CBO 1425-15 - Gerente de operação de tecnologia da informação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de tecnologia da informação
O profissional no cargo de Gerente de operação de tecnologia da informação CBO 1425-15 planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área de operação de tecnologia da informação e afins, de empresa, sob a direção de diretor ou gerente geral Analisa demandas e monitora operacionalização de projetos.
Implementa melhorias em processos operacionais, acompanhando correções e mudanças Atua para garantir a segurança na área Avalia desempenho de recursos de tecnologia da informação, por meio de indicadores, tais como rapidez, eficiência e portabilidade.
Promove desenvolvimento tecnológico e inovações para incremento da produtividade Monitora tecnologias emergentes e rápidos avanços tecnológicos que podem trazer melhorias Participa da criação de normas e procedimentos.
Administra equipe de trabalho e recursos materiais e financeiros Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 1425-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de tecnologia da informação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de operação de tecnologia da informação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de tecnologia da informação CBO 1425-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1425-15
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de tecnologia da informação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de operação de tecnologia da informação
O Gerente de operação de tecnologia da informação CBO 1425-15 presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas do planejamento tático Elabora planejamento da área de operação de tecnologia da informação e afins.
Analisa escopo das atividades e define metas.
Estabelece acordo de nível de serviços Estabelece padrões de desempenho e qualidade.
Elabora orçamento Traça planos de comunicação e de contingência.
Participa do planejamento da simulação e da execução de planos de contingência.
Homologa planos de contingência Interage com outras áreas, participando da criação de normas e procedimentos, da avaliação de impactos de novas tecnologias, e da definição de padrões de segurança.
Organiza a atuação das equipes de apoio da área de operação de tecnologia da informação e afins em diferentes atividades econômicas – como em empresas industriais, empresas comerciais, empresas de serviços de suporte e manutenção, empresas de tecnologia de informação e comunicação de dados, entre outras -, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados.
Analisa demandas Participa da definição das metodologias de aplicação Propõe e aplica melhorias nos processos operacionais.
Valida soluções Acompanha implementações de correções e mudanças nos processos Monitora operacionalização de projetos.
Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Aprova alterações de escopo de projetos.
Trata correção de desvios Atua para garantir a segurança, na área de operação de tecnologia da informação e afins Aplica técnicas transversais para segurança de computação, em ampla variedade de domínios de aplicativos, tais como protocolos da confiança (“blockchains”), sistemas em processos de armazenamento (“nuvens”), privacidade na Internet, aprendizado de máquina, e dispositivos de IoT-Internet das Coisas (Internet of Things).
Avalia desempenho de recursos de tecnologia da informação, por meio de indicadores, como rapidez, eficiência, facilidade de programação, e segurança de processamento, estabilidade, interoperabilidade, portabilidade, segurança e escalabilidade de “software”, entre outros Participa da elaboração de análise de risco Analisa qualidade de soluções propostas e apresenta soluções alternativas.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações, implantando melhoramentos em desempenho, robustez e facilidade de gerenciamento de redes e sistemas de tecnologia da informação – incluindo sistemas distribuídos e bancos de dados, para o incremento da produtividade na área de operação de tecnologia da informação e afins Monitora tecnologias emergentes e rápidos avanços em tecnologia da informação, abrangendo processadores, coprocessadores e aceleradores (de uso geral e, também, especializados em domínios de aplicativos específicos), bem como computadores (do “hardware” ao “software” e dos algoritmos à inteligência artificial) Analisa tais inovações, que têm potencial de repercutir no custo, na portabilidade, na compatibilidade, na usabilidade e em outros aspectos a serem considerados na área de operação de tecnologia da informação e afins.
Administra equipe de trabalho, identificando necessidade de contratação, definindo perfis profissionais para a área, e participando de processo de seleção de pessoal Avalia desempenho e promove a capacitação da equipe Fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Identifica necessidade de demissões Administra recursos materiais e financeiros da área.
Homologa equipamentos e “softwares” Acompanha execução orçamentária Subsidia elaboração de orçamento de outras áreas Acompanha processos de auditoria interna e externa Conduz reuniões de trabalho Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1425-15 deve gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação, demonstrar competências pessoais, planejar atividades de tecnologia da informação, interargir com outras Áreas, administrar equipes, identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação, gerir projetos de tecnologia da informação.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de tecnologia da informação os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1425-15
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente de operação de tecnologia da informação CBO 1425-15
Um Gerente de operação de tecnologia da informação (ou sinônimo) deve revisar pontos auditados, gerir produtividade da equipe, realizar reuniões de acompanhamento com a equipe, demonstrar capacidade de resiliência, gerir recursos humanos, materiais e tecnológicos, definir necessidades de recursos humanos, aprovar seleção de funcionários, participar da avaliação de impactos de novas tecnologias, tratar correção dos desvios, analisar qualidade de soluções propostas, avaliar indicadores de ocorrências, negociar mudanças de escopo, custos e prazos com clientes, demonstrar capacidade de liderança, garantir segurança da informação, estabelecer prioridades, analisar escopo do negócio, demonstrar capacidade de persuasão, avaliar desempenho da equipe, definir escopo do projeto e serviço, aprovar alteração de escopo do projeto, apresentar soluções e alternativas, motivar equipes, divulgar resultados da área, identificar necessidades de contratação e demissão, disponibilizar equipe, administrar cumprimento das metas e prazos de atendimento, participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos, acompanhar atividades de gestão de mudanças, participar da definição das metodologias de aplicação, gerir custos e prazos de execução, garantir integração dos produtos, demonstrar capacidade de identificar talentos, acompanhar execução orçamentária, participar da definição de padrões de segurança, propor melhorias nos processos operacionais, garantir atualização do plano de contingência, aprovar programação de férias de funcionários, monitorar resultados, demonstrar capacidade de agir sob pressão, orientar equipe para atingir resultados, demonstrar capacidade de raciocínio lógico, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, demonstrar capacidade de adaptar-se a novas tecnologias, garantir qualidade de serviços e projetos, garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação, antever cenários futuros, definir matriz de responsabilidades, analisar demandas, promover integração da equipe, promover capacitação da equipe, elaborar orçamento e cronograma, acompanhar o desempenho dos canais de suporte de operação, demonstrar capacidade de pró-atividade, assegurar cumprimento de normas e padrões, demonstrar capacidade de adaptar-se a mudanças, demonstrar capacidade de negociação, aprovar homologação de equipamentos e/ou softwares, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, estabelecer metas e prazos, prospectar soluções tecnológicas, participar do planejamento da simulação e execução de plano de contingência, gerenciar o resultado das pesquisas de satisfação dos clientes, elaborar propostas de projetos e serviços, participar da criação de normas e procedimentos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, divulgar planos e metas da área, traçar plano de comunicação, relatar andamento de projetos, estabelecer acordo de nível de serviços, demonstrar capacidade de tomar decisões, definir padrões de performance e qualidade, acompanhar processos de auditoria interna e externa, avaliar performance de recursos de tecnologia da informação, delegar atribuições a equipe, traçar plano de contingência, apresentar cases de sucessos, demonstrar capacidade de administrar conflitos, gerir escopo do projeto, demonstrar capacidade de organização, representar a empresa em fóruns, congressos, academias e eventos, demonstrar capacidade de conduzir reuniões, demonstrar capacidade de comunicação, validar soluções, homologar plano de contingência, negociar com fornecedores, demonstrar capacidade de delegação, participar da elaboração da análise de risco, monitorar operacionalização de projetos - operação assistida, definir perfis dos profissionais da área, cobrar resultados, estimar prazo e custo de soluções propostas, identificar necessidades de clientes, subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas, acompanhar implementação de correções e mudanças no processo, aplicar melhorias nos processos operacionais, prever impactos de projetos e serviços, distinguir talentos e potencialidades individuais, gerir andamento do projeto, participar da simulação de plano de contingência.