CBO 5134-35 - Atendente de lanchonete - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria
O profissional no cargo de Atendente de lanchonete CBO 5134-35 recepciona e atende clientes em lanchonete ou estabelecimento similar, providenciando a preparação de lanches - quentes ou frios -, salgados, sucos, café ou outras pequenas refeições solicitadas Organiza a estrutura de apoio, preparando o mise em place.
Pode encaminhar os pedidos do cliente para preparo ou assumir a preparação Mantém a limpeza, a higienização e a conservação da lanchonete Controla o estoque de produtos.
Cumpre os procedimentos técnicos de higiene e boas práticas nos serviços de alimentação e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5134-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Atendente de lanchonete, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-35
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Atendente de lanchonete
O Atendente de lanchonete CBO 5134-35 organiza o ambiente, preparando o mise em place Arruma os utensílios e os equipamentos para a realização dos serviços.
Verifica se as mesas e o balcão estão limpos.
Confere se os produtos, para preparação das pequenas refeições, estão disponíveis, de acordo com o cardápio Abastece as máquinas de refrigerante.
Coloca bebidas para gelar Pode colocar alimentos em expositores climatizados.
Acolhe e recepciona o cliente, acompanhando-o à mesa ou lhe indicando um lugar no balcão.
Fornece o cardápio ao cliente, prestando-lhe informações sobre as bebidas e os pratos oferecidos Anota os pedidos, podendo encaminhá-los para preparo ou assumir a preparação.
Prepara o prato e a bebida, de acordo com as receitas dos itens constantes no cardápio.
Prepara sanduíche, hambúrguer, salada de frutas ou outro alimento, usando processador de alimentos, chapa, fritadeira ou outro equipamento Prepara milk shake, café, chá, suco ou outra bebida, usando extrator de suco, centrífuga de frutas, cafeteira, liquidificador ou outro equipamento Coloca prato, talheres, copo, guardanapo, condimentos e saleiro sobre a mesa ou balcão.
Transporta, em bandeja, e serve a refeição Pode acondicionar alimento e bebida para viagem Fornece a conta quando solicitada, podendo também realizar o recebimento do valor devido.
Limpa mesas, balcões e assentos para acomodar um novo cliente Empilha pratos, talheres, copos e utensílios sujos e os leva para lavar ou para o descarte apropriado.
Após o término do horário de atendimento, recolhe utensílios e equipamentos utilizados Mantém a limpeza, a higienização e a conservação do espaço da lanchonete, das louças, dos utensílios, das bandejas e dos equipamentos Pode operar máquina de lavar louça.
Arruma as cadeiras e as mesas Guarda produtos Organiza equipamentos e utensílios.
Armazena os alimentos e as bebidas, conforme critérios de segurança alimentar Controla o estoque de produtos, verificando a necessidade de reposição Recebe as mercadorias compradas, conferindo os itens.
Pode solicitar serviço de manutenção das máquinas e dos equipamentos da lanchonete Descarta resíduos e sobras, de acordo com as regras do local.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5134-35 deve organizar o trabalho, montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar, atender o cliente, higienizar utensílios e equipamentos, servir o cliente, demonstrar competências pessoais, preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc, desmontar praça.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria os trabalhadores dessas ocupações, normalmente, têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada ou, eventualmente, trabalham como autônomo com comissão. Atuam, predominantemente, no ramo de atividades ligadas a hotelaria, alimentação, saúde, serviços sociais e atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, em ambientes fechados, com revezamento de turnos e supervisão ocasional. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos e com exposição a ruído intenso, podendo levar à situação de estresse. Eventualmente, em hospitais, podem ser expostos à radiação.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5134-35
Para o acesso ao trabalho nessa família ocupacional é exigido, no mínimo, o ensino fundamental incompleto e até um ano de experiência. A formação profissional ocorre com a prática no local de trabalho ou em cursos profissionalizantes. O trabalhador tem a possibilidade de ascender na carreira, iniciando a mesma como ajudante ou auxiliar, podendo atingir a ocupação de maître (família ocupacional 5101). O garçon de vinho e o Barista, para os quais é requerido o ensino médio, necessitam de especialização e experiência de um a dois anos. O mercado de trabalho tende a aumentar a exigência do nível de qualificação e profissionalização desses trabalhadores.
Atividades exercidas por um Atendente de lanchonete CBO 5134-35
Um Atendente de lanchonete (ou sinônimo) deve repor material de apoio, demonstrar proatividade, checar conta, secar louça e/ou prataria, forrar bandeja, tirar pedido, guardar louças, copos e/ou prataria, trabalhar em equipe, recepcionar cliente, desmontar o bufê - buffet, checar pedido antes de servir, demonstrar acuidade sensorial, guardar produtos, repor bebidas, destinar o lixo, inventariar material - louças, pratarias, enxoval de copos, enxoval de mesa, controlar acesso de pessoas, ouvir atentamente - saber ouvir, fazer porções para viagem, selecionar enxoval de copos, inventariar bebidas consumidas, escolher louça, demonstrar capacidade de comunicação, aquecer alimentos, questionar as preferências do cliente, preparar frutas, servir charutos, verificar estoque de bebidas e/ou alimentos, cumprir normas e procedimentos sanitários, esterilizar instrumentos e materiais, servir pratos, montar kits de descartáveis - guardanapos, talheres, sal, organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place, lavar utensílios, preparar sanduíches, servir chá, licores e digestivos, demonstrar discreção, encaminhar pedidos para cozinha e bar, demonstrar dinamismo, selecionar utensílios, limpar prataria, selecionar produtos - limpeza e outros, desmontar mesas, preparar saladas, observar ponto de cozimento dos alimentos, limpar bandejas e carrinho, demonstrar cordialidade, contornar situações adversas, demonstrar atenção focada, receber contas, requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza, separar lixo, demonstrar criatividade, servir café, fornecer informações ao cliente, pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar, preparar bebidas - sucos, coquetéis, drinques, aperitivos etc, demonstrar capacidade de organização, preparar sorvetes, milk shakes e chantilly, selecionar alimentos e bebidas, trazer conta, dar sugestões, preparar couvert, montar mesa, bandeja, balcão e bar, limpar equipamentos, descrever pratos e produtos oferecidos, preparar café, trabalhar sob pressão, tirar toalhas, descongelar alimentos, retirar louça e prataria da máquina de lavar, servir sobremesas, dobrar guardanapos, informar previsão de tempo de espera, controlar sobras e perdas, demonstrar equilíbrio emocional, verificar quantidade e disponibilidade de produtos, substituir cinzeiros, servir bebidas, retirar restos de comida, providenciar gelo, controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas, organizar espaço, recolher louças, talheres, copos e/ou bandejas, atender reclamações do cliente, acomodar cliente, servir vinho, cerveja, chope, cachaça e saquê, demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar, servir aperitivos, limpar o chão, acompanhar cliente a mesa, substituir cobre-manchas, demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores, entregar cardápio, cortar frutas para decoração, demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool, limpar balcão e bancada, observar apresentação dos pratos, colocar bebidas para gelar, verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos, conferir ordem de serviço, administrar fluxo de pratos entre cozinha e mesas, limpar mesa.