CBO 5111-15 - Taifeiro (exceto militares) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

O profissional no cargo de Taifeiro (exceto militares) CBO 5111-15 presta serviços a passageiros de embarcações, informando-lhes sobre as acomodações, servindo-lhes alimentos e bebidas e orientando-os em emergência Executa atividades de checagem de equipamentos de combate ao fogo e de recebimento de gêneros alimentícios, bebidas e material de limpeza.

Zela pela limpeza dos camarotes dos passageiros Prepara relatórios sobre ocorrências durante a viagem Cumpre procedimentos e normas regulamentadoras da Marinha do Brasil, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 5111-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Taifeiro (exceto militares), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes CBO 5111-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5111-15

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes.
      • Trabalhadores dos serviços.

O que faz um Taifeiro (exceto militares)

O Taifeiro (exceto militares) CBO 5111-15 realiza procedimentos a bordo da embarcação antes do início da viagem, checando a localização e a validade dos equipamentos de combate ao fogo, verificando a quantidade e a validade dos produtos estocados e descartando os alimentos com validade vencida Emite pedidos de gêneros alimentícios e bebidas e faz seu recebimento e sua conferência.

Abastece o paiol com materiais de limpeza.

Atende passageiros, informando-lhes sobre as acomodações e arrumando seus camarotes Informa aos passageiros sobre particularidades da viagem.

Prepara alimentos e bebidas, participando da organização do cardápio, colocando bebidas no gelo, aquecendo refeições e arrumando a mesa ou o balcão de refeições Faz o preparo simples de alimentos e bebidas, como café, chá, mamadeira, drinques e sucos.

Serve alimentos e bebidas.

Recolhe as bandejas e os utensílios, após as refeições Vende alimentos e bebidas, recebendo os valores em numerário ou utilizando ferramentas e/ou aplicativos informatizados, como máquinas de cartão, pagamento eletrônico, entre outros.

Zela pela limpeza dos camarotes dos passageiros, trocando roupas de cama, mesa e banho e lavando utensílios de mesa.

Distribui sacos para materiais descartáveis, com separação de lixo reciclável Lava câmaras frigoríficas Atua em emergências, comunicando ao comandante sobre anormalidades na embarcação, combatendo fogo a bordo, ajudando na contenção, remoção e limpeza, no caso de derramamento de óleo, orientando os passageiros e distribuindo a eles os equipamentos de sobrevivência e emergência da embarcação.

Presta primeiros socorros às pessoas Prepara relatórios no final da viagem, avaliando as condições de limpeza da embarcação, apresentando a quantidade de gêneros alimentícios e bebidas a bordo, elaborando relação de alimentos com data de validade vencida, e relatando ocorrências e anormalidades durante o percurso Registra necessidade de reparos e de serviços de manutenção a bordo.

Emite documento de prestação de contas de produtos vendidos Declara os pertences pessoais.

Usa equipamentos de proteção e participa de treinamentos sobre segurança.

Funções do cargo

O funcionário CBO 5111-15 deve servir refeições preparadas e bebidas, trabalhar com segurança, controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza, checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações, preparar relatórios e ou documentação, demonstrar competências pessoais, agir em situações de emergência, demonstrar procedimentos de segurança e de emergência, atender aos passageiros, zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5111-15

Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros.

Atividades exercidas por um Taifeiro (exceto militares) CBO 5111-15

Um Taifeiro (exceto militares) (ou sinônimo) deve verificar a quantidade e validade dos produtos estocados, recolher as bandejas e utensílios de mesa, fazer pedidos de gêneros alimentícios e produtos de limpeza, abandonar a embarcação, descartar alimentos com validade vencida, receber gêneros alimentícios e produtos de limpeza, limpar as dependências internas da embarcação - setor de câmara, demonstrar boa apresentação pessoal, monitorar atitudes dos passageiros, informar os passageiros sobre as acomodações, fazer cumprir normas e procedimentos de segurança, checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo, lavar as câmaras frigoríficas, abastecer o depósito ou paiól de alimentos, bebidas e materiais de limpeza, limpar os paióis da seção de câmara, emitir relatório de prestação de contas de produtos vendidos, registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo, retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação, emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens, comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação, colocar bebidas no gelo, retirar anéis e alianças, demonstrar iniciativa, atualizar-se profissionalmente, participar da organização do cardápio, demonstrar organização, declarar os pertences pessoais, usar equipamentos de proteção, emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo, verificar a apresentação das refeições e bebidas, organizar os paióis - depósitos, agir com cortesia, comunicar-se em outros idiomas, separar lixo reciclável, participar de treinamentos sobre segurança, preparar a mesa ou balcão de refeições, trabalhar em equipe, emitir relatório de alimentos com data de validade vencida, vender alimentos e bebidas, dar provas de agilidade, trocar roupas de cama, mesa e banho, prestar primeiros socorros às pessoas, informar os passageiros sobre particularidades do vôo ou percurso, ajudar na contenção, remoção e limpeza no caso de derramamento de óleo, relatar as condições de limpeza, dar provas de desprendimento, identificar-se com a profissão, combater fogo a bordo, preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos, repor refeições no balcão térmico e ou carrinho, aquecer refeições, lavar utensílios de mesa, distribuir sacos para materiais descartáveis, demonstrar liderança, adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares, evidenciar equilíbrio emocional, adaptar-se a mudanças de fusos horários, conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações, demonstrar facilidade de comunicação verbal, arrumar camarotes para passageiros, providenciar a lavagem das roupas de cama, mesa e banho, demonstrar empatia.

Cargos e salários CBO 5111-15 - Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Salário Taifeiro (Exceto Militares)

Taifeiro (Exceto Militares): Brasil

  • 2.297
  • Brasil
  • 1.536 - 2.596
  • 43h
O profissional no cargo de Taifeiro (Exceto Militares) CBO 5111-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.536 e 2.596 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.297 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5111-15.
Salário Taifeiro (Exceto Militares) Rio de Janeiro

Taifeiro (Exceto Militares): Rio de Janeiro, RJ

  • 356
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 2.054 - 3.601
  • 42h
O profissional no cargo de Taifeiro (Exceto Militares) CBO 5111-15 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.054 e 3.601 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 356 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5111-15.
Salário Taifeiro (Exceto Militares) Macaé

Taifeiro (Exceto Militares): Macaé, RJ

  • 1.022
  • Macaé, RJ
  • 1.407 - 1.933
  • 42h
O profissional no cargo de Taifeiro (Exceto Militares) CBO 5111-15 trabalhando em Macaé - RJ, ganha entre 1.407 e 1.933 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.022 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5111-15.
Salário Taifeiro (Exceto Militares)

Taifeiro (Exceto Militares): Rio de Janeiro

  • 1.924
  • Rio de Janeiro
  • 1.538 - 2.404
  • 43h
O profissional no cargo de Taifeiro (Exceto Militares) CBO 5111-15 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 1.538 e 2.404 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.924 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5111-15.
Salário Taifeiro (Exceto Militares) Campos dos Goytacazes

Taifeiro (Exceto Militares): Campos dos Goytacazes, RJ

  • 436
  • Campos dos Goytacazes, RJ
  • 1.340 - 1.712
  • 44h
O profissional no cargo de Taifeiro (Exceto Militares) CBO 5111-15 trabalhando em Campos dos Goytacazes - RJ, ganha entre 1.340 e 1.712 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 436 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5111-15.