CBO 5134-15 - Cumim
Entenda o que fazem os trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Cumim e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
 - Conhecimento
 - Habilidade
 - Atitude
 - Atuação
 - Funções
 
O Que Faz um Cumim
O Cumim auxilia o garçom no atendimento aos clientes e na organização dos ambientes. Pode recepcionar os clientes e anotar seus pedidos. Pode servir bebidas e refeições aos clientes. Ao final dos serviços de atendimento, auxilia na organização e na arrumação do espaço, na higienização de utensílios e equipamentos e no reabastecimento de toalhas, guardanapos, talheres, copos e pratos limpos. Atua em conformidade com a legislação, com as normas de segurança e higiene alimentar e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 5134-15
Auxilia na montagem de balcão ou carrinho, com alimentos ou bebidas.
Pode recepcionar e acompanhar o cliente à mesa, entregando-lhe o cardápio.
Pode anotar os pedidos - manualmente ou por meio eletrônico -, encaminhando-os para a cozinha e para o bar.
Auxilia no atendimento ao cliente, servindo aperitivos, entrada, pratos e bebidas, para agilizar o serviço. Pode preparar sucos e cafés.
Atende solicitações do cliente, buscando mantê-lo satisfeito.
Traz a conta quando for solicitada, podendo realizar o recebimento do valor devido.
Arruma a mesa para um novo cliente, retirando a louça usada, limpando a mesa e trocando toalha e acessórios. Recolhe os utensílios usados, levando-os para a copa.
Ao final do serviço de atendimento aos clientes, auxilia na arrumação do espaço, limpando e arranjando mesas, tirando toalhas, guardando produtos e desmontando carrinho e balcão. Reabastece o suprimento de toalhas, guardanapos, talheres, copos e pratos limpos.
Auxilia na higienização de utensílios e equipamentos. Limpa bandejas, balcão, bancada e carrinho.
Separa e descarta lixo, seguindo os procedimentos adotados no estabelecimento.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
 - Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
 - Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
 
| Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. | 
|---|---|---|---|---|---|---|
| DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 2 | 
| CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 1 | |
| CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ARITMÉTICA | 3 | 3 | 1 | |
| CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 2 | 2 | 1 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 2 | 2 | 1 | |
| CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 2 | 3 | 2 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 4 | 4 | 2 | |
| LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - VOCABULÁRIO ESPECÍFICO DA ÁREA DA GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | 4 | 4 | 2 | |
| DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 1 | 
| ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE OCUPACIONAL | 4 | 4 | 1 | |
| ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 2 | |
| SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS | 4 | 5 | 2 | |
| SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | HIGIENE DOS ALIMENTOS | 4 | 5 | 3 | |
| TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | CLASSIFICAÇÃO DAS BEBIDAS | 4 | 4 | 2 | |
| TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | HARMONIZAÇÃO DE BEBIDAS E COMIDAS | 5 | 5 | 1 | |
| TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | PEDIDOS: ANOTAÇÃO, ABERTURA, FECHAMENTO DE CONTAS | 5 | 5 | 2 | |
| TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | PROCEDIMENTOS DE MISE EM PLACE | 4 | 4 | 2 | |
| TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | SEGURANÇA ALIMENTAR | 2 | 2 | 1 | |
| TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | SELEÇÃO DE MATERIAIS (UTENSÍLIOS E EQUIPAMENTOS) DE ALIMENTAÇÃO | 5 | 5 | 2 | |
| TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO DE ALIMENTOS | 4 | 4 | 2 | |
| TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | TÉCNICAS DE ARMAZENAMENTO DE ALIMENTOS E BEBIDAS | 4 | 4 | 1 | |
| TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | TÉCNICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS | 4 | 5 | 2 | |
| TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | TIPOS E PERFIS DE CLIENTES (CARACTERÍSTICAS, DESEJOS, NECESSIDADES) | 5 | 5 | 2 | |
| TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - ORGANIZAÇÃO DA MESA EM FUNÇÃO DO TIPO DE SERVIÇO | 5 | 4 | 3 | |
| TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - PLANEJAMENTO DOS SERVIÇOS EM BARES E RESTAURANTES | 2 | 2 | 1 | |
| TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TIPOS DE LOUÇAS, TALHERES, COPOS, TAÇAS E OUTROS UTENSÍLIOS DE SERVIÇOS DE MESA | 3 | 3 | 3 | |
| TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TIPOS DE SERVIÇO EM RESTAURANTE: SELF-SERVICE (OU BUFFET), À FRANCESA, À RUSSA, À BRASILEIRA, À INGLESA, À INGLESA DIRETO, À INGLESA INDIRETO, À AMERICANA, EMPRATADO E À VOLANTE | 3 | 4 | 2 | |
| TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | NORMAS TÉCNICAS PARA GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | 2 | 2 | 1 | 
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
 - Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
 
| Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. | 
|---|---|---|---|---|
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 3 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 4 | 
| HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 5 | 4 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 | 
| HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 4 | 4 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 4 | 4 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 3 | 3 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 2 | 2 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 5 | 5 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 5 | 5 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 4 | 4 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - SENSIBILIDADE OLFATIVA | 4 | 4 | 
| HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL | 3 | 3 | 
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
 
