CBO 3541-20 - Especialistas em promoção de produtos e vendas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3541-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-20 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-20
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
Funções
divulgar produtos e serviços, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, demonstrar competências pessoais, participar de eventos, concretizar vendas, planejar visitas e contatos, sugerir políticas de vendas, contatar Áreas internas da empresa.
Atividades
esclarecer dúvidas do contrato, assessorar os vendedores na venda, prever vendas, atender solicitação de clientes, preencher contrato, demonstrar capacidade de liderança, elaborar relatórios e estatísticas, participar de feiras relacionadas a área, encaminhar cliente para cadastro, discriminar tipos de produtos, discutir estratégias com o superior, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, auxiliar na escolha dos produtos, demonstrar habilidade de comunicação verbal, cumprir cotas de venda do produto, demonstrar características e benefícios do produto, alterar contratos de clientes, participar de lançamento de novos produtos, calcular custo do produto, apresentar proposta ao cliente, verificar opiniões do cliente, pesquisar ações dos concorrentes, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, convidar clientes para lançamento de produtos, requisitar material de divulgação, participar de treinamento de técnica de venda, enviar mala direta aos clientes, comunicar as transações realizadas, definir autonomia para negociação, demonstrar criatividade, identificar necessidades do cliente, sugerir novos mercados consumidores, dar retorno das sugestões ao cliente, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, tirar pedidos de produtos, analisar potencial de clientes, convidar clientes para visitar empresa, explicar formas de pagamento, preparar cadastro de novos clientes, definir participação no mercado, trabalhar em equipe, verificar ficha cadastral do cliente, treinar novos funcionários, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, classificar clientes por faturamento, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, visitar área industrial da empresa, definir estratégia de marketing, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, verificar prazo de entrega dos produtos, visitar cliente pós-venda, estabelecer prazos de entrega dos produtos, divulgar ações promocionais aos funcionários, esclarecer dúvidas do pedido, participar de palestras relacionadas a área, explicar objetivos da visita, participar de cursos de aperfeiçoamento, tomar decisões, integrar novos funcionários, agendar horário, demonstrar senso de organização, entrevistar novos candidatos, expor produtos em locais definidos pela empresa, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, demonstrar confiança, orientar cliente e revendedor na distribuição de display, participar de reuniões, contatar clientes, apresentar tabelas de preços, obter informações de pré-venda, discriminar tipos de serviços, trabalhar sob pressão, demonstrar resiliência, requisitar material de consumo, checar irregularidades na entrega dos produtos, demonstrar capacidade de persuasão, encaminhar documentação do cliente, controlar vendas efetuadas, renovar contratos, informar ao superior resultados de vendas, filtrar informações para melhorar serviços, demonstrar senso ético, demonstrar capacidade de negociação, contornar situações adversas, enviar brindes ao cliente, transmitir pedido de venda ao escritório central, consultar publicações técnicas, fazer itinerário de visitas, demonstrar flexibilidade, receber indicação de futuros clientes.