CBO 3541-35 - Especialistas em promoção de produtos e vendas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3541-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio em operações comerciais, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-35 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-35
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
- Técnicos de nivel médio em operações comerciais.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
Descrição dos cargos da categoria Especialistas em promoção de produtos e vendas
Os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-35 planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.
Condições de trabalho
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Funções dos Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-35
Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:
Atividades dos cargos CBO 3541-35
Entre as principais atribuições dos Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-35 estão as de:
- fazer itinerário de visitas;
- prever vendas;
- calcular custo do produto;
- discutir estratégias com o superior;
- requisitar material de consumo;
- analisar potencial de clientes;
- controlar vendas efetuadas;
- sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
- requisitar assistência técnica;
- demonstrar capacidade de persuasão;
- enviar mala direta aos clientes;
- discriminar tipos de produtos;
- comunicar as transações realizadas;
- demonstrar habilidade de comunicação verbal;
- tirar pedidos de produtos;
- demonstrar confiança;
- coordenar assessoria técnica ao cliente;
- explicar objetivos da visita;
- auxiliar na escolha dos produtos;
- cumprir cotas de venda do produto;
- apresentar proposta ao cliente;
- participar de reuniões;
- esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
- participar de treinamento de técnica de venda;
- transmitir pedido de venda ao escritório central;
- esclarecer dúvidas do pedido;
- definir participação no mercado;
- explicar formas de pagamento;
- definir estratégia de marketing;
- demonstrar resiliência;
- contatar clientes;
- comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
- sugerir novos mercados consumidores;
- receber indicação de futuros clientes;
- demonstrar capacidade de negociação;
- participar de cursos de aperfeiçoamento;
- elaborar relatórios e estatísticas;
- demonstrar flexibilidade;
- encaminhar cliente para cadastro;
- estabelecer prazos de entrega dos produtos;
- priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
- identificar necessidades do cliente;
- integrar novos funcionários;
- consultar publicações técnicas;
- requisitar material de divulgação;
- verificar ficha cadastral do cliente;
- classificar clientes por faturamento;
- tomar decisões;
- preparar cadastro de novos clientes;
- verificar prazo de entrega dos produtos;
- definir autonomia para negociação;
- convidar clientes para visitar empresa;
- atender solicitação de clientes;
- trabalhar em equipe;
- participar de palestras relacionadas a área;
- checar irregularidades na entrega dos produtos;
- demonstrar capacidade de liderança;
- visitar área industrial da empresa;
- demonstrar senso ético;
- dar retorno das sugestões ao cliente;
- filtrar informações para melhorar serviços;
- verificar opiniões do cliente;
- informar ao superior resultados de vendas;
- contornar situações adversas;
- demonstrar criatividade;
- visitar cliente pós-venda;
- demonstrar senso de organização;
- verificar clientes inadimplentes;
- fornecer amostras;
- demonstrar características e benefícios do produto;
- demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
- demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
- encaminhar documentação do cliente;
- trabalhar sob pressão;
- agendar horário;
- pesquisar ações dos concorrentes;