CBO 1312-20 - Gerontólogo

Entenda o que fazem os gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Gerontólogo e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Gerontólogo

Realiza a gestão da atenção ao envelhecimento e à velhice, atuando em políticas públicas e defesa de direitos e promovendo ações nas áreas de educação, de cultura, de esporte e lazer, e de saúde, para proporcionar processo de envelhecimento saudável e ativo e promover bem-estar e dignidade à pessoa idosa. Dirige ou atua no gerenciamento de instituições especializadas em atendimento às pessoas idosas. Orienta familiares e cuidadores em processos de reabilitação e de prestação de cuidados paliativos. Analisa a viabilidade da introdução de inovações tecnológicas no serviço prestado. Atua na preparação de recursos humanos em gerontologia. Realiza pesquisas científicas. Atua com ética profissional. Cumpre legislação, normas técnicas, normas higiênico-sanitárias, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Planeja ações na área de gerontologia, levando em conta o contexto socioeconômico em que ocorre o processo de envelhecimento das pessoas. Elabora plano de ação, incluindo atendimento nas dimensões física, emocional e sociocultural e oferecendo diferentes formas de cuidado e apoio à pessoa idosa. Prepara programas de assistência individualizada e contextualizada à pessoa idosa e à sua família.

Identifica e analisa modelos nacionais e internacionais, para propor políticas sociais públicas que proporcionem envelhecimento saudável e em condições de dignidade. Formula projetos e programas para a população idosa, que respeitem seus direitos, seus valores, suas ideias e suas crenças.

Dirige ou atua no gerenciamento de instituições especializadas em atendimento às pessoas idosas, tais como Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), Unidades de Referência à Saúde do Idoso (URSI), Centros de Convivência, entre outras. Estabelece protocolos de atendimento. Coordena a implantação e o desenvolvimento de projetos de cunho biopsicossocial. Promove eventos – de cultura, lazer, dentre outros -, que proporcionem melhor qualidade de vida. Avalia os resultados das ações e analisa o nível de satisfação das pessoas idosas atendidas pela instituição. Pesquisa solução para os desafios encontrados, visando a melhoria contínua dos serviços prestados à população idosa.

Prepara as pessoas para seu processo de envelhecimento, por meio de gestão de casos e intervenções educativas. Atua na promoção e no desenvolvimento de programas de preparação para a aposentadoria.

Presta atenção e cuidados às pessoas idosas, com ênfase em abordagem humanizada, prática e sistêmica, visando a qualidade de vida na velhice.

Realiza atendimento na área de educação, promovendo cursos com conteúdo relativo aos avanços tecnológicos – tais como novas técnicas de comunicação, informática, entre outros -, para melhor integração à sociedade. Promove - quando houver manifestação de interesse - cursos de qualificação profissional, aproveitando potenciais e habilidades da pessoa idosa para atividades regulares e remuneradas. Pode prestar apoio para reinserção no mercado de trabalho.

Organiza atividades artístico-culturais em instituição ou promove a ida de pessoas idosas aos locais onde são realizados os espetáculos de várias modalidades, tendências e épocas.

Participa na elaboração e na implantação de programas de lazer e turismo direcionados às pessoas idosas.

Promove programas de atividades esportivas e exercícios físicos, incentivando a integração de pessoas e grupos.

Atua na área da saúde, trabalhando de forma articulada com equipes multiprofissionais. Colabora na avaliação das condições e características biopsicossociais da pessoa idosa, com ênfase em capacidade funcional e alterações fisiológicas e nas principais doenças associadas. Participa no atendimento de casos clínicos e na promoção de bem-estar biopsicossocial. Propõe e conduz programas de promoção da saúde física e mental, com base nos princípios de autonomia e independência da pessoa idosa.

Acompanha a integração social e o restabelecimento emocional do idoso nos casos de perdas e no processo de pós-alta em tratamentos de saúde. Orienta familiares e cuidadores profissionais em relação à adaptação do ambiente à pessoa idosa, durante processos de reabilitação e de prestação de cuidados paliativos, para promover o bem-estar e a preservação da dignidade. Presta informações relativas aos aspectos nutricionais.

Atua na preparação de recursos humanos - como cuidadores, técnicos e outros profissionais - em gerontologia. Desenvolve programas educativos sobre o envelhecimento.

Mantém-se atualizado na sua área de atuação, analisando a viabilidade de introdução de inovações tecnológicas no serviço prestado.

Realiza pesquisas científicas, produzindo conhecimento em gerontologia e fazendo sua divulgação em seminários, conferências e em outros eventos.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
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  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 3 5 5

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 3 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ATENÇÃO AOS DETALHES 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - TOLERÂNCIA AO ESTRESSE 5 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS 5
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE SETOR DE EMPRESA OU DE INSTITUIÇÃO 4

Condições de Trabalho

Os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar recursos humanos;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • administrar recursos financeiros;
  • avaliar ações de saúde;
  • planejar ações de saúde;
  • coordenar ações de saúde;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • acompanhar processos de assistência a saúde;
  • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
  • participar do planejamento de políticas públicas;
  • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
  • avaliar desempenho dos profissionais;
  • supervisionar convênios e parcerias;
  • levantar custo da prestação de serviços;
  • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
  • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
  • realizar convênios e parcerias;
  • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
  • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
  • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
  • demonstrar capacidade de escuta;
  • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
  • implementar ações de sensibilização;
  • demonstrar empatia;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
  • planejar eventos gerontológicos;
  • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
  • demonstrar criatividade;
  • definir instruções de serviços internos;
  • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
  • verificar qualidade do atendimento;
  • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção a saúde - farmácia, casa de apoio...;
  • demonstrar iniciativa;
  • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
  • delegar funções;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • levantar custo por departamento;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • estabelecer protocolos de atendimento;
  • avaliar desempenho de acompanhantes - cuidadores informais;
  • demonstrar capacidade retórica;
  • realizar pesquisas;
  • planejar ações de sensibilização;
  • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
  • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
  • elaborar relatórios;
  • avaliar resultados de campanhas;
  • aplicar plano de atenção gerontológica - anamnese;
  • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
  • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
  • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
  • liderar pessoas;
  • prestar atendimento específico - preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc;
  • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
  • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • orientar usuários, familiares e cuidadores;
  • dimensionar necessidade de contratação;
  • executar atividades socioculturais e educacionais;
  • representar a instituição junto a sociedade civil e órgãos governamentais;
  • evidenciar capacidade crítica;
  • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
  • definir estratégias de avaliação;
  • propor contratações e/ou demissões;
  • viabilizar captação de recursos;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
  • analisar indicadores sociodemográficos;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • avaliar o impacto das ações de saúde;
  • participar em conselhos;
  • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
  • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
  • analisar indicadores de saúde;
  • prestar auditoria;
  • demonstrar capacidade de tomar decisão;
  • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
  • estabelecer critérios de avaliação;
  • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
  • planejar ações de capacitação;
  • demonstrar capacidade analítica;
  • contornar situações adversas;
  • evidenciar acessibilidade;
  • prestar consultoria;
  • discutir casos com equipe interdisciplinar;
  • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção a saúde;
  • avaliar programas implementados;

Divisões de categorias profissionais do CBO 1312-20

CBO 1312-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerontólogo que pertence ao grupo dos gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos e salários CBO 1312-20 - Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 131220 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde em todos os estados e cidades do Brasil.

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CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
1312-20 Gerontólogo Brasil 38h 47

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