CBO 5101-35 - Maître

Entenda o que fazem os supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Maître e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Maître

O Auxiliar de Mâitre supervisiona os serviços prestados em restaurantes, em eventos e em outros locais que servem comidas preparadas e bebidas, atendendo clientes, controlando o suprimento de matérias-primas e produtos, monitorando o funcionamento dos equipamentos, verificando o estado de conservação das instalações, coordenando e supervisionando o desempenho da equipe de trabalho, examinando a qualidade dos serviços prestados, e verificando o nível de satisfação dos clientes. Elabora relatórios de operação e de avaliação. Promove atividades de capacitação da equipe de trabalho. Cumpre procedimentos, normas da vigilância sanitária e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 5101-35

Conhecimento (3/8)
Habilidade (3/8)
Atitude (4/8)
Perfil Ocupacional (3/8)
Planeja as rotinas de servir comidas preparadas e bebidas nos restaurantes, nos eventos e em outros locais, definindo as funções da equipe de trabalho e descrevendo os procedimentos para execução dos serviços. Orienta os garçons em relação ao cardápio e às opções de bebida, detalhando a composição dos pratos e expondo as características de vinhos, licores e outras bebidas. Planeja operações para datas especiais.

Atende clientes, recepcionando-os e encaminhando-os à mesa escolhida. Orienta os pedidos dos clientes, aplicando técnicas de harmonização entre alimentos e bebidas. Atende reclamações dos clientes, verificando seus fundamentos e procurando solucionar os problemas apontados. Pode acompanhar visitações de clientes nas instalações do restaurante.

Coordena e supervisiona os serviços de mesa. Controla o tempo para preparação de alimentos e bebidas e para entrega do pedido aos clientes. Pode finalizar pratos.

Avalia a execução dos serviços, analisando opiniões dos clientes. Examina a preparação de ambientes onde alimentos e bebidas são servidos. Analisa a apresentação dos pratos e das bebidas. Verifica a aceitação de novos serviços e a utilização de novos equipamentos e utensílios.

Controla o suprimento de matérias-primas e produtos no salão do restaurante ou em outro local onde alimentos e bebidas são servidos. Verifica o consumo de matérias-primas e produtos e requisita aquisição para reposição. Controla recebimento de mercadorias e supervisiona locais de armazenamento e acondicionamento de matérias-primas e produtos.

Examina o prazo de validade de produtos.

Examina o estado de conservação das instalações e monitora o funcionamento de equipamentos, executando pequenos reparos e encaminhando requisição de serviços de manutenção. Verifica os resultados de serviços de dedetização.

Coordena a equipe de trabalho, dimensionando pessoal, atribuindo tarefas, delegando responsabilidades e orientando a execução dos serviços. Controla o uso de uniformes e a higiene pessoal da equipe. Soluciona situações de conflito na equipe e problemas entre a equipe e os clientes.

Administra recursos humanos, participando da seleção de pessoal, controlando absenteísmo e estabelecendo escala de horários e folgas. Estabelece rotinas de passagem de turnos.

Supervisiona a equipe de trabalho, determinando parâmetros para avaliação de execução de tarefas e coletando dados sobre desempenho. Examina o tempo de execução e a qualidade do trabalho da equipe na realização de tarefas. Realiza reuniões de avaliação da equipe.

Levanta as necessidades de treinamento e providencia as atividades de capacitação. Instrui a equipe sobre normas e regras do estabelecimento. Organiza treinamento para execução de novos serviços e para uso de novos equipamentos e produtos. Simula atividades para aprendizagem. Propõe programa de treinamento externo para a equipe.

Elabora relatórios de operação e de avaliação, registrando ocorrências, expondo o consumo e a perda de matérias-primas de alimentos e bebidas, relatando a avaliação de cardápio, preparando informações sobre quebra e reposição de utensílios, e apresentando o nível de satisfação dos clientes. Elabora relatório estatístico de vendas do restaurante.

Conserva o salão do restaurante limpo e organizado, supervisionando a aplicação de boas práticas de higienização de instalações físicas e utensílios.

Controla desperdícios, com o reaproveitamento de material, sempre que possível. Orienta o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais.

