CBO 5111-05 - Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5111-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes CBO 5111-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5111-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes.
- Trabalhadores dos serviços.
Funções
preparar relatórios e ou documentação, demonstrar procedimentos de segurança e de emergência, servir refeições preparadas e bebidas, agir em situações de emergência, atender aos passageiros, trabalhar com segurança, checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações, zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações, controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza, demonstrar competências pessoais.
Atividades
demonstrar organização, preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos, conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações, recolher as bandejas e utensílios de mesa, emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo, emitir relatório de alimentos com data de validade vencida, acomodar os passageiros especiais, checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros, inspecionar cabine de passageiros e galley - cozinha, checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem, evidenciar equilíbrio emocional, certificar-se de que todos os passageiros foram retirados, relatar as condições de limpeza, auxiliar no embarque e desembarque de passageiros, usar equipamentos de proteção, oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto, distribuir material de alfândega e de imigração, realocar bagagens perigosas, recepcionar passageiros, comandar a evacuação da aeronave, informar os passageiros sobre as acomodações, dar provas de desprendimento, dar provas de agilidade, preparar a cabine para pouso de emergência, verificar a apresentação das refeições e bebidas, atualizar-se profissionalmente, agir com cortesia, checar a existência, integridade e operacionalidade dos equipamentos a bordo, emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens, orientar os passageiros quanto ao uso de equipamentos eletrônicos, entregar as bandejas com refeições, informar os passageiros sobre situações de emergência, comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação, demonstrar facilidade de comunicação verbal, participar de treinamentos sobre segurança, checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo, informar os passageiros sobre particularidades do vôo ou percurso, demonstrar empatia, preparar a mesa ou balcão de refeições, identificar-se com a profissão, combater fogo a bordo, demonstrar iniciativa, auxiliar passageiros na acomodação de bagagens, promover a sobrevivência, comunicação e sinalização após acidente, adaptar-se a mudanças de fusos horários, retirar anéis e alianças, auxiliar passageiros no preenchimento de formulários de alfândega e de imigração, conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais, repor refeições no balcão térmico e ou carrinho, registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo, adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares, checar localização, quant. e validade de equipamentos de sobrevivência na selva, mar, gelo e deserto, trabalhar em equipe, demonstrar liderança, declarar os pertences pessoais, retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação, fazer cumprir normas e procedimentos de segurança, prestar primeiros socorros às pessoas, colocar bebidas no gelo, orientar os passageiros especiais sobre equipamentos da aeronave, montar trolley - carrinho de bebidas e de refeições, comunicar-se em outros idiomas, aquecer refeições, retirar pedidos de refeições e bebidas, monitorar atitudes dos passageiros, orientar os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência, demonstrar boa apresentação pessoal, checar o volume de água dos reservatórios da aeronave.