CBO 1411-10 - Gerente de produção e operações florestais - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal
O profissional no cargo de Gerente de produção e operações florestais CBO 1411-10 planeja, organiza, coordena e controla as atividades operacionais florestais - que incluem o manejo de florestas naturais ou plantadas - de empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral Controla o volume de produção, o transporte e a estocagem de produtos.
Administra comercialização de produtos Controla a qualidade de processos e de produtos Dimensiona força de trabalho e recursos materiais e financeiros.
Analisa custos de produção Administra programas de manutenção de equipamentos Promove o desenvolvimento tecnológico da empresa.
Gerencia contratos e projetos Elabora relatórios gerenciais Pode utilizar “software” de gestão florestal.
Cumpre legislação, normas técnicas, normas de prevenção e combate a incêndios, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 1411-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de produção e operações florestais, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal CBO 1411-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1411-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de produção e operações florestais
O Gerente de produção e operações florestais CBO 1411-10 presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas de produção para o planejamento tático Levanta informações para subsidiar as decisões.
Acompanha tendências de mercado e evolução tecnológica do setor florestal, no país e no exterior.
Analisa histórico de produção Coleta dados sobre meio ambiente.
Realiza análises de viabilidade econômica Participa das decisões que definem os investimentos prioritários.
Colabora na elaboração e na revisão de normas de operação.
Elabora planejamento operacional das atividades de equipes de produção e operação em empresa da área florestal Elabora orçamento físico e financeiro.
Define cronograma de investimentos.
Organiza as atividades, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados Georreferencia e modela área florestal para estimar crescimento futuro e recursos de valor econômico Realiza a gestão de processos florestais, fazendo uso de tecnologias específicas para manejo de florestas naturais ou plantadas de pinus, eucalipto, araucária, pupunha, erva-mate, entre outras culturas.
Pode utilizar “software” de gestão florestal, para gerenciar criação de mudas, colheita, entre outras atividades Especifica insumos, atentando para a possibilidade de utilização de produtos com potencial de controle de pragas Pode adotar diferentes estratégias - como manejo integrado, controle biológico, práticas de clonagem vegetal, entre outras -, para resolver ou minimizar o problema das pragas e doenças florestais.
Inspeciona operações de campo Acompanha e avalia a aplicação das técnicas de manejo e de colheita florestal.
Controla o volume de produção, o transporte e a estocagem de produtos Administra comercialização de produtos Analisa custos de produção.
Controla a qualidade de processos e de produtos – como madeira serrada para a indústria moveleira, celulose para a indústria papeleira, madeira maciça, painéis de madeira reconstituída, laminados compensados e outros subprodutos de madeira processada, resinas, fibras, entre outros, por meio da análise de indicadores de desempenho Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Administra pessoal, identificando necessidade de contratação e demissão.
Contrata serviços de terceiros Avalia desempenho de trabalhadores e define necessidade de capacitação Prepara planos de treinamento, inclusive sobre saúde e segurança no trabalho.
Administra recursos materiais e financeiros Dimensiona necessidade de equipamentos, implementos e ferramentas agrícolas Administra programas de manutenção Promove o desenvolvimento tecnológico da empresa Sugere inovações tecnológicas em temas de melhoramento genético, nutrição florestal, incremento da qualidade da madeira, entre outros.
Executa projetos de utilização de tecnologias digitais e de controle e automação em processos florestais Implanta novos processos produtivos Analisa projetos e participa do desenvolvimento de equipamentos Realiza adequação de equipamentos à realidade do ambiente produtivo Promove intercâmbio tecnológico entre empresas do setor Contrata instituições de pesquisa e consultorias Elabora relatórios gerenciais Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Atua para integração da empresa com a comunidade Discute ações e parcerias com órgãos públicos e divulga atividades da empresa junto à população local Implementa atividades sociais junto à comunidade Participa do sistema de gestão ambiental da empresa Pode colocar em prática estratégias de produção para integração entre lavoura, pecuária e floresta Acompanha a legislação ambiental Identifica impactos ambientais e elabora procedimentos e instruções técnicas para permitir sua minimização Promove atividades de educação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1411-10 deve definir sistema operacional, promover desenvolvimento tecnológico, assistir a direção da empresa, gerenciar equipes, administrar produção e operação, interagir política e socialmente com a comunidade, demonstrar competencias pessoais, participar do sistema de gestão ambiental e qualidade da produção, administrar atividades de segurança, higiene e saúde do trabalho, elaborar planejamento operacional.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal trabalho é exercido em instalações agropecuárias, pesqueiras, aqüícolas e florestais, em ambientes abertos, fechados ou em embarcações. Geralmente, na condição de trabalhador assalariado.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1411-10
Para empresas de médio e grande porte, essas ocupações são acessíveis a pessoas com curso superior ou com cursos de administração da área específica de aproximadamente duzentas horas-aula. Quando recrutados diretamente para a função, normalmente é exigido entre quatro e cinco anos de experiência na área de produção e operações do setor. A qualificação para o trabalho também pode ser obtida por meio de vivência na área.