Zela pela segurança das pessoas, assegurando o cumprimento das normas, identificando e eliminando as condições inseguras, orientando e conscientizando a equipe para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 3 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS ESPANHOL INSTRUMENTAL 2 2 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 2 2 2
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES PESQUISA DE SATISFAÇÃO 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS ROTINAS DE SUPRIMENTO 2 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS LIDERANÇA 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA EQUIPE DE TRABALHO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE TREINAMENTO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE AFERIÇÃO DE PRODUTIVIDADE 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE GESTÃO DA QUALIDADE 2 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 3 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, BEBIDAS E FUMO FABRICAÇÃO ARTESANAL DE ALIMENTOS 2 2 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, BEBIDAS E FUMO PROCESSOS DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 4 5 4
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NUTRIÇÃO E DIETÉTICA BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS 4 5 4
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NUTRIÇÃO E DIETÉTICA HIGIENE DOS ALIMENTOS 4 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO CLASSIFICAÇÃO DAS BEBIDAS 4 4 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO CULINÁRIA 4 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO ELABORAÇÃO DE CARDÁPIOS 4 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO HARMONIZAÇÃO DE BEBIDAS E COMIDAS 4 4 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO PEDIDOS: ANOTAÇÃO, ABERTURA, FECHAMENTO DE CONTAS 4 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO DE BARES, RESTAURANTES, CONFEITARIAS E PADARIAS 3 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO PROCEDIMENTOS DE MISE EM PLACE 4 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO SELEÇÃO DE MATERIAIS (UTENSÍLIOS E EQUIPAMENTOS) DE ALIMENTAÇÃO 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO DE ALIMENTOS 4 4 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO TÉCNICAS DE ARMAZENAMENTO DE ALIMENTOS E BEBIDAS 3 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO TÉCNICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS 4 4 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO TIPOS E PERFIS DE CLIENTES (CARACTERÍSTICAS, DESEJOS, NECESSIDADES) 4 4 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - FUNDAMENTOS DE ENOLOGIA 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - FUNDAMENTOS DE GASTRONOMIA 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - NOVAS PRÁTICAS E PROTOCOLOS APLICADOS AOS SERVIÇOS DE BARES E RESTAURANTES 4 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - SUPERVISÃO DE SERVIÇOS PRESTADOS EM RESTAURANTES, EM EVENTOS E EM OUTROS LOCAIS QUE SERVEM COMIDAS PREPARADAS E BEBIDAS 4 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER NORMAS TÉCNICAS PARA GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO 4 4 4
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS PORTARIA E VIGILÂNCIA CONTROLE DE MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS E MERCADORIAS 3 3 3
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS ZELADORIA MANUTENÇÃO E REPAROS DE PRIMEIRO NÍVEL 2 2 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS MATEMÁTICA FINANCEIRA 2 2 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 4 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS QUE EXECUTAM TRABALHO ROTINEIRO 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES 4

Condições de Trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • Avaliar desempenho de funcionários;
  • Coordenar equipe de trabalho;
  • Planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • Preparar alimentos e bebidas;
  • Avaliar execução de serviços;
  • Elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • Verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • Treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Manter-se atualizado;
  • Controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
  • Demonstrar atitudes inovadoras;
  • Elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
  • Operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
  • Supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
  • Acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
  • Manter bons hábitos de higiene;
  • Participar de programas de treinamento;
  • Avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
  • Definir funções da equipe de trabalho;
  • Acomodar clientes;
  • Avaliar funcionários para promoções;
  • Examinar preparação de ambientes - quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros;
  • Executar trabalho de subordinados;
  • Analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
  • Definir trajetórias para condutores e maquinistas;
  • Verificar estado das instalações;
  • Criar receitas de preparo de bebidas;
  • Atribuir tarefas aos funcionários;
  • Escolher matéria-prima;
  • Tratar clientes e subordinados com cortesia;
  • Encaminhar clientes;
  • Avaliar novos equipamentos e utensílios;
  • Gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
  • Atender reclamações;
  • Elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
  • Demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
  • Registrar ocorrências nos setores;
  • Verificar funcionamento de equipamentos;
  • Elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
  • Instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
  • Finalizar pratos e bebidas;
  • Liderar equipe;
  • Distribuir funcionários em setores;
  • Estabelecer rotinas de passagem de turnos;
  • Controlar guarda de bilhetes;
  • Avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
  • Programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
  • Manter boa postura pessoal;
  • Determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
  • Demonstrar senso de organização;
  • Finalizar atendimento ao cliente;
  • Orientar pedido do cliente;
  • Realizar reuniões de avaliação de funcionários;
  • Avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
  • Programar abastecimento dos setores;
  • Solicitar auto-avaliação dos funcionários;
  • Recepcionar clientes;
  • Detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
  • Organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
  • Pesquisar receitas de preparo de bebidas;
  • Delegar responsabilidade aos funcionários;
  • Controlar preparação dos alimentos;
  • Criar receitas de preparo de alimentos;
  • Pesquisar preços de produtos;
  • Elaborar normas para treinamento de funcionários;
  • Executar preparação de alimentos e bebidas;
  • Sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
  • Propor treinamento externo para funcionários;
  • Descrever procedimentos de execução dos serviços;
  • Elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
  • Distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • Intermediar informações entre equipe e superiores;
  • Calcular custo de alimentos e bebidas;
  • Adequar equipe a situações atípicas;
  • Demonstrar bom senso;
  • Planejar cardápios de bebidas;
  • Coletar dados sobre operação de reservas;
  • Supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
  • Controlar consumo de matérias-primas e insumos;
  • Planejar operações para datas especiais;
  • Elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
  • Dimensionar equipe de trabalho;
  • Acompanhar visitações;
  • Realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
  • Registrar pedido do cliente;
  • Coletar dados sobre desempenho de funcionários;
  • Participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
  • Coletar dados sobre venda de bilhetes;
  • Orientar execução dos serviços;
  • Examinar produtos, segundo validade de utilização;
  • Elaborar cronogramas de execução de tarefas;
  • Demonstrar agilidade;
  • Motivar funcionários;
  • Avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
  • Sugerir atualização de equipamentos;
  • Controlar recebimento de mercadorias e valores;
  • Estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
  • Organizar treinamento para execução de novos serviços;
  • Pesquisar receitas de preparo de alimentos;
  • Providenciar reparos de equipamentos e instalações;
  • Determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
  • Degustar alimentos e bebidas;
  • Verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
  • Simular atividades para aprendizagem;
  • Providenciar atividades de capacitação;
  • Promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 5101-35

CBO 5101-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de maître que pertence ao grupo dos supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios