Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação - Salário 2021 e Mercado de Trabalho

CBO: 1425-30

Um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação ganha em média R$ 6.857,39 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 2.934 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas no período de Outubro de 2020 a Setembro de 2021.

A faixa salarial do Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação fica entre R$ 4.500,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 18.409,33, sendo que R$ 6.258,67 é a média do piso salarial 2021 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de todo o Brasil.

O perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 36 anos, ensino superior completo, do sexo masculino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação.

A cidade com mais ocorrências de contratações e por consequência com mais vagas de emprego para Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação é São Paulo - SP.

Lembrando que os salários aqui informados não contém adicionais salariais de nenhum tipo, como bônus, comissões, insalubridade, periculosidade, acúmulo de função, hora intervalar, nem nada do tipo. Somente o salário base mensal informado na demissão ou admissão em contrato de trabalho e/ou CTPS.

O que faz um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação

  1. conduzir reuniões;
  2. traçar plano de contingência;
  3. elaborar análise de risco;
  4. demonstrar organização;
  5. relatar andamento de projetos;
  6. controlar situações adversas;
  7. demonstrar capacidade de persuasão;
  8. divulgar resultados da área;
  9. planejar simulação e execução de plano de contingência;
  10. validar soluções;
  11. monitorar resultados;
  12. controlar custos e prazos de execução;
  13. demonstrar criatividade;
  14. alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos;
  15. corrigir desvios;
  16. acompanhar processos de auditoria interna e externa;
  17. tomar decisões;
  18. participar da definição de padrões de segurança;
  19. trabalhar em equipe;
  20. ver mais...

Algumas funções no exercício da profissão

  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar equipes;
  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
  • gerir projetos de tecnologia da informação;
  • planejar atividades de tecnologia da informação;
  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
  • interagir com outras Áreas;
  • saiba mais...

Cálculo salarial para Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação por períodos

Divisões salariais com base no salário bruto no cargo e na remuneração por períodos
VALORES EM R$ Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Salário Nominal
(Bruto Mensal)
Piso Salarial 6.258,67 75.103,99 1.564,67 29,66
Média Salarial 6.857,39 82.288,69 1.714,35 32,50
1º Quartil 1.891,53 22.698,39 472,88 8,96
Salário Mediana 4.500,00 54.000,00 1.125,00 21,33
3º Quartil 14.039,74 168.476,87 3.509,93 66,54
Teto Salarial 18.409,33 220.911,93 4.602,33 87,25
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Outubro de 2020 e Setembro de 2021, tivemos um aumento de 29.8% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Tabela de salários Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação nas principais cidades

Clique em uma cidade para ver a pesquisa salarial completa para Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação na localidade
Cidade Jornada Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial Salário/Hora Total
42 10.189,34 11.164,09 16.871,50 53,77 615
40 10.641,22 11.659,19 17.619,73 58,09 142
42 6.268,04 6.867,66 10.378,62 32,54 114
41 9.087,93 9.957,31 15.047,79 48,19 109
41 6.334,34 6.940,31 10.488,40 34,00 73
Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada uma das cidades da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outras cidades além dessas utilize a Busca Salarial.

Tabela de salários do cargo por estado

Clique em um estado para ver a pesquisa salarial completa para Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação na localidade
UF Jornada Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial Salário/Hora Total
42 8.199,34 8.983,72 13.576,47 43,16 1.241
43 4.539,34 4.973,59 7.516,24 23,28 273
43 4.704,16 5.154,18 7.789,15 24,13 156
43 4.555,50 4.991,30 7.543,00 23,47 150
42 7.929,94 8.688,55 13.130,39 41,80 146

Setores que mais contratam Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação no Brasil

Lista com os segmentos de atividades econômicas das empresas com o maior número de admissões para o cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação.

Um termômetro fiel para sabermos os setores da economia com maior demanda nas contratações de profissionais para a ocupação e os salários pagos em média em cada setor.

Essa é uma estatística muito importante para um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação que busca uma recolocação no mercado de trabalho ou a primeira oportunidade de trabalho.

Os segmentos das empresas estão listados são de acordo com a descrição do CNAE de cadastro de cada empresa (CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas) junto a Receita Federal.

No filtro são excluídos os aprendizes e trabalhadores em regime parcial de trabalho como horistas ou intermitentes.

Tabela de salários por tipo de empresa

CNAE Segmento da Empresa Jornada Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial Salário/Hora Total
6209-1/00 Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 41 4.704,81 5.154,89 7.790,22 24,88 273
6204-0/00 Consultoria em tecnologia da informação 41 9.601,47 10.519,98 15.898,12 51,80 206
6202-3/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 41 7.078,55 7.755,70 11.720,65 37,56 163
6110-8/03 Serviços de comunicação multimídia - scm 43 2.007,87 2.199,95 3.324,63 10,15 154
6201-5/01 Desenvolvimento de programas de computador e software em geral 41 8.324,49 9.120,84 13.783,69 44,53 128
6203-1/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 41 6.687,26 7.326,98 11.072,76 35,47 110
6190-6/01 Provedores de acesso às redes de comunicações 42 2.328,54 2.551,30 3.855,60 12,12 71
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 43 10.672,12 11.693,05 17.670,89 54,28 69
9511-8/00 Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos 43 2.691,48 2.948,95 4.456,55 13,83 59
4751-2/01 Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática 43 3.032,99 3.323,14 5.022,03 15,33 49
Você pode ver uma pesquisa completa de cada um desses segmentos clicando no link de cada um deles. São informações salariais de cargos operacionais e gerenciais em cada setor em todas as cidades e estados brasileiros.

