CBO 1425-05 - Gerente de infraestrutura de tecnologia da informação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de tecnologia da informação
O profissional no cargo de Gerente de infraestrutura de tecnologia da informação CBO 1425-05 planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área de infraestrutura de tecnologia da informação e afins, de empresa, sob a direção de diretor ou gerente geral Antecipa demandas e define soluções de tecnologia.
Elabora planos de capacidade de infraestrutura, envolvendo “hardware”, “software” e telecomunicações Participa da criação de normas e procedimentos, da avaliação de impactos de novas tecnologias, e da definição de padrões de segurança Pode utilizar sistemas de gerenciamento de infraestrutura de tecnologia da informação.
Promove desenvolvimento tecnológico e inovações para o incremento da produtividade Gerencia o relacionamento com prestadores de serviços Administra equipe de trabalho e recursos materiais e financeiros.
Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 1425-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de tecnologia da informação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de infraestrutura de tecnologia da informação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de tecnologia da informação CBO 1425-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1425-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de tecnologia da informação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de infraestrutura de tecnologia da informação
O Gerente de infraestrutura de tecnologia da informação CBO 1425-05 presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas do planejamento tático Elabora planejamento operacional da área de infraestrutura de tecnologia da informação, antecipando demandas e definindo soluções de tecnologia.
Estabelece as necessidades de recursos tecnológicos.
Participa do planejamento da execução de serviços de eletricidade, civil, logística, redes, sistemas e outros elementos de apoio Participa da elaboração de análise de risco.
Estabelece acordo de nível de serviços Traça planos de comunicação e de contingência.
Participa do planejamento da simulação e da execução de planos de contingência.
Organiza a atuação das equipes de apoio da área de infraestrutura de tecnologia da informação e afins em diferentes atividades econômicas – como em empresas industriais, empresas comerciais, empresas de serviços de suporte e manutenção, empresas de tecnologia de informação e comunicação de dados, entre outras -, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados Elabora planos de capacidade de infraestrutura em tecnologia da informação – com servidores, dispositivos “inteligentes” com capacidade de comunicação em rede, entre outros itens -, envolvendo “hardware”, “software” e telecomunicações.
Pode utilizar sistemas de gerenciamento de infraestrutura de tecnologia da informação - com recursos de automação (inclusive de redes), análise, inteligência artificial, entre outros aportes tecnológicos -, para permitir a melhoria do desempenho, da confiabilidade e da segurança das operações e para assegurar o compartilhamento de informações entre sistemas.
Faz uso de servidores centralizados para coletar dados de elementos de infraestrutura de tecnologia da informação, que podem estar localizados no próprio local físico da instalação, em “data center” privado, ou em processos de armazenamento (“nuvens”) computacionais Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Acompanha a atualização tecnológica de equipamentos e “softwares” de análise de infraestrutura de tecnologia da informação, para permitir o gerenciamento da área, especialmente na manutenção dos recursos tecnológicos.
Interage com outras áreas, participando da criação de normas e procedimentos, da avaliação de impactos de novas tecnologias, e da definição de padrões de segurança Gerencia o relacionamento com prestadores de serviços Atende demanda de partes interessadas.
Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Aprova alterações de escopo de projetos.
Administra equipe de trabalho, identificando necessidade de contratação, definindo perfis profissionais para a área, e participando de processo de seleção de pessoal Avalia desempenho e promove a capacitação da equipe Fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental.
Identifica necessidade de demissões Administra recursos materiais e financeiros da área Homologa equipamentos e “softwares”.
Acompanha execução orçamentária Subsidia elaboração de orçamento de outras áreas Acompanha processos de auditoria interna e externa.
