CBO 1417-20 - Gerente de crédito e cobrança - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

O profissional no cargo de Gerente de crédito e cobrança CBO 1417-20 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais relativas a crédito e cobrança de uma instituição, de um estabelecimento ou de um departamento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena desenvolvimento e implantação de processos de análise crédito e cobrança, analisando perfil do cliente e especificando condições e fluxos operacionais.

Implementa processos operacionais de crédito e cobrança, detectando riscos e ajustando parâmetros Gerencia, coordena, desenvolve e treina equipe de trabalho Analisa mercado e concorrência e estabelece indicadores de resultado, objetivos e metas.

Repassa informações a órgãos reguladores e participa de comissões Administra recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

CBO 1417-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Gerente de crédito e cobrança, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira CBO 1417-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1417-20

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira.
      • Gerentes.

O que faz um Gerente de crédito e cobrança

O Gerente de crédito e cobrança CBO 1417-20 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em empresas do setor financeiro e de crédito e cobrança, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Desenvolve processos e modelos estatísticos de análise de informações de crédito.

Coordena desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, obtendo aprovação interna e avaliando riscos Estipula políticas de crédito e cobrança por produto, estabelecendo condições operacionais.

Fornece subsídios para o desenvolvimento de produtos e serviços bancários Homologa projeto-piloto e define canais de distribuição, como agências, internet, terminais eletrônicos, entre outros.

Desenvolve processos de prospecção de clientes e de ações mercadológicas.

Mensura composição dos ativos da instituição e adapta produtos, serviços e processos à legislação Implementa políticas legais, administrativas e financeiras.

Participa de comitê de crédito e propõe alteração de classificação de risco de clientes.

Coordena a gestão e a revisão dos processos de crédito e cobrança, acompanhado a formalização de operações Verifica enquadramento de garantias, ajusta parâmetros operacionais e assegura padrões de atendimento Monitora carteira e instrui processos de cobrança e recuperação de crédito.

Elabora estratégias de exigibilidade e de aplicações, examina operações e mensura impactos legais nos processos de trabalho Detecta riscos operacionais e atribui perfil de acesso aos sistemas Otimiza fluxo de trabalho e revisa políticas operacionais de crédito e de cobrança.

Identifica público-alvo, promove visitas e executa políticas para manutenção de clientes Analisa sugestões e reclamações e desenvolve melhorias.

Classifica risco por nível - “rating” – e faz consultas de crédito Verifica informações e negocia taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas, valores e outras condições das operações Analisa desempenho econômico-financeiro de clientes e histórico de inadimplência das carteiras.

Incrementa resultados financeiros Traça plano diretor para área de crédito e cobrança, revisando-o e submetendo-o à aprovação superior Define estrutura organizacional, atribuições da área, objetivos e indicadores de resultados.

Analisa mercado e elabora orçamento da área Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Determina perfil de ocupações.

Propõe remuneração, seleciona, treina, remaneja e dispensa pessoal Coordena equipes e promove a sua interação, administrando conflitos Programa férias dos funcionários e delega atribuições Realiza avaliação de desempenho da equipe de trabalho Programa e promove treinamento e desenvolvimento de equipes e sugere promoção de pessoal.

Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Controla orçamento da área e custos operacionais Contrata, autoriza pagamento e controla serviços terceirizados Solicita e autoriza manutenção de sistemas e compra de equipamentos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa de projetos institucionais e comissões Divulga normas e procedimentos e consolida informações, repassando-as a órgãos reguladores Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos e recursos a ele confiados.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1417-20 deve traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização, coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, planejar processos de operações bancárias, demonstrar competências pessoais, implementar processos operacionais, comunicar-se, comercializar produtos e serviços financeiros, gerenciar pessoas, administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1417-20

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.

Atividades exercidas por um Gerente de crédito e cobrança CBO 1417-20

Um Gerente de crédito e cobrança (ou sinônimo) deve verificar enquadramento de garantias, assegurar padrões de atendimento, conferir autenticidade de informações, identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços, classificar clientes - rating e score, analisar evolução de inadimplência das carteiras, solucionar reclamações de clientes, promover interação da equipe, analisar desempenho econômico-financeiro de clientes - pf e pj, selecionar pessoas, autorizar manutenção de sistemas informatizados, demonstrar segurança, desenvolver processos de análise de informações de crédito, motivar equipes, homologar piloto de produtos, serviços e processos, avaliar riscos inerentes ao produto, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, detectar riscos inerentes ao processo operacional, demonstrar lideraça, promover treinamento e desenvolvimento de equipes, desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito, definir canais de distribuição - agências, internet, terminais eletrônicos, examinar operações gerenciais, adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas, divulgar normas e procedimentos, solicitar compra de equipamentos, consolidar informações gerenciais, determinar perfil de ocupações, controlar custos, estabelecer indicadores de resultados, administrar conflitos, estabelecer objetivos e metas, otimizar fluxo de trabalho, participar das comissões febraban, abecip, executar consultas de crédito, analisar mercado e concorrência, revisar plano diretor, contratar serviços terceirizados, solicitar manutenção de sistemas informatizados, participar de comitê de crédito, implementar políticas internas e externas, realizar avaliação cruzada de desempenho, gerir processos de crédito, sugerir promoção de pessoal, negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores, demonstrar pensamento estruturado, delegar atribuições, dispensar pessoas, reconhecer nichos de mercado, coordenar equipes, demonstrar poder de decisão, monitorar qualidade da carteira de crédito, definir estrutura organizacional da área, montar estratégias de exigibilidade e aplicações, interagir com demais áreas do banco, ajustar parâmetros operacionais, adequar perfil ocupacional a função, prever impactos de normas internas e externas, participar de projetos da instituição, programar férias da equipe, demonstrar visão gerencial, incrementar resultados, recomendar ações de marketing e vendas, remanejar pessoal, definir atribuições para cada cargo, estipular políticas por produto, controlar orçamento da área, respeitar valores da instituição, desenvolver processos de prospecção de clientes, divulgar objetivos e metas da área, elaborar orçamento da área, atender auditoria interna e externa, avaliar potencial de pessoal da equipe, mensurar composição dos ativos do banco, subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços, estudar sugestões de clientes, repassar informações ao bacen - banco central e demais órgãos públicos, estabelecer prioridades, demonstrar raciocínio analítico, demonstrar flexibilidade, propor remuneração de pessoal, visitar clientes, instruir processos de cobrança e recuperação de crédito, acompanhar formalização de operações, especificar condições e fluxos operacionais, demonstrar persuasão, identificar necessidade de cliente, executar políticas de manutenção de clientes, conduzir reuniões com equipe, obter aprovação interna de produtos, serviços e processos, submeter plano diretor a aprovação superior, demonstrar capacidade de negociação, controlar execução de serviços de terceiros, atribuiir perfil de acesso aos sistemas, demonstrar percepção - feeling, programar desenvolvimento de equipes, coordenar processo de revisão de crédito, demonstrar capacidade de conviver com situações adversas, garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras, fomentar prospecção de clientes, propor alteração de rating ou score para clientes, reestudar políticas operacionais e de crédito, reciclar-se profissionalmente, autorizar pagamento de serviços terceirizados.

Cargos e salários CBO 1417-20 - Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Salário Gerente de Credito e Cobrança

Gerente de Credito e Cobrança: Brasil

  • 1.434
  • Brasil
  • 8.074 - 24.250
  • 42h
O profissional no cargo de Gerente de Credito e Cobrança CBO 1417-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 8.074 e 24.250 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.434 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-20.
Salário Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança

Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança: Brasil

  • 1.434
  • Brasil
  • 8.074 - 24.250
  • 42h
O profissional no cargo de Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança CBO 1417-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 8.074 e 24.250 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.434 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-20.
Salário Gerente de Administração de Carteiras de Crédito e Cobrança

Gerente de Administração de Carteiras de Crédito e Cobrança: Brasil

  • 1.434
  • Brasil
  • 8.074 - 24.250
  • 42h
O profissional no cargo de Gerente de Administração de Carteiras de Crédito e Cobrança CBO 1417-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 8.074 e 24.250 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.434 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-20.
Salário Gerente de Credito e Cobrança São Paulo

Gerente de Credito e Cobrança: São Paulo, SP

  • 316
  • São Paulo, SP
  • 14.291 - 31.549
  • 42h
O profissional no cargo de Gerente de Credito e Cobrança CBO 1417-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 14.291 e 31.549 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 316 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-20.
Salário Gerente de Credito e Cobrança

Gerente de Credito e Cobrança: São Paulo

  • 498
  • São Paulo
  • 12.596 - 30.403
  • 42h
O profissional no cargo de Gerente de Credito e Cobrança CBO 1417-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 12.596 e 30.403 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 498 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-20.
Salário Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança São Paulo

Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança: São Paulo, SP

  • 316
  • São Paulo, SP
  • 14.291 - 31.549
  • 42h
O profissional no cargo de Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança CBO 1417-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 14.291 e 31.549 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 316 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-20.
Salário Gerente de Administração de Carteiras de Crédito e Cobrança São Paulo

Gerente de Administração de Carteiras de Crédito e Cobrança: São Paulo, SP

  • 316
  • São Paulo, SP
  • 14.291 - 31.549
  • 42h
O profissional no cargo de Gerente de Administração de Carteiras de Crédito e Cobrança CBO 1417-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 14.291 e 31.549 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 316 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-20.
Salário Gerente de Administração de Carteiras de Crédito e Cobrança

Gerente de Administração de Carteiras de Crédito e Cobrança: São Paulo

  • 498
  • São Paulo
  • 12.596 - 30.403
  • 42h
O profissional no cargo de Gerente de Administração de Carteiras de Crédito e Cobrança CBO 1417-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 12.596 e 30.403 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 498 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-20.