CBO 3541-40 - Técnico em atendimento e vendas

Entenda o que fazem os especialistas em promoção de produtos e vendas no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Técnico em atendimento e vendas e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Técnico em atendimento e vendas

O Técnico em Atendimento e Vendas atende clientes e presta assistência à equipe de vendedores de produtos e serviços. Analisa o comportamento do mercado consumidor, estuda o cliente potencial da empresa e avalia a adequação das estratégias de marketing a cada tipo de cliente. Divulga produtos e serviços, concretiza vendas e faz acompanhamento pós-venda, levantando expectativas, opiniões e sugestões dos clientes. Presta assistência à equipe de vendedores, com relação aos procedimentos adequados a cada tipo de cliente nas etapas de pré-venda, venda e pós-venda. Participa da elaboração de planos e estratégias de vendas, sugerindo melhorias nos processos. Cumpre normas de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 3541-40

Conhecimento (4/8)
Habilidade (4/8)
Atitude (3/8)
Perfil Ocupacional (4/8)
Analisa o comportamento do mercado consumidor, participando do desenvolvimento de estudos mercadológicos.

Estuda o cliente potencial da empresa, analisando seu perfil e suas expectativas, visando ao estabelecimento de possíveis estratégias de fidelização. Avalia qual estratégia de marketing é mais adequada para cada tipo de cliente. Analisa vantagens e desvantagens no uso de comércio eletrônico (e-commerce), dependendo do tipo de cliente.

Pesquisa ações dos concorrentes, para analisar o que é oferecido aos clientes.

Providencia o cadastramento de clientes potenciais e efetivos, atualizando os dados sempre que necessário. Pode usar cadastro de clientes centralizado da plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM).

Contata clientes, usando estratégias digitais (e-mail, redes sociais ou outras) e/ou realizando visitas.

Comunica-se com os clientes, identificando suas necessidades e expectativas e analisando seu potencial de compras.

Divulga produtos e serviços aos clientes, apresentando características e benefícios do produto ou serviço, esclarecendo dados técnicos, informando preços e detalhando formas de pagamento. Pode fornecer amostras e convidar clientes para visitar a empresa.

Concretiza vendas presencialmente, por telefone ou por meios digitais, de acordo com as características dos clientes.

Acompanha o cliente após a venda – inclusive por meio de visita – para sanar suas dúvidas, providenciar apoio técnico e verificar suas opiniões e suas sugestões.

Analisa reclamações e insatisfações, para propor melhorias no processo de vendas.

Elabora relatórios e estatísticas sobre atendimento ao cliente e sobre o processo de vendas.

Presta assistência à equipe de vendedores de produtos e serviços, com relação aos procedimentos adequados a cada tipo de cliente nas etapas de pré-venda, venda e pós-venda.

Participa da elaboração de planos e estratégias de vendas, sugerindo melhorias no atendimento ao cliente e no processo de vendas.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 5 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SISTEMA DE INFORMAÇÕES CADASTRAIS 4 4 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE PRODUTOS E SERVIÇOS 4 4 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 4 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO REDES SOCIAIS 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 5 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 5 5 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS ESPANHOL INSTRUMENTAL 3 5 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 3 5 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO DE EMPRESA PLANO DE NEGÓCIOS 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE GARANTIA DE QUALIDADE 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SAÚDE OCUPACIONAL 2 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 5 5 5
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO COMÉRCIO ELETRÔNICO (E-COMMERCE) 3 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (CRM) 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO OUTROS CONHECIMENTOS DE AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO (ESPECIFICAR:...) - VENDAS COM APLICATIVOS DE TELEFONIA CELULAR E OUTROS MEIOS DIGITAIS 3 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO CÁLCULO DE MARGEM DE LUCRO 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO ORÇAMENTO 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PÓS-VENDA 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PROCESSO DE VENDA 5 5 5
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ESTRATÉGIAS DE VENDAS 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PLANO DE VENDAS 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PRÉ-VENDA 5 5 5
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SUPORTE ÀS EQUIPES DE VENDEDORES DE PRODUTOS E SERVIÇOS 5 5 5
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING FORTALECIMENTO DE MARCA 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PERFIL DE CLIENTES 5 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PESQUISA MERCADOLÓGICA 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - ESTRATÉGIAS DE MARKETING 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL NORMAS TÉCNICAS NA ÁREA COMERCIAL 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS MATEMÁTICA FINANCEIRA 3 4 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ASSESSORAMENTO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - TRABALHO SOB PRESSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO 3

