CBO 1233-05 - Diretor comercial

Entenda o que fazem os diretores de comercialização e marketing no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Diretor comercial e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Diretor comercial

Dirige operações comerciais em empresa de produção de bens e/ou de prestação de serviços (exceto do setor de intermediação financeira), considerando diretrizes determinadas pelo diretor geral – e, em corporações, pelo conselho de administração – e levando em conta estratégias, metas e ações definidas no planejamento estratégico. Participa na avaliação e na aprovação do lançamento de novos produtos e/ou serviços, para melhoria contínua no portfólio da empresa. Estabelece os canais pelos quais serão realizadas as vendas. Coordena ações para aumento da base de clientes. Define a logística para entrega do bem ou serviço adquirido. Supervisiona os processos de pós-venda. Atua no controle de qualidade dos processos comerciais. Incentiva o uso de novas tecnologias. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (7/8)
Habilidade (7/8)
Atitude (8/8)
Perfil Ocupacional (7/8)
Prepara-se para análise do planejamento estratégico da empresa, estudando a evolução do mercado consumidor, prospectando tendências de novos produtos e/ou serviços no setor em que a empresa atua, e avaliando a concorrência.

Participa de reuniões com a direção geral da empresa, para discussão das metas e do conjunto integrado de ações que constam no planejamento estratégico, contribuindo para assegurar as condições necessárias à melhoria das estratégias comerciais, à obtenção de crescimento das vendas, e à expansão da base de clientes.

Presta informações sobre o planejamento estratégico para gerentes e supervisores da área comercial, definindo, juntos, as estratégias operacionais.

Cumpre política comercial da empresa. Elabora documento com projeção de vendas e estimativa do lucro das operações.

Participa na avaliação e na aprovação do lançamento de novos produtos e/ou serviços, para melhoria contínua do portfólio da empresa. Define, de forma articulada com outros diretores, os preços e as condições para concessão de descontos. Valida métodos de comercialização.

Estabelece os canais pelos quais serão realizadas as vendas. Pode coordenar estudos para identificação de mercado potencial para implantação de loja física. Pode implementar novos processos de venda - como o comércio eletrônico (“e-commerce”) – e disponibilizar novos meios de pagamento – como PIX e pagamento via QR Code–Código de Resposta Rápida (Quick Response Code) -, para ampliar e agilizar as transações comerciais.

Coordena ações para aumento da base de clientes. Incentiva a prospecção de clientes, que correspondam ao perfil ideal para aquisição dos produtos e/ou serviços da empresa. Pode promover vendas diretamente para outras empresas, negociando contratos e acordos comerciais.

Monitora as preferências de clientes, para determinar o foco dos esforços de vendas. Considera relatórios que apresentam análise de informações – tais como características de clientes e padrões de compra -, para a tomada de decisões.

Define a logística para entrega do bem ou serviço adquirido, gerenciando custos e prazos.

Supervisiona os processos de pós-venda, providenciando atendimento a clientes para solucionar dúvidas, responder às reclamações e prestar assistência técnica. Orienta o envio de problemas detectados pelo cliente para o diretor de produção, subsidiando o processo de ajustes de fabricação de produto e/ou de prestação de serviço.

Monitora operacionalização e desempenho dos processos de comercialização. Verifica o atingimento de metas de vendas. Controla a qualidade dos processos, analisando indicadores de desempenho e promovendo, quando necessário, adequação das operações. Acompanha a pesquisa de satisfação de clientes.

Atua para a inclusão de novas tecnologias, que agilizem processos, integrem setores, controlem fluxo de informações, e facilitem comunicação entre equipes. Incentiva o uso de sistemas informatizados - de relacionamento com cliente, de planejamento de recursos empresariais, de gestão de estoques, dentre outros -, no gerenciamento e nas atividades operacionais da área comercial.

Participa na definição de políticas de recursos humanos, definindo a estruturação e o dimensionamento de equipes para a área comercial. Supervisiona a avaliação de desempenho das equipes de venda e a realização de programas de desenvolvimento de pessoal.

Coordena a administração de recursos materiais e financeiros da área comercial.

Apresenta à direção da instituição, periodicamente, relatórios de acompanhamento das atividades. Pode interagir com o conselho de administração ou órgão superior e com os acionistas, para prestar esclarecimentos sobre as atividades executadas e os resultados alcançados.

Participa de processos de integração com a comunidade externa, representando a empresa em reuniões de associações comerciais e em eventos, para promover produtos e/ou serviços.

Organiza corpo consultivo para estudar e implantar medidas visando prevenção de situações de risco no trabalho.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA À ÁREA COMERCIAL 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA) PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS À ÁREA COMERCIAL 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA DE COMPUTAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO DE VENDAS 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA DE COMPUTAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) SISTEMAS DE GESTÃO DE ESTOQUES 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA DE COMPUTAÇÃO 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) SISTEMAS DE GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (CRM - CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT) 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA DE COMPUTAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) SISTEMAS DE GESTÃO EMPRESARIAL (ERP - ENTERPRISE RESOURCE PLANNING) 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA DE COMPUTAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) SISTEMAS DE INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA DE COMPUTAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) SISTEMAS DE VIDEOMONITORAMENTO PARA CONTROLE EM TEMPO REAL 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) MEIO AMBIENTE: ECOLOGIA, BIODIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE E INTERVENÇÃO HUMANA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE - BUSINESS INTELLIGENCE-BI 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) PAINÉIS DE INFORMAÇÕES, MÉTRICAS E INDICADORES (DASHBOARD) 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARE DE SIMULAÇÃO DE CENÁRIOS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) DISPOSITIVOS DE AUTOMAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) ETIQUETAS DE IDENTIFICAÇÃO POR RADIOFREQUÊNCIA (RFID) 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 5 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) LEITORES DE CÓDIGO DE BARRAS 4 5 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GARANTIA DE CONTROLE DE QUALIDADE 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE, ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ENGENHARIA ECONÔMICA 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ANÁLISE DE CUSTOS 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ENGENHARIA ECONÔMICA 5 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ESTUDO DE MERCADO 5 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE TRANSPORTES PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE TRANSPORTES PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE TRANSPORTE 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE TRANSPORTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA DE TRANSPORTES 4 5 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE TRANSPORTES OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA DE TRANSPORTES) OPERAÇÕES LOGÍSTICAS 4 5 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE TRANSPORTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA DE TRANSPORTES 4 5 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE TRANSPORTES OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA DE TRANSPORTES) PROCESSOS DE TRANSPORTE E ARMAZENAGEM 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PRIVADO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO COMERCIAL 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) DIREITO EMPRESARIAL E DO CONSUMIDOR 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) LEGISLAÇÃO DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO MERCADOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO NEGÓCIOS INTERNACIONAIS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO CORPORATIVA E ÓRGÃOS SEMELHANTES: ESTRUTURA, ATRIBUIÇÕES, FUNCIONAMENTO, OUTROS ASPECTOS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) ECOSSISTEMA DE EMPRESAS, ORGANIZAÇÕES, CLIENTES, FORNECEDORES, PÚBLICOS DE INTERESSE, GOVERNOS E OUTROS ATORES: CARACTERÍSTICAS GERAIS, AMBIENTES CONCORRENCIAIS, INTERPENETRAÇÃO DAS AGENDAS ESTRATÉGICAS DOS DIVERSOS ATORES, OUTROS ASPECTOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA EMPRESA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA E PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAIS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) POLÍTICAS DE LICITAÇÕES PÚBLICAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) GESTÃO DE ARMAZENAGEM E TRANSPORTE 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) GESTÃO DE SETORES POR TIPOS DE PRODUTOS E/OU SERVIÇOS PARA COMERCIALIZAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) NORMAS TÉCNICAS DA ÁREA DE COMERCIALIZAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) VENDAS E TRIBUTAÇÕES 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) ANÁLISE DE MERCADOS E PROJEÇÃO DE CENÁRIOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) COMÉRCIO ELETRÔNICO (E-COMMERCE) 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES DE VENDAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) GESTÃO DO PORTFÓLIO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) GESTÃO INTEGRADA DE CANAIS DE VENDAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) INDICADORES DE DESEMPENHO COMERCIAL, DESPESAS E RECEITAS, PRODUTIVIDADE, QUALIDADE, VENDAS, SATISFAÇÃO DE CLIENTES, ENTRE OUTROS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) NEGOCIAÇÃO DE CONTRATOS E ACORDOS COMERCIAIS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) PLANEJAMENTO DE VENDAS E NOVOS NEGÓCIOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS COMERCIAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) PRECIFICAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) PROCESSOS DE PÓS-VENDA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) PROCESSOS DE VENDA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA ECONÔMICA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA GERAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA ECONÔMICA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (TEORIA ECONÔMICA) ECONOMIA E SAZONALIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA ECONÔMICA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (TEORIA ECONÔMICA) IMPACTOS DE FATORES ECONÔMICOS NA VENDA POR ATACADO E VAREJO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA ECONÔMICA 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (TEORIA ECONÔMICA) REDES E CADEIAS DE SUPRIMENTOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA MÉTODOS QUANTITATIVOS EM ECONOMIA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ESTATÍSTICA SÓCIO-ECONÔMICA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA MÉTODOS QUANTITATIVOS EM ECONOMIA 2 2 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA MÉTODOS E MODELOS MATEMÁTICOS, ECONOMÉTRICOS E ESTATÍSTICOS 2 2 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA MONETÁRIA E FISCAL 2 3 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA POLÍTICA FISCAL DO BRASIL 2 3 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA CRESCIMENTO, FLUTUAÇÕES E PLANEJAMENTO ECONÔMICO 2 2 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA INFLAÇÃO 2 2 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA INTERNACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA RELAÇÕES DO COMÉRCIO, POLÍTICA COMERCIAL, INTEGRAÇÃO ECONÔMICA 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA INTERNACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA INDUSTRIAL 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA MUDANÇA TECNOLÓGICA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA INDUSTRIAL 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA INDUSTRIAL) LOGÍSTICA REVERSA 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL) ECONOMIA E CONSUMO 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA REGIONAL E URBANA 3 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA REGIONAL 3 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA REGIONAL E URBANA 3 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA URBANA 3 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA REGIONAL E URBANA 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA RENDA E TRIBUTAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO TEORIA DA INFORMAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROCESSOS DA COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO TEORIA DA INFORMAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO TEORIA DA INFORMAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO TEORIA GERAL DA INFORMAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS 5 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) MARKETING DIGITAL 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) SISTEMAS DE DIVULGAÇÃO E POSICIONAMENTO NO MERCADO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES INTERNACIONAIS) ACORDOS INTERNACIONAIS DE LIVRE COMÉRCIO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES INTERNACIONAIS) POLÍTICAS INTERNAS DE OPERAÇÕES TRANSNACIONAIS 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA TEORIA POLÍTICA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS (TEORIA POLÍTICA) POLÍTICAS ORGANIZACIONAIS E CULTURA INSTITUCIONAL 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 5 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 5 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS 2 2 2
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS ANÁLISE DE RISCOS 2 2 2
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS 3 3 2
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS CONTROLE DE PROCESSOS 3 3 2
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ESTRATÉGIAS DE PESQUISA 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) PESQUISA DE MERCADO E TENDÊNCIAS DE CONSUMO 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) PROCESSO DE INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA CADEIA DE VALOR DAS EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES 3 4 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 3 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 2 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE 2 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS VIGOR (ESTAMINA) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES 5 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 5
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE SETOR DE EMPRESA OU DE INSTITUIÇÃO, GERENCIANDO PROCESSOS DE MELHORIA 4

