CBO 3541-25 - Assistente de vendas

Entenda o que fazem os especialistas em promoção de produtos e vendas no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Assistente de vendas e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Assistente de vendas

O Assistente de Vendas assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda. Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda. Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas. Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 3541-25

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores.

Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas. Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.

Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores.

Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.

Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM). Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.

Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.

Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos.

Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas. Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.

Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente.

Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados.

Classifica clientes por faturamento. Controla informações sobre clientes inadimplentes.

Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO REDES SOCIAIS 3 4 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 4 5 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 4 4 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO DE EMPRESA PLANO DE NEGÓCIOS 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS CUSTO 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DA QUALIDADE 4 5 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 4 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SAÚDE OCUPACIONAL 4 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO COMÉRCIO ELETRÔNICO (E-COMMERCE) 4 5 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (CRM) 4 5 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO CÁLCULO DE MARGEM DE LUCRO 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO ORÇAMENTO 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PÓS-VENDA 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PROCESSO DE VENDA 5 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ESTIMATIVA DE TEMPO E DE RECURSOS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - FORMAÇÃO DE PREÇOS 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE VENDAS E DE NEGOCIAÇÃO 4 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING FORTALECIMENTO DE MARCA 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PERFIL DE CLIENTES 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PESQUISA MERCADOLÓGICA 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL NORMAS TÉCNICAS NA ÁREA COMERCIAL 3 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL (ESPECIFICAR:...) - NORMAS E PROCEDIMENTOS NA ÁREA DE VENDAS 4 4 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ASSESSORAMENTO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - TRABALHO SOB PRESSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Concretizar vendas;
  • Acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • Sugerir políticas de vendas;
  • Planejar visitas e contatos;
  • Divulgar produtos e serviços;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Participar de eventos;
  • Contatar Áreas internas da empresa;
  • Definir estratégia de marketing;
  • Filtrar informações para melhorar serviços;
  • Sugerir novos mercados consumidores;
  • Apresentar tabelas de preços;
  • Checar irregularidades na entrega dos produtos;
  • Fazer itinerário de visitas;
  • Explicar objetivos da visita;
  • Comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
  • Verificar clientes inadimplentes;
  • Esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
  • Contatar clientes;
  • Definir autonomia para negociação;
  • Pesquisar ações dos concorrentes;
  • Demonstrar características e benefícios do produto;
  • Demonstrar capacidade de liderança;
  • Apresentar proposta ao cliente;
  • Demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
  • Discutir estratégias com o superior;
  • Participar de feiras relacionadas a área;
  • Requisitar material de consumo;
  • Demonstrar capacidade de negociação;
  • Calcular custo do produto;
  • Requisitar material de divulgação;
  • Demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir;
  • Estabelecer prazos de entrega dos produtos;
  • Agendar horário;
  • Convidar clientes para visitar empresa;
  • Identificar necessidades do cliente;
  • Atender solicitação de clientes;
  • Obter informações de pré-venda;
  • Demonstrar flexibilidade;
  • Encaminhar cliente para cadastro;
  • Integrar novos funcionários;
  • Dar retorno das sugestões ao cliente;
  • Encaminhar documentação do cliente;
  • Demonstrar confiança;
  • Participar de reuniões;
  • Preparar cadastro de novos clientes;
  • Tirar pedidos de produtos;
  • Convidar clientes para lançamento de produtos;
  • Definir participação no mercado;
  • Verificar ficha cadastral do cliente;
  • Prever vendas;
  • Treinar novos funcionários;
  • Informar ao superior resultados de vendas;
  • Elaborar relatórios e estatísticas;
  • Expor produtos em locais definidos pela empresa;
  • Visitar área industrial da empresa;
  • Verificar opiniões do cliente;
  • Verificar prazo de entrega dos produtos;
  • Demonstrar habilidade de comunicação verbal;
  • Esclarecer dúvidas do pedido;
  • Priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
  • Fornecer amostras;
  • Trabalhar em equipe;
  • Auxiliar na escolha dos produtos;
  • Cumprir cotas de venda do produto;
  • Demonstrar criatividade;
  • Convocar clientes para assembléia extraordinária;
  • Enviar brindes ao cliente;
  • Requisitar troca de produtos;
  • Consultar publicações técnicas;
  • Participar de cursos de aperfeiçoamento;
  • Contornar situações adversas;
  • Comunicar as transações realizadas;
  • Controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
  • Trabalhar sob pressão;
  • Controlar vendas efetuadas;
  • Demonstrar capacidade de persuasão;
  • Analisar potencial de clientes;
  • Receber indicação de futuros clientes;
  • Participar de treinamento de técnica de venda;
  • Explicar formas de pagamento;
  • Tomar decisões;
  • Participar de palestras relacionadas a área;
  • Discriminar tipos de produtos;
  • Participar de lançamento de novos produtos;
  • Enviar mala direta aos clientes;
  • Demonstrar resiliência;
  • Classificar clientes por faturamento;
  • Demonstrar senso ético;
  • Demonstrar senso de organização;
  • Sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25

CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de assistente de vendas que pertence ao grupo dos especialistas em promoção de produtos e vendas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas