Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação - Salário, O Que Faz, Piso Salarial 2024

R$ 7.974,93/mês

Atualizado em

Hoje um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação ganha em média R$ 7.974,93 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados de 3.440 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED.

Em 2024 a remuneração para Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 7.757,13 e o teto salarial de R$ 21.035,42, dependendo do segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos e salários da empresa.

Você pode conferir logo abaixo na tabela salarial, mais dados da pesquisa como piso salarial 2024, salário mediana, salário por hora, mensal e anual para saber exatamente quanto ganha um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Salário por cidade

Perfil Profissional

De acordo com nosso levantamento o perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 37 anos, ensino superior completo, do sexo masculino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação de todo o Brasil.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação é Porto Alegre.

Metodologia

Essa pesquisa salarial leva em consideração somente o salário base de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação CBO 1425-30

O Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas do planejamento tático Elabora planejamento da área de suporte técnico de tecnologia da informação e afins Define metas.

Estabelece acordo de nível de serviços Elabora orçamento Traça planos de comunicação e de contingência Participa do planejamento da simulação e da execução de planos de contingência.

Homologa planos de contingência Interage com outras áreas, participando da criação de normas e procedimentos, da avaliação de impactos de novas tecnologias, e da definição de padrões de segurança Organiza a atuação das equipes de apoio da área de suporte técnico de tecnologia da informação e afins em diferentes atividades econômicas – como em empresas industriais, empresas comerciais, empresas de serviços de suporte e manutenção, empresas de tecnologia de informação e comunicação de dados, entre outras -, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados.

Atua no sentido de garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação Cria procedimentos para a correta instalação de programas e sistemas operacionais, de acordo com padrões estabelecidos para ambientes operacionais de computação, obedecendo aos requisitos de “hardware” e “software” Estabelece rotinas de teste, monitoramento e manutenção de programas e sistemas computacionais Em grandes clientes de tecnologia da informação, implanta e desenvolve estruturas profissionais de “help desk”, logística sob medida para necessidades de clientes e usuários, entre outras estratégias de gestão de suporte técnico.

Promove treinamento e assistência às equipes técnicas e aos usuários Implementa ações de inovação na área de suporte técnico de tecnologia da informação e afins Propõe testes e implantação de novos produtos, para obter melhoria no funcionamento de sistemas Indica atualização tecnológica de sistemas, para garantia de alta confiabilidade de funcionamento Recomenda e efetiva mudanças para melhoria de desempenho de sistemas.

Propõe expansão e modificação de sistemas para servir a novos propósitos e melhorar o fluxo de trabalho, de acordo com demandas Faz recomendação de novos equipamentos ou pacotes de “software” Monitora o funcionamento do atendimento e do suporte técnico da área de tecnologia da informação.

Acompanha o desempenho dos canais de suporte das operações Gerencia resultados de pesquisas de avaliação da satisfação de clientes Analisa demandas, estabelecendo prioridades.

Implementa processos e procedimentos de melhoria no atendimento de suporte técnico de tecnologia da informação Cria modelos para melhoria de atendimento Valida soluções e acompanha a execução de correções e de mudanças nos processos.

Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Analisa desvios na execução de projetos e serviços Trata correção de desvios Negocia com fornecedores Aprova homologação de equipamentos e “softwares”.

Elabora relatórios para divulgar resultados da área Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Administra equipe de trabalho, identificando necessidade de contratação, definindo perfis profissionais para a área, e participando de processo de seleção de pessoal Avalia desempenho e promove a capacitação da equipe Fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Identifica necessidade de demissões Acompanha execução orçamentária Subsidia elaboração de orçamento de outras áreas Acompanha processos de auditoria interna e externa Conduz reuniões de trabalho Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.

Algumas funções no exercício da profissão

  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir projetos de tecnologia da informação;
  • administrar equipes;
  • interargir com outras Áreas;
  • planejar atividades de tecnologia da informação;
  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
  • definir matriz de responsabilidades;
  • prospectar soluções tecnológicas;
  • revisar pontos auditados;
  • participar da definição de padrões de segurança;
  • definir padrões de performance e qualidade;
  • avaliar indicadores de ocorrências;
  • demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
  • demonstrar capacidade de resiliência;
  • gerenciar o resultado das pesquisas de satisfação dos clientes;
  • definir perfis dos profissionais da área;
  • ver mais...

Salário de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação CBO 1425-30 - Série histórica

Quanto ganha um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação por região do Brasil

Quanto ganha um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação nas principais cidades

Clique em uma cidade para ver a pesquisa salarial completa para Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação na localidade
Cidade Jornada Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial Salário/Hora Total
Porto Alegre, RS 42 3.417,43 3.513,39 5.309,53 16,81 1.439
São Paulo, SP 42 12.564,85 12.917,64 19.521,53 62,20 689
Belo Horizonte, MG 42 8.601,01 8.842,51 13.363,07 42,32 121
Fortaleza, CE 44 5.395,82 5.547,32 8.383,27 25,40 54
Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada uma das cidades da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outras cidades além dessas utilize a nossa Pesquisa Salarial.

