CBO 5114-05 - Guia de turismo
Entenda o que fazem os guias de turismo no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Guia de turismo e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Guia de turismo
O Guia de Turismo conduz grupo de pessoas na realização de roteiros e itinerários turísticos, organizando e orientando o grupo durante traslados, passeios, visitas e viagens, intermediando relações entre o grupo, a população local e os prestadores de serviços turísticos, fornecendo informações socioculturais, históricas, ambientais e geográficas referentes ao roteiro, e prestando assistência ao grupo para resolver problemas relacionados à segurança, à saúde e à documentação. Atua no desenvolvimento de roteiros e itinerários turísticos, selecionando locais ou regiões, estruturando roteiros e itinerários, planejando e organizando a execução dos roteiros e itinerários estruturados. Realiza tarefas administrativas, para execução de roteiros e itinerários turísticos. Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 5114-05
Organiza plano de viagem e cronograma da programação do roteiro ou itinerário, conforme demanda de operadora ou empresa de turismo.
Planeja e organiza a execução de roteiro turístico, verificando forma de transporte – avião, navio, transporte rodoviário ou transporte ferroviário - ao local ou região do passeio, selecionando guia local especializado, providenciando veículo para transporte local e organizando seu trajeto e suas paradas técnicas, selecionando prestadores de serviços – hotéis, restaurantes, entre outros – de acordo com o perfil de visitantes ou grupos, e indicando passeios opcionais. Elabora instruções sobre documentação exigida em visitas a diversos locais do itinerário.
Executa o roteiro turístico, conduzindo e orientando grupo de pessoas na realização de traslados, visitas e passeios previstos na programação. Confere documentos e passa a cuidar da unidade do grupo pela lista de presença.
Presta informações ao grupo sobre os passeios a serem realizados, comentando programação geral, explicando normas de conduta a serem observadas ao longo da excursão, esclarecendo, em viagens internacionais, o câmbio de moeda no país, e detalhando normas e regulamentos dos locais visitados no itinerário. Salienta diferenças culturais existentes no local visitado. Orienta sobre procedimentos de segurança. Informa sobre os equipamentos e serviços de apoio em cada local do itinerário. Faz intermediação das relações entre o grupo, a população local e os prestadores de serviços. Pode traduzir textos e conversações durante a visita.
Acompanha as pessoas no período contratado, orientando o grupo nas atividades previstas no roteiro de viagem. Alerta sobre apetrechos e indumentária para as atividades do dia. Supervisiona refeições, inclusas ou não no roteiro. Cumpre horário da programação, localizando pessoas do grupo atrasadas para saída. Promove ações para integração e bom relacionamento entre as pessoas, selecionando as estratégias de acordo com o perfil do grupo. Apresenta guia local ao grupo, quando for o caso.
Apresenta pontos visitados, informando o grupo sobre infraestrutura e facilidades do local, e descrevendo os atrativos culturais e naturais.
Pode fazer adaptações no roteiro de viagem, em decorrência de problemas na localidade ou nos serviços turísticos contratados.
Pode adequar o ritmo do roteiro à capacidade física do grupo. Pode apresentar atividades opcionais ao roteiro original para participantes que apresentem restrições físicas para a atividade do dia.
Assiste o grupo durante a realização dos roteiros e itinerários turísticos, acompanhando pessoa para solicitar, às autoridades locais, solução de problemas relacionados à segurança e à documentação, providenciando assistência médica e prestando primeiros-socorros em casos de emergência, e apoiando processos de “check-in” e “checkout” em hotéis e aeroportos.
Atua na proteção do meio ambiente, orientando os visitantes para cumprimento das normas ambientais durante os passeios.
Realiza tarefas administrativas, tais como confirmar voos, fazer reservas de atividades opcionais e controlar ingressos, documentos e valores da excursão. Realiza prestação de contas da excursão para agência de viagens.
Encaminha, à agência, a avaliação dos serviços prestados, feita pelo grupo que finalizou o itinerário turístico.
