CBO 1312-05 - Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 1312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde que pertence ao grupo dos diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde CBO 1312-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1312-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde.
- Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais.
Funções
coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais, definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde, demonstrar competências pessoais, gerenciar recursos humanos, avaliar ações de saúde, administrar recursos financeiros, coordenar ações de saúde, planejar ações de saúde.
Atividades
avaliar ações de vigilância de saúde, adequar funcionamento da unidade assistencial às normas, gerenciar risco em tecnovigilância, definir capacidade operacional da instituição, demonstrar capacidade de escuta, implementar programas de saúde, representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais, contornar situações adversas, dimensionar necessidade de contratação, acompanhar processos de assistência à saúde, aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais, elaborar plano estratégico, estabelecer critérios de avaliação, promover programa de qualidade de vida no trabalho, definir instruções de serviços internos, gerenciar risco em hemoderivados, avaliar o impacto das ações de saúde, aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...), coordenar projetos e/ou programas de saúde, demonstrar capacidade analítica, evidenciar capacidade crítica, aprovar alterações de cargos e salários, definir público-alvo de atendimento, gerenciar risco em farmacovigilância, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, identificar necessidades de capacitação e qualificação, analisar indicadores de saúde, implementar ações de saúde e segurança do trabalhador, participar em conselhos, demonstrar capacidade retórica, demonstrar capacidade de estabelecer vínculos, contratar auditorias, demonstrar empatia, demonstrar iniciativa, viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais, estabelecer políticas de gestão, dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde, avaliar resultados de campanhas, analisar estudos de custo de serviços de saúde, demonstrar capacidade de administrar conflitos, promover atividades científicas, definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos, acompanhar processos de ação de saúde, analisar demanda dos serviços de saúde, aprovar contratações e demissões, acompanhar fluxo financeiro, definir instalação física em função dos serviços, liderar pessoas, promover estudos de custo de serviços de saúde, gerenciar serviços de assistência à saúde, analisar indicadores sociodemográficos, estabelecer critérios para otimização de atendimento, realizar convênios e parcerias, viabilizar captação de recursos, estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras, nomear ouvidores, acompanhar resultados de ação de saúde, propor auditorias, demonstrar capacidade de tomar decisão, conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde, demonstrar capacidade de negociação, definir padrão de qualidade do serviço de saúde, demonstrar capacidade de observação, avaliar resultados financeiros, avaliar desempenho dos equipamentos de saúde, estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial, identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades, propor diretrizes de planos de carreira, demonstrar capacidade de administrar o tempo, demonstrar criatividade, evidenciar acessibilidade, definir investimentos e custeio, participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde, demonstrar capacidade de comunicação, delegar funções, definir estratégias de avaliação, propor diretrizes para organograma funcional, gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde, demonstrar capacidade de comunicação não verbal.