CBO 1411-15 - Gerente de produção e operações agropecuárias - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal
O profissional no cargo de Gerente de produção e operações agropecuárias CBO 1411-15 planeja, organiza, coordena e controla as atividades operacionais agropecuárias - em bovinocultura de corte e leite, avicultura, suinocultura, caprinocultura, entre outras áreas - de empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral Controla volume de produção, determinando ações corretivas para o cumprimento das metas.
Monitora transporte e estocagem de produtos Administra comercialização de produtos Controla a qualidade de processos e de produtos.
Dimensiona força de trabalho e recursos materiais e financeiros Analisa custos de produção Administra programas de manutenção de equipamentos.
Promove o desenvolvimento tecnológico da empresa Gerencia contratos e projetos Elabora relatórios gerenciais.
Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 1411-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de produção e operações agropecuárias, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal CBO 1411-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1411-15
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de produção e operações agropecuárias
O Gerente de produção e operações agropecuárias CBO 1411-15 presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas de produção para o planejamento tático Levanta informações para subsidiar as decisões.
Acompanha tendências de mercado e evolução tecnológica do setor agropecuário.
Analisa histórico de produção Coleta dados sobre meio ambiente.
Realiza análises de viabilidade econômica Participa das decisões que definem os investimentos prioritários.
Colabora na elaboração e na revisão de normas de operação.
Elabora planejamento operacional das atividades de equipes de produção e operação em empresa agropecuária Elabora orçamento físico e financeiro.
Define cronograma de investimentos.
Organiza as atividades, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados Realiza a gestão de processos agropecuários Acompanha e avalia a aplicação das técnicas de cultivo vegetais em ambientes naturais, com o uso de estufas ou com outros recursos.
Desenvolve ações de melhoria contínua, aprimorando práticas de reprodução, inclusive com uso de técnicas de genética e biotecnologia Desenvolve ações preventivas – incluindo vacinação do rebanho e planejamento alimentar – e tratamentos em relação a doenças emergentes e reemergentes Seleciona fertilizantes de acordo com o tipo de solo, para permitir a maximização da produção das culturas.
Inspeciona operações de campo Implanta e mantém sistemas de controle sobre atividades de irrigação, aplicação de produtos químicos, colheita, ordenha, entre outras.
Controla volume de produção, determinando ações corretivas para o cumprimento das metas Monitora o transporte e a estocagem de produtos Administra comercialização de produtos.
Analisa custos de produção Controla a qualidade de processos e de produtos, por meio da análise de indicadores de desempenho Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos.
Administra pessoal, identificando necessidade de contratação e demissão Contrata serviços de terceiros Avalia desempenho de trabalhadores e define necessidade de capacitação.
Prepara planos de treinamento, inclusive sobre saúde e segurança no trabalho Administra recursos materiais e financeiros Especifica insumos Administra programas de manutenção de equipamentos Promove o desenvolvimento tecnológico da empresa.
Sugere inovações tecnológicas Adapta processos operacionais agropecuários às tecnologias digitais Implanta novos processos produtivos Analisa projetos e participa do desenvolvimento de equipamentos Realiza adequação de equipamentos e instalações à realidade do ambiente produtivo Promove intercâmbio tecnológico entre empresas do setor Contrata instituições de pesquisa e consultorias Elabora relatórios gerenciais Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Atua para integração da empresa com a comunidade Discute ações e parcerias com órgãos públicos e divulga atividades da empresa junto à população local Implementa atividades sociais junto à comunidade Participa do sistema de gestão ambiental da empresa Desenvolve práticas ecologicamente corretas, como a introdução de plantas repelentes de pragas nos campos agrícolas, em substituição aos inseticidas químicos, a integração entre lavoura, pecuária e floresta, para permitir recuperação de áreas degradadas, pastagens enfraquecidas e solos empobrecidos, entre outras Acompanha a legislação ambiental Identifica impactos ambientais e elabora procedimentos e instruções técnicas para permitir sua minimização Promove atividades de educação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1411-15 deve participar do sistema de gestão ambiental e qualidade da produção, definir sistema operacional, demonstrar competencias pessoais, promover desenvolvimento tecnológico, administrar produção e operação, interagir política e socialmente com a comunidade, administrar atividades de segurança, higiene e saúde do trabalho, elaborar planejamento operacional, assistir a direção da empresa, gerenciar equipes.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal trabalho é exercido em instalações agropecuárias, pesqueiras, aqüícolas e florestais, em ambientes abertos, fechados ou em embarcações. Geralmente, na condição de trabalhador assalariado.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1411-15
Para empresas de médio e grande porte, essas ocupações são acessíveis a pessoas com curso superior ou com cursos de administração da área específica de aproximadamente duzentas horas-aula. Quando recrutados diretamente para a função, normalmente é exigido entre quatro e cinco anos de experiência na área de produção e operações do setor. A qualificação para o trabalho também pode ser obtida por meio de vivência na área.
