CBO 1311-20 - Diretores e gerentes de operações em empresa de serviços pessoais, sociais e culturais - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 1311-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores e gerentes de operações em empresa de serviços pessoais, sociais e culturais que pertence ao grupo dos diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Gerente de serviços sociais Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais relacionadas aos serviços sociais e projetos de intervenção social em departamentos ou empresas, organizações, entidades e serviços públicos e privados no âmbito da cultura, assistência, educação, saúde, geração de renda, entre outros, sob a direção de um diretor ou gerente geral, visando ao exercício pleno da cidadania em diferentes campos de atuação, com inserção criativa e propositiva de usuários do Serviço Social no conjunto das relações sociais Orienta e elabora projetos e propostas para submissão a órgãos e editais de fomento e captação de recursos.
Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores e gerentes de operações em empresa de serviços pessoais, sociais e culturais CBO 1311-20 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1311-20
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores e gerentes de operações em empresa de serviços pessoais, sociais e culturais.
- Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais.
O que faz um Gerente de serviços sociais
O Gerente de serviços sociais (ou similar) planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação relacionadas aos serviços sociais e projetos de intervenção social em departamentos ou empresas, organizações, entidades e serviços públicos e privados no âmbito da cultura, assistência, educação, saúde, geração de renda, entre outros, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Define estratégias operacionais e plano de divulgação, elabora programa anual de trabalho e realiza o planejamento, gestão e avaliação de recursos, cronograma estratégico financeiro e das atividades, assim como a alocação de recursos humanos, físicos e tecnológicos envolvidos nas atividades institucionais, incluindo a negociação com fornecedores e prestadores de serviços.
Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Estabelece rede de relações institucionais, administrando, monitorando e avaliando projetos, ações e programas relacionados aos serviços sociais e projetos de intervenção social, promovidos e ou patrocinados pela organização, em diferentes aspectos, tais como logístico, operacional, financeiro, artístico etc, elaborando relatórios de resultados, quando necessário.
Define critérios de contratação de serviços e seleciona recursos humanos, participando da definição de cargos, salários e benefícios, responsabilizando-se pela implementação de estratégias e atividades de treinamento.
Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Estabelece canais, espaços e momentos de compartilhamento de informações com a equipe de trabalho, organizando reuniões de avaliação, acompanhamento e planejamento, bem como zelando pelas condições de exercício profissional.
Coordena atividades de trabalho voluntário, eventos e ações na área social, desenvolvendo ações de relacionamento com a comunidade, incluindo a organização de atividades comunitárias, campanhas de conscientização e de mobilização social.
Analisa cenários e desenvolve propostas de intervenções sociais com foco em indivíduos, famílias, grupos, comunidades e instituições, visando o exercício pleno da cidadania em diferentes campos de atuação, com inserção criativa e propositiva de usuários do Serviço Social no conjunto das relações sociais Participa do planejamento e supervisiona ações, projetos e intervenções no território em diferentes frentes de apoio à promoção à assistência social, saúde, justiça, educação, habitação, relações de trabalho e geração de renda, entre outras, atuando em organizações da administração pública, privada, organizações não governamentais, movimentos sociais, assim como em ações de empreendedorismo social Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos.
Orienta e elabora projetos e propostas de serviços sociais e intervenção social para submissão a órgãos e editais de fomento e captação de recursos, promovidos por entidades públicas, privadas e ou de organizações sociais da sociedade civil, definindo objetivos, escopo, público-alvo, detalhamento de ações e dimensionamento do trabalho, análise de viabilidade do projeto, orçamento, bem como estabelecendo indicadores de avaliação e parceiros e potenciais financiadores necessários à implementação da iniciativa Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.
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Funções
O funcionário CBO 1311-20 deve definir política institucional, captar recursos para projetos culturais e sociais, coordenar equipes de trabalho, administrar projetos sociais e culturais, definir política de recursos humanos, fomentar ações culturais na comunidade, orientar a elaboração de projetos, planejar atividades, demonstrar competências pessoais.
Atividades exercidas por um Gerente de serviços sociais CBO 1311-20
Um Gerente de serviços sociais (ou sinônimo) deve avaliar execução do cronograma físico-financeiro, orçar projeto, ponderar opiniões divergentes, delegar responsabilidades, participar na definição de cargos e salários, estabelecer critérios de contratação de serviços, enquadrar projetos na legislação vigente, avaliar desempenho da equipe, demonstrar sociabilidade, definir objetivos do projeto, atualizar-se tecnicamente, promover a organização de campanhas de conscientização, promover a organização de atividades comunitárias, compartilhar informações com equipe de trabalho, agir com iniciativa, demonstrar capacidade de discernimento, coordenar atividades de trabalho voluntário, definir plano de divulgação, estabelecer parceiros na implementação do projeto, priorizar atividades, definir estratégias operacionais, estabelecer indicadores de avaliação de projeto, estabelecer canais de comunicação interna, coordenar ações na área social, avaliar execução do projeto, planejar agenda de reuniões, promover a organização de campanhas de mobilização social, demonstrar motivação, organizar reuniões de avaliação, acompanhamento e planejamento, redimensionar atividades, agir com dinamismo, monitorar projetos em comunidades, organizar logística, definir público alvo, trabalhar com determinação, liderar equipe, analisar viabilidade do projeto, apresentar soluções criativas, selecionar recursos humanos, negociar com fornecedores de serviços, identificar potenciais financiadores, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, coordenar eventos, tomar decisão, estabelecer rede de relações institucionais, implementar atividades de treinamento, elaborar relatórios técnicos, elaborar cronograma de atividades, zelar pelas condições de trabalho, dimensionar equipe de trabalho, alocar recursos, elaborar programa anual de trabalho, demonstrar capacidade de persuasão, demonstrar clareza de expressão verbal, objetivar comunicação, administrar conflitos, definir benefícios, estabelecer metodologias, elaborar relatórios de resultados do projeto, definir escopo de projeto.