CBO 3542-05 - Comprador

Entenda o que fazem os compradores no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Comprador e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Comprador

O Comprador de Fumo executa o processo de aquisição de materiais e serviços. Ao receber requisição de compras, examina especificações e quantidades solicitadas de materiais ou serviços. Consulta a disponibilidade de materiais em estoques. Verifica a existência de verba para aquisição. Realiza ou providencia a realização de processo de cotação ou processo licitatório, para definição de fornecedor, preço e prazo de entrega. Concretiza a compra de materiais ou serviços e acompanha o fluxo de entrega. Desenvolve fornecedores. Cumpre a legislação e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 3542-05

Conhecimento (4/8)
Habilidade (4/8)
Atitude (3/8)
Perfil Ocupacional (4/8)
Ao receber requisições de compras, verifica as especificações dos materiais ou dos serviços. Pode agrupar os itens requeridos por lotes (famílias ou ramos).

Verifica quantidade de materiais solicitados, informando-se sobre a disponibilidade em estoques. Consulta a existência de verba disponível para a aquisição de materiais ou serviços.

Realiza a compra por processo de cotação ou por processo licitatório, levando em conta - para optar por um deles - o valor estimado da aquisição e a natureza da empresa ou instituição (pública ou privada).

Executa processo de cotação, determinando - aos fornecedores interessados - a data para apresentação de propostas. Monta e analisa planilha de cotações. Pode negociar, com fornecedores, preços, prazos de entrega e condições de pagamentos.

Realiza ou providencia a realização de processo licitatório, estabelecendo em edital qual será a modalidade e os requisitos para que os interessados possam inscrever-se. Ao final, solicita, à área jurídica, a elaboração e a celebração de contrato com o fornecedor.

Concretiza a compra de materiais ou serviços, após autorização.

Acompanha o fluxo de entrega, conferindo se ocorre dentro das condições estabelecidas. Pode identificar defeitos ou problemas, rejeitando e devolvendo materiais. Pode negociar substituição ou reparação dos prejuízos decorrentes da devolução dos materiais.

Desenvolve fornecedores de materiais e serviços, entrevistando, pesquisando referências, requisitando amostras ou catálogos de materiais ou serviços e agendando visita técnica ao fornecedor. Pode participar da homologação de fornecedores.

Cadastra e atualiza constantemente dados e informações de fornecedores.

Prepara relatórios de visitas a fornecedores, de não conformidade de materiais e de variação de preços.

Redige comunicado aos setores sobre compras efetuadas e elabora correspondências.

Organiza e arquiva documentos dos processos de compras.

Pode utilizar sistemas, aplicativos e plataformas, além do sistema informatizado de controle de compras. Entre outros, pode utilizar o Sistema Integrado de Gestão Empresarial (Enterprise Resource Planning – ERP) - para obter informações de estoque e de existência de verba disponível -, a plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) - para inserir e consultar dados e informações cadastrais de fornecedores - e o Marketplace virtual - para verificar preços e prazo de entrega de diferentes fornecedores -.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SISTEMAS INFORMATIZADOS DA ÁREA COMERCIAL 4 4 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 5 4
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 4 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 5 5 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 3 3 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LOGÍSTICA PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS (MRP - PNR) 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LOGÍSTICA SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO EMPRESARIAL (ERP) 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS ROTINAS DE SUPRIMENTO 5 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS CUSTO 5 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS FINANCEIRAS 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS TRIBUTÁRIAS 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE CONTROLE DA QUALIDADE 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO COMÉRCIO ELETRÔNICO (E-COMMERCE) 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (CRM) 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO ORÇAMENTO 5 5 5
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMPRAS COTAÇÃO 5 5 5
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMPRAS ELABORAÇÃO DE EDITAL 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMPRAS HABILITAÇÃO DE FORNECEDORES 4 4 5
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMPRAS ROTINAS DE PROCESSO DE COMPRA (EXCETO POR LICITAÇÃO) 5 5 5
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMPRAS ROTINAS DE PROCESSOS LICITATÓRIOS 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMPRAS TIPOS DE PROCESSOS LICITATÓRIOS 5 5 5
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMPRAS OUTROS CONHECIMENTOS DE COMPRAS (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS E METODOLOGIAS PARA DEFINIÇÃO DE PARCEIROS ESTRATÉGICOS 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO CONTROLE E ARMAZENAGEM APROVISIONAMENTO 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO CONTROLE E ARMAZENAGEM CONTROLE DE ESTOQUES 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO CÂMBIO 3 3 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO CONTRATOS INTERNACIONAIS DE COMPRA E VENDA DE MERCADORIAS 3 3 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LEGISLAÇÃO BÁSICA SOBRE COMÉRCIO EXTERIOR 2 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS NA IMPORTAÇÃO 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO TRANSPORTE INTERNACIONAL E SEGURO 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO TRATAMENTO TRIBUTÁRIO 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL NORMAS TÉCNICAS NA ÁREA COMERCIAL 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL (ESPECIFICAR:...) - NORMAS REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO PLANEJAMENTO DE OPERAÇÕES COMERCIAIS LOGÍSTICA 4 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO PLANEJAMENTO DE OPERAÇÕES COMERCIAIS TRANSPORTES E SEGURO 4 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO TECNOLOGIA NA ÁREA COMERCIAL TECNOLOGIA NA ÁREA COMERCIAL 3 3 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA COMERCIAL INOVAÇÃO NA ÁREA COMERCIAL 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA COMERCIAL TENDÊNCIAS DA ÁREA COMERCIAL 2 2 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - TRABALHO SOB PRESSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO 4

