CBO 3541-20 - Agente de vendas de serviços - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Agente de vendas de serviços CBO 3541-20 promove a venda de prestação de serviços a empresas ou instituições, planejando estratégias, divulgando os serviços oferecidos e entrando em contato com potenciais clientes Concretiza vendas e realiza o acompanhamento da prestação de serviços, fornecendo informações e providenciando apoio técnico ao cliente.
Coleta sugestões para aprimorar o serviço e a política de vendas Segue procedimentos, políticas de venda e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Agente de vendas de serviços, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-20
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Agente de vendas de serviços
O Agente de vendas de serviços CBO 3541-20 promove a venda de prestação de serviços, tais como proteção contra roubos e incêndios, limpeza, portaria, entre outros Planeja sua atuação de acordo com o plano de vendas da empresa.
Pesquisa ações dos concorrentes, discute estratégias com o superior e analisa clientes potenciais.
Cadastra clientes Pode elaborar roteiro de visitas.
Apresenta e divulga os serviços oferecidos, utilizando técnicas mercadológicas Contata potenciais clientes, podendo enviar mala direta ou usar estratégias digitais (e-mail, redes sociais ou outras).
Identifica as necessidades de serviços das empresas, utilizando recursos e técnicas de vendas e de negociação.
Pode expor características e benefícios do serviço, informar seus dados técnicos, apresentar tabelas de preços e mostrar formas de pagamento Relaciona-se com os clientes seguindo procedimentos do tipo de canal de vendas.
Organiza e elabora documentos para o fechamento da venda, conforme procedimentos fiscais e da empresa.
Providencia atualização dos dados do cliente, prepara especificações dos serviços, elabora termos de crédito ou contrato e estabelece prazo para início da prestação de serviço Controla o processo de venda de serviços, acompanhando-o desde sua aprovação até a fase final, para evitar ou corrigir falhas eventuais Realiza o acompanhamento da prestação de serviços, recebendo reclamações, providenciando apoio técnico para solucionar problemas, fornecendo informações e sanando dúvidas dos clientes.
Atua de forma a manter os clientes que conquistou Aplica pesquisa de satisfação do cliente e usa outras técnicas para levantar sugestões para aprimorar o serviço e a política de vendas Elabora relatórios e estatísticas.
Consulta publicações técnicas Participa de feiras relacionadas à venda de serviços.
Entra em contato com áreas internas da empresa, requisitando material de divulgação, encaminhando documentação do cliente e checando irregularidades na prestação de serviços Utiliza sistemas informatizados para informar e controlar vendas e pós-venda.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-20 deve divulgar produtos e serviços, contatar Áreas internas da empresa, demonstrar competências pessoais, participar de eventos, sugerir políticas de vendas, planejar visitas e contatos, concretizar vendas, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-20
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Agente de vendas de serviços CBO 3541-20
Um Agente de vendas de serviços (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de gerenciar tempo, treinar novos funcionários, apresentar tabelas de preços, demonstrar criatividade, cumprir cotas de venda do produto, demonstrar características e benefícios do produto, controlar vendas efetuadas, demonstrar flexibilidade, enviar brindes ao cliente, dar retorno das sugestões ao cliente, participar de lançamento de novos produtos, requisitar material de divulgação, obter informações de pré-venda, filtrar informações para melhorar serviços, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, sugerir novos mercados consumidores, esclarecer dúvidas do pedido, verificar ficha cadastral do cliente, entrevistar novos candidatos, demonstrar senso de organização, trabalhar sob pressão, alterar contratos de clientes, orientar cliente e revendedor na distribuição de display, consultar publicações técnicas, preparar cadastro de novos clientes, calcular custo do produto, demonstrar senso ético, integrar novos funcionários, discriminar tipos de produtos, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, agendar horário, apresentar proposta ao cliente, verificar prazo de entrega dos produtos, classificar clientes por faturamento, discriminar tipos de serviços, pesquisar ações dos concorrentes, definir estratégia de marketing, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, participar de cursos de aperfeiçoamento, trabalhar em equipe, participar de palestras relacionadas a área, visitar cliente pós-venda, discutir estratégias com o superior, auxiliar na escolha dos produtos, tirar pedidos de produtos, informar ao superior resultados de vendas, demonstrar habilidade de comunicação verbal, participar de reuniões, preencher contrato, identificar necessidades do cliente, analisar potencial de clientes, encaminhar cliente para cadastro, demonstrar capacidade de persuasão, encaminhar documentação do cliente, assessorar os vendedores na venda, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, demonstrar resiliência, esclarecer dúvidas do contrato, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, comunicar as transações realizadas, verificar opiniões do cliente, estabelecer prazos de entrega dos produtos, convidar clientes para lançamento de produtos, explicar objetivos da visita, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, demonstrar confiança, demonstrar capacidade de liderança, convidar clientes para visitar empresa, participar de feiras relacionadas a área, contatar clientes, visitar área industrial da empresa, enviar mala direta aos clientes, contornar situações adversas, transmitir pedido de venda ao escritório central, definir participação no mercado, requisitar material de consumo, renovar contratos, elaborar relatórios e estatísticas, prever vendas, demonstrar capacidade de negociação, expor produtos em locais definidos pela empresa, participar de treinamento de técnica de venda, definir autonomia para negociação, tomar decisões, atender solicitação de clientes, fazer itinerário de visitas, checar irregularidades na entrega dos produtos, receber indicação de futuros clientes, divulgar ações promocionais aos funcionários, explicar formas de pagamento.