CBO 1417-20 - Gerente de crédito e cobrança - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira
O profissional no cargo de Gerente de crédito e cobrança CBO 1417-20 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais relativas a crédito e cobrança de uma instituição, de um estabelecimento ou de um departamento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena desenvolvimento e implantação de processos de análise crédito e cobrança, analisando perfil do cliente e especificando condições e fluxos operacionais.
Implementa processos operacionais de crédito e cobrança, detectando riscos e ajustando parâmetros Gerencia, coordena, desenvolve e treina equipe de trabalho Analisa mercado e concorrência e estabelece indicadores de resultado, objetivos e metas.
Repassa informações a órgãos reguladores e participa de comissões Administra recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
CBO 1417-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de crédito e cobrança, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira CBO 1417-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1417-20
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de crédito e cobrança
O Gerente de crédito e cobrança CBO 1417-20 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em empresas do setor financeiro e de crédito e cobrança, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Desenvolve processos e modelos estatísticos de análise de informações de crédito.
Coordena desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, obtendo aprovação interna e avaliando riscos Estipula políticas de crédito e cobrança por produto, estabelecendo condições operacionais.
Fornece subsídios para o desenvolvimento de produtos e serviços bancários Homologa projeto-piloto e define canais de distribuição, como agências, internet, terminais eletrônicos, entre outros.
Desenvolve processos de prospecção de clientes e de ações mercadológicas.
Mensura composição dos ativos da instituição e adapta produtos, serviços e processos à legislação Implementa políticas legais, administrativas e financeiras.
Participa de comitê de crédito e propõe alteração de classificação de risco de clientes.
Coordena a gestão e a revisão dos processos de crédito e cobrança, acompanhado a formalização de operações Verifica enquadramento de garantias, ajusta parâmetros operacionais e assegura padrões de atendimento Monitora carteira e instrui processos de cobrança e recuperação de crédito.
Elabora estratégias de exigibilidade e de aplicações, examina operações e mensura impactos legais nos processos de trabalho Detecta riscos operacionais e atribui perfil de acesso aos sistemas Otimiza fluxo de trabalho e revisa políticas operacionais de crédito e de cobrança.
Identifica público-alvo, promove visitas e executa políticas para manutenção de clientes Analisa sugestões e reclamações e desenvolve melhorias.
Classifica risco por nível - “rating” – e faz consultas de crédito Verifica informações e negocia taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas, valores e outras condições das operações Analisa desempenho econômico-financeiro de clientes e histórico de inadimplência das carteiras.
Incrementa resultados financeiros Traça plano diretor para área de crédito e cobrança, revisando-o e submetendo-o à aprovação superior Define estrutura organizacional, atribuições da área, objetivos e indicadores de resultados.
Analisa mercado e elabora orçamento da área Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Determina perfil de ocupações.
Propõe remuneração, seleciona, treina, remaneja e dispensa pessoal Coordena equipes e promove a sua interação, administrando conflitos Programa férias dos funcionários e delega atribuições Realiza avaliação de desempenho da equipe de trabalho Programa e promove treinamento e desenvolvimento de equipes e sugere promoção de pessoal.
Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Controla orçamento da área e custos operacionais Contrata, autoriza pagamento e controla serviços terceirizados Solicita e autoriza manutenção de sistemas e compra de equipamentos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa de projetos institucionais e comissões Divulga normas e procedimentos e consolida informações, repassando-as a órgãos reguladores Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos e recursos a ele confiados.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1417-20 deve demonstrar competências pessoais, comercializar produtos e serviços financeiros, implementar processos operacionais, comunicar-se, coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização, planejar processos de operações bancárias, gerenciar pessoas.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1417-20
Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.
Atividades exercidas por um Gerente de crédito e cobrança CBO 1417-20
Um Gerente de crédito e cobrança (ou sinônimo) deve montar estratégias de exigibilidade e aplicações, ajustar parâmetros operacionais, demonstrar percepção - feeling, respeitar valores da instituição, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, participar de projetos da instituição, administrar conflitos, interagir com demais áreas do banco, estabelecer objetivos e metas, reestudar políticas operacionais e de crédito, demonstrar pensamento estruturado, avaliar potencial de pessoal da equipe, adequar perfil ocupacional a função, estabelecer prioridades, assegurar padrões de atendimento, consolidar informações gerenciais, estipular políticas por produto, divulgar normas e procedimentos, demonstrar lideraça, participar das comissões febraban, abecip, sugerir promoção de pessoal, incrementar resultados, divulgar objetivos e metas da área, elaborar orçamento da área, fomentar prospecção de clientes, revisar plano diretor, contratar serviços terceirizados, definir canais de distribuição - agências, internet, terminais eletrônicos, propor remuneração de pessoal, coordenar equipes, negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores, delegar atribuições, controlar execução de serviços de terceiros, coordenar processo de revisão de crédito, demonstrar flexibilidade, implementar políticas internas e externas, selecionar pessoas, identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços, submeter plano diretor a aprovação superior, gerir processos de crédito, reciclar-se profissionalmente, solicitar compra de equipamentos, visitar clientes, demonstrar raciocínio analítico, classificar clientes - rating e score, determinar perfil de ocupações, analisar desempenho econômico-financeiro de clientes - pf e pj, solicitar manutenção de sistemas informatizados, controlar orçamento da área, desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito, realizar avaliação cruzada de desempenho, monitorar qualidade da carteira de crédito, desenvolver processos de análise de informações de crédito, definir atribuições para cada cargo, instruir processos de cobrança e recuperação de crédito, programar desenvolvimento de equipes, demonstrar poder de decisão, conduzir reuniões com equipe, programar férias da equipe, examinar operações gerenciais, estabelecer indicadores de resultados, demonstrar visão gerencial, avaliar riscos inerentes ao produto, motivar equipes, autorizar manutenção de sistemas informatizados, otimizar fluxo de trabalho, analisar mercado e concorrência, analisar evolução de inadimplência das carteiras, solucionar reclamações de clientes, demonstrar capacidade de negociação, participar de comitê de crédito, dispensar pessoas, executar políticas de manutenção de clientes, atender auditoria interna e externa, recomendar ações de marketing e vendas, reconhecer nichos de mercado, verificar enquadramento de garantias, demonstrar segurança, adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas, demonstrar persuasão, propor alteração de rating ou score para clientes, acompanhar formalização de operações, prever impactos de normas internas e externas, controlar custos, promover interação da equipe, homologar piloto de produtos, serviços e processos, identificar necessidade de cliente, definir estrutura organizacional da área, demonstrar capacidade de conviver com situações adversas, atribuiir perfil de acesso aos sistemas, repassar informações ao bacen - banco central e demais órgãos públicos, mensurar composição dos ativos do banco, remanejar pessoal, obter aprovação interna de produtos, serviços e processos, desenvolver processos de prospecção de clientes, conferir autenticidade de informações, estudar sugestões de clientes, subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços, executar consultas de crédito, detectar riscos inerentes ao processo operacional, promover treinamento e desenvolvimento de equipes, especificar condições e fluxos operacionais, garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras, autorizar pagamento de serviços terceirizados.