CBO 5111-15 - Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5111-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Taifeiro (exceto militares) presta serviços a passageiros de embarcações, informando-lhes sobre as acomodações, servindo-lhes alimentos e bebidas e orientando-os em emergência Executa atividades de checagem de equipamentos de combate ao fogo e de recebimento de gêneros alimentícios, bebidas e material de limpeza.
Zela pela limpeza dos camarotes dos passageiros Prepara relatórios sobre ocorrências durante a viagem Cumpre procedimentos e normas regulamentadoras da Marinha do Brasil, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes CBO 5111-15 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5111-15
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Taifeiro (exceto militares)
O Taifeiro (exceto militares) (ou similar) realiza procedimentos a bordo da embarcação antes do início da viagem, checando a localização e a validade dos equipamentos de combate ao fogo, verificando a quantidade e a validade dos produtos estocados e descartando os alimentos com validade vencida Emite pedidos de gêneros alimentícios e bebidas e faz seu recebimento e sua conferência.
Abastece o paiol com materiais de limpeza.
Atende passageiros, informando-lhes sobre as acomodações e arrumando seus camarotes Informa aos passageiros sobre particularidades da viagem.
Prepara alimentos e bebidas, participando da organização do cardápio, colocando bebidas no gelo, aquecendo refeições e arrumando a mesa ou o balcão de refeições Faz o preparo simples de alimentos e bebidas, como café, chá, mamadeira, drinques e sucos.
Serve alimentos e bebidas.
Recolhe as bandejas e os utensílios, após as refeições Vende alimentos e bebidas, recebendo os valores em numerário ou utilizando ferramentas e/ou aplicativos informatizados, como máquinas de cartão, pagamento eletrônico, entre outros.
Zela pela limpeza dos camarotes dos passageiros, trocando roupas de cama, mesa e banho e lavando utensílios de mesa.
Distribui sacos para materiais descartáveis, com separação de lixo reciclável Lava câmaras frigoríficas Atua em emergências, comunicando ao comandante sobre anormalidades na embarcação, combatendo fogo a bordo, ajudando na contenção, remoção e limpeza, no caso de derramamento de óleo, orientando os passageiros e distribuindo a eles os equipamentos de sobrevivência e emergência da embarcação.
Presta primeiros socorros às pessoas Prepara relatórios no final da viagem, avaliando as condições de limpeza da embarcação, apresentando a quantidade de gêneros alimentícios e bebidas a bordo, elaborando relação de alimentos com data de validade vencida, e relatando ocorrências e anormalidades durante o percurso Registra necessidade de reparos e de serviços de manutenção a bordo.
Emite documento de prestação de contas de produtos vendidos Declara os pertences pessoais.
Usa equipamentos de proteção e participa de treinamentos sobre segurança.
Funções
O funcionário CBO 5111-15 deve demonstrar competências pessoais, checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações, controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza, servir refeições preparadas e bebidas, atender aos passageiros, trabalhar com segurança, demonstrar procedimentos de segurança e de emergência, preparar relatórios e ou documentação, agir em situações de emergência, zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações.
Atividades exercidas por um Taifeiro (exceto militares) CBO 5111-15
Um Taifeiro (exceto militares) (ou sinônimo) deve arrumar camarotes para passageiros, aquecer refeições, recolher as bandejas e utensílios de mesa, prestar primeiros socorros às pessoas, registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo, verificar a apresentação das refeições e bebidas, preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos, agir com cortesia, demonstrar empatia, limpar os paióis da seção de câmara, adaptar-se a mudanças de fusos horários, separar lixo reciclável, monitorar atitudes dos passageiros, fazer cumprir normas e procedimentos de segurança, colocar bebidas no gelo, conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações, identificar-se com a profissão, retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação, abandonar a embarcação, limpar as dependências internas da embarcação - setor de câmara, abastecer o depósito ou paiól de alimentos, bebidas e materiais de limpeza, emitir relatório de prestação de contas de produtos vendidos, declarar os pertences pessoais, relatar as condições de limpeza, fazer pedidos de gêneros alimentícios e produtos de limpeza, verificar a quantidade e validade dos produtos estocados, demonstrar boa apresentação pessoal, participar de treinamentos sobre segurança, usar equipamentos de proteção, combater fogo a bordo, comunicar-se em outros idiomas, emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo, demonstrar iniciativa, demonstrar organização, comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação, trocar roupas de cama, mesa e banho, vender alimentos e bebidas, atualizar-se profissionalmente, lavar utensílios de mesa, preparar a mesa ou balcão de refeições, ajudar na contenção, remoção e limpeza no caso de derramamento de óleo, descartar alimentos com validade vencida, providenciar a lavagem das roupas de cama, mesa e banho, dar provas de agilidade, demonstrar facilidade de comunicação verbal, emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens, adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares, organizar os paióis - depósitos, retirar anéis e alianças, informar os passageiros sobre particularidades do vôo ou percurso, receber gêneros alimentícios e produtos de limpeza, repor refeições no balcão térmico e ou carrinho, participar da organização do cardápio, emitir relatório de alimentos com data de validade vencida, distribuir sacos para materiais descartáveis, checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo, trabalhar em equipe, informar os passageiros sobre as acomodações, evidenciar equilíbrio emocional, dar provas de desprendimento, lavar as câmaras frigoríficas, demonstrar liderança.