Atividades exercidas por um Gerente de produção e operações florestais CBO 1411-10
Um Gerente de produção e operações florestais (ou sinônimo) deve tomar iniciativa, administrar a comercialização de produtos, procurar tecnologias, facilitar atuação da cipa e cipatr, colaborar na elaboração e revisão de normas de qualidade, promover intercâmbios tecnológicos entre empresas do setor, promover melhoras do ambiente de trabalho, relacionar alternativas de sistemas operacionais, participar da priorização de investimentos, controlar volume de produção, demonstrar capacidade de resposta, preparar plano de treinamento, elaborar análise de viabilidade econômica, inspecionar operações de campo, atender auditoria interna e externa, coordenar fluxo de informações entre os departamentos, controlar qualidade da produção e do produto, desenvolver capacidade crítica, gerenciar programas de controle ambiental, demonstrar versatilidade, propor promoções e penalidades administrativas, implementar programas de segurança e saúde do trabalhador e sua família fora da empresa, analisar histórico de produção, controlar estocagem do produto, zelar pela imagem da empresa, implementar atividades sociais junto a comunidade, atuar como representante legal da empresa, monitorar legislações ambientais, desenvolver sociabilidade, levantar informações ambientais, definir necessidade de treinamento, contratar serviços de terceiros, implantar novos processos produtivos, atender auditoria patrimonial interna e externa, delegar atribuições, determinar ações corretivas para o cumprimento de metas de produção, exigir cumprimento das normas regulamentadas e nrr - n. r. rurais, dimensionar mão-de-obra, levantar informações de produção, avaliar requisições de insumos, definir seqüência operacional, discutir ações e parcerias com órgãos públicos, determinar ações emergenciais, estabelecer metas de produtividade, demonstrar dinamismo, acompanhar análise de tendências mercadológicas e tecnológicas, estruturar organogramas, participar de eventos técnicos, demonstrar comprometimento com o trabalho, fornecer informações para a elaboração do plano estratégico, elaborar procedimentos e instruções técnicas visando minimizar impacto ambiental, dimensionar máquinas e equipamentos, estabelecer metas de eficiência operacional, adequar máquinas e equipamentos a realidade local, definir produto final, analisar ocorrências de doenças ocupacionais, sugerir inovações tecnológicas, monitorar atividades dos profissionais de segurança e medicina do trabalho, motivar equipes, demonstrar ética profissional, demonstrar capacidade de comunicação, contratar instituições de pesquisa e consultorias, divulgar atividades da empresa junto a população local, avaliar desempenho de subordinados, analisar projetos de máquinas e equipamentos, participar do desenvolvimento de máquinas e equipamentos, demonstrar resiliência, administrar programas de manutenção de máquinas e equipamentos, dimensionar insumos, orientar trabalhadores sobre higiene pessoal, participar da definição do plano de carreira, identificar necessidades de contratação e demissão, definir cronograma de investimentos, demonstrar senso de organização, elaborar orçamento físico e financeiro, colaborar na elaboração e revisão de normas de operação, estimular a criação de programas de melhoria contínua, analisar estatísticas de acidentes e incidentes do trabalho, identificar impactos ambientais, demonstrar flexibilidade, analisar indicadores de desempenho, definir ações corretivas, promover atividades de educação ambiental, exercer liderança, informar direção sobre problemas emergenciais, administrar custos de produção, elaborar relatórios gerenciais.