Tabela salarial para Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação

Tabela salarial referentes ao salário base do cargo e na remuneração por períodos
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 7.757 93.086 1.939 36,60
Média Salarial 7.975 95.699 1.994 37,63
1º Quartil 3.128 37.531 782 14,76
Salário Mediana 5.092 61.104 1.273 24,02
3º Quartil 16.043 192.510 4.011 75,69
Teto Salarial 21.035 252.425 5.259 99,24
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais CBO 1425-30 da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação é um cargo que está com muita demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Junho de 2023 e Maio de 2024, tivemos um aumento de 5.88% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação CBO 1425-30 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.

Quanto ganha um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação por estado

Clique em um estado para ver a pesquisa salarial completa para Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação na localidade
UF Jornada Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial Salário/Hora Total
42 10.256,34 10.544,31 15.934,88 50,32 1.272
42 6.826,42 7.018,09 10.605,94 33,10 286
42 5.830,73 5.994,45 9.058,99 28,39 222
43 5.788,85 5.951,38 8.993,91 27,77 219
43 6.807,40 6.998,53 10.576,40 32,45 205
41 10.590,03 10.887,38 16.453,33 52,49 146
43 4.916,59 5.054,63 7.638,71 23,51 116
42 4.969,48 5.109,01 7.720,89 24,25 86
44 5.511,65 5.666,41 8.563,24 25,87 85
42 5.406,14 5.557,94 8.399,32 26,47 81
Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada um dos estados da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outros estados além desses utilize a Busca Salarial.

Tipos de empresas que mais contratam

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial
6209-1/00 Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 6.488,21 6.670,39 10.080,49
6202-3/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 7.451,67 7.660,89 11.577,37
6201-5/01 Desenvolvimento de programas de computador e software em geral 9.825,48 10.101,36 15.265,48
6204-0/00 Consultoria em tecnologia da informação 9.119,60 9.375,66 14.168,78
6110-8/03 Serviços de comunicação multimídia - scm 4.279,31 4.399,46 6.648,60
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 8.949,65 9.200,93 13.904,73
4751-2/01 Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática 4.159,34 4.276,12 6.462,21
6203-1/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 8.600,21 8.841,68 13.361,82
6311-9/00 Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet 7.722,82 7.939,66 11.998,65
6190-6/01 Provedores de acesso às redes de comunicações 3.237,71 3.328,62 5.030,30
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Quanto ganha um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação concursado

Profissionais com ensino superior completo contratados para exercer o cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação também podem almejar um emprego público através de concurso.

O salário de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação concursado é de R$ 5.682,88 para uma jornada de 40 horas semanais, segundo dados de 8 profissionais contratados por concúrso público para órgãos municipais, estaduais ou federais.

Seguir uma carreira concursada de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação não parece ser uma boa idéia, já que a remuneração no setor público é cerca de 29% menor do que a média salarial do setor privado. Talvez compense pela estabilidade e jornada de trabalho menor, mas precisaria pesar bem os prós e contras.

Quanto ganha um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 3.440 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação CBO 1425-30 em regime integral de trabalho.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
1.963 44 220 6.547,47 29,76
1.104 40 200 10.630,22 53,15
32 42 210 9.439,28 44,95
16 43 215 7.249,43 33,72
12 36 180 3.534,00 19,63
6 37 185 9.093,50 49,15

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários por nível profissional e porte da empresa

Metodologia: Salários de 1.904 profissionais demitidos pelas empresas.
Porte da Empresa Júnior Pleno Sênior
Micro 7.379,70 7.924,94 8.870,74
Pequenas 7.353,56 7.898,80 8.844,60
Médias 9.396,21 9.941,45 10.887,25
Grandes Empresas 10.397,32 10.942,56 11.888,35
  • *Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação Júnior: até 4 anos;
  • *Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação Pleno: de 4 a 6 anos;
  • *Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação Sênior: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Gráficos de pesquisa

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação

  • Salário Base: R$ 7.974,93
  • Salário-educação (3%): R$ 239,25
  • Sistema S (2%): R$ 159,50
  • INSS Patronal (20%): R$ 1.594,99
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 79,75
  • FGTS (8%): R$ 637,99
  • Férias 1/12: R$ 664,58
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 1.594,99
  • Periculosidade (30%): R$ 2.392,48
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 221,53
  • 13º Salário: R$ 664,58
  • FGTS sobre Férias: R$ 53,17
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 17,72
  • FGTS sobre 13º: R$ 53,17
  • Aviso Prévio: R$ 664,58
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 53,17
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 664,58

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

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Salário e mercado de trabalho para Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação