CBO 1411-15 - Gerente de produção e operações agropecuárias - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal
O profissional no cargo de Gerente de produção e operações agropecuárias CBO 1411-15 planeja, organiza, coordena e controla as atividades operacionais agropecuárias - em bovinocultura de corte e leite, avicultura, suinocultura, caprinocultura, entre outras áreas - de empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral Controla volume de produção, determinando ações corretivas para o cumprimento das metas.
Monitora transporte e estocagem de produtos Administra comercialização de produtos Controla a qualidade de processos e de produtos.
Dimensiona força de trabalho e recursos materiais e financeiros Analisa custos de produção Administra programas de manutenção de equipamentos.
Promove o desenvolvimento tecnológico da empresa Gerencia contratos e projetos Elabora relatórios gerenciais.
Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 1411-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal que pertence ao grupo dos gerentes, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de produção e operações agropecuárias, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal CBO 1411-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1411-15
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes.
- Gerentes de produção e operações.
- Gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal.
O que faz um Gerente de produção e operações agropecuárias
O Gerente de produção e operações agropecuárias CBO 1411-15 presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas de produção para o planejamento tático Levanta informações para subsidiar as decisões.
Acompanha tendências de mercado e evolução tecnológica do setor agropecuário.
Analisa histórico de produção Coleta dados sobre meio ambiente.
Realiza análises de viabilidade econômica Participa das decisões que definem os investimentos prioritários.
Colabora na elaboração e na revisão de normas de operação.
Elabora planejamento operacional das atividades de equipes de produção e operação em empresa agropecuária Elabora orçamento físico e financeiro.
Define cronograma de investimentos.
Organiza as atividades, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados Realiza a gestão de processos agropecuários Acompanha e avalia a aplicação das técnicas de cultivo vegetais em ambientes naturais, com o uso de estufas ou com outros recursos.
Desenvolve ações de melhoria contínua, aprimorando práticas de reprodução, inclusive com uso de técnicas de genética e biotecnologia Desenvolve ações preventivas – incluindo vacinação do rebanho e planejamento alimentar – e tratamentos em relação a doenças emergentes e reemergentes Seleciona fertilizantes de acordo com o tipo de solo, para permitir a maximização da produção das culturas.
Inspeciona operações de campo Implanta e mantém sistemas de controle sobre atividades de irrigação, aplicação de produtos químicos, colheita, ordenha, entre outras.
Controla volume de produção, determinando ações corretivas para o cumprimento das metas Monitora o transporte e a estocagem de produtos Administra comercialização de produtos.
Analisa custos de produção Controla a qualidade de processos e de produtos, por meio da análise de indicadores de desempenho Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos.
Administra pessoal, identificando necessidade de contratação e demissão Contrata serviços de terceiros Avalia desempenho de trabalhadores e define necessidade de capacitação.
Prepara planos de treinamento, inclusive sobre saúde e segurança no trabalho Administra recursos materiais e financeiros Especifica insumos Administra programas de manutenção de equipamentos Promove o desenvolvimento tecnológico da empresa.
Sugere inovações tecnológicas Adapta processos operacionais agropecuários às tecnologias digitais Implanta novos processos produtivos Analisa projetos e participa do desenvolvimento de equipamentos Realiza adequação de equipamentos e instalações à realidade do ambiente produtivo Promove intercâmbio tecnológico entre empresas do setor Contrata instituições de pesquisa e consultorias Elabora relatórios gerenciais Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Atua para integração da empresa com a comunidade Discute ações e parcerias com órgãos públicos e divulga atividades da empresa junto à população local Implementa atividades sociais junto à comunidade Participa do sistema de gestão ambiental da empresa Desenvolve práticas ecologicamente corretas, como a introdução de plantas repelentes de pragas nos campos agrícolas, em substituição aos inseticidas químicos, a integração entre lavoura, pecuária e floresta, para permitir recuperação de áreas degradadas, pastagens enfraquecidas e solos empobrecidos, entre outras Acompanha a legislação ambiental Identifica impactos ambientais e elabora procedimentos e instruções técnicas para permitir sua minimização Promove atividades de educação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1411-15 deve elaborar planejamento operacional, gerenciar equipes, demonstrar competencias pessoais, assistir a direção da empresa, participar do sistema de gestão ambiental e qualidade da produção, promover desenvolvimento tecnológico, administrar produção e operação, administrar atividades de segurança, higiene e saúde do trabalho, interagir política e socialmente com a comunidade, definir sistema operacional.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal trabalho é exercido em instalações agropecuárias, pesqueiras, aqüícolas e florestais, em ambientes abertos, fechados ou em embarcações. Geralmente, na condição de trabalhador assalariado.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1411-15
Para empresas de médio e grande porte, essas ocupações são acessíveis a pessoas com curso superior ou com cursos de administração da área específica de aproximadamente duzentas horas-aula. Quando recrutados diretamente para a função, normalmente é exigido entre quatro e cinco anos de experiência na área de produção e operações do setor. A qualificação para o trabalho também pode ser obtida por meio de vivência na área.
Atividades exercidas por um Gerente de produção e operações agropecuárias CBO 1411-15
Um Gerente de produção e operações agropecuárias (ou sinônimo) deve tomar iniciativa, estruturar organogramas, analisar projetos de máquinas e equipamentos, analisar ocorrências de doenças ocupacionais, definir seqüência operacional, procurar tecnologias, definir ações corretivas, elaborar procedimentos e instruções técnicas visando minimizar impacto ambiental, dimensionar máquinas e equipamentos, zelar pela imagem da empresa, avaliar requisições de insumos, identificar impactos ambientais, analisar histórico de produção, adequar máquinas e equipamentos a realidade local, exigir cumprimento das normas regulamentadas e nrr - n. r. rurais, participar da definição do plano de carreira, estabelecer metas de eficiência operacional, propor promoções e penalidades administrativas, atender auditoria patrimonial interna e externa, elaborar análise de viabilidade econômica, contratar serviços de terceiros, elaborar relatórios gerenciais, demonstrar comprometimento com o trabalho, demonstrar flexibilidade, participar de eventos técnicos, delegar atribuições, dimensionar mão-de-obra, gerenciar programas de controle ambiental, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar ética profissional, participar da priorização de investimentos, divulgar atividades da empresa junto a população local, demonstrar senso de organização, determinar ações corretivas para o cumprimento de metas de produção, preparar plano de treinamento, promover melhoras do ambiente de trabalho, inspecionar operações de campo, atender auditoria interna e externa, colaborar na elaboração e revisão de normas de operação, identificar necessidades de contratação e demissão, demonstrar versatilidade, controlar qualidade da produção e do produto, demonstrar dinamismo, administrar programas de manutenção de máquinas e equipamentos, demonstrar resiliência, promover intercâmbios tecnológicos entre empresas do setor, colaborar na elaboração e revisão de normas de qualidade, promover atividades de educação ambiental, analisar indicadores de desempenho, avaliar desempenho de subordinados, fornecer informações para a elaboração do plano estratégico, controlar volume de produção, estimular a criação de programas de melhoria contínua, contratar instituições de pesquisa e consultorias, coordenar fluxo de informações entre os departamentos, exercer liderança, demonstrar capacidade de resposta, implementar programas de segurança e saúde do trabalhador e sua família fora da empresa, sugerir inovações tecnológicas, implementar atividades sociais junto a comunidade, elaborar orçamento físico e financeiro, desenvolver sociabilidade, dimensionar insumos, monitorar atividades dos profissionais de segurança e medicina do trabalho, implantar novos processos produtivos, levantar informações de produção, levantar informações ambientais, controlar estocagem do produto, definir produto final, facilitar atuação da cipa e cipatr, definir cronograma de investimentos, motivar equipes, determinar ações emergenciais, administrar custos de produção, monitorar legislações ambientais, estabelecer metas de produtividade, orientar trabalhadores sobre higiene pessoal, definir necessidade de treinamento, relacionar alternativas de sistemas operacionais, acompanhar análise de tendências mercadológicas e tecnológicas, atuar como representante legal da empresa, participar do desenvolvimento de máquinas e equipamentos, desenvolver capacidade crítica, analisar estatísticas de acidentes e incidentes do trabalho, discutir ações e parcerias com órgãos públicos, administrar a comercialização de produtos, informar direção sobre problemas emergenciais.