Salário inicial para recém-formados ensino superior completo

De acordo com a pesquisa do Salario.com.br junto ao Novo CAGED, eSocial e Empregador Web com base em dados salariais de 19 profissionais com ensino superior completo, o salário inicial para um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação recém-formado na faculdade é de R$ 3.622,37 mensais para uma jornada de trabalho de 43h semanais em média.

Quanto ganha um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação concursado

Profissionais com ensino superior completo contratados para exercer o cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação também podem almejar um emprego público através de concurso.

O salário de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação concursado é de R$ 4.724,77 para uma jornada de 41 horas semanais, segundo dados de 15 profissionais contratados por concúrso público para órgãos municipais, estaduais ou federais.

Seguir uma carreira concursada de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação não parece ser uma boa idéia, já que a remuneração no setor público é cerca de 31% menor do que a média salarial do setor privado. Talvez compense pela estabilidade e jornada de trabalho menor, mas precisaria pesar bem os prós e contras.

Lembrando que quando um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação é concursado e contratado como agente público, ele também entra como regime CLT, ou seja, ele poderá exercer a função como emprego público na administração direta ou indireta, em empresas públicas, sociedades de economia mista e em fundações públicas de direito privado.

Quanto ganha um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 2.934 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
1.628 44 220 5.447,72 24,76
961 40 200 9.414,81 47,07
38 42 210 8.603,05 40,97
20 36 180 1.875,85 10,42
20 43 215 4.438,68 20,65
8 20 100 3.707,84 37,08

Salários na carreira por nível profissional e porte da empresa

Um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação Júnior ganha em média R$ 6.704,47, o nível pleno recebe cerca de R$ 7.584,30, já o Sênior tem uma média salarial de R$ 9.110,49 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Salário por porte da empresa

Esse levantamento mostra a faixa salarial em que se encontra o cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação de acordo com o porte da empresa. Os segmentos são: MEI - Micro Empreendedor Individual, micro empresa, pequena empresa, média empresa e grande empresa. Veja como é feita essa divisão:

  • MEI: permitido no máximo 1 funcionário;
  • Micro: até 19 funcionários;
  • Pequena: 20 a 99 funcionários;
  • Média: 100 a 499 funcionários;
  • Grande: mais de 500 empregados, seja comércio, serviços ou indústria.

Salário por nível profissional

Aqui buscamos listar a remuneração do cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação de acordo com o nível de experiência do profissional na empresa até sua demissão. Veja como é feita a listagem:

  • *Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação Júnior: até 4 anos;
  • *Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação Pleno: de 4 a 6 anos;
  • *Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação Sênior: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Conheça as diferenças entre os níveis Júnior, Pleno e Sênior.

Metodologia: Salários de 1.200 profissionais demitidos pelas empresas.
Porte da Empresa Júnior Pleno Sênior
Micro 6.405,70 6.845,61 7.608,71
Pequenas 6.530,14 6.970,06 7.733,15
Médias 7.701,22 8.141,13 8.904,23
Grandes Empresas 8.510,84 8.950,75 9.713,84
*Os salários de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação Júnior, Pleno e Sênior são referentes somente ao histórico do Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação naquela empresa até ser demitido. Esses dados não levam em consideração a vida profissional completa no cargo, por isso o salário de um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação pleno pode ser maior que um sênior por exemplo. Geralmente quando a amostragem de salários na pesquisa é maior isso tende a se estabilizar estatisticamente.

Piso salarial Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação 2021

De acordo com negociações coletivas registradas, o valor médio do piso salarial 2021 para o cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação em todo o Brasil é de R$ 6.258,67 para uma jornada de trabalho de 42 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2021 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Gerentes de tecnologia da informação pelo sindicato.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos de todo Brasil que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 1425-30.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de profissionais em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Evolução salarial do Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação ao longo do tempo

Salário de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação mês a mês de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões pelo mercado de trabalho

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação pelo mercado de trabalho durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo. Confira o gráfico:

Quanto ganha um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitentes. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitentes. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Toda essa pesquisa salarial pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.

Salário e mercado de trabalho para Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação

Comente sobre Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação

Regras para os comentários

  • Todos os comentários são moderados antes de publicados.
  • Comentário todo em letra maiúscula não será aprovado.
  • Possui dúvidas trabalhistas sobre o cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação? Acesse o nosso conteúdo trabalhista.
  • Respondemos todas as dúvidas no prazo máximo de 2 dias úteis.
  • Se postou uma pergunta, volte a essa página para ver a resposta. Não enviamos respostas por email devido ao problema com SPAM.
  • Tem alguma dúvida sobre a origem e confiabilidade dos dados salariais do cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação? Acesse este link e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.
  • Não trabalhamos com vagas de emprego, somente pesquisas salariais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui