CBO 4223-05 - Operador de telemarketing ativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telemarketing
O profissional no cargo de Operador de telemarketing ativo CBO 4223-05 identifica e contata clientes potenciais para apresentar e vender-lhes produtos e serviços, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando informações sobre produto ou serviço a ser vendido e examinando protocolos, manuais e instruções.
Busca fidelizar e recuperar clientes Agenda e reagenda pagamentos Cobra débitos.
Cadastra clientes Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.
CBO 4223-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telemarketing que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Operador de telemarketing ativo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telemarketing CBO 4223-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4223-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Operadores de telemarketing.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Operador de telemarketing ativo
O Operador de telemarketing ativo CBO 4223-05 prepara-se para o trabalho, levantando informações sobre todos os aspectos do produto ou serviço a ser vendido, para poder sanar dúvidas do potencial cliente Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível o material fornecido pela empresa e introduzindo em sistema informatizado as principais informações sobre o produto ou serviço.
Examina protocolos, manuais e instruções.
Identifica e contata o potencial cliente, para apresentar-lhe produto ou serviço Evidencia a qualidade do produto ou serviço e seu diferencial no mercado, em termos de vantagens oferecidas.
Esclarece dúvidas e argumenta com o cliente Negocia valor de venda, apresentando os descontos que podem ser concedidos.
Mostra alternativas em relação às formas e às condições de pagamento.
Informa sobre o prazo de entrega e sobre a taxa de envio do produto Pode apresentar contrato a ser firmado e suas cláusulas.
Finaliza transações e soluciona pendências pós-atendimento, solicitando orientação do supervisor e acionando serviços internos da empresa, quando necessário.
Comunica-se com o cliente seguindo roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento Aplica técnicas de fidelização do cliente Busca recuperar usuário, revertendo a sua insatisfação.
Agenda e reagenda pagamentos Cobra débitos, comunicando o valor e os encargos, negociando descontos e estabelecendo novos prazos de pagamento Pode informar sanções contratuais e providenciar retirada de restrições ao crédito.
Cadastra clientes ou atualiza dados cadastrais, por correio eletrônico ou por telefone Realiza pesquisa de opinião, em tempo real, convencendo o entrevistado a participar, levantando o perfil do entrevistado e registrando respostas em formulário eletrônico.
Aplica questionário sobre perfil de consumo em pesquisa de mercado, registrando as respostas do participante Pode usar sistema de agendamento de chamadas, serviços, entregas e controle de prazos Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida.
Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como características do produto ou serviço - e usando-os durante a realização da venda Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira, conforme a natureza da organização.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4223-05 deve demonstrar competências pessoais, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, realizar pesquisas, cobrar débitos, cadastrar clientes, oferecer serviços e produtos, atender usuários de produtos e ou serviços, seguir roteiros e scripts.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4223-05
Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.
Atividades exercidas por um Operador de telemarketing ativo CBO 4223-05
Um Operador de telemarketing ativo (ou sinônimo) deve solicitar providências técnicas junto a área competente, informar sanções contratuais, argumentar com o cliente/solicitante, descrever o produto, fornecer informações, agendar retorno - follow-up, administrar conflitos, atualizar listas, ouvir mensagem do cliente/solicitante, identificar necessidades do interlocutor, verificar disponibilidade de entrega, atualizar cadastro por telefone, abordar o cliente, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de persuasão, oferecer soluções, enviar mensagens pós-atendimento, demonstrar paciência, negociar datas de pagamento, oferecer vantagens, orientar o usuário/solicitante, informar restrições ao crédito, consultar manuais, procedimentos e etc, solicitar informações ao cliente, confirmar dados, demonstrar empatia, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, providenciar retirada de restrições ao crédito, demonstrar capacidade de comunicação, identificar-se ao cliente, consultar histórico, demonstrar objetividade, esclarecer dúvidas, definir formas de pagamento, indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados, oferecer formas e condiçoes de pagamento, demonstrar capacidade de resiliência, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, finalizar pendências de serviços, demonstrar atenção concentrada, finalizar pendência técnica, pesquisar perfil do entrevistado, oferecer benefícios variados, consultar supervisor, informar disponibilidade de serviços agregados, demonstrar auto controle, fazer acompanhamento pós-atendimento - follow-up, informar relação custo-benefício, analisar reclamações com maior flexibilidade, demonstrar agilidade no atendimento, negociar valores, direcionar atendimento, demonstrar qualidade de voz e dicção, efetivar a venda, reverter a insatisfação do cliente, convencer o entrevistado a participação na pesquisa, aplicar questionário, identificar problemas, demonstrar capacidade de tomar decisões, evidenciar vantagens do produto ou serviço, confirmar dados cadastrais, negociar valor de débitos, informar prazo de entrega, registrar respostas em formulário eletrônico, demonstrar o cliente a sua importância, demonstrar capacidade de saber ouvir, depurar informações, consultar área técnica, avaliar perfil de consumo, identificar clientes potenciais, oferecer alternativas de produtos e serviços, negociar descontos, calcular encargos do débito, registrar respostas em papel, finalizar contato e/ou ocorrência, realizar triagem de atendimento, comunicar débitos, solicitar atualização cadastral por correio eletrônico - e-mail.