Conduz reuniões de trabalho Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1425-05 deve gerir projetos de tecnologia da informação, gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação, identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação, demonstrar competências pessoais, gerenciar infraestrutura de ti - hardware, software e telecomunicações, interargir com outras Áreas, administrar equipes, planejar atividades de tecnologia da informação.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de tecnologia da informação os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1425-05
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente de infraestrutura de tecnologia da informação CBO 1425-05
Um Gerente de infraestrutura de tecnologia da informação (ou sinônimo) deve estruturar plano de capacidade de infraestrutura, demonstrar capacidade de administrar conflitos, estabelecer prioridades, demonstrar capacidade de organização, demonstrar capacidade de conduzir reuniões, demonstrar capacidade de agir sob pressão, traçar plano de comunicação, gerir parque de infraestrutura de ti, definir soluções e tecnologias de ti - ativos, telecomunicações e redes, gerir produtividade da equipe, cobrar resultados, avaliar performance de recursos de tecnologia da informação, participar do planejamento da simulação e execução de plano de contingência, definir necessidades de recursos tecnológicos - software, hardware e infraestrutura, demonstrar capacidade de pró-atividade, subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas, aplicar melhorias nos processos operacionais, identificar necessidades de clientes, delegar atribuições a equipe, propor melhorias nos processos operacionais, representar a empresa em fóruns, congressos, academias e eventos, participar da definição de padrões de segurança, participar da elaboração da análise de risco, estabelecer acordo de nível de serviços, tratar correção dos desvios, apresentar soluções e alternativas, participar da simulação de plano de contingência, estimar prazo e custo de soluções propostas, gerir custos e prazos de execução, demonstrar capacidade de comunicação, avaliar desempenho da equipe, definir escopo do projeto e serviço, divulgar planos e metas da área, distinguir talentos e potencialidades individuais, divulgar resultados da área, estabelecer metas e prazos, participar do planejamento da execução de serviços de apoio - elétrica, civil, logística, redes, sistemas, monitorar operacionalização de projetos - operação assistida, garantir atualização do plano de contingência, demonstrar capacidade de adaptar-se a mudanças, monitorar operacionalização das soluções, acompanhar processos de auditoria interna e externa, aplicar melhores práticas e tecnologias, demonstrar capacidade de raciocínio lógico, acompanhar implementação de correções e mudanças no processo, prospectar soluções tecnológicas, definir necessidades de recursos humanos, demonstrar capacidade de delegação, demonstrar capacidade de identificar talentos, aprovar seleção de funcionários, elaborar orçamento e cronograma, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, demonstrar capacidade de persuasão, analisar desvios na execução de projetos e serviços, garantir integração dos produtos, realizar reuniões de acompanhamento com a equipe, prever impactos de projetos e serviços, antecipar demandas de tecnologia de dados, acompanhar execução orçamentária, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, garantir segurança da informação, promover capacitação da equipe, atender demandas das partes interessadas, participar da criação de normas e procedimentos, gerir escopo do projeto, negociar com fornecedores, participar da definição de metodologias, antever cenários futuros, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, gerir andamento do projeto, acompanhar o desempenho dos canais de suporte de operação, relatar andamento de projetos, monitorar resultados, promover integração da equipe, administrar a operação de ti - datacenter, link de dados, ativos de ti e etc, analisar demandas, identificar necessidades de contratação e demissão, orientar equipe para atingir resultados, administrar cumprimento das metas e prazos de atendimento, coordenar implantação do projeto, aprovar homologação de equipamentos e/ou softwares, apresentar cases de sucessos, participar da avaliação de impactos de novas tecnologias, definir perfis dos profissionais da área, demonstrar capacidade de tomar decisões, garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação, disponibilizar equipe, acompanhar funcionamento do atendimento e suporte técnico da tecnologia da informação, aprovar alteração de escopo do projeto, validar soluções, demonstrar capacidade de liderança, garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de infraestrutura, definir matriz de responsabilidades, gerir recursos humanos, materiais e tecnológicos, revisar pontos auditados, gerir prestação de serviços terceirizados, elaborar propostas de projetos e serviços, traçar plano de contingência, acompanhar atividades de gestão de mudanças, demonstrar capacidade de negociação, gerir relacionamentos com prestadores de serviços, aprovar programação de férias de funcionários, motivar equipes, avaliar indicadores de ocorrências, assegurar cumprimento de normas e padrões, estimar benefícios de soluções, participar da definição das metodologias de aplicação, demonstrar capacidade de resiliência, demonstrar capacidade de adaptar-se a novas tecnologias.