Condições de Trabalho

Compradores trabalham na agroindústria, no comércio atacadista e varejista, nas indústrias e no setor de serviços. São assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, sob supervisão, em ambientes fechados, no período diurno. É comum passarem muito tempo sentados, em posições desconfortáveis, ao telefone e sujeitos a pressões que podem causar estresse.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer ensino médio até ensino superior incompleto, dependendo da natureza dos produtos comprados. O pleno desempenho das atividades ocorre após três a quatro anos (comprador) e mais cinco anos (supervisor de venda) de experiência na área.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Comunicar-se;
  • Concretizar a compra de materiais ou serviços;
  • Receber requisições de compras de materiais ou serviços;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Supervisionar equipe e processos de compra;
  • Acompanhar fluxo de entregas - follow up;
  • Executar processo de cotação;
  • Desenvolver fornecedores de materiais e serviços;
  • Checar a entrega de materiais ou serviços;
  • Verificar o prazo de entrega dos materiais ou serviços;
  • Preparar relatórios de não conformidade de materiais;
  • Demonstrar pró-atividade;
  • Identificar itens de maior consumo;
  • Comunicar aos setores sobre compras efetuadas;
  • Demonstrar habilidade em cálculos financeiros;
  • Providenciar a reposição de materiais ou serviços em garantia;
  • Obter informações sobre local de entrega;
  • Verificar estoques;
  • Negociar reparação dos prejuízos decorrentes de materiais rejeitados;
  • Estipular termos do contrato de compras;
  • Redigir comunicados e correspondências;
  • Demonstrar objetividade;
  • Revisar pedidos em aberto;
  • Verificar quantidades de materiais ou serviços solicitados;
  • Cadastrar fornecedores;
  • Interpretar textos;
  • Lidar com pressões internas e externas;
  • Organizar processos de concorrência;
  • Determinar data para apresentação de cotações;
  • Solicitar cotações;
  • Trabalhar com ética;
  • Atualizar o cadastro de fornecedores;
  • Agrupar requisições por ramo ou segmento de materiais ou serviços;
  • Negociar com fornecedores preços, prazos e condições de pagamentos;
  • Abrir concorrências;
  • Identificar famílias - ramos de materiais ou serviços;
  • Sugerir ao solicitante opções de materiais ou serviços;
  • Manter-se versátil e dinâmico;
  • Cumprir normas de segurança, saúde e meio ambiente;
  • Firmar contrato de compra de materiais ou serviços;
  • Selecionar fornecedores;
  • Avaliar o desempenho de fornecedores;
  • Agendar visita técnica ao fornecedor;
  • Requisitar amostras ou catálogos de materiais ou serviços;
  • Escolher as melhores condições comerciais;
  • Participar da homologação de fornecedores, materiais e serviços;
  • Montar planilhas de cotações;
  • Propor o desenvolvimento de materiais novos ou alternativos;
  • Preparar relatórios de variação de preços;
  • Entrevistar fornecedores;
  • Agir com equilíbrio emocional;
  • Devolver materiais rejeitados;
  • Confirmar pedido de compra;
  • Demonstrar desenvoltura para comunicar-se;
  • Cobrar a entrega de materiais ou serviços;
  • Demonstrar senso de observação - ser observador;
  • Verificar especificações dos materiais ou serviços;
  • Acompanhar a nova entrega de materiais;
  • Definir o fornecedor;
  • Demonstrar iniciativa;
  • Avisar usuários e fornecedores sobre materiais rejeitados;
  • Visitar feiras e exposições;
  • Emitir pedido de compra;
  • Analisar cotações;
  • Verificar a existência de verbas;
  • Preparar relatórios de visitas a fornecedores;
  • Registrar requisições;
  • Pesquisar referências dos fornecedores;
  • Atualizar-se com o mercado e com mudanças tecnológicas;
  • Encaminhar materiais ou serviços para testes;
  • Arquivar processos de compras;
  • Enviar pedido de compra ou contrato para aprovação;
  • Consultar fontes de informações sobre fornecedores;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 3542-05

CBO 3542-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de comprador que pertence ao grupo dos compradores, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Compradores

CBOs Relacionados