CBO 3541-30 - Especialistas em promoção de produtos e vendas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3541-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio em operações comerciais, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-30 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-30
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
- Técnicos de nivel médio em operações comerciais.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
Descrição dos cargos da categoria Especialistas em promoção de produtos e vendas
Os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-30 planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.
Condições de trabalho
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Funções dos Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-30
Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:
Atividades dos cargos CBO 3541-30
Entre as principais atribuições dos Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-30 estão as de:
- convidar clientes para lançamento de produtos;
- trabalhar sob pressão;
- demonstrar senso ético;
- demonstrar resiliência;
- discriminar tipos de produtos;
- prever vendas;
- dar retorno das sugestões ao cliente;
- participar de palestras relacionadas a área;
- calcular custo do produto;
- expor produtos em locais definidos pela empresa;
- filtrar informações para melhorar serviços;
- comunicar as transações realizadas;
- elaborar relatórios e estatísticas;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar habilidade de comunicação verbal;
- demonstrar capacidade de liderança;
- participar de treinamento de técnica de venda;
- demonstrar capacidade de persuasão;
- demonstrar características e benefícios do produto;
- identificar necessidades do cliente;
- requisitar material de divulgação;
- treinar novos funcionários;
- tomar decisões;
- sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
- participar de feiras relacionadas a área;
- demonstrar capacidade de negociação;
- fornecer amostras;
- cumprir cotas de venda do produto;
- comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
- encaminhar cliente para cadastro;
- discutir estratégias com o superior;
- participar de lançamento de novos produtos;
- priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
- integrar novos funcionários;
- esclarecer dúvidas do pedido;
- contornar situações adversas;
- definir estratégia de marketing;
- assessorar os vendedores na venda;
- informar ao superior resultados de vendas;
- esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
- visitar área industrial da empresa;
- auxiliar na escolha dos produtos;
- demonstrar senso de organização;
- controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
- estabelecer prazos de entrega dos produtos;
- demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
- consultar publicações técnicas;
- participar de cursos de aperfeiçoamento;
- controlar vendas efetuadas;
- requisitar material de consumo;
- verificar prazo de entrega dos produtos;
- atender solicitação de clientes;
- participar de reuniões;
- requisitar assistência técnica;
- receber indicação de futuros clientes;
- demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
- explicar formas de pagamento;
- pesquisar ações dos concorrentes;
- apresentar proposta ao cliente;
- demonstrar flexibilidade;
- demonstrar confiança;
- requisitar troca de produtos;
- verificar opiniões do cliente;