CBO 3541-50 - Propagandista de produtos farmacêuticos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Propagandista de produtos farmacêuticos CBO 3541-50 divulga produtos farmacêuticos - novos medicamentos ou novos usos para produtos já utilizados, para promover e fomentar sua prescrição e consequente venda Atua em conformidade com legislação que regula o exercício da profissão, com princípios éticos, com normas de biossegurança e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3541-50 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Propagandista de produtos farmacêuticos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-50 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-50
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
- Técnicos de nivel médio em operações comerciais.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
O que faz um Propagandista de produtos farmacêuticos
O Propagandista de produtos farmacêuticos CBO 3541-50 realiza serviços de propaganda de produtos químico-farmacêuticos e biológicos em consultórios, empresas, farmácias, drogarias e estabelecimentos de serviços médicos, odontológicos, médico-veterinários e hospitalares, públicos e privados Planeja visitas, cadastrando ou atualizando dados e informações de clientes, fazendo itinerário de visitas e organizando material de trabalho.
Realiza visitas, apresentando tecnicamente produtos farmacêuticos, prestando esclarecimentos e distribuindo amostras grátis, para gerar demanda e estimular venda.
Pode atuar internamente, na empresa que representa, oferecendo sugestões sobre políticas de vendas e sobre formas de promoção de produto Pode acompanhar o cliente após a visita, verificando suas opiniões em relação ao produto e levantando informações para melhorar serviços de divulgação de produtos farmacêuticos.
Participa de palestras, seminários e eventos de atualização técnica Participa de lançamento de novos produtos.
Elabora relatórios de controle das metas.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-50 deve planejar visitas e contatos, participar de eventos, divulgar produtos e serviços, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, demonstrar competências pessoais, contatar Áreas internas da empresa.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-50
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Propagandista de produtos farmacêuticos CBO 3541-50
Um Propagandista de produtos farmacêuticos (ou sinônimo) deve participar de lançamento de novos produtos, divulgar eventos científicos, organizar material de trabalho, organizar eventos científicos, trabalhar sob pressão, visitar área industrial da empresa, gerar demanda de produtos, fazer itinerário de visitas, checar irregularidades na entrega dos produtos, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, analisar potencial de clientes, classificar clientes por potencial, demonstrar habilidade de comunicação verbal, receber indicação de futuros clientes, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, fornecer amostras, assessorar os vendedores na venda, gerenciar verbas, demonstrar características e benefícios do produto, realizar pesquisas junto aos clientes, requisitar material de divulgação, atualizar cadastro de clientes, entregar brindes ao cliente, intermediar apoio científico para clientes, integrar novos funcionários, relatar irregularidades dos produtos, convidar clientes para lançamento de produtos, preparar cadastro de novos clientes, explicar objetivos da visita, discriminar tipos de produtos, apresentar tabelas de preços, demonstrar senso de organização, informar ao superior resultados de vendas, obter informações de pré-venda, participar de cursos de aperfeiçoamento, pesquisar ações dos concorrentes, participar de feiras relacionadas a área, agendar horário, demonstrar confiança, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, contornar situações adversas, implementar estratégias de marketing, planejar sequência de trabalho, verificar opiniões do cliente, elaborar relatórios e estatísticas, participar de palestras relacionadas a área, treinar novos funcionários, demonstrar flexibilidade, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de persuasão, trabalhar em equipe, cumprir cotas de venda do produto, convidar clientes para visitar empresa, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, auxiliar na escolha dos produtos, tomar decisões, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, identificar necessidades do cliente, consultar publicações técnicas, atender solicitação de clientes, discutir estratégias com o superior, comunicar as transações realizadas, contatar clientes, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, demonstrar capacidade de negociação, dar retorno das sugestões ao cliente, relatar visitas, demonstrar capacidade de liderança, participar de reuniões, demonstrar senso ético, demonstrar resiliência, filtrar informações para melhorar serviços, participar de treinamento de técnica de venda, esclarecer dados científicos do produto.