Atividades exercidas por um Gerente de produção e operações agropecuárias CBO 1411-15
Um Gerente de produção e operações agropecuárias (ou sinônimo) deve inspecionar operações de campo, avaliar requisições de insumos, demonstrar comprometimento com o trabalho, demonstrar ética profissional, desenvolver capacidade crítica, estabelecer metas de produtividade, adequar máquinas e equipamentos a realidade local, facilitar atuação da cipa e cipatr, dimensionar máquinas e equipamentos, desenvolver sociabilidade, discutir ações e parcerias com órgãos públicos, preparar plano de treinamento, atender auditoria patrimonial interna e externa, estruturar organogramas, exercer liderança, colaborar na elaboração e revisão de normas de qualidade, implantar novos processos produtivos, administrar programas de manutenção de máquinas e equipamentos, dimensionar mão-de-obra, demonstrar dinamismo, controlar qualidade da produção e do produto, administrar a comercialização de produtos, promover atividades de educação ambiental, delegar atribuições, orientar trabalhadores sobre higiene pessoal, procurar tecnologias, demonstrar senso de organização, definir produto final, analisar histórico de produção, contratar serviços de terceiros, demonstrar capacidade de resposta, divulgar atividades da empresa junto a população local, analisar ocorrências de doenças ocupacionais, demonstrar resiliência, analisar estatísticas de acidentes e incidentes do trabalho, dimensionar insumos, demonstrar versatilidade, administrar custos de produção, fornecer informações para a elaboração do plano estratégico, definir ações corretivas, implementar programas de segurança e saúde do trabalhador e sua família fora da empresa, controlar estocagem do produto, atuar como representante legal da empresa, determinar ações corretivas para o cumprimento de metas de produção, implementar atividades sociais junto a comunidade, demonstrar flexibilidade, avaliar desempenho de subordinados, identificar impactos ambientais, sugerir inovações tecnológicas, tomar iniciativa, participar da definição do plano de carreira, elaborar procedimentos e instruções técnicas visando minimizar impacto ambiental, colaborar na elaboração e revisão de normas de operação, elaborar orçamento físico e financeiro, promover melhoras do ambiente de trabalho, exigir cumprimento das normas regulamentadas e nrr - n. r. rurais, relacionar alternativas de sistemas operacionais, gerenciar programas de controle ambiental, identificar necessidades de contratação e demissão, propor promoções e penalidades administrativas, participar de eventos técnicos, determinar ações emergenciais, monitorar legislações ambientais, contratar instituições de pesquisa e consultorias, participar da priorização de investimentos, definir seqüência operacional, definir necessidade de treinamento, estabelecer metas de eficiência operacional, levantar informações ambientais, analisar projetos de máquinas e equipamentos, atender auditoria interna e externa, acompanhar análise de tendências mercadológicas e tecnológicas, promover intercâmbios tecnológicos entre empresas do setor, coordenar fluxo de informações entre os departamentos, demonstrar capacidade de comunicação, definir cronograma de investimentos, participar do desenvolvimento de máquinas e equipamentos, elaborar análise de viabilidade econômica, monitorar atividades dos profissionais de segurança e medicina do trabalho, motivar equipes, zelar pela imagem da empresa, controlar volume de produção, levantar informações de produção, analisar indicadores de desempenho, estimular a criação de programas de melhoria contínua, informar direção sobre problemas emergenciais, elaborar relatórios gerenciais.