CBO 3541-30 - Promotor de vendas especializado

Entenda o que fazem os especialistas em promoção de produtos e vendas no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Promotor de vendas especializado e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Promotor de vendas especializado

O Promotor de Vendas Especializado promove venda de produtos especializados, propondo política de vendas, subsidiando revisão de plano de vendas, pesquisando compradores e revendedores potenciais e elaborando manuais técnicos para tais produtos. Divulga e demonstra produtos especializados de acordo com estratégias de marketing. Prepara documentação subsidiária para treinamento de vendedores dos pontos de venda. Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 3541-30

Conhecimento (4/8)
Habilidade (4/8)
Atitude (3/8)
Perfil Ocupacional (4/8)
Promove o processo de venda de produtos especializados - inclusive por comércio eletrônico (ou e-commerce) -, visando ao aumento de vendas e à fixação de marca.

Propõe política de vendas para produtos especializados, definindo estratégia de marketing e fazendo previsão de vendas.

Subsidia a revisão de plano de vendas, sugerindo melhorias no processo promocional e comercial e realizando sondagens de potencial de mercado.

Pesquisa compradores e revendedores potenciais, mapeando-os por georreferenciamento. Pode elaborar roteiro de visitas, utilizando banco de dados de compradores e revendedores.

Organiza documentação e elabora manuais técnicos - em meio impresso e digital - para a promoção de vendas junto a revendedores e grandes compradores, conforme procedimentos de marketing e vendas.

Divulga e demonstra produtos especializados, de acordo com estratégias de marketing e especificidades de cada linha desses produtos.

Presta assistência a revendedores e a grandes compradores, instruindo-os sobre o manuseio ou a aplicação dos produtos. Soluciona problemas para usos especiais, por meio de consulta ao setor especializado de projeto ou de fabricação.

Recebe, registra e encaminha solicitações de customização de produtos para grandes compradores.

Prepara documentação subsidiária para treinamento de vendedores dos pontos de venda, em meio impresso e digital. Pode treinar novos funcionários.

Elabora relatórios e estatísticas. Comunica a sua chefia os resultados de vendas.

Consulta publicações técnicas, participa de palestras e de feiras relacionadas à área.

Participa de lançamento de novos produtos.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE - SISTEMA DE INFORMAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ESPECIALIZADOS 4 4 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (GIS) 4 4 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 4 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO VISUAL 4 4 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS 4 4 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - COMUNICAÇÃO TÉCNICA PARA A EQUIPE DE REVENDEDORES 4 5 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 5 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 5 5 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS ESPANHOL INSTRUMENTAL 3 5 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 3 5 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - REDAÇÃO TÉCNICA 3 3 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO DE EMPRESA PLANO DE NEGÓCIOS 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - PROGRAMAÇÃO DE TREINAMENTOS DE APERFEIÇOAMENTO E ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE GARANTIA DE QUALIDADE 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SAÚDE OCUPACIONAL 2 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO COMÉRCIO ELETRÔNICO (E-COMMERCE) 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (CRM) 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO CÁLCULO DE MARGEM DE LUCRO 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 5 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO ORÇAMENTO 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PÓS-VENDA 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PROCESSO DE VENDA 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - CUSTOMIZAÇÃO DE PRODUTOS 4 5 5
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES DE VENDAS 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ESTRATÉGIAS DE VENDAS DE PRODUTOS ESPECIALIZADOS 5 5 5
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PLANOS DE VENDAS 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PONTOS DE VENDAS 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMPRAS COTAÇÃO 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO CONTROLE E ARMAZENAGEM CONTROLE DE ESTOQUES 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING FORTALECIMENTO DE MARCA 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING MARKETING INTERNACIONAL 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PERFIL DE CLIENTES 5 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PESQUISA MERCADOLÓGICA 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING OUTROS CONHECIMENTOS DE MARKETING (ESPECIFICAR:...) - ESTRATÉGIAS DE MARKETING 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL NORMAS TÉCNICAS NA ÁREA COMERCIAL 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS MATEMÁTICA FINANCEIRA 3 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 3 2
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 3 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ASSESSORAMENTO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - TRABALHO SOB PRESSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO 4

Condições de Trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Demonstrar competências pessoais;
  • Planejar visitas e contatos;
  • Participar de eventos;
  • Concretizar vendas;
  • Divulgar produtos e serviços;
  • Acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • Sugerir políticas de vendas;
  • Contatar Áreas internas da empresa;
  • Expor produtos em locais definidos pela empresa;
  • Requisitar assistência técnica;
  • Treinar novos funcionários;
  • Explicar formas de pagamento;
  • Requisitar troca de produtos;
  • Demonstrar características e benefícios do produto;
  • Atender solicitação de clientes;
  • Apresentar proposta ao cliente;
  • Tomar decisões;
  • Filtrar informações para melhorar serviços;
  • Comunicar as transações realizadas;
  • Convidar clientes para lançamento de produtos;
  • Demonstrar capacidade de negociação;
  • Assessorar os vendedores na venda;
  • Demonstrar resiliência;
  • Controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
  • Elaborar relatórios e estatísticas;
  • Esclarecer dúvidas do pedido;
  • Comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
  • Informar ao superior resultados de vendas;
  • Demonstrar capacidade de liderança;
  • Demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir;
  • Consultar publicações técnicas;
  • Participar de palestras relacionadas a área;
  • Priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
  • Dar retorno das sugestões ao cliente;
  • Demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
  • Participar de reuniões;
  • Demonstrar senso de organização;
  • Identificar necessidades do cliente;
  • Fornecer amostras;
  • Participar de cursos de aperfeiçoamento;
  • Auxiliar na escolha dos produtos;
  • Receber indicação de futuros clientes;
  • Encaminhar cliente para cadastro;
  • Verificar opiniões do cliente;
  • Trabalhar em equipe;
  • Integrar novos funcionários;
  • Prever vendas;
  • Participar de feiras relacionadas a área;
  • Participar de lançamento de novos produtos;
  • Contornar situações adversas;
  • Controlar vendas efetuadas;
  • Discutir estratégias com o superior;
  • Estabelecer prazos de entrega dos produtos;
  • Verificar prazo de entrega dos produtos;
  • Demonstrar habilidade de comunicação verbal;
  • Cumprir cotas de venda do produto;
  • Requisitar material de divulgação;
  • Participar de treinamento de técnica de venda;
  • Discriminar tipos de produtos;
  • Sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
  • Demonstrar capacidade de persuasão;
  • Definir estratégia de marketing;
  • Trabalhar sob pressão;
  • Esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
  • Demonstrar senso ético;
  • Demonstrar confiança;
  • Visitar área industrial da empresa;
  • Demonstrar flexibilidade;
  • Demonstrar criatividade;
  • Calcular custo do produto;
  • Requisitar material de consumo;
  • Pesquisar ações dos concorrentes;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-30

CBO 3541-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de promotor de vendas especializado que pertence ao grupo dos especialistas em promoção de produtos e vendas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas