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CBO 1417-20 - Gerente de crédito e cobrança - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

O profissional no cargo de Gerente de crédito e cobrança CBO 1417-20 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais relativas a crédito e cobrança de uma instituição, de um estabelecimento ou de um departamento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena desenvolvimento e implantação de processos de análise crédito e cobrança, analisando perfil do cliente e especificando condições e fluxos operacionais.

Implementa processos operacionais de crédito e cobrança, detectando riscos e ajustando parâmetros Gerencia, coordena, desenvolve e treina equipe de trabalho Analisa mercado e concorrência e estabelece indicadores de resultado, objetivos e metas.

Repassa informações a órgãos reguladores e participa de comissões Administra recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

CBO 1417-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Gerente de crédito e cobrança, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira CBO 1417-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1417-20

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira.
      • Gerentes.

O que faz um Gerente de crédito e cobrança

O Gerente de crédito e cobrança CBO 1417-20 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em empresas do setor financeiro e de crédito e cobrança, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Desenvolve processos e modelos estatísticos de análise de informações de crédito.

Coordena desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, obtendo aprovação interna e avaliando riscos Estipula políticas de crédito e cobrança por produto, estabelecendo condições operacionais.

Fornece subsídios para o desenvolvimento de produtos e serviços bancários Homologa projeto-piloto e define canais de distribuição, como agências, internet, terminais eletrônicos, entre outros.

Desenvolve processos de prospecção de clientes e de ações mercadológicas.

Mensura composição dos ativos da instituição e adapta produtos, serviços e processos à legislação Implementa políticas legais, administrativas e financeiras.

Participa de comitê de crédito e propõe alteração de classificação de risco de clientes.

Coordena a gestão e a revisão dos processos de crédito e cobrança, acompanhado a formalização de operações Verifica enquadramento de garantias, ajusta parâmetros operacionais e assegura padrões de atendimento Monitora carteira e instrui processos de cobrança e recuperação de crédito.

Elabora estratégias de exigibilidade e de aplicações, examina operações e mensura impactos legais nos processos de trabalho Detecta riscos operacionais e atribui perfil de acesso aos sistemas Otimiza fluxo de trabalho e revisa políticas operacionais de crédito e de cobrança.

Identifica público-alvo, promove visitas e executa políticas para manutenção de clientes Analisa sugestões e reclamações e desenvolve melhorias.

Classifica risco por nível - “rating” – e faz consultas de crédito Verifica informações e negocia taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas, valores e outras condições das operações Analisa desempenho econômico-financeiro de clientes e histórico de inadimplência das carteiras.

Incrementa resultados financeiros Traça plano diretor para área de crédito e cobrança, revisando-o e submetendo-o à aprovação superior Define estrutura organizacional, atribuições da área, objetivos e indicadores de resultados.

Analisa mercado e elabora orçamento da área Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Determina perfil de ocupações.

Propõe remuneração, seleciona, treina, remaneja e dispensa pessoal Coordena equipes e promove a sua interação, administrando conflitos Programa férias dos funcionários e delega atribuições Realiza avaliação de desempenho da equipe de trabalho Programa e promove treinamento e desenvolvimento de equipes e sugere promoção de pessoal.

Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Controla orçamento da área e custos operacionais Contrata, autoriza pagamento e controla serviços terceirizados Solicita e autoriza manutenção de sistemas e compra de equipamentos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa de projetos institucionais e comissões Divulga normas e procedimentos e consolida informações, repassando-as a órgãos reguladores Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos e recursos a ele confiados.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1417-20 deve comunicar-se, demonstrar competências pessoais, planejar processos de operações bancárias, coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, gerenciar pessoas, administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização, comercializar produtos e serviços financeiros, implementar processos operacionais.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1417-20

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.

Atividades exercidas por um Gerente de crédito e cobrança CBO 1417-20

Um Gerente de crédito e cobrança (ou sinônimo) deve reconhecer nichos de mercado, reciclar-se profissionalmente, gerir processos de crédito, participar das comissões febraban, abecip, determinar perfil de ocupações, programar desenvolvimento de equipes, subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços, monitorar qualidade da carteira de crédito, demonstrar lideraça, delegar atribuições, consolidar informações gerenciais, revisar plano diretor, adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas, definir atribuições para cada cargo, coordenar equipes, desenvolver processos de análise de informações de crédito, demonstrar raciocínio analítico, analisar evolução de inadimplência das carteiras, demonstrar persuasão, conferir autenticidade de informações, contratar serviços terceirizados, selecionar pessoas, identificar necessidade de cliente, ajustar parâmetros operacionais, respeitar valores da instituição, acompanhar formalização de operações, estabelecer prioridades, demonstrar capacidade de conviver com situações adversas, atender auditoria interna e externa, recomendar ações de marketing e vendas, elaborar orçamento da área, autorizar manutenção de sistemas informatizados, visitar clientes, reestudar políticas operacionais e de crédito, definir canais de distribuição - agências, internet, terminais eletrônicos, demonstrar flexibilidade, adequar perfil ocupacional a função, demonstrar capacidade de negociação, propor remuneração de pessoal, demonstrar poder de decisão, definir estrutura organizacional da área, sugerir promoção de pessoal, atribuiir perfil de acesso aos sistemas, executar políticas de manutenção de clientes, demonstrar pensamento estruturado, autorizar pagamento de serviços terceirizados, desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito, estudar sugestões de clientes, solucionar reclamações de clientes, controlar execução de serviços de terceiros, mensurar composição dos ativos do banco, interagir com demais áreas do banco, verificar enquadramento de garantias, fomentar prospecção de clientes, especificar condições e fluxos operacionais, obter aprovação interna de produtos, serviços e processos, assegurar padrões de atendimento, executar consultas de crédito, estabelecer indicadores de resultados, classificar clientes - rating e score, programar férias da equipe, motivar equipes, avaliar potencial de pessoal da equipe, homologar piloto de produtos, serviços e processos, desenvolver processos de prospecção de clientes, conduzir reuniões com equipe, detectar riscos inerentes ao processo operacional, promover interação da equipe, promover treinamento e desenvolvimento de equipes, solicitar compra de equipamentos, propor alteração de rating ou score para clientes, repassar informações ao bacen - banco central e demais órgãos públicos, identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços, montar estratégias de exigibilidade e aplicações, garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras, participar de projetos da instituição, avaliar riscos inerentes ao produto, estabelecer objetivos e metas, instruir processos de cobrança e recuperação de crédito, divulgar objetivos e metas da área, realizar avaliação cruzada de desempenho, controlar orçamento da área, incrementar resultados, otimizar fluxo de trabalho, analisar desempenho econômico-financeiro de clientes - pf e pj, controlar custos, analisar mercado e concorrência, estipular políticas por produto, divulgar normas e procedimentos, submeter plano diretor a aprovação superior, coordenar processo de revisão de crédito, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, demonstrar percepção - feeling, demonstrar segurança, examinar operações gerenciais, remanejar pessoal, administrar conflitos, demonstrar visão gerencial, dispensar pessoas, prever impactos de normas internas e externas, solicitar manutenção de sistemas informatizados, implementar políticas internas e externas, participar de comitê de crédito, negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores.

Cargos e salários CBO 1417-20 - Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Salário Gerente de Credito e Cobrança

Gerente de Credito e Cobrança: Brasil

O profissional no cargo de Gerente de Credito e Cobrança CBO 1417-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 9.064 e 24.967 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.486 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-20.
Salário Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança

Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança: Brasil

O profissional no cargo de Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança CBO 1417-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 9.000 e 24.813 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.467 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-20.
Salário Gerente de Administração de Carteiras de Crédito e Cobrança

Gerente de Administração de Carteiras de Crédito e Cobrança: Brasil

O profissional no cargo de Gerente de Administração de Carteiras de Crédito e Cobrança CBO 1417-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 9.000 e 24.813 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.467 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-20.
Salário Gerente de Credito e Cobrança São Paulo

Gerente de Credito e Cobrança: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Gerente de Credito e Cobrança CBO 1417-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 16.190 e 35.387 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 392 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-20.
Salário Gerente de Credito e Cobrança

Gerente de Credito e Cobrança: São Paulo

O profissional no cargo de Gerente de Credito e Cobrança CBO 1417-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 14.281 e 33.605 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 592 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-20.
Salário Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança São Paulo

Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança CBO 1417-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 16.190 e 35.387 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 392 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-20.
Salário Gerente de Administração de Carteiras de Crédito e Cobrança São Paulo

Gerente de Administração de Carteiras de Crédito e Cobrança: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Gerente de Administração de Carteiras de Crédito e Cobrança CBO 1417-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 16.190 e 35.387 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 392 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-20.
Salário Gerente de Administração de Carteiras de Crédito e Cobrança

Gerente de Administração de Carteiras de Crédito e Cobrança: São Paulo

O profissional no cargo de Gerente de Administração de Carteiras de Crédito e Cobrança CBO 1417-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 14.281 e 33.605 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 592 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1417-20.