CBO 5111-15 - Taifeiro (exceto militares)

Entenda o que fazem os trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Taifeiro (exceto militares) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Taifeiro (exceto militares)

O Taifeiro (Exceto Militares) presta serviços a passageiros de embarcações, informando-lhes sobre as acomodações, servindo-lhes alimentos e bebidas e orientando-os em emergência. Executa atividades de checagem de equipamentos de combate ao fogo e de recebimento de gêneros alimentícios, bebidas e material de limpeza. Zela pela limpeza dos camarotes dos passageiros. Prepara relatórios sobre ocorrências durante a viagem. Cumpre procedimentos e normas regulamentadoras da Marinha do Brasil, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 5111-15

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Realiza procedimentos a bordo da embarcação antes do início da viagem, checando a localização e a validade dos equipamentos de combate ao fogo, verificando a quantidade e a validade dos produtos estocados e descartando os alimentos com validade vencida. Emite pedidos de gêneros alimentícios e bebidas e faz seu recebimento e sua conferência. Abastece o paiol com materiais de limpeza.

Atende passageiros, informando-lhes sobre as acomodações e arrumando seus camarotes. Informa aos passageiros sobre particularidades da viagem.

Prepara alimentos e bebidas, participando da organização do cardápio, colocando bebidas no gelo, aquecendo refeições e arrumando a mesa ou o balcão de refeições. Faz o preparo simples de alimentos e bebidas, como café, chá, mamadeira, drinques e sucos. Serve alimentos e bebidas. Recolhe as bandejas e os utensílios, após as refeições. Vende alimentos e bebidas, recebendo os valores em numerário ou utilizando ferramentas e/ou aplicativos informatizados, como máquinas de cartão, pagamento eletrônico, entre outros.

Zela pela limpeza dos camarotes dos passageiros, trocando roupas de cama, mesa e banho e lavando utensílios de mesa. Distribui sacos para materiais descartáveis, com separação de lixo reciclável. Lava câmaras frigoríficas.

Atua em emergências, comunicando ao comandante sobre anormalidades na embarcação, combatendo fogo a bordo, ajudando na contenção, remoção e limpeza, no caso de derramamento de óleo, orientando os passageiros e distribuindo a eles os equipamentos de sobrevivência e emergência da embarcação. Presta primeiros socorros às pessoas.

Prepara relatórios no final da viagem, avaliando as condições de limpeza da embarcação, apresentando a quantidade de gêneros alimentícios e bebidas a bordo, elaborando relação de alimentos com data de validade vencida, e relatando ocorrências e anormalidades durante o percurso. Registra necessidade de reparos e de serviços de manutenção a bordo. Emite documento de prestação de contas de produtos vendidos. Declara os pertences pessoais.

Usa equipamentos de proteção e participa de treinamentos sobre segurança.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA FÍSICA OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - FÍSICA RELACIONADA À ÁREA OCUPACIONAL 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 2 2 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 2 2 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 2 2 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 2 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 2 3 2
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 2 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ESPAÇOS CONFINADOS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA PRIMEIROS SOCORROS 2 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SALVATAGEM 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA NAS EMBARCAÇÕES 3 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA NAS EMBARCAÇÕES 3 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS PARA PASSAGEIROS NO INTERIOR DE EMBARCAÇÕES 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PERFIL DE CLIENTES 2 2 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR BIOSSEGURANÇA OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA 3 4 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NUTRIÇÃO E DIETÉTICA BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS 4 5 4
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NUTRIÇÃO E DIETÉTICA HIGIENE DOS ALIMENTOS 4 5 4
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR SAÚDE COLETIVA OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE COLETIVA (ESPECIFICAR:...) - NOVOS PROTOCOLOS SANITÁRIOS NOS TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS 4 5 4
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS CONDUÇÃO DE VEÍCULOS AQUÁTICOS OPERAÇÃO DE CONVÉS 2 2 2
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS CONDUÇÃO DE VEÍCULOS AQUÁTICOS OPERAÇÃO DE MÁQUINAS DE EMBARCAÇÕES 2 2 1
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES ATENDIMENTO À TRIPULAÇÃO 3 3 3
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES ATENDIMENTO AO PASSAGEIRO 4 4 4
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES NAVEGAÇÃO MARÍTIMA 2 3 3
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES OUTROS CONHECIMENTOS DE NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS DE RECEPÇÃO DE PASSAGEIROS NAS EMBARCAÇÕES 4 4 4
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES OUTROS CONHECIMENTOS DE NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES (ESPECIFICAR:...) - SERVIÇO DE INFORMAÇÕES A USUÁRIOS DO TRANSPORTE AQUAVIÁRIO 3 3 3
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES OUTROS CONHECIMENTOS DE NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES (ESPECIFICAR:...) - SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA SEGURANÇA OPERACIONAL EM TERMINAIS PORTUÁRIOS 2 3 3
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES OUTROS CONHECIMENTOS DE NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE EMBARCAÇÕES 2 3 3
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NORMAS TÉCNICAS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIRO 2 3 2
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NORMAS REGULAMENTADORAS EM TRANSPORTE DE PASSAGEIRO 2 3 2
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS (ESPECIFICAR:...) - NORMAS E REGULAMENTAÇÕES DA MARINHA DO BRASIL 3 3 3
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS TERMINAIS DE TRANSPORTE (CARGA E PASSAGEIROS) TERMINAIS PORTUÁRIOS 3 3 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - PREPARAÇÃO DE BEBIDAS E ALIMENTOS A SEREM SERVIDOS DURANTE VIAGENS NAS EMBARCAÇÕES 3 4 3
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS REGULAMENTADORAS EM SEGURANÇA DE ÁREAS PÚBLICAS 2 3 2
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS TÉCNICAS EM SEGURANÇA DE ÁREAS PÚBLICAS 2 3 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 2 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA ESTÁTICA 2 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.