| Categoria | Atitude | Imp. | 
|---|---|---|
| TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | 4 | 
Condições de Trabalho
Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria os trabalhadores dessas ocupações, normalmente, têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada ou, eventualmente, trabalham como autônomo com comissão. Atuam, predominantemente, no ramo de atividades ligadas a hotelaria, alimentação, saúde, serviços sociais e atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, em ambientes fechados, com revezamento de turnos e supervisão ocasional. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos e com exposição a ruído intenso, podendo levar à situação de estresse. Eventualmente, em hospitais, podem ser expostos à radiação.
Exigências do mercado de trabalho
Para o acesso ao trabalho nessa família ocupacional é exigido, no mínimo, o ensino fundamental incompleto e até um ano de experiência. A formação profissional ocorre com a prática no local de trabalho ou em cursos profissionalizantes. O trabalhador tem a possibilidade de ascender na carreira, iniciando a mesma como ajudante ou auxiliar, podendo atingir a ocupação de maître (família ocupacional 5101). O garçon de vinho e o Barista, para os quais é requerido o ensino médio, necessitam de especialização e experiência de um a dois anos. O mercado de trabalho tende a aumentar a exigência do nível de qualificação e profissionalização desses trabalhadores.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Atender o cliente;
 - Organizar o trabalho;
 - Montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar;
 - Servir o cliente;
 - Higienizar utensílios e equipamentos;
 - Desmontar praça;
 - Preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc;
 - Realizar serviço de bebidas;
 - Demonstrar competências pessoais;
 - Demonstrar discreção;
 - Demonstrar proatividade;
 - Controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas;
 - Demonstrar capacidade de organização;
 - Atender reclamações do cliente;
 - Decorar mesa;
 - Demonstrar acuidade sensorial;
 - Preparar couvert;
 - Demonstrar atenção focada;
 - Providenciar gelo;
 - Controlar acesso de pessoas;
 - Destinar o lixo;
 - Pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar;
 - Conferir ordem de serviço;
 - Demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar;
 - Demonstrar capacidade de comunicação;
 - Secar louça e/ou prataria;
 - Checar pedido antes de servir;
 - Substituir cobre-manchas;
 - Limpar mesa;
 - Limpar prataria;
 - Colocar bebidas para gelar;
 - Demonstrar equilíbrio emocional;
 - Enfeitar drinques, coquetéis e pratos;
 - Trabalhar em equipe;
 - Dar sugestões;
 - Verificar estoque de bebidas e/ou alimentos;
 - Servir café;
 - Verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos;
 - Descrever pratos e produtos oferecidos;
 - Servir sobremesas;
 - Limpar equipamentos;
 - Trocar bebida e copos de acordo com cardápio escolhido;
 - Demonstrar criatividade;
 - Limpar balcão e bancada;
 - Fatiar carne - churrascaria;
 - Retirar restos de comida;
 - Requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza;
 - Trazer conta;
 - Administrar fluxo de pratos entre cozinha e mesas;
 - Lavar utensílios;
 - Organizar espaço;
 - Completar bufê;
 - Ouvir atentamente - saber ouvir;
 - Servir vinho, cerveja, chope, cachaça e saquê;
 - Tirar toalhas;
 - Questionar as preferências do cliente;
 - Limpar bandejas e carrinho;
 - Demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores;
 - Separar lixo;
 - Receber contas;
 - Preparar canapés e amuse-gueules;
 - Observar apresentação dos pratos;
 - Informar previsão de tempo de espera;
 - Servir chá, licores e digestivos;
 - Fazer porções para viagem;
 - Desmontar o bufê - buffet;
 - Montar carrinho;
 - Substituir cinzeiros;
 - Selecionar alimentos e bebidas;
 - Inventariar bebidas consumidas;
 - Escolher louça;
 - Organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place;
 - Repor aparadores e guéridons;
 - Demonstrar dinamismo;
 - Acompanhar cliente a mesa;
 - Verificar quantidade e disponibilidade de produtos;
 - Desmontar mesas;
 - Trazer couvert;
 - Forrar bandeja;
 - Servir charutos;
 - Encaminhar enxoval de mesa para lavanderia;
 - Demonstrar cordialidade;
 - Fornecer informações ao cliente;
 - Acomodar cliente;
 - Servir queijos;
 - Montar kits de descartáveis - guardanapos, talheres, sal;
 - Cumprir normas e procedimentos sanitários;
 - Mostrar garrafa/lata, rolha, tampa e rótulo ao cliente;
 - Servir pratos;
 - Dobrar guardanapos;
 - Repor bebidas;
 - Recolher louças, talheres, copos e/ou bandejas;
 - Encaminhar pedidos para cozinha e bar;
 - Abrir garrafa/lata;
 - Observar ponto de cozimento dos alimentos;
 - Guardar louças, copos e/ou prataria;
 - Destrinchar peixe;
 - Inventariar material - louças, pratarias, enxoval de copos, enxoval de mesa;
 - Recepcionar cliente;
 - Contornar situações adversas;
 - Selecionar utensílios;
 - Demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool;
 - Controlar sobras e perdas;
 - Desmontar carrinho;
 - Servir aperitivos;
 - Selecionar enxoval de copos;
 - Selecionar produtos - limpeza e outros;
 - Esterilizar instrumentos e materiais;
 - Trabalhar sob pressão;
 - Retirar louça e prataria da máquina de lavar;
 - Montar mesa, bandeja, balcão e bar;
 - Limpar o chão;
 - Repor material de apoio;
 - Guardar produtos;
 - Servir bebidas;
 
Profissões da Família Ocupacional
- Chapista de Lanchonete
 - Ajudante
 - Copeiro
 - Barista
 - Balconista de Lanchonete
 - Cafeteiro
 - Cantineiro (escola)
 - Copeiro de Hospital
 - Atendente de Lanchonete
 - Servente de Lanche
 
Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-15
CBO 5134-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de cumim que pertence ao grupo dos trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
 - 
										
- Trabalhadores dos serviços
 
 - 
										
- 
											
- Trabalhadores dos serviços de hotelaria e alimentação
 
 
 - 
											
 - 
										
- 
											
- 
												
- Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria
 
 
 - 
												
 
 - 
											
 
