CBO 3541-45 - Vendedor pracista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Vendedor pracista CBO 3541-45 planeja e realiza atendimento a clientes de sua praça (região ou área geográfica) de venda, ofertando produtos do catálogo da empresa que o emprega Cadastra e atualiza os dados dos clientes de sua área de atuação, planeja o roteiro de viagens, visita o cliente e realiza processos de venda e de pós-venda.
Elabora relatório de vendas Cumpre normas técnicas, protocolos de vendas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor pracista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-45 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-45
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Vendedor pracista
O Vendedor pracista CBO 3541-45 realiza a venda de produtos de uma indústria ou uma empresa comercial revendedora, geralmente atacadista Cadastra e atualiza os dados e as informações dos clientes de sua área geográfica de atuação.
Pode utilizar cadastro da empresa, na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM).
Analisa as informações dos clientes que visitará, avaliando o seu potencial de compra e definindo a estratégia de vendas Planeja o roteiro de viagens na sua área geográfica de atuação, procurando otimizar o tempo e diminuir o custo do deslocamento.
Visita o cliente e identifica suas necessidades Auxilia o cliente na escolha, demonstrando as características e os benefícios dos produtos, esclarecendo seus dados técnicos, apresentando tabelas de preços e negociando formas de pagamento.
Oferece vantagens para aquisição de lotes maiores de mercadoria.
Preenche proposta de compra e venda para anuência do cliente e da empresa, conforme procedimentos fiscais e legais Pode preencher contrato.
Pode consultar sistema informatizado ou entrar em contato com o setor responsável pela fabricação ou estoque da empresa, para confirmar disponibilidade e o prazo de entrega dos produtos.
Realiza o pós-venda de acordo com as orientações da empresa, podendo esclarecer dúvidas, resolver problemas na entrega dos produtos e levantar opiniões do cliente Pode cobrar clientes inadimplentes Pode finalizar pedidos pendentes por meios eletrônicos.
Elabora relatório, controlando vendas efetuadas .
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-45 deve acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, sugerir políticas de vendas, divulgar produtos e serviços, concretizar vendas, contatar Áreas internas da empresa, planejar visitas e contatos, participar de eventos, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-45
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Vendedor pracista CBO 3541-45
Um Vendedor pracista (ou sinônimo) deve checar irregularidades na entrega dos produtos, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, controlar vendas efetuadas, participar de feiras relacionadas a área, tirar pedidos de produtos, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, participar de treinamento de técnica de venda, requisitar material de consumo, expor produtos em locais definidos pela empresa, encaminhar documentação do cliente, demonstrar flexibilidade, demonstrar capacidade de persuasão, receber indicação de futuros clientes, trabalhar sob pressão, visitar cliente pós-venda, convidar clientes para lançamento de produtos, explicar formas de pagamento, demonstrar capacidade de liderança, fornecer amostras, requisitar troca de produtos, transmitir pedido de venda ao escritório central, demonstrar resiliência, discutir estratégias com o superior, obter informações de pré-venda, contornar situações adversas, definir autonomia para negociação, definir participação no mercado, demonstrar criatividade, verificar clientes inadimplentes, participar de cursos de aperfeiçoamento, convidar clientes para visitar empresa, participar de lançamento de novos produtos, tomar decisões, entregar produtos vendidos, comunicar as transações realizadas, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, apresentar tabelas de preços, pesquisar ações dos concorrentes, demonstrar senso ético, participar de palestras relacionadas a área, esclarecer dúvidas do pedido, consultar publicações técnicas, agendar horário, verificar opiniões do cliente, enviar brindes ao cliente, explicar objetivos da visita, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, preparar cadastro de novos clientes, filtrar informações para melhorar serviços, orientar cliente e revendedor na distribuição de display, verificar ficha cadastral do cliente, demonstrar confiança, estabelecer prazos de entrega dos produtos, demonstrar características e benefícios do produto, demonstrar capacidade de negociação, cumprir cotas de venda do produto, informar ao superior resultados de vendas, dar retorno das sugestões ao cliente, analisar potencial de clientes, apresentar proposta ao cliente, elaborar relatórios e estatísticas, integrar novos funcionários, esclarecer dúvidas do contrato, renovar contratos, definir estratégia de marketing, prever vendas, visitar área industrial da empresa, sugerir novos mercados consumidores, enviar mala direta aos clientes, emitir recibo de venda, demonstrar senso de organização, cobrar clientes inadimplentes, calcular custo do produto, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, atender solicitação de clientes, contatar clientes, requisitar material de divulgação, trabalhar em equipe, treinar novos funcionários, identificar necessidades do cliente, participar de reuniões, classificar clientes por faturamento, demonstrar habilidade de comunicação verbal, discriminar tipos de produtos, auxiliar na escolha dos produtos, receber pagamento do produto, fazer itinerário de visitas, preencher contrato, encaminhar cliente para cadastro, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, verificar prazo de entrega dos produtos.