CBO 1313-15 - Gerente de instituição educacional da área privada - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais
O profissional no cargo de Gerente de instituição educacional da área privada CBO 1313-15 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de instituição educacional de área privada ou de seus departamentos, sob a direção de um diretor ou gerente geral Planeja atividades educacionais e participa do planejamento estratégico e coordena atividades administrativas e atividades pedagógicas, entre outras ações, visando garantir que o processo de ensino e aprendizagem se desenvolva de acordo com os objetivos propostos.
Estabelece sistema de qualidade, avaliando os indicadores, o desenvolvimento profissional dos docentes, as atividades educacionais, visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1313-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais que pertence ao grupo dos diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de instituição educacional da área privada, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais CBO 1313-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1313-15
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais.
- Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais.
O que faz um Gerente de instituição educacional da área privada
O Gerente de instituição educacional da área privada CBO 1313-15 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de trabalho em instituições educacionais da área privada, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Planeja atividades educacionais, presenciais e “online”, definindo grade curricular e indicadores de avaliação, adequando cursos à legislação vigente, organizando calendário escolar e horários de cursos.
Estabelece metas financeiras e de matrículas, avaliando a disponibilidade de recursos materiais e de docentes, alocando professores, recursos audiovisuais e equipamentos, integrando ações pedagógicas e administrativas, visando garantir a inter-relação entre os vários setores da instituição educacional.
Coordena atividades administrativas, supervisionando processo de admissão de alunos, registros escolares, assiduidade e pontualidade dos professores, alocando recursos físicos, participando na contratação de pessoal, decidindo sobre a realocação de pessoal, aplicando normas disciplinares, a fim de garantir o funcionamento da instituição educacional de acordo com o planejado Coordena atividades pedagógicas, acompanhando o cumprimento do programa educacional, supervisionando equipes técnicas e pedagógicas, propondo serviços educacionais, efetivando ações complementares de ensino e a aplicação de metodologias de ensino, com o propósito de garantir que o processo de ensino e aprendizagem esteja de acordo com os objetivos propostos.
Estabelece sistema de qualidade, identificando indicadores de desempenho e ações necessárias para a melhoria dos processos Analisa indicadores de qualidade, evasão e repetência.
Avalia o desenvolvimento profissional do professor, monitorando suas atividades, discutindo ações observadas durante o acompanhamento da ação docente, motivando-o a melhorar seu desempenho, entre outras ações.
Coordena reuniões com corpo docente e funcionários, visando motivar e manter a equipe alinhada aos objetivos da instituição educacional Providencia a organização de treinamentos e palestras sobre primeiros socorros, saúde vocal dos docentes e sobre segurança da população escolar.
Participa do planejamento estratégico, da construção de visão do futuro, da definição dos objetivos e dos cenários da instituição educacional da área privada, da identificação de oportunidades e de riscos de mercado, dos projetos prioritários, da definição de estratégias de marketing e da elaboração de propostas pedagógicas, buscando diferentes ferramentas e tecnologias para o ensino, a fim de garantir que o envolvimento de alunos e professores nos processos educacionais seja estimulado.
Avalia atividades educacionais, analisando o desempenho do sistema, propondo novas atividades de ensino Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Interage com a comunidade escolar, organizando atividades de extensão, visando envolver e aproximar a comunidade e as famílias com a escola.
Administra pessoas, finanças, suprimentos e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Elabora planos de contingência Gerencia recursos financeiros, participando da elaboração do orçamento, acompanhando a execução e os relatórios orçamentários, gerenciando contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos e realizando a prestação de contas.
Presta assistência à direção da instituição educacional ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de matrículas do planejamento tático Participa da elaboração do plano diretor.
Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1313-15 deve demonstrar competências pessoais, coordenar atividades administrativas, interagir com a comunidade e setor público, coordenar atividades pedagógicas, participar do planejamento estratégico da instituição, gerir recursos financeiros, avaliar atividades educacionais, planejar atividades educacionais.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais exercem suas funções em instituições de ensino, públicas e privadas, na condição de trabalhadores assalariados, desenvolvem suas atividades em equipe e atuam sob supervisão ocasional. Trabalham em ambientes fechados, em períodos diurnos e noturnos, em algumas atividades podem atuar sob pressão, estando sujeitos a estresse constante.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1313-15
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior e o tempo requerido para o desempenho pleno das atividades é de mais de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente de instituição educacional da área privada CBO 1313-15
Um Gerente de instituição educacional da área privada (ou sinônimo) deve monitorar desempenho de professores, participar na definição dos objetivos da instituição, participar na elaboração do orçamento, coordenar reuniões com corpo docente, participar da construção da missão institucional, definir grade curricular, controlar assiduidade e pontualidade de professores, propor serviços educacionais, participar na contratação de profissionais, supervisionar registros escolares, manter estabilidade emocional, trabalhar com comprometimento, aplicar normas disciplinares, realizar prestação de contas, agir com flexibilidade, participar na construção de visão de futuro da instituição, estabelecer metas de matrículas, acompanhar execução de orçamentos, acompanhar relatórios financeiros, definir projetos prioritários, supervisionar equipes técnico-pedagógicas, demonstrar capacidade de resolução de problemas, configurar cenários institucionais, supervisionar processo de admissão de alunos, acompanhar cumprimento do programa educacional, propor novas atividades de ensino, organizar calendário escolar, efetivar ações complementares de ensino, organizar horários de cursos, definir indicadores de avaliação, avaliar disponibilidade de docentes, alocar recursos físicos, evidenciar comunicabilidade, elaborar planos de contingência, avaliar disponibilidade de recursos materiais, avaliar desenvolvimento profissional do professor, agir com paciência, alocar professores, integrar ações pedagógico-administrativas, alocar recursos audiovisuais e equipamentos, organizar atividades de extensão com a comunidade, exercer liderança, efetivar a aplicação de metodologias de ensino, analisar indicadores de qualidade, evasão e repetência, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, decidir sobre realocação de pessoal, participar da definição de estratégias de marketing, estabelecer sistema de qualidade, participar da identificação de oportunidades e riscos de mercado, evidenciar empatia, estabelecer metas financeiras, adequar cursos a legislação vigente, elaborar plano diretor, participar da elaboração de propostas pedagógicas.