Elabora relatórios diário e final, incluindo ocorrências durante o itinerário.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PLATAFORMAS DIGITAIS PARA PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E EXECUÇÃO DE ROTEIROS E VISITAS TURÍSTICAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | REDES SOCIAIS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ESTUDOS SOCIAIS | ESTUDOS SOBRE CULTURA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA RELACIONADA À ÁREA OCUPACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA (ESPECIFICAR:...) - HISTÓRIA DA PROFISSÃO DE GUIA DE TURISMO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PSICOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS E TÉCNICAS DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | ESPANHOL INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | FRANCÊS INSTRUMENTAL | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DE HISTÓRIA DA ARTE | 2 | 2 | 1 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS, PROCESSOS, ETAPAS E EQUIPE DE PRODUÇÃO DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E EXECUÇÃO DE ROTEIROS, ATIVIDADES E ITINERÁRIOS TURÍSTICOS | 4 | 4 | 4 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 4 | 5 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - PRINCIPAIS ROTINAS ADMINISTRATIVAS RELACIONADAS AO GUIAMENTO TURÍSTICO: CONFIRMAÇÃO DE VOOS, CONTROLE DE DOCUMENTOS E VALORES, PRESTAÇÃO DE CONTAS, E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS, DENTRE OUTRAS | 4 | 5 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DA QUALIDADE APLICADOS AO GUIAMENTO TURÍSTICO: AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS E MELHORIA CONTÍNUA DOS PROCESSOS | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO APLICADAS À PROFISSÃO DE GUIA DE TURISMO | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | LOGÍSTICA NO TRANSPORTE | MODAIS DE TRANSPORTES (AÉREO, AQUÁTICO, DUTOVIÁRIO E TERRESTRE) | 4 | 4 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - NOÇÕES DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO APLICADAS À PROFISSÃO DE GUIA DE TURISMO | 3 | 3 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | HOSPEDAGEM | MEIOS DE HOSPEDAGEM | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | NORMAS TÉCNICAS PARA TURISMO | 4 | 4 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ROBOTIZAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ROBOTIZAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO | 2 | 2 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TENDÊNCIAS DA ÁREA DE TURISMO | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TURISMO | ACESSIBILIDADE EM ESPAÇOS TURÍSTICOS | 3 | 4 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TURISMO | ADAPTAÇÃO DE ESPAÇO PARA USO TURÍSTICO | 2 | 2 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TURISMO | ECOTURISMO | 3 | 4 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TURISMO | ELABORAÇÃO DE PROJETOS TURÍSTICOS | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TURISMO | ELABORAÇÃO DE ROTEIROS E ITINERÁRIOS EM TURISMO | 4 | 5 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TURISMO | ORIENTAÇÃO E CONDUÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TURISMO | TURISMO CULTURAL | 4 | 4 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TURISMO | TURISMO DE AVENTURA | 2 | 2 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TURISMO | TURISMO PEDAGÓGICO | 2 | 2 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TURISMO | TURISMO RECEPTIVO | 4 | 4 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TURISMO | TURISMO RURAL | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TURISMO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TURISMO (ESPECIFICAR:..) - PROCEDIMENTOS E TÉCNICAS DE GUIAMENTO TURÍSTICO REGIONAL, NACIONAL E INTERNACIONAL | 5 | 5 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TURISMO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TURISMO (ESPECIFICAR:..) - TURISMO ACADÊMICO | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TURISMO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TURISMO (ESPECIFICAR:..) - TURISMO DE GRANDES EVENTOS | 4 | 4 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TURISMO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TURISMO (ESPECIFICAR:..) - TURISMO DE NEGÓCIOS | 4 | 4 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TURISMO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TURISMO (ESPECIFICAR:..) - TURISMO RELIGIOSO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | OUTROS CONHECIMENTOS DE MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO (ESPECIFICAR:..) - FUNDAMENTOS DE MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO CULTURAL, HISTÓRICO E NATURAL APLICADOS À PROFISSÃO DE GUIA DE TURISMO | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS | SERVIÇOS BANCÁRIOS | CÂMBIO | 4 | 4 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - CAPACIDADE DE IMPROVISAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - EMPATIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 4 |
Condições de Trabalho
