CBO 5111-10 - Comissário de trem - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
O profissional no cargo de Comissário de trem CBO 5111-10 presta serviços a passageiros de trens, recepcionando-os, informando-lhes sobre procedimentos de segurança, servindo-lhes alimentos e bebidas e orientando-os em emergência Executa atividades de checagem de equipamentos e instalações, antes do início da viagem.
Prepara relatório de viagem, sobre ocorrências e anormalidades a bordo Cumpre procedimentos e normas regulamentadoras da Agência Nacional de Transportes Terrestres, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5111-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Comissário de trem, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes CBO 5111-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5111-10
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Comissário de trem
O Comissário de trem CBO 5111-10 realiza procedimentos a bordo do trem antes do início da viagem, checando a localização e a validade dos equipamentos de combate ao fogo, examinando a localização, a quantidade e a validade dos itens de primeiros socorros, e verificando o sistema de intercomunicação do trem Recebe alimentos previamente preparados e bebidas.
Abastece o depósito com materiais de limpeza.
Recepciona passageiros, auxiliando-os no embarque Confere a documentação de menores desacompanhados.
Auxilia passageiros na acomodação de bagagens e lhes oferece kit conforto e material de leitura Informa aos passageiros sobre particularidades do percurso, descrevendo pontos turísticos, fatos históricos e lendas.
Monitora o comportamento dos passageiros, solucionando problemas e conflitos durante a viagem.
Prepara as refeições, colocando bebidas no gelo e montando carrinho (“trolley”) para transportar as bebidas e os alimentos Vende alimentos e bebidas, recebendo os valores em numerário ou utilizando ferramentas e/ou aplicativos informatizados, como máquinas de cartão, pagamento eletrônico, entre outros.
Distribui sacos para que os passageiros coloquem restos de comida e materiais descartáveis, conservando a limpeza a bordo do trem.
Cuida da segurança de passageiros, fazendo com que cumpram normas e procedimentos e realocando bagagens em posição perigosa Auxilia o maquinista na operação de chaves e nas manobras em passagem de nível Comunica ao maquinista sobre anormalidades no trem.
Atua em emergência, informando aos passageiros sobre situações de perigo, combatendo fogo a bordo e auxiliando na desobstrução da via férrea Presta primeiros socorros às pessoas Despede-se dos passageiros, auxiliando-os no desembarque.
Prepara relatório de viagem, avaliando condições de limpeza e relatando ocorrências e anormalidades a bordo Registra necessidade de reparos ou de serviços de manutenção no trem.
Emite documento de prestação de contas de produtos vendidos Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5111-10 deve preparar relatórios e ou documentação, demonstrar competências pessoais, controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza, demonstrar procedimentos de segurança e de emergência, atender aos passageiros, agir em situações de emergência, servir refeições preparadas e bebidas, trabalhar com segurança, checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações, zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5111-10
Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros.
Atividades exercidas por um Comissário de trem CBO 5111-10
Um Comissário de trem (ou sinônimo) deve monitorar atitudes dos passageiros, comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação, sinalizar ao maquinista nas manobras em passagem de nível, recepcionar passageiros, conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais, checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo, demonstrar liderança, usar equipamentos de proteção, evidenciar equilíbrio emocional, dar provas de desprendimento, agir com cortesia, combater fogo a bordo, trabalhar em equipe, repor refeições no balcão térmico e ou carrinho, colocar bebidas no gelo, informar os passageiros sobre as acomodações, ajudar na desobstrução da via férrea, relatar as condições de limpeza, adaptar-se a mudanças de fusos horários, prestar primeiros socorros às pessoas, receber gêneros alimentícios e produtos de limpeza, demonstrar boa apresentação pessoal, emitir relatório de prestação de contas de produtos vendidos, dar provas de agilidade, emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo, informar os passageiros sobre particularidades do vôo ou percurso, auxiliar o maquinista na operação de chaves, emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens, demonstrar empatia, distribuir sacos para materiais descartáveis, verificar a apresentação das refeições e bebidas, demonstrar organização, abastecer o depósito ou paiól de alimentos, bebidas e materiais de limpeza, auxiliar passageiros na acomodação de bagagens, auxiliar no embarque e desembarque de passageiros, checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros, fazer cumprir normas e procedimentos de segurança, montar trolley - carrinho de bebidas e de refeições, retransmitir mensagens ao maquinista, demonstrar iniciativa, registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo, realocar bagagens perigosas, identificar-se com a profissão, conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações, demonstrar facilidade de comunicação verbal, retirar anéis e alianças, oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto, comunicar-se em outros idiomas, checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem, descrever pontos turísticos, fatos históricos e lendas, adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares, atualizar-se profissionalmente, informar os passageiros sobre situações de emergência, vender alimentos e bebidas, acomodar os passageiros especiais.