Condições de Trabalho

xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • participar na definição de políticas de recursos huanos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • definir plano de marketing e vendas;
  • gerir qualidade da venda;
  • executar plano de marketing e vendas;
  • atuar na definição do planejamento estratégico;
  • monitorar rentabilidade de produtos e clientes;
  • dimensionar recursos;
  • diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
  • definir metas e padrões de qualidade;
  • promover campanhas internas de conscientização;
  • aprovar normas e instruções;
  • realizar ações preventivas e corretivas;
  • atuar na definição de linhas de produto;
  • demonstrar visão de futuro;
  • definir metas de venda com grupo gestor - quantidade e prazo;
  • desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho;
  • orientar planejamento da produção;
  • trabalhar com responsabilidade social;
  • avaliar nível de satisfação da equipe;
  • mostrar criatividade;
  • prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos;
  • implantar novas metodologias de trabalho;
  • zelar pela apresentação pessoal;
  • dialogar com públicos de interesse da empresa;
  • verificar cumprimento dos prazos de cobrança;
  • promover rastreabilidade do produto;
  • identificar novos fornecedores e prestadores de serviço;
  • implementar planos de marketing e vendas;
  • gerir pós-venda;
  • prospectar formadores de opinião;
  • mostrar versatilidade;
  • redigir relatórios;
  • utilizar tecnologia da informação;
  • acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros;
  • aproveitar oportunidades;
  • participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho;
  • validar métodos;
  • acompanhar indicadores de venda - volume de vendas, cumprimento de prazos;
  • revisar plano de marketing e vendas;
  • fazer cumprir política comercial da empresa;
  • avaliar exeqüibilidade de projetos;
  • definir perfil de qualificação do pessoal;
  • delegar responsabilidades;
  • fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor;
  • estimular processo de comunicação;
  • instituir metodologia de trabalho;
  • focalizar na busca de resultados;
  • tomar decisões;
  • administrar conflitos;
  • analisar viabilidade econômica;
  • minimizar rupturas de vendas;
  • mostrar otimismo;
  • manipular tendência de mercado;
  • expor idéias em público;
  • fazer exposições na mídia;
  • transformar dados em informação;
  • disseminar informações ao público de interesse da empresa;
  • aprovar contratação de terceiros;
  • promover treinamento e desenvolvimento da equipe;
  • elaborar plano de contigência;
  • avaliar desempenho da equipe;
  • analisar plano de marketing e vendas;
  • gerenciar custos e prazos logísticos;
  • demonstrar respeito a chefes e subordinados;
  • gerenciar salários, promoções, admissões e demissões;
  • especificar recursos humanos, materiais e financeiros - orçamento;
  • fixar metas de vendas - objetivos e prazos;
  • motivar equipe;
  • contribuir na elaboração de descrição de cargos;
  • mostrar coerência;
  • definir plano de investimento com grupo gestor;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • avaliar resultados - negócios e processos;
  • promover inovação;
  • trabalhar em equipe;
  • trabalhar com ética;

Divisões de categorias profissionais do CBO 1233-05

CBO 1233-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretor comercial que pertence ao grupo dos diretores de comercialização e marketing, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de comercialização e marketing

CBOs Relacionados

Cargos e salários CBO 1233-05 - Diretores de comercialização e marketing

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 123305 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Diretores de comercialização e marketing em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
1233-05 Diretor Comercial Brasília, DF 43h 66
1233-05 Superintendente Comercial Belo Horizonte, MG 42h 73
1233-05 Vice-presidente Comercial Rio de Janeiro, RJ 42h 231
1233-05 Diretor Comercial São Paulo 42h 2.748
1233-05 Superintendente Comercial São Paulo, SP 42h 1.836
1233-05 Vice-presidente de Vendas Brasil 42h 4.552
1233-05 Diretor Comercial Fortaleza, CE 43h 48
1233-05 Vice-presidente de Vendas Campinas, SP 42h 89
1233-05 Vice-presidente de Vendas São Paulo 42h 2.748
1233-05 Diretor Comercial Contagem, MG 42h 16
1233-05 Diretor Comercial Santo André, SP 43h 22
1233-05 Diretor de Vendas São Paulo, SP 42h 1.836
1233-05 Diretor Comercial Brasil 42h 4.552
1233-05 Diretor Comercial Porto Alegre, RS 43h 37
1233-05 Diretor Comercial Uberlândia, MG 43h 24
1233-05 Diretor Comercial São Bernardo do Campo, SP 43h 22
1233-05 Vice-presidente Comercial São Paulo 42h 2.761
1233-05 Diretor Comercial Salvador, BA 43h 24
1233-05 Superintendente Comercial Minas Gerais 42h 307
1233-05 Diretor Comercial Florianópolis, SC 42h 28
1233-05 Vice-presidente de Vendas São Paulo, SP 42h 1.836
1233-05 Vice-presidente Comercial Brasil 42h 4.552
1233-05 Vice-presidente Comercial Belo Horizonte, MG 42h 73
1233-05 Diretor Comercial Sorocaba, SP 43h 21
1233-05 Diretor Comercial Curitiba, PR 42h 76
1233-05 Diretor Geral de Vendas São Paulo, SP 42h 1.836
1233-05 Diretor Comercial Barueri, SP 42h 199
1233-05 Vice-presidente de Vendas Belo Horizonte, MG 42h 75
1233-05 Diretor de Vendas Curitiba, PR 42h 76
1233-05 Diretor Comercial Campinas, SP 42h 89
1233-05 Diretor Comercial Campo Grande, MS 43h 16
1233-05 Superintendente Comercial Brasil 42h 4.552
1233-05 Diretor Comercial São Paulo, SP 42h 1.836
1233-05 Diretor Comercial Recife, PE 42h 40
1233-05 Diretor Comercial Minas Gerais 42h 307
1233-05 Diretor de Vendas Brasil 42h 4.552
1233-05 Diretor de Vendas Belo Horizonte, MG 42h 75
1233-05 Diretor Comercial Guarulhos, SP 44h 37
1233-05 Vice-presidente Comercial São Paulo, SP 42h 1.836
1233-05 Diretor Geral de Vendas São Paulo 42h 2.748
1233-05 Diretor Geral de Vendas Brasília, DF 43h 66
1233-05 Diretor Comercial Juiz de Fora, MG 44h 4
1233-05 Diretor Comercial Rio de Janeiro, RJ 42h 229
1233-05 Diretor de Vendas Rio de Janeiro, RJ 42h 231
1233-05 Diretor de Vendas Minas Gerais 42h 307
1233-05 Diretor de Vendas Sorocaba, SP 43h 21
1233-05 Diretor de Vendas São Paulo 42h 2.748
1233-05 Vice-presidente Comercial Brasília, DF 43h 66
1233-05 Superintendente Comercial Sorocaba, SP 43h 21
1233-05 Diretor Comercial Santa Catarina 43h 187

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial