CBO 3541-25 - Especialistas em promoção de produtos e vendas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio em operações comerciais, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
- Técnicos de nivel médio em operações comerciais.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
Descrição dos cargos da categoria Especialistas em promoção de produtos e vendas
Os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.
Condições de trabalho
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Funções dos Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25
Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:
Atividades dos cargos CBO 3541-25
Entre as principais atribuições dos Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 estão as de:
- convocar clientes para assembleia extraordinária;
- expor produtos em locais definidos pela empresa;
- demonstrar capacidade de negociação;
- pesquisar ações dos concorrentes;
- convidar clientes para lançamento de produtos;
- esclarecer dúvidas do pedido;
- participar de lançamento de novos produtos;
- participar de feiras relacionadas a área;
- demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
- receber indicação de futuros clientes;
- participar de palestras relacionadas a área;
- definir estratégia de marketing;
- sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
- calcular custo do produto;
- verificar ficha cadastral do cliente;
- trabalhar sob pressão;
- comunicar as transações realizadas;
- apresentar tabelas de preços;
- tomar decisões;
- prever vendas;
- demonstrar capacidade de persuasão;
- elaborar relatórios e estatísticas;
- demonstrar confiança;
- demonstrar capacidade de liderança;
- fazer itinerário de visitas;
- agendar horário;
- checar irregularidades na entrega dos produtos;
- dar retorno das sugestões ao cliente;
- definir autonomia para negociação;
- participar de cursos de aperfeiçoamento;
- controlar vendas efetuadas;
- demonstrar senso de organização;
- demonstrar habilidade de comunicação verbal;
- participar de treinamento de técnica de venda;
- priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
- demonstrar flexibilidade;
- demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
- definir participação no mercado;
- identificar necessidades do cliente;
- controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
- auxiliar na escolha dos produtos;
- encaminhar documentação do cliente;
- fornecer amostras;
- comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
- encaminhar cliente para cadastro;
- trabalhar em equipe;
- convidar clientes para visitar empresa;
- requisitar material de consumo;
- cumprir cotas de venda do produto;
- requisitar troca de produtos;
- verificar opiniões do cliente;
- demonstrar criatividade;
- esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
- requisitar material de divulgação;
- integrar novos funcionários;
- estabelecer prazos de entrega dos produtos;
- analisar potencial de clientes;
- demonstrar resiliência;
- discutir estratégias com o superior;
- explicar formas de pagamento;
- explicar objetivos da visita;
- participar de reuniões;
- filtrar informações para melhorar serviços;
- sugerir novos mercados consumidores;
- atender solicitação de clientes;
- verificar clientes inadimplentes;
- contatar clientes;
- apresentar proposta ao cliente;
- enviar brindes ao cliente;
- preparar cadastro de novos clientes;
- informar ao superior resultados de vendas;
- tirar pedidos de produtos;
- treinar novos funcionários;
- discriminar tipos de produtos;
- demonstrar senso ético;
- obter informações de pré-venda;
- enviar mala direta aos clientes;
- classificar clientes por faturamento;
- visitar área industrial da empresa;
- contornar situações adversas;
- demonstrar características e benefícios do produto;
- verificar prazo de entrega dos produtos;
- consultar publicações técnicas;