Exigências do mercado de trabalho

Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações;
  • Zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações;
  • Agir em situações de emergência;
  • Demonstrar procedimentos de segurança e de emergência;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Preparar relatórios e ou documentação;
  • Trabalhar com segurança;
  • Atender aos passageiros;
  • Servir refeições preparadas e bebidas;
  • Controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza;
  • Agir com cortesia;
  • Repor refeições no balcão térmico e ou carrinho;
  • Lavar utensílios de mesa;
  • Demonstrar facilidade de comunicação verbal;
  • Demonstrar organização;
  • Retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação;
  • Atualizar-se profissionalmente;
  • Receber gêneros alimentícios e produtos de limpeza;
  • Arrumar camarotes para passageiros;
  • Trabalhar em equipe;
  • Emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens;
  • Usar equipamentos de proteção;
  • Organizar os paióis - depósitos;
  • Limpar os paióis da seção de câmara;
  • Lavar as câmaras frigoríficas;
  • Providenciar a lavagem das roupas de cama, mesa e banho;
  • Verificar a apresentação das refeições e bebidas;
  • Demonstrar liderança;
  • Monitorar atitudes dos passageiros;
  • Demonstrar empatia;
  • Colocar bebidas no gelo;
  • Registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo;
  • Checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo;
  • Comunicar-se em outros idiomas;
  • Vender alimentos e bebidas;
  • Retirar anéis e alianças;
  • Informar os passageiros sobre as acomodações;
  • Dar provas de agilidade;
  • Demonstrar boa apresentação pessoal;
  • Abandonar a embarcação;
  • Separar lixo reciclável;
  • Identificar-se com a profissão;
  • Preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos;
  • Emitir relatório de alimentos com data de validade vencida;
  • Preparar a mesa ou balcão de refeições;
  • Informar os passageiros sobre particularidades do vôo ou percurso;
  • Adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares;
  • Fazer pedidos de gêneros alimentícios e produtos de limpeza;
  • Abastecer o depósito ou paiól de alimentos, bebidas e materiais de limpeza;
  • Comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação;
  • Distribuir sacos para materiais descartáveis;
  • Trocar roupas de cama, mesa e banho;
  • Conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações;
  • Verificar a quantidade e validade dos produtos estocados;
  • Ajudar na contenção, remoção e limpeza no caso de derramamento de óleo;
  • Participar da organização do cardápio;
  • Demonstrar iniciativa;
  • Adaptar-se a mudanças de fusos horários;
  • Fazer cumprir normas e procedimentos de segurança;
  • Evidenciar equilíbrio emocional;
  • Relatar as condições de limpeza;
  • Prestar primeiros socorros às pessoas;
  • Descartar alimentos com validade vencida;
  • Declarar os pertences pessoais;
  • Limpar as dependências internas da embarcação - setor de câmara;
  • Recolher as bandejas e utensílios de mesa;
  • Dar provas de desprendimento;
  • Participar de treinamentos sobre segurança;
  • Emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo;
  • Aquecer refeições;
  • Combater fogo a bordo;
  • Emitir relatório de prestação de contas de produtos vendidos;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 5111-15

CBO 5111-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de taifeiro (exceto militares) que pertence ao grupo dos trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
        • Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

CBOs Relacionados