Guias de turismo trabalham predominantemente em empresas de turismo e órgãos governamentais de fomento ao turismo, nas esferas municipal, estadual e municipal. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional, em diversos tipos de ambientes - fechado, em veículos e a céu aberto e, geralmente, durante o dia. No desempenho das atividades estão sujeitos à situações estressantes.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer escolaridade mínima de ensino médio e domínio de línguas estrangeiras. O pleno desempenho das atividades ocorre após cinco anos de experiência.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Atender passageiros - pax;
- Realizar tarefas burocráticas;
- Transmitir informações;
- Desenvolver itinerários e roteiros de visitas;
- Comunicar-se;
- Demonstrar competências pessoais;
- Executar roteiro turístico;
- Organizar atividades do dia;
- Identificar as crianças desacompanhadas da excursão;
- Acionar seguro viagem;
- Verificar restrições físicas dos pax para atividade do dia;
- Informar pax sobre o câmbio de moeda no país;
- Contornar situações adversas;
- Contratar guia regional;
- Transmitir segurança;
- Adaptar ritmo do roteiro a capacidade física do grupo;
- Salientar diferenças culturais existentes no local visitado;
- Manter-se atualizado e informado;
- Providenciar embarque e desembarque dos pax;
- Checar equipamentos de transporte;
- Demonstrar tranqüilidade;
- Utilizar internet;
- Dominar a linguagem falada;
- Traduzir textos e conversações;
- Ouvir pax;
- Providenciar assistência médica;
- Providenciar serviços de bordo;
- Verificar bagagens dos pax;
- Informar sobre atrativos culturais e naturais;
- Demonstrar paciência;
- Organizar atividades de entretenimento ao longo da excursão;
- Verificar grau de dificuldade do local e do passeio;
- Informar programação geral aos pax;
- Demonstrar capacidade de tolerância;
- Informar sobre infraestrutura e facilidades do local visitado;
- Analisar roteiro turístico a ser executado;
- Auxiliar pax em trâmites legais nos casos de extravios de bagagens;
- Utilizar bandeiras, crachás e placas para identificar o grupo;
- Explicar ao pax normas de conduta a serem observadas ao longo da excursão;
- Orientar sobre locais de compras;
- Pesquisar locais e itinerários;
- Reunir grupo de passageiro - pax;
- Atender horários da programação do roteiro;
- Manifestar imparcialidade;
- Supervisionar atividades de eventos incluídas no roteiro;
- Dialogar com o pax;
- Divulgar outros roteiros turísticos aos pax;
- Verificar documentação dos pax;
- Apresentar-se ao grupo;
- Ministrar palestras;
- Tomar decisões rápidas;
- Solicitar termo de responsabilidade para as atividades de aventura;
- Demonstrar flexibilidade;
- Apresentar atividades opcionais ao roteiro original;
- Contactar guia regional e profissional especializado;
- Localizar turistas retardatários ou perdidos;
- Localizar objetos extraviados;
- Trabalhar em equipe;
- Elaborar as atividades do dia por escrito;
- Despertar grupo;
- Fazer reservas de atividades opcionais;
- Adequar programação estabelecida a imprevistos;
- Recolher os vouchers;
- Coordenar equipe de trabalho;
- Organizar paradas técnicas;
- Levantar aspectos históricos, culturais e naturais dos itinerários;
- Apresentar os novos roteiros às operadoras;
- Elaborar relatório diário e final e prestação de contas da excursão para agência de viagens;
- Promover integração do grupo;
- Comunicar-se via correio eletrônico, telefone e rádio;
- Demonstrar capacidade de atenção difusa - estar atento;
- Solicitar documentos de responsabilidades e seguro saúde do pax;
- Manifestar capacidade de convivência com diferentes pessoas;
- Explicar normas e regulamentos dos locais visitados no roteiro;
- Intermediar relações entre pax e operadoras de turismo, hotéis e transportadora;
- Dar boas vindas aos pax;
- Utilizar mensageiros;
- Manifestar criatividade;
- Verificar apetrechos e indumentária dos passageiros para atividades do dia;
- Cuidar da unidade do grupo pela lista de presença dos pax;
- Aplicar questionário de avaliação da excursão;
- Avaliar potencial turístico;
- Demonstrar gentileza;
- Elucidar pax sobre os níveis de dificuldade das atividades de aventura;
- Controlar programação do dia;
- Recepcionar passageiro;
- Dar provas de pontualidade;
- Zelar pela segurança do pax;
- Orientar pax sobre apetrechos e indumentária para atividades do dia;
- Apresentar pontos visitados, percurso e local;
- Supervisionar refeições inclusas ou não no roteiro;
- Identificar infra-estrutura necessária para execução do novo roteiro;
- Consolidar informações do novo roteiro turístico;
- Utilizar recursos audiovisuais;
- Evidenciar ética profissional;
- Demonstrar capacidade de liderança;
- Utilizar meios de comunicação alternativos;
- Fazer serviços de bordo;
- Demonstrar cuidado com a aparência;
- Apoiar - check-in em hotéis e aeroportos, e - check-out em hotéis, do pax;
- Fazer confirmação e alterações de vôos;
- Examinar itinerário com o motorista;
- Cuidar de documentos e valores da criança desacompanhada;
- Administrar ingressos, documentos e valores da excursão;
- Prestar primeiros socorros;
- Orientar pax sobre os procedimentos de segurança;
- Demonstrar responsabilidade;
- Acompanhar turista junto às autoridades para resolver problemas;
- Expressar-se em outros idiomas;
Profissões da Família Ocupacional
- Guia de Turismo