CBO 1312-15 - Tecnólogo em gestão hospitalar - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde
O profissional no cargo de Tecnólogo em gestão hospitalar CBO 1312-15 Planeja, organiza, gerencia, coordena, controla e avalia as atividades operacionais e ações de saúde de uma empresa ou instituição, de um estabelecimento ou de um departamento de serviços de saúde hospitalares, sob a direção de um diretor ou gerente geral, visando à manutenção do funcionamento e ao atendimento dos usuários com qualidade e segurança Gerencia os serviços e as atividades relacionadas à assistência à saúde, contratos e projetos, custos e a qualidade de entrega de serviços hospitalares.
Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1312-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde que pertence ao grupo dos diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Tecnólogo em gestão hospitalar, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde CBO 1312-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1312-15
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde.
- Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais.
O que faz um Tecnólogo em gestão hospitalar
O Tecnólogo em gestão hospitalar CBO 1312-15 planeja, organiza, gerencia, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação envolvendo a área de serviços de saúde hospitalares, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos definidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Planeja as ações de saúde, analisando indicadores de saúde e sociodemográficos, operacionalizando ações e normas de autoridades sanitárias, aplicando normas legais referentes aos serviços de saúde hospitalares e adequando o funcionamento das unidades às normas para garantir o atendimento com segurança e de acordo com a legislação.
Gerencia os serviços de assistência à saúde, monitorando o cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais, implementando programas de saúde, utilizando práticas de saúde baseadas em evidências, visando à manutenção do funcionamento e ao atendimento dos usuários com qualidade e segurança.
Organiza o fluxo de atendimento aos usuários, estabelecendo protocolos e critérios para otimização de atendimento, acompanhando processos de assistência à saúde e operacionalizando campanhas de saúde Pode atuar em hospitais públicos e privados, unidade básica de saúde (UBS), pronto-socorro, entre outras instituições, em atividades relacionadas aos serviços médico-hospitalares.
Gerencia riscos em tecnovigilância, hemoderivados e farmacovigilância Participa da definição de estratégias para unidades e programas de saúde, da elaboração de campanhas de promoção e da divulgação de serviços de saúde.
Elabora estudos de viabilidade técnica e econômica.
Avalia as necessidades de equipamentos, materiais e serviços Determina destinação dos resíduos de serviços hospitalares.
Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, unidades ou programas de saúde, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos, concilia interesses dos usuários de serviços de saúde, participa em conselhos, propõe auditorias, supervisiona convênios e parcerias e elabora relatórios Coordena projetos e programas de saúde e de qualidade em atendimento Avalia ações de saúde, estabelecendo critérios de avaliação, acompanhando processos, resultados e impactos das ações, a fim de manter a qualidade e segurança nos atendimentos de serviços de saúde hospitalares.
Avalia resultados de campanhas, o desempenho de equipamentos e de profissionais e as ações de vigilância de saúde Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Promove e analisa estudo de custo de serviços de tratamento de saúde, calcula custo de tratamentos e verifica custos da prestação de serviço e por departamento.
Viabiliza a captação de recursos Identifica e dimensiona a necessidade de contratação, de capacitação e de qualificação de profissionais, propondo diretrizes para organização funcional, entre outras ações.
Identifica perfis profissionais Gerencia as atividades relacionadas aos serviços de saúde, como registro e armazenamento de informações, gestão administrativa, financeira e outras, utilizando sistemas informatizados e tecnologias de informação e comunicação Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade em unidades de saúde.
Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos, para manter o funcionamento dos sistemas de saúde de acordo com as exigências operacionais e legais Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental, promove programa de qualidade de vida no trabalho e implementa ações de segurança do trabalhador.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1312-15 deve definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde, avaliar ações de saúde, coordenar ações de saúde, gerenciar recursos humanos, demonstrar competências pessoais, administrar recursos financeiros, planejar ações de saúde, coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais.
Condições de trabalho dessas profissões
Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1312-15
Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Tecnólogo em gestão hospitalar CBO 1312-15
Um Tecnólogo em gestão hospitalar (ou sinônimo) deve propor diretrizes para organograma funcional, participar em conselhos, propor diretrizes de planos de salários, delegar funções, supervisionar convênios e parcerias, promover estudos de custo de serviços de saúde, demonstrar capacidade de escuta, propor alterações de cargos e salários, propor diretrizes de planos de carreira, demonstrar iniciativa, coordenar projetos e/ou programas de saúde, elaborar relatórios, demonstrar criatividade, avaliar desempenho dos equipamentos de saúde, elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica, demonstrar capacidade analítica, operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias, aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção a saúde - farmácia, casa de apoio..., avaliar resultados financeiros, operacionalizar campanhas de saúde, identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar capacidade de observação, estabelecer critérios de avaliação, contornar situações adversas, evidenciar capacidade crítica, prestar consultoria, avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços, demonstrar capacidade de administrar o tempo, conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde, implementar programas de saúde, avaliar resultados de campanhas, analisar estudos de custo de serviços de saúde, demonstrar empatia, demonstrar capacidade de negociação, acompanhar fluxo financeiro, avaliar ações de vigilância de saúde, levantar custo da prestação de serviços, liderar pessoas, demonstrar capacidade de estabelecer vínculos, estabelecer critérios para otimização de atendimento, demonstrar capacidade de administrar conflitos, definir instruções de serviços internos, propor contratações e/ou demissões, estabelecer protocolos de atendimento, acompanhar processos de ação de saúde, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, acompanhar resultados de ação de saúde, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, organizar fluxo de atendimento aos usuários, monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais, avaliar o impacto das ações de saúde, adequar funcionamento da unidade assistencial às normas, demonstrar capacidade retórica, evidenciar acessibilidade, levantar custo por departamento, participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde, determinar destinação dos residuos hospitalares, dimensionar necessidade de contratação, avaliar desempenho dos profissionais, gerenciar serviços de assistência a saúde, analisar indicadores de saúde, gerenciar risco em tecnovigilância, acompanhar processos de assistência a saúde, propor auditorias, viabilizar captação de recursos, gerenciar risco em hemoderivados, demonstrar capacidade de tomar decisão, dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde, calcular custo de tratamentos, analisar indicadores sociodemográficos, gerenciar risco em farmacovigilância, promover programa de qualidade de vida no trabalho, implementar ações de saúde e segurança do trabalhador, identificar necessidades de capacitação e qualificação, coordenar projetos de qualidade em atendimento.