Condições de Trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Participar de eventos;
  • Sugerir políticas de vendas;
  • Acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • Planejar visitas e contatos;
  • Contatar Áreas internas da empresa;
  • Concretizar vendas;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Divulgar produtos e serviços;
  • Dar retorno das sugestões ao cliente;
  • Agendar horário;
  • Alterar contratos de clientes;
  • Convidar clientes para visitar empresa;
  • Renovar contratos;
  • Contornar situações adversas;
  • Cumprir cotas de venda do produto;
  • Transmitir pedido de venda ao escritório central;
  • Expor produtos em locais definidos pela empresa;
  • Demonstrar confiança;
  • Pesquisar ações dos concorrentes;
  • Requisitar material de consumo;
  • Priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
  • Receber indicação de futuros clientes;
  • Tomar decisões;
  • Requisitar material de divulgação;
  • Controlar vendas efetuadas;
  • Explicar objetivos da visita;
  • Enviar mala direta aos clientes;
  • Contatar clientes;
  • Informar ao superior resultados de vendas;
  • Participar de cursos de aperfeiçoamento;
  • Encaminhar documentação do cliente;
  • Demonstrar criatividade;
  • Comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
  • Definir estratégia de marketing;
  • Estabelecer prazos de entrega dos produtos;
  • Discriminar tipos de produtos;
  • Demonstrar capacidade de liderança;
  • Preparar cadastro de novos clientes;
  • Discriminar tipos de serviços;
  • Tirar pedidos de produtos;
  • Analisar potencial de clientes;
  • Participar de lançamento de novos produtos;
  • Esclarecer dúvidas do contrato;
  • Participar de palestras relacionadas a área;
  • Demonstrar capacidade de persuasão;
  • Demonstrar habilidade de comunicação verbal;
  • Verificar ficha cadastral do cliente;
  • Encaminhar cliente para cadastro;
  • Sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
  • Trabalhar sob pressão;
  • Apresentar tabelas de preços;
  • Visitar cliente pós-venda;
  • Definir autonomia para negociação;
  • Consultar publicações técnicas;
  • Demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir;
  • Sugerir novos mercados consumidores;
  • Verificar opiniões do cliente;
  • Demonstrar senso ético;
  • Visitar área industrial da empresa;
  • Demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
  • Calcular custo do produto;
  • Apresentar proposta ao cliente;
  • Demonstrar resiliência;
  • Verificar prazo de entrega dos produtos;
  • Atender solicitação de clientes;
  • Demonstrar capacidade de negociação;
  • Explicar formas de pagamento;
  • Discutir estratégias com o superior;
  • Demonstrar características e benefícios do produto;
  • Integrar novos funcionários;
  • Definir participação no mercado;
  • Esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
  • Identificar necessidades do cliente;
  • Participar de reuniões;
  • Prever vendas;
  • Elaborar relatórios e estatísticas;
  • Entrevistar novos candidatos;
  • Classificar clientes por faturamento;
  • Participar de feiras relacionadas a área;
  • Esclarecer dúvidas do pedido;
  • Demonstrar flexibilidade;
  • Receber pagamento do produto;
  • Obter informações de pré-venda;
  • Fornecer amostras;
  • Fazer itinerário de visitas;
  • Filtrar informações para melhorar serviços;
  • Demonstrar senso de organização;
  • Treinar novos funcionários;
  • Preencher contrato;
  • Implantar contratos de serviços;
  • Participar de treinamento de técnica de venda;
  • Comunicar as transações realizadas;
  • Trabalhar em equipe;
  • Emitir recibo de venda;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-40

CBO 3541-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnico em atendimento e vendas que pertence ao grupo dos especialistas em promoção de produtos e vendas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas