CBO 1312-05 - Diretor de serviços de saúde - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde
O profissional no cargo de Diretor de serviços de saúde CBO 1312-05 Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento estratégico e tático de atividades de produção e operações de instituições de serviços de saúde, no mais alto nível da administração, com a ajuda de executivos e gerentes subordinados, para maximizar efetividade e/ou lucratividade nas operações Em corporações, formula políticas, segundo as diretrizes estabelecidas por um conselho de administração.
Planeja, gerencia e coordena projetos e programas de saúde, estabelecendo políticas de gestão, coordenando as atividades da equipe médica, entre outras atividades, a fim de assegurar a assistência médica adequada aos pacientes Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental, promove programa de qualidade de vida no trabalho.
CBO 1312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde que pertence ao grupo dos diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor de serviços de saúde, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde CBO 1312-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1312-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde.
- Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais.
O que faz um Diretor de serviços de saúde
O Diretor de serviços de saúde CBO 1312-05 estabelece políticas e diretrizes científicas, tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático, de produção e operações de empresas de serviços de saúde, de acordo com as orientações do Conselho de Administração e com as informações elaboradas pelos diretores e gerentes executivos Planeja as ações de saúde, analisando indicadores de saúde e sociodemográficos, aprovando normas de funcionamento das unidades, estabelecendo normas técnicas, aplicando normas legais, definindo instruções de serviços internos e adequando o funcionamento das unidades às normas para garantir o atendimento com segurança e de acordo com a legislação.
Gerencia os serviços de assistência à saúde, estabelecendo políticas de gestão, implementando programas de saúde, utilizando práticas de saúde baseadas em evidências, a fim de assegurar a assistência médica adequada aos pacientes.
Coordena ações de saúde, estabelecendo critérios para otimização de atendimento, acompanhando processos de assistência à saúde, viabilizando recursos para o cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais, a fim de garantir a melhor atendimento Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas, assegurando o cumprimento da missão da instituição.
Define a política institucional e participa de comitês de decisão Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica.
Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.
Coordena e define estratégias, projetos e programas de saúde para unidades de serviços de saúde, elaborando plano estratégico, definindo padrão de qualidade do serviço de saúde, analisando a demanda, definindo público-alvo, avaliando as necessidades de aquisição de equipamentos, materiais e insumos, coordenando as atividades da equipe médica, visando ao atendimento com eficiência e qualidade Avalia ações de saúde, definindo estratégias e critérios de avaliação, acompanhando processos, resultados e impactos das ações, a fim de manter a qualidade e segurança nos atendimentos de serviços de saúde.
Avalia resultados de campanhas, o desempenho de equipamentos e de profissionais e as ações de vigilância de saúde.
Promove e analisa estudo de custo de serviços de saúde, acompanha e avalia os resultados financeiros e viabiliza a captação de recursos, utilizando sistemas informatizados e tecnologias de informação e comunicação Define investimentos e custeio, capacidade operacional da instituição e instalação física em função dos serviços Participa na elaboração de campanha de promoção e divulgação de serviços de saúde e promove atividades científicas.
Promove e organiza centros e grupos de estudos, incentivando o aprendizado coletivo, o desenvolvimento profissional para a prática adequada da medicina Gerencia diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde, dimensionando a necessidade de contratação, identificando a necessidade de capacitação e de qualificação de profissionais, aprovando contratações e demissões Identifica perfis profissionais, estabelecendo as responsabilidades dos profissionais da saúde.
Recebe estagiários acadêmicos e médicos residentes, informando as rotinas e o regimento interno da instituição Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, com entidades sociais e profissionais, realizando convênios e parcerias, participando de conselhos, propondo e contratando auditorias.
Apresenta, periodicamente, como representante legal da empresa, relatórios de acompanhamento das atividades, interagindo com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental, promove programa de qualidade de vida no trabalho.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1312-05 deve coordenar ações de saúde, gerenciar recursos humanos, demonstrar competências pessoais, planejar ações de saúde, avaliar ações de saúde, definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde, coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais, administrar recursos financeiros.
Condições de trabalho dessas profissões
Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1312-05
Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Diretor de serviços de saúde CBO 1312-05
Um Diretor de serviços de saúde (ou sinônimo) deve gerenciar risco em hemoderivados, participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde, demonstrar capacidade retórica, avaliar o impacto das ações de saúde, gerenciar risco em tecnovigilância, representar a instituição junto a sociedade civil e órgãos governamentais, demonstrar criatividade, avaliar desempenho dos equipamentos de saúde, adequar funcionamento da unidade assistencial às normas, propor diretrizes de planos de carreira, analisar indicadores de saúde, analisar estudos de custo de serviços de saúde, dimensionar necessidade de contratação, viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais, definir instalação física em função dos serviços, elaborar plano estratégico, definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos, demonstrar capacidade de observação, evidenciar capacidade crítica, evidenciar acessibilidade, estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras, aprovar contratações e demissões, propor auditorias, definir capacidade operacional da instituição, identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades, delegar funções, gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, demonstrar capacidade de negociação, contornar situações adversas, definir estratégias de avaliação, promover atividades científicas, liderar pessoas, acompanhar processos de ação de saúde, definir instruções de serviços internos, definir padrão de qualidade do serviço de saúde, estabelecer critérios de avaliação, aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais, contratar auditorias, demonstrar iniciativa, propor diretrizes para organograma funcional, demonstrar capacidade de administrar o tempo, demonstrar empatia, analisar indicadores sociodemográficos, demonstrar capacidade analítica, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar capacidade de escuta, participar em conselhos, demonstrar capacidade de estabelecer vínculos, avaliar resultados financeiros, promover estudos de custo de serviços de saúde, acompanhar processos de assistência a saúde, nomear ouvidores, coordenar projetos e/ou programas de saúde, estabelecer políticas de gestão, gerenciar serviços de assistência a saúde, definir público-alvo de atendimento, acompanhar resultados de ação de saúde, promover programa de qualidade de vida no trabalho, definir investimentos e custeio, aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção a saúde - farmácia, casa de apoio..., identificar necessidades de capacitação e qualificação, aprovar alterações de cargos e salários, dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde, acompanhar fluxo financeiro, viabilizar captação de recursos, gerenciar risco em farmacovigilância, analisar demanda dos serviços de saúde, estabelecer critérios para otimização de atendimento, implementar ações de saúde e segurança do trabalhador, implementar programas de saúde, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, avaliar ações de vigilância de saúde, avaliar resultados de campanhas, estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial, conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde, demonstrar capacidade de tomar decisão, demonstrar capacidade de administrar conflitos, realizar convênios e parcerias.