CBO 4223-05 - Operadores de telemarketing - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 4223-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telemarketing que pertence ao grupo dos trabalhadores de informações ao público, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Operadores de telemarketing CBO 4223-05 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4223-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Trabalhadores de atendimento ao público.
      • Trabalhadores de informações ao público.
        • Operadores de telemarketing.

Descrição dos cargos da categoria Operadores de telemarketing

Os Operadores de telemarketing CBO 4223-05 atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Condições de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.

Funções dos Operadores de telemarketing CBO 4223-05

Operadores de telemarketing devem:

  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • demonstrar competências pessoais;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • cobrar débitos;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • cadastrar clientes;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • Atividades dos cargos CBO 4223-05

    Entre as principais atribuições dos Operadores de telemarketing CBO 4223-05 estão as de:

    • identificar necessidades do interlocutor;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • aplicar questionário;
    • demonstrar objetividade;
    • atualizar listas;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • informar sanções contratuais;
    • confirmar dados cadastrais;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • abordar o cliente;
    • descrever o produto;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • agendar retorno (follow-up);
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • comunicar débitos;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • negociar valor de débitos;
    • registrar respostas em papel;
    • esclarecer dúvidas;
    • finalizar contato;
    • apresentar produtos e serviços;
    • identificar-se ao cliente;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • direcionar atendimento;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • consultar supervisor;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • finalizar pendências de serviços;
    • calcular encargos do débito;
    • realizar triagem de atendimento;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • informar relação custo-benefício;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • avaliar perfil de consumo;
    • oferecer vantagens;
    • negociar valores;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • depurar informações;
    • efetivar a venda;
    • oferecer soluções;
    • identificar clientes potenciais;
    • negociar datas de pagamento;
    • informar restrições ao crédito;
    • negociar descontos;
    • administrar conflitos;
    • solicitar informações ao cliente;
    • orientar o usuário;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • fornecer informações;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • registrar informações com precisão;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • identificar problemas;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • finalizar pendência técnica;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • consultar manuais;
    • confirmar dados;
    • consultar área técnica;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • demonstrar empatia;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • oferecer benefícios variados;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • tomar decisões;
    • consultar histórico;
    • informar prazo de entrega;
    • demonstrar paciência;
    • argumentar com o cliente;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • definir formas de pagamento;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • autocontrolar-se;
    • seguir o código de ética;

    Cargos e salários CBO 4223-05 - Operadores de telemarketing

    Salário Operador de Telemarketing Ativo

    Operador de Telemarketing Ativo: Brasil

    • 63.026
    • Brasil
    • 1.231 - 2.015
    • 37h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.231 e 2.015 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 63.026 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
    Salário Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing)

    Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing): Brasil

    • 63.026
    • Brasil
    • 1.231 - 2.015
    • 37h
    O profissional no cargo de Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing) CBO 4223-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.231 e 2.015 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 63.026 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
    Salário Teleoperador Ativo (telemarketing)

    Teleoperador Ativo (telemarketing): Brasil

    • 63.026
    • Brasil
    • 1.231 - 2.015
    • 37h
    O profissional no cargo de Teleoperador Ativo (telemarketing) CBO 4223-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.231 e 2.015 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 63.026 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo Guarulhos

    Operador de Telemarketing Ativo: Guarulhos, SP

    • 164
    • Guarulhos, SP
    • 1.342 - 2.050
    • 42h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Guarulhos - SP, ganha entre 1.342 e 2.050 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 164 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo Criciúma

    Operador de Telemarketing Ativo: Criciúma, SC

    • 95
    • Criciúma, SC
    • 1.408 - 2.271
    • 38h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Criciúma - SC, ganha entre 1.408 e 2.271 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 95 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo

    Operador de Telemarketing Ativo: São Paulo

    • 25.302
    • São Paulo
    • 1.264 - 1.327
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.264 e 1.327 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 25.302 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo Sorocaba

    Operador de Telemarketing Ativo: Sorocaba, SP

    • 211
    • Sorocaba, SP
    • 1.287 - 2.003
    • 39h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Sorocaba - SP, ganha entre 1.287 e 2.003 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 211 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo Londrina

    Operador de Telemarketing Ativo: Londrina, PR

    • 84
    • Londrina, PR
    • 1.384 - 2.116
    • 39h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 1.384 e 2.116 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 84 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo Jundiaí

    Operador de Telemarketing Ativo: Jundiaí, SP

    • 162
    • Jundiaí, SP
    • 1.535 - 2.612
    • 37h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Jundiaí - SP, ganha entre 1.535 e 2.612 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 162 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo Bauru

    Operador de Telemarketing Ativo: Bauru, SP

    • 163
    • Bauru, SP
    • 1.394 - 2.016
    • 37h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Bauru - SP, ganha entre 1.394 e 2.016 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 163 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo Porto Alegre

    Operador de Telemarketing Ativo: Porto Alegre, RS

    • 1.509
    • Porto Alegre, RS
    • 1.24 - 1.826
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 1.24 e 1.826 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 1.509 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo Maringá

    Operador de Telemarketing Ativo: Maringá, PR

    • 283
    • Maringá, PR
    • 1.388 - 2.083
    • 39h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Maringá - PR, ganha entre 1.388 e 2.083 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 283 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo Duque de Caxias

    Operador de Telemarketing Ativo: Duque de Caxias, RJ

    • 221
    • Duque de Caxias, RJ
    • 1.165 - 1.573
    • 37h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Duque de Caxias - RJ, ganha entre 1.165 e 1.573 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 221 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo Birigui

    Operador de Telemarketing Ativo: Birigui, SP

    • 594
    • Birigui, SP
    • 1.562 - 2.099
    • 37h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Birigui - SP, ganha entre 1.562 e 2.099 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 594 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo Pelotas

    Operador de Telemarketing Ativo: Pelotas, RS

    • 32
    • Pelotas, RS
    • 1.216 - 1.578
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Pelotas - RS, ganha entre 1.216 e 1.578 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 32 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo Aracaju

    Operador de Telemarketing Ativo: Aracaju, SE

    • 162
    • Aracaju, SE
    • 1.201 - 1.781
    • 32h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Aracaju - SE, ganha entre 1.201 e 1.781 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 162 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo Campinas

    Operador de Telemarketing Ativo: Campinas, SP

    • 3.665
    • Campinas, SP
    • 1100 - 1.529
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 1100 e 1.529 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 3.665 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.
    Salário Operador de Telemarketing Ativo Feira de Santana

    Operador de Telemarketing Ativo: Feira de Santana, BA

    • 231
    • Feira de Santana, BA
    • 1.119 - 1.605
    • 36h
    O profissional no cargo de Operador de Telemarketing Ativo CBO 4223-05 trabalhando em Feira de Santana - BA, ganha entre 1.119 e 1.605 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 231 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-05.