CBO 3541-35 - Técnico de vendas

Entenda o que fazem os especialistas em promoção de produtos e vendas no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Técnico de vendas e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Técnico de vendas

Prepara, promove e concretiza a venda de produtos e serviços. Realiza a preparação, avaliando o comportamento do mercado consumidor, estudando os produtos e serviços da empresa, caracterizando os clientes potenciais, preparando os ambientes de venda e auxiliando no desenvolvimento do plano de vendas. Promove a venda de produtos e serviços, realizando prospecção de novos clientes e divulgando produtos e serviços presencialmente e por meio digital. Concretiza a venda, podendo negociar contratos e ajudar na obtenção de crédito. Realiza atendimento pós-venda. Segue procedimentos e políticas de venda, além de normas de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (4/8)
Habilidade (4/8)
Atitude (3/8)
Perfil Ocupacional (4/8)
Avalia o comportamento do mercado consumidor, participando do desenvolvimento de estudos mercadológicos.

Estuda os produtos e os serviços da empresa, podendo contribuir no desenvolvimento de inovações para atender às expectativas do mercado consumidor. Pesquisa as ações dos concorrentes.

Caracteriza os clientes potenciais, analisando suas demandas e necessidades.

Prepara os ambientes de venda que poderão ser usados para dispor produtos ou serviços ao mercado consumidor.

Auxilia no desenvolvimento do plano de vendas, estabelecendo participação esperada no mercado, avaliando estratégia de marketing e analisando vantagens competitivas do comércio eletrônico (e-commerce).

Organiza os arquivos dos clientes já atendidos e realiza prospecção de novos clientes.

Apresenta e divulga produtos e serviços, presencialmente e por meio digital. Realiza visitas e estabelece contatos em áreas internas de empresas, utilizando banco de dados com informações de clientes e seguindo princípios de roteirização logística.

Relaciona-se com os clientes, seguindo procedimentos do tipo de canal de vendas.

Concretiza a venda, apresentando proposta ao cliente, calculando custo do produto e estabelecendo prazos de entrega dos produtos. Pode negociar contratos e ajudar na obtenção de crédito.

Organiza e elabora documentos para o fechamento da venda, conforme procedimentos fiscais e da empresa.

Realiza atendimento pós-venda, coordenando assessoria técnica ao cliente, esclarecendo dúvidas, verificando opiniões do cliente e colhendo sugestões para aprimorar o produto e a política de vendas. Atua no sentido de fidelizar o cliente.

Elabora relatórios e estatísticas.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO DESENHO TÉCNICO GERAL 2 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 4 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO REDES SOCIAIS 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 5 5 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 4 4 4
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PROCESSO DECISÓRIO 4 5 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LOGÍSTICA LOGÍSTICA 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LOGÍSTICA SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO EMPRESARIAL (ERP) 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO DE EMPRESA PLANO DE NEGÓCIOS 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS CUSTO 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE GARANTIA DE QUALIDADE 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SAÚDE OCUPACIONAL 2 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE OUTROS CONHECIMENTOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE (ESPECIFICAR:...) - PREPARAÇÃO DE AMBIENTES DE VENDAS 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO COMÉRCIO ELETRÔNICO (E-COMMERCE) 3 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (CRM) 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO OUTROS CONHECIMENTOS DE AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO (ESPECIFICAR:...) - VENDAS COM APLICATIVOS DE TELEFONIA CELULAR E OUTROS MEIOS DIGITAIS 3 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO ASSISTÊNCIA TÉCNICA 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO CÁLCULO DE MARGEM DE LUCRO 4 5 5
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 5 5 5
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO ORÇAMENTO 5 5 5
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PÓS-VENDA 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PROCESSO DE VENDA 5 5 5
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - CANAIS DE VENDAS 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - FORMAÇÃO DE PREÇOS 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE PROCEDIMENTOS FISCAIS 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PLANO DE VENDAS 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE VENDAS E DE NEGOCIAÇÃO 5 5 5
PROCESSOS DE COMÉRCIO CONTROLE E ARMAZENAGEM CONTROLE DE ESTOQUES 3 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING FORTALECIMENTO DE MARCA 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PERFIL DE CLIENTES 3 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PESQUISA MERCADOLÓGICA 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL NORMAS TÉCNICAS NA ÁREA COMERCIAL 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA COMERCIAL TENDÊNCIAS DA ÁREA COMERCIAL 3 3 3
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS ROBOTIZAÇÃO NA ÁREA DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS ROTEIRIZAÇÃO LOGÍSTICA 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS CRÉDITO E COBRANÇA 4 5 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS TIPOS DE CRÉDITO 4 5 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS CONTRATOS DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 4 4 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS MATEMÁTICA FINANCEIRA 4 4 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ASSESSORAMENTO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - TRABALHO SOB PRESSÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 3

Condições de Trabalho

Trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • demonstrar competências pessoais;
  • sugerir políticas de vendas;
  • participar de eventos;
  • divulgar produtos e serviços;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • planejar visitas e contatos;
  • concretizar vendas;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • contatar clientes;
  • comunicar as transações realizadas;
  • dar retorno das sugestões ao cliente;
  • demonstrar criatividade;
  • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
  • receber indicação de futuros clientes;
  • encaminhar cliente para cadastro;
  • explicar objetivos da visita;
  • explicar formas de pagamento;
  • requisitar material de divulgação;
  • fornecer amostras;
  • controlar vendas efetuadas;
  • agendar horário;
  • requisitar material de consumo;
  • contornar situações adversas;
  • transmitir pedido de venda ao escritório central;
  • convidar clientes para visitar empresa;
  • esclarecer dúvidas do pedido;
  • trabalhar em equipe;
  • pesquisar ações dos concorrentes;
  • requisitar assistência técnica;
  • discriminar tipos de produtos;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • checar irregularidades na entrega dos produtos;
  • integrar novos funcionários;
  • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
  • identificar necessidades do cliente;
  • visitar cliente pós-venda;
  • demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir;
  • apresentar proposta ao cliente;
  • demonstrar confiança;
  • verificar clientes inadimplentes;
  • enviar mala direta aos clientes;
  • analisar potencial de clientes;
  • filtrar informações para melhorar serviços;
  • participar de treinamento de técnica de venda;
  • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
  • definir autonomia para negociação;
  • elaborar relatórios e estatísticas;
  • prever vendas;
  • demonstrar resiliência;
  • visitar área industrial da empresa;
  • verificar prazo de entrega dos produtos;
  • participar de cursos de aperfeiçoamento;
  • fazer itinerário de visitas;
  • participar de reuniões;
  • verificar ficha cadastral do cliente;
  • participar de palestras relacionadas a área;
  • demonstrar características e benefícios do produto;
  • demonstrar senso de organização;
  • atender solicitação de clientes;
  • definir estratégia de marketing;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • verificar opiniões do cliente;
  • trabalhar sob pressão;
  • demonstrar senso ético;
  • informar ao superior resultados de vendas;
  • demonstrar flexibilidade;
  • preparar cadastro de novos clientes;
  • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
  • sugerir novos mercados consumidores;
  • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
  • tirar pedidos de produtos;
  • encaminhar documentação do cliente;
  • discutir estratégias com o superior;
  • calcular custo do produto;
  • consultar publicações técnicas;
  • definir participação no mercado;
  • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
  • coordenar assessoria técnica ao cliente;
  • auxiliar na escolha dos produtos;
  • tomar decisões;
  • classificar clientes por faturamento;
  • cumprir cotas de venda do produto;
  • demonstrar habilidade de comunicação verbal;

Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-35

CBO 3541-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnico de vendas que pertence ao grupo dos especialistas em promoção de produtos e vendas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas