CBO 3541-20 - Especialistas em promoção de produtos e vendas - Salário 2020, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3541-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio em operações comerciais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-20 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-20
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
- Técnicos de nivel médio em operações comerciais.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
Descrição dos cargos da categoria Especialistas em promoção de produtos e vendas
Os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-20 planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.
Condições de trabalho
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.
Funções dos Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-20
Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:
Atividades dos cargos CBO 3541-20
Entre as principais atribuições dos Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-20 estão as de:
- explicar formas de pagamento;
- enviar mala direta aos clientes;
- participar de lançamento de novos produtos;
- preencher contrato;
- apresentar tabelas de preços;
- discriminar tipos de serviços;
- participar de feiras relacionadas a área;
- definir estratégia de marketing;
- participar de cursos de aperfeiçoamento;
- demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
- demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
- verificar prazo de entrega dos produtos;
- fazer itinerário de visitas;
- elaborar relatórios e estatísticas;
- demonstrar habilidade de comunicação verbal;
- contatar clientes;
- tomar decisões;
- comunicar as transações realizadas;
- demonstrar capacidade de liderança;
- checar irregularidades na entrega dos produtos;
- consultar publicações técnicas;
- esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
- sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
- tirar pedidos de produtos;
- convidar clientes para lançamento de produtos;
- estabelecer prazos de entrega dos produtos;
- cumprir cotas de venda do produto;
- transmitir pedido de venda ao escritório central;
- dar retorno das sugestões ao cliente;
- classificar clientes por faturamento;
- verificar opiniões do cliente;
- assessorar os vendedores na venda;
- receber indicação de futuros clientes;
- explicar objetivos da visita;
- esclarecer dúvidas do pedido;
- filtrar informações para melhorar serviços;
- requisitar material de consumo;
- prever vendas;
- expor produtos em locais definidos pela empresa;
- sugerir novos mercados consumidores;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar criatividade;
- requisitar material de divulgação;
- auxiliar na escolha dos produtos;
- renovar contratos;
- pesquisar ações dos concorrentes;
- obter informações de pré-venda;
- apresentar proposta ao cliente;
- definir participação no mercado;
- demonstrar capacidade de persuasão;
- entrevistar novos candidatos;
- enviar brindes ao cliente;
- divulgar ações promocionais aos funcionários;
- demonstrar senso de organização;
- alterar contratos de clientes;
- visitar cliente pós-venda;
- participar de reuniões;
- analisar potencial de clientes;
- visitar área industrial da empresa;
- definir autonomia para negociação;
- demonstrar capacidade de negociação;
- verificar ficha cadastral do cliente;
- controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
- comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
- participar de treinamento de técnica de venda;
- identificar necessidades do cliente;
- informar ao superior resultados de vendas;
- orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
- preparar cadastro de novos clientes;
- demonstrar senso ético;
- contornar situações adversas;
- priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
- encaminhar cliente para cadastro;
- esclarecer dúvidas do contrato;
- demonstrar confiança;
- atender solicitação de clientes;
- agendar horário;
- trabalhar sob pressão;
- calcular custo do produto;
- controlar vendas efetuadas;
- demonstrar flexibilidade;
- treinar novos funcionários;
- integrar novos funcionários;
- participar de palestras relacionadas a área;
- convidar clientes para visitar empresa;
- discutir estratégias com o superior;
- demonstrar características e benefícios do produto;
- encaminhar documentação do cliente;
- discriminar tipos de produtos;
- demonstrar resiliência;