CBO 1313-05 - Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 1313-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais que pertence ao grupo dos diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais CBO 1313-05 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1313-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais.
- Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais.
- Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais.
Descrição dos cargos da categoria Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais
Os Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais CBO 1313-05 planejam e avaliam atividades educacionais, coordenam atividades administrativas e pedagógicas, gerenciam recursos financeiros, participam do planejamento estratégico da instituição e interagem com a comunidade e com o setor público.
Condições de trabalho
Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais exercem suas funções em instituições de ensino, públicas e privadas, na condição de trabalhadores assalariados, desenvolvem suas atividades em equipe e atuam sob supervisão ocasional. Trabalham em ambientes fechados, em períodos diurnos e noturnos, em algumas atividades podem atuar sob pressão, estando sujeitos a estresse constante.
Exigências do mercado de trabalho
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior e o tempo requerido para o desempenho pleno das atividades é de mais de cinco anos de experiência profissional.
Funções dos Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais CBO 1313-05
Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais devem:
Atividades dos cargos CBO 1313-05
Entre as principais atribuições dos Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais CBO 1313-05 estão as de:
- participar na construção de visão de futuro da instituição;
- autorizar despesas;
- integrar ações pedagógico-administrativas;
- realizar prestação de contas;
- estabelecer sistema de qualidade;
- estabelecer metas financeiras;
- organizar atividades de extensão com a comunidade;
- propor novas atividades de ensino;
- aplicar normas disciplinares;
- supervisionar registros escolares;
- avaliar as expectativas dos clientes;
- analisar viabilidade econômica das atividades;
- participar na elaboração do orçamento;
- organizar horários de cursos;
- evidenciar comunicabilidade;
- elaborar plano diretor;
- adequar cursos à legislação vigente;
- participar da definição de estratégias de marketing;
- instituir programas de treinamento e desenvolvimento;
- estabelecer metas de matrículas;
- propor serviços educacionais;
- avaliar disponibilidade de recursos materiais;
- analisar concorrência;
- decidir sobre contratação e demissão de professores;
- decidir sobre realocação de pessoal;
- acompanhar execução de orçamentos;
- agir com paciência;
- avaliar desenvolvimento profissional do professor;
- trabalhar com comprometimento;
- agir com flexibilidade;
- organizar calendário escolar;
- participar da construção da missão institucional;
- definir nichos de mercado;
- evidenciar empatia;
- configurar cenários institucionais;
- representar a instituição junto à comunidade;
- demonstrar capacidade de resolução de problemas;
- manter estabilidade emocional;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- participar da elaboração de projetos comunitários;
- disponibilizar recursos instrucionais;
- representar a instituição junto a organismos do poder público;
- acompanhar relatórios financeiros;
- estabelecer normas de funcionamento da instituição;
- promover parcerias com instituições públicas e privadas;
- disponibilizar serviços da instituição para a comunidade;
- propor projetos para geração de novos recursos;
- participar na definição dos objetivos da instituição;
- definir processos de promoção funcional;
- participar da identificação de oportunidades e riscos de mercado;
- definir projetos prioritários;
- responder por documentos escolares;
- avaliar as tendências da demanda por educação;
- exercer liderança;
- efetivar a aplicação de metodologias de ensino;
- definir indicadores de avaliação;
- participar da elaboração de propostas pedagógicas;
- participar na contratação de profissionais;
- definir grade curricular;
- elaborar planos de contingência;
- analisar níveis de inadimplência;