CBO 4222-20 - Operador de rádio-chamada

Entenda o que fazem os operadores de telefonia no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Operador de rádio-chamada e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Operador de rádio-chamada

Opera equipamentos e sistemas de radiotelefonia, recebendo e transmitindo mensagens. Pode operar, além de sistemas de radiotelefonia convencionais, sistemas informatizados de comunicação. Elabora relatórios para supervisores e para áreas internas, registrando os serviços efetuados e as falhas de sistemas de radiotelefonia, entre outras informações. Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Opera equipamentos e sistemas de radiotelefonia em áreas e centros de telecomunicações. Pode operar, além de sistemas de radiotelefonia convencionais, sistemas digitais de radiocomunicação, sistemas de monitoramento de operações logísticas de transporte e sistemas de radiocomunicação integrados a sistemas de geolocalização.

Recebe e transmite mensagens por radiotelefonia, identificando a origem da chamada, verificando o tipo de solicitação e indicando o código de serviço. Pode atuar em atividades críticas de saúde e segurança pública - como salvatagem, urgência e emergência - e em operações remotas - como em plataformas de petróleo offshore -.

Pode atuar, também, em transporte sobre pneus - como radiotáxi, caminhões e veículos de aluguel -, em transporte sobre trilhos, em aeronaves e em embarcações. Atende, transfere e monitora chamadas, localizando veículo mais próximo. Direciona os serviços, intermediando informações entre o usuário e o condutor do veículo.

Controla tempo de atendimento e de execução das atividades, visando eficácia do trabalho e satisfação dos clientes.

Controla senhas e acessos de clientes.

Comunica-se por escrito, recebendo, programando, codificando, retransmitindo e enviando mensagens eletrônicas.

Elabora relatórios para supervisores e para áreas internas, registrando os serviços efetuados, as solicitações, as sugestões, as reclamações e as falhas de sistemas de radiotelefonia.

Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - NETIQUETTE: ETIQUETA NA COMUNICAÇÃO ONLINE 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ORGANIZAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE BANCOS DE DADOS, CADASTROS E LISTAS DE CÓDIGOS E NÚMEROS PARA RADIOPERAÇÃO 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE CÓDIGOS E DE ACESSOS EM RADIOCOMUNICAÇÃO 4 4 4
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - RELACIONAMENTO INTRAPESSOAL 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS E ROTINAS DE ATENDIMENTO EM RADIOCOMUNICAÇÃO 4 4 4
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TRIAGEM DE CHAMADAS DE RÁDIO 4 4 4
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 3 5 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 5 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 3 4 2
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SALVATAGEM 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SAÚDE OCUPACIONAL 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA E ORDEM PÚBLICA 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 3 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 3 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE OUTROS CONHECIMENTOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE (ESPECIFICAR:...) - CATÁLOGOS DE PRODUTOS E SERVIÇOS PARA ATENDIMENTO EM RADIOPERAÇÃO 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (CRM) 3 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PERFIL DE CLIENTES 3 3 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR AÇÕES DE SAÚDE OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - AÇÕES PREVENTIVAS DE SAÚDE VOCAL, AUDITIVA E MENTAL PARA RÁDIO-OPERADORES 3 3 3
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS LOGÍSTICA NO TRANSPORTE MODAIS DE TRANSPORTES (AÉREO, AQUÁTICO, DUTOVIÁRIO E TERRESTRE) 3 3 2
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES ATENDIMENTO À TRIPULAÇÃO 3 3 2
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES ATENDIMENTO AO PASSAGEIRO 3 3 2
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) TELECOMUNICAÇÕES RADIOPROPAGAÇÃO 4 4 3
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) TELECOMUNICAÇÕES SISTEMAS ANALÓGICOS E DIGITAIS 4 4 3
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) TELECOMUNICAÇÕES SISTEMAS DE TELEFONIA 4 4 3
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) TELECOMUNICAÇÕES OUTROS CONHECIMENTOS DE TELECOMUNICAÇÕES (ESPECIFICAR:..) - PLATAFORMAS DE COMUNICAÇÃO UNIFICADA E ATENDIMENTO MULTICANAL 3 3 3
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) TELECOMUNICAÇÕES OUTROS CONHECIMENTOS DE TELECOMUNICAÇÕES (ESPECIFICAR:..) - PLATAFORMAS DE RADIOTELEFONIA PROFISSIONAL, CENTRAIS TELEFÔNICAS E TECNOLOGIAS ANALÓGICAS E DIGITAIS 3 4 3
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) TELECOMUNICAÇÕES OUTROS CONHECIMENTOS DE TELECOMUNICAÇÕES (ESPECIFICAR:..) - PROGRAMAÇÃO E MONITORAMENTO DE OPERAÇÕES EM RADIOCOMUNICAÇÃO EM OPERAÇÕES LOGÍSTICAS E DE TRANSPORTES 3 4 3
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) TELECOMUNICAÇÕES OUTROS CONHECIMENTOS DE TELECOMUNICAÇÕES (ESPECIFICAR:..) - PROGRAMAÇÃO E MONITORAMENTO DE OPERAÇÕES EM RADIOCOMUNICAÇÃO: SEGURANÇA PÚBLICA, URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, SALVATAGEM 4 5 4
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) TELECOMUNICAÇÕES OUTROS CONHECIMENTOS DE TELECOMUNICAÇÕES (ESPECIFICAR:..) - PROGRAMAÇÃO, ENVIO E ACOMPANHAMENTO DE CHAMADAS DE RÁDIO E DE MENSAGENS ELETRÔNICAS EM RADIOPERAÇÃO 4 5 4
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) TELECOMUNICAÇÕES OUTROS CONHECIMENTOS DE TELECOMUNICAÇÕES (ESPECIFICAR:..) - SISTEMA INTEGRAÇÃO ENTRE COMPUTADOR E TELEFONIA - TELEFONIA DIGITAL 3 4 3
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) TELECOMUNICAÇÕES OUTROS CONHECIMENTOS DE TELECOMUNICAÇÕES (ESPECIFICAR:..) - SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO ENTRE COMPUTADOR E RADIOCOMUNICAÇÃO – SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO DE VOZ E DADOS EM VIAS DIGITAIS 3 4 3
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) TELECOMUNICAÇÕES OUTROS CONHECIMENTOS DE TELECOMUNICAÇÕES (ESPECIFICAR:..) - SISTEMAS DIGITAIS DE PROTOCOLOS DE RADIOPERAÇÃO 4 5 4
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) TELECOMUNICAÇÕES OUTROS CONHECIMENTOS DE TELECOMUNICAÇÕES (ESPECIFICAR:..) - SISTEMAS INTEGRADOS DE RADIOCOMUNICAÇÃO 3 4 3
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) TELECOMUNICAÇÕES OUTROS CONHECIMENTOS DE TELECOMUNICAÇÕES (ESPECIFICAR:..) - TELEFONIA REMOTA CORPORATIVA 3 4 3
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) TELECOMUNICAÇÕES OUTROS CONHECIMENTOS DE TELECOMUNICAÇÕES (ESPECIFICAR:..) - TRANSMISSÃO, COMUTAÇÃO, CONTROLE E OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE RADIOCOMUNICAÇÃO 4 5 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - EMPATIA 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - DISCRIÇÃO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - PROATIVIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - RESILIÊNCIA 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - AUTOCONTROLE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - CORDIALIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - POLIDEZ 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - DICÇÃO 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • atender o cliente;
  • operar equipamentos;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • treinar funcionários;
  • fornecer informações;
  • demonstrar pontualidade;
  • comunicar-se em outros idiomas;
  • demonstrar prontidão;
  • escutar atentamente - saber ouvir;
  • operar plataforma de atendimento telefônico;
  • retransmitir mensagens;
  • demonstrar objetividade;
  • demonstrar respeito com o cliente;
  • acessar códigos;
  • consultar código de grupo;
  • adeqüar o tom de voz;
  • localizar veículo mais próximo do usuário;
  • sondar tipo de solicitação de serviço;
  • demonstrar imparcialidade;
  • programar mensagem;
  • responder a questionários de avaliação interna;
  • enviar mensagens;
  • saudar o cliente;
  • identificar código de serviço na tela do computador;
  • falar formalmente;
  • demonstrar agilidade;
  • trocar senha do cliente;
  • transmitir informações corretamente;
  • transferir chamadas internas e externas;
  • conservar equipamentos de trabalho;
  • ouvir o cliente;
  • atentar para comunicados na tela do computador;
  • intermediar trasnsmissão de informações entre motorista e cliente;
  • demonstrar segurança;
  • dominar o idioma inglês;
  • direcionar cliente a outros serviços;
  • demonstrar auto-controle;
  • demonstrar paciência;
  • digitar teclados;
  • identificar-se - nome do atendente;
  • interpretar mensagem do cliente;
  • atualizar código de grupo;
  • pronunciar-se claramente;
  • gravar informações;
  • higienizar equipamentos de trabalho;
  • sugerir agenda de folgas;
  • manter sigilo;
  • demonstrar entusiasmo;
  • ler mensagem para cliente;
  • participar de cursos específicos;
  • orientar trajeto do motorista;
  • demonstrar cordialidade;
  • acionar despertador automático;
  • identificar origem da chamada;
  • digitar mensagem;
  • demonstrar capacidade de assimilação;

Divisões de categorias profissionais do CBO 4222-20

CBO 4222-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de operador de rádio-chamada que pertence ao grupo dos operadores de telefonia, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos e salários CBO 4222-20 - Operadores de telefonia

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 422220 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Operadores de telefonia em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
4222-20 Operador de Radiotelefonia Rio de Janeiro, RJ 40h 345
4222-20 Radioperador Macaé, RJ 42h 138
4222-20 Operador de Radio-Chamada São Paulo, SP 42h 214
4222-20 Operador de Rádio Brasil 40h 2.259
4222-20 Operador de Radio-Chamada Brasil 40h 2.259
4222-20 Operador de Radiotelefonia Brasil 40h 2.259
4222-20 Radioperador Rio de Janeiro 41h 551
4222-20 Operador de Rádio Macaé, RJ 42h 138
4222-20 Operador de Radio-Chamada Rio de Janeiro 41h 535
4222-20 Radioperador Brasil 40h 2.259
4222-20 Operador de Radiotelefonia Macaé, RJ 42h 139
4222-20 Operador de Rádio São Paulo, SP 42h 214
4222-20 Operador de Radio-Chamada Rio de Janeiro, RJ 40h 358
4222-20 Radioperador Rio de Janeiro, RJ 40h 358
4222-20 Operador de Radio-Chamada Macaé, RJ 42h 138
4222-20 Operador de Radiotelefonia Rio de Janeiro 41h 535
4222-20 Operador de Rádio São Paulo 40h 472
4222-20 Operador de Rádio Rio de Janeiro, RJ 40h 358
4222-20 Radioperador São Paulo 41h 474
4222-20 Operador de Rádio Rio de Janeiro 41h 551

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial