CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.
Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Assistente de vendas
O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.
Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.
Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.
Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.
Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.
Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.
Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.
Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.
Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-25 deve planejar visitas e contatos, concretizar vendas, divulgar produtos e serviços, contatar Áreas internas da empresa, participar de eventos, sugerir políticas de vendas, demonstrar competências pessoais, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25
Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve verificar clientes inadimplentes, classificar clientes por faturamento, participar de treinamento de técnica de venda, demonstrar senso ético, cumprir cotas de venda do produto, sugerir novos mercados consumidores, requisitar troca de produtos, explicar formas de pagamento, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, enviar brindes ao cliente, controlar vendas efetuadas, contornar situações adversas, participar de reuniões, fornecer amostras, fazer itinerário de visitas, verificar prazo de entrega dos produtos, trabalhar em equipe, comunicar as transações realizadas, filtrar informações para melhorar serviços, convidar clientes para visitar empresa, definir participação no mercado, calcular custo do produto, identificar necessidades do cliente, participar de lançamento de novos produtos, demonstrar flexibilidade, consultar publicações técnicas, demonstrar criatividade, demonstrar senso de organização, demonstrar capacidade de liderança, discutir estratégias com o superior, dar retorno das sugestões ao cliente, demonstrar habilidade de comunicação verbal, preparar cadastro de novos clientes, treinar novos funcionários, trabalhar sob pressão, demonstrar capacidade de negociação, prever vendas, receber indicação de futuros clientes, apresentar proposta ao cliente, encaminhar documentação do cliente, esclarecer dúvidas do pedido, demonstrar capacidade de persuasão, explicar objetivos da visita, agendar horário, demonstrar resiliência, enviar mala direta aos clientes, convocar clientes para assembléia extraordinária, expor produtos em locais definidos pela empresa, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, atender solicitação de clientes, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, verificar ficha cadastral do cliente, elaborar relatórios e estatísticas, verificar opiniões do cliente, visitar área industrial da empresa, convidar clientes para lançamento de produtos, encaminhar cliente para cadastro, integrar novos funcionários, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, requisitar material de divulgação, analisar potencial de clientes, checar irregularidades na entrega dos produtos, participar de palestras relacionadas a área, pesquisar ações dos concorrentes, requisitar material de consumo, contatar clientes, participar de feiras relacionadas a área, auxiliar na escolha dos produtos, discriminar tipos de produtos, tomar decisões, definir autonomia para negociação, tirar pedidos de produtos, participar de cursos de aperfeiçoamento, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, informar ao superior resultados de vendas, definir estratégia de marketing, demonstrar características e benefícios do produto, demonstrar confiança, estabelecer prazos de entrega dos produtos, apresentar tabelas de preços, obter informações de pré-venda, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial.