CBO 3541-35 - Técnico de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas

O profissional no cargo de Técnico de vendas CBO 3541-35 prepara, promove e concretiza a venda de produtos e serviços Realiza a preparação, avaliando o comportamento do mercado consumidor, estudando os produtos e serviços da empresa, caracterizando os clientes potenciais, preparando os ambientes de venda e auxiliando no desenvolvimento do plano de vendas.

Promove a venda de produtos e serviços, realizando prospecção de novos clientes e divulgando produtos e serviços presencialmente e por meio digital Concretiza a venda, podendo negociar contratos e ajudar na obtenção de crédito Realiza atendimento pós-venda.

Segue procedimentos e políticas de venda, além de normas de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3541-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Técnico de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-35 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-35

  • Técnicos de nível médio.
    • Especialistas em promoção de produtos e vendas.
      • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.

O que faz um Técnico de vendas

O Técnico de vendas CBO 3541-35 avalia o comportamento do mercado consumidor, participando do desenvolvimento de estudos mercadológicos Estuda os produtos e os serviços da empresa, podendo contribuir no desenvolvimento de inovações para atender às expectativas do mercado consumidor.

Pesquisa as ações dos concorrentes.

Caracteriza os clientes potenciais, analisando suas demandas e necessidades Prepara os ambientes de venda que poderão ser usados para dispor produtos ou serviços ao mercado consumidor.

Auxilia no desenvolvimento do plano de vendas, estabelecendo participação esperada no mercado, avaliando estratégia de marketing e analisando vantagens competitivas do comércio eletrônico (e-commerce) Organiza os arquivos dos clientes já atendidos e realiza prospecção de novos clientes.

Apresenta e divulga produtos e serviços, presencialmente e por meio digital.

Realiza visitas e estabelece contatos em áreas internas de empresas, utilizando banco de dados com informações de clientes e seguindo princípios de roteirização logística Relaciona-se com os clientes, seguindo procedimentos do tipo de canal de vendas.

Concretiza a venda, apresentando proposta ao cliente, calculando custo do produto e estabelecendo prazos de entrega dos produtos.

Pode negociar contratos e ajudar na obtenção de crédito Organiza e elabora documentos para o fechamento da venda, conforme procedimentos fiscais e da empresa Realiza atendimento pós-venda, coordenando assessoria técnica ao cliente, esclarecendo dúvidas, verificando opiniões do cliente e colhendo sugestões para aprimorar o produto e a política de vendas.

Atua no sentido de fidelizar o cliente Elabora relatórios e estatísticas .

Funções do cargo

O funcionário CBO 3541-35 deve sugerir políticas de vendas, divulgar produtos e serviços, planejar visitas e contatos, contatar Áreas internas da empresa, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, concretizar vendas, participar de eventos, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-35

Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.

Atividades exercidas por um Técnico de vendas CBO 3541-35

Um Técnico de vendas (ou sinônimo) deve demonstrar habilidade de comunicação verbal, demonstrar criatividade, explicar formas de pagamento, visitar cliente pós-venda, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, identificar necessidades do cliente, demonstrar flexibilidade, informar ao superior resultados de vendas, cumprir cotas de venda do produto, atender solicitação de clientes, trabalhar sob pressão, analisar potencial de clientes, encaminhar cliente para cadastro, checar irregularidades na entrega dos produtos, demonstrar capacidade de persuasão, participar de treinamento de técnica de venda, coordenar assessoria técnica ao cliente, requisitar material de divulgação, fornecer amostras, demonstrar senso ético, preparar cadastro de novos clientes, definir autonomia para negociação, consultar publicações técnicas, auxiliar na escolha dos produtos, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, contornar situações adversas, demonstrar capacidade de negociação, dar retorno das sugestões ao cliente, prever vendas, tomar decisões, definir estratégia de marketing, filtrar informações para melhorar serviços, discriminar tipos de produtos, tirar pedidos de produtos, requisitar assistência técnica, verificar ficha cadastral do cliente, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, enviar mala direta aos clientes, comunicar as transações realizadas, classificar clientes por faturamento, sugerir novos mercados consumidores, participar de cursos de aperfeiçoamento, apresentar proposta ao cliente, integrar novos funcionários, explicar objetivos da visita, verificar clientes inadimplentes, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, demonstrar resiliência, participar de palestras relacionadas a área, esclarecer dúvidas do pedido, calcular custo do produto, transmitir pedido de venda ao escritório central, fazer itinerário de visitas, demonstrar características e benefícios do produto, contatar clientes, elaborar relatórios e estatísticas, requisitar material de consumo, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, agendar horário, definir participação no mercado, participar de reuniões, demonstrar capacidade de liderança, discutir estratégias com o superior, controlar vendas efetuadas, verificar prazo de entrega dos produtos, encaminhar documentação do cliente, pesquisar ações dos concorrentes, trabalhar em equipe, estabelecer prazos de entrega dos produtos, demonstrar confiança, verificar opiniões do cliente, visitar área industrial da empresa, demonstrar senso de organização, convidar clientes para visitar empresa, receber indicação de futuros clientes.

Cargos e salários CBO 3541-35 - Especialistas em promoção de produtos e vendas

Salário Técnico de Vendas

Técnico de Vendas: Brasil

  • 28.988
  • Brasil
  • 3.632 - 9.298
  • 42h
O profissional no cargo de Técnico de Vendas CBO 3541-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.632 e 9.298 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 28.988 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-35.
Salário Representante Técnico de Vendas

Representante Técnico de Vendas: Brasil

  • 28.988
  • Brasil
  • 3.632 - 9.298
  • 42h
O profissional no cargo de Representante Técnico de Vendas CBO 3541-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.632 e 9.298 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 28.988 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-35.
Salário Técnico de Vendas São Bernardo do Campo

Técnico de Vendas: São Bernardo do Campo, SP

  • 209
  • São Bernardo do Campo, SP
  • 4.271 - 9.200
  • 42h
O profissional no cargo de Técnico de Vendas CBO 3541-35 trabalhando em São Bernardo do Campo - SP, ganha entre 4.271 e 9.200 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 209 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-35.
Salário Técnico de Vendas Aracaju

Técnico de Vendas: Aracaju, SE

  • 36
  • Aracaju, SE
  • 2.003 - 3.733
  • 41h
O profissional no cargo de Técnico de Vendas CBO 3541-35 trabalhando em Aracaju - SE, ganha entre 2.003 e 3.733 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 36 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-35.
Salário Técnico de Vendas Salvador

Técnico de Vendas: Salvador, BA

  • 273
  • Salvador, BA
  • 2.408 - 5.061
  • 43h
O profissional no cargo de Técnico de Vendas CBO 3541-35 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 2.408 e 5.061 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 273 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-35.
Salário Técnico de Vendas

Técnico de Vendas: Minas Gerais

  • 2.521
  • Minas Gerais
  • 3.051 - 6.934
  • 43h
O profissional no cargo de Técnico de Vendas CBO 3541-35 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 3.051 e 6.934 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.521 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-35.
Salário Técnico de Vendas São Paulo

Técnico de Vendas: São Paulo, SP

  • 5.046
  • São Paulo, SP
  • 4.590 - 11.269
  • 42h
O profissional no cargo de Técnico de Vendas CBO 3541-35 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 4.590 e 11.269 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 5.046 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-35.
Salário Técnico de Vendas

Técnico de Vendas: Paraná

  • 2.621
  • Paraná
  • 3.604 - 8.462
  • 43h
O profissional no cargo de Técnico de Vendas CBO 3541-35 trabalhando em Paraná, ganha entre 3.604 e 8.462 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.621 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-35.
Salário Técnico de Vendas

Técnico de Vendas: Bahia

  • 1.000
  • Bahia
  • 2.248 - 4.632
  • 43h
O profissional no cargo de Técnico de Vendas CBO 3541-35 trabalhando em Bahia, ganha entre 2.248 e 4.632 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.000 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-35.
Salário Técnico de Vendas

Técnico de Vendas: Ceará

  • 459
  • Ceará
  • 5.020 - 14.240
  • 42h
O profissional no cargo de Técnico de Vendas CBO 3541-35 trabalhando em Ceará, ganha entre 5.020 e 14.240 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 459 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-35.
Salário Técnico de Vendas Uberlândia

Técnico de Vendas: Uberlândia, MG

  • 258
  • Uberlândia, MG
  • 3.322 - 7.553
  • 42h
O profissional no cargo de Técnico de Vendas CBO 3541-35 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 3.322 e 7.553 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 258 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-35.
Salário Técnico de Vendas

Técnico de Vendas: Rio de Janeiro

  • 1.413
  • Rio de Janeiro
  • 2.833 - 6.593
  • 42h
O profissional no cargo de Técnico de Vendas CBO 3541-35 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.833 e 6.593 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.413 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-35.
Salário Técnico de Vendas Joinville

Técnico de Vendas: Joinville, SC

  • 169
  • Joinville, SC
  • 2.849 - 5.478
  • 43h
O profissional no cargo de Técnico de Vendas CBO 3541-35 trabalhando em Joinville - SC, ganha entre 2.849 e 5.478 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 169 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-35.
Salário Técnico de Vendas

Técnico de Vendas: Rio Grande do Sul

  • 1.615
  • Rio Grande do Sul
  • 3.360 - 7.592
  • 43h
O profissional no cargo de Técnico de Vendas CBO 3541-35 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 3.360 e 7.592 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.615 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-35.
Salário Técnico de Vendas Fortaleza

Técnico de Vendas: Fortaleza, CE

  • 225
  • Fortaleza, CE
  • 2.344 - 4.819
  • 43h
O profissional no cargo de Técnico de Vendas CBO 3541-35 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 2.344 e 4.819 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 225 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-35.
Salário Técnico de Vendas

Técnico de Vendas: São Paulo

  • 10.632
  • São Paulo
  • 4.377 - 10.404
  • 43h
O profissional no cargo de Técnico de Vendas CBO 3541-35 trabalhando em São Paulo, ganha entre 4.377 e 10.404 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 10.632 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-35.
Salário Técnico de Vendas

Técnico de Vendas: Goiás

  • 830
  • Goiás
  • 3.268 - 7.139
  • 42h
O profissional no cargo de Técnico de Vendas CBO 3541-35 trabalhando em Goiás, ganha entre 3.268 e 7.139 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 830 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-35.
Salário Técnico de Vendas Indaiatuba

Técnico de Vendas: Indaiatuba, SP

  • 147
  • Indaiatuba, SP
  • 6.247 - 11.942
  • 42h
O profissional no cargo de Técnico de Vendas CBO 3541-35 trabalhando em Indaiatuba - SP, ganha entre 6.247 e 11.942 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 147 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-35.