

Você pode conferir logo abaixo na tabela salarial, mais dados da pesquisa como piso salarial 2024, salário mediana, salário por hora, mensal e anual para saber exatamente quanto ganha um Agenciador de Publicidade.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Salário por cidade

Perfil Profissional

De acordo com nosso levantamento o perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 22 anos, formação superior em Publicidade e Propaganda, do sexo feminino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Agências de publicidade de todo o Brasil.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Agenciador de Publicidade é São Paulo.

Metodologia

Essa pesquisa salarial leva em consideração somente o salário base de Agenciador de Publicidade, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Agenciador de Publicidade CBO 2531-40

O Agenciador de Publicidade identifica, define, interpreta e analisa demandas e expectativas de clientes em relação à comercialização, veiculação e divulgação de ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em diferentes plataformas midiáticas, online e offline Participa da elaboração de briefing para desenvolvimento de estratégias de mídia para produções publicitárias, em parceria e articulação com demais profissionais envolvidos no projeto, analisando características do produto, do serviço e ou da campanha, concorrência, público-alvo (target), previsão orçamentária (budget), cronograma, recursos humanos, assim como tendências e demandas de mercado Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócio de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e direcionando a comercialização e veiculação de peças publicitárias e ações de propaganda conforme as estratégias e interesses de clientes e projetos.

Pode contribuir com a concepção criativa do projeto publicitário e o desenvolvimento de roteiros, slogans, leiautes, títulos e textos, animação, vídeos, som, bem como elementos visuais e gráficos adequados às necessidades do cliente Apresenta projeto publicitário e proposta de veiculação de peças e campanhas publicitárias para aprovação do cliente, evidenciando e explicando questões relativas aos serviços, custos, formas de pagamento e benefícios, em diferentes contextos e para nichos de mercado diversos Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, avaliando a qualidade dos serviços de venda de publicidade e negociação de espaços em veículos de comunicação, sugerindo soluções, redirecionamentos ,novos mercados consumidores e mudanças no processo de comercialização, quando necessário Articula e viabiliza a compra de espaços publicitários em diferentes mídias e estabelece parcerias com profissionais e veículos de comunicação e demais fornecedores e clientes.

Elabora e propõe, em parceria com demais profissionais envolvidos no desenvolvimento da campanha publicitária, ações e estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços de mídia Planeja e executa estratégias de prospecção e fidelização, aplicando métodos e técnicas de marketing, identificando potenciais clientes e parceiros, contatando-os, considerando as boas práticas de vendas Zela pela qualidade técnica e operacional dos serviços prestados, monitorando as ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em mídias online e offline (por exemplo, rádio, TV, sites, revistas e outdoors), relatando regularmente os resultados, receitas e custos, aos clientes e equipes envolvidas.

Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Algumas funções no exercício da profissão

  • demonstrar competências pessoais;
  • contratar fornecedores;
  • vender serviços publicitários;
  • pesquisar meios e veículos de comunicação;
  • estruturar estratégia de projeto publicitário;
  • elaborar planejamento estratégico;
  • desenvolver propaganda e promoções;
  • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
  • definir meios e veículos de comunicação;
  • elaborar estratégia de mídia;
  • determinar fornecedores;
  • analisar perfil do público alvo;
  • identificar perfil dos veículos de comunicação;
  • ver mais...

Salário de Agenciador de Publicidade CBO 2531-40 - Série histórica

Quanto ganha um Agenciador de Publicidade por região do Brasil

Tabela salarial para Agenciador de Publicidade

Tabela salarial referentes ao salário base do cargo e na remuneração por períodos
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 2.384 28.611 596 11,46
Média Salarial 2.451 29.414 613 11,78
1º Quartil 1.529 18.350 382 7,35
Salário Mediana 1.808 21.696 452 8,69
3º Quartil 4.080 48.963 1.020 19,61
Teto Salarial 4.942 59.306 1.236 23,75
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Agenciador de Publicidade negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais CBO 2531-40 da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para Publicidade e Propaganda

Agenciador de Publicidade é um cargo que está estagnado no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Setembro de 2023 e Agosto de 2024, tivemos igualdade nas contratações e demissões formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Agenciador de Publicidade CBO 2531-40 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.

Tipos de empresas que mais contratam

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
7311-4/00 Agências de publicidade 2.996,10
8630-5/04 Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 1.771,81
6021-7/00 Atividades de televisão aberta 4.523,01
4930-2/02 Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 1.427,88
4774-1/00 Comércio varejista de artigos de óptica 1.678,15
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.084,95
7319-0/03 Marketing direto 2.025,34
6010-1/00 Atividades de rádio 2.381,29
4781-4/00 Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 1.927,37
8599-6/04 Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 2.209,37
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Quanto ganham profissionais de Publicidade e Propaganda por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 4.112 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Agenciador de Publicidade CBO 2531-40 em regime integral de trabalho.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
3.188 44 220 2.434,98 11,07
444 40 200 2.914,70 14,57
238 18 90 1.412,00 15,69
64 42 210 2.355,93 11,22
53 36 180 1.554,06 8,63
29 43 215 2.070,40 9,63

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários por porte da empresa e nível profissional

Metodologia: Salários de 2.137 profissionais demitidos pelas empresas.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 2.275,68 2.583,97 3.353,56
Pequenas 2.478,88 2.787,16 3.556,75
Médias 2.950,63 3.258,92 4.028,50
Grandes Empresas 3.067,12 3.375,41 4.145,00
  • *Agenciador de Publicidade Nível I: até 4 anos;
  • *Agenciador de Publicidade Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Agenciador de Publicidade Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Quanto ganha um Agenciador de Publicidade PCD

Num levantamento com 282 salários de Profissionais de publicidade PCDs - Pessoas Com Deficiência no cargo de Agenciador de Publicidade, a média salarial em todo o Brasil é de R$ 1.446,60 para uma jornada de trabalho de 22 horas semanais.

O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, ou até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.

Gráficos de pesquisa

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Agenciador de Publicidade

  • Salário Base: R$ 2.451,21
  • Salário-educação (3%): R$ 73,54
  • Sistema S (2%): R$ 49,02
  • INSS Patronal (20%): R$ 490,24
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 24,51
  • FGTS (8%): R$ 196,10
  • Férias 1/12: R$ 204,27
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 490,24
  • Periculosidade (30%): R$ 735,36
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 68,09
  • 13º Salário: R$ 204,27
  • FGTS sobre Férias: R$ 16,34
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 5,45
  • FGTS sobre 13º: R$ 16,34
  • Aviso Prévio: R$ 204,27
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 16,34
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 204,27

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

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Salário e mercado de trabalho para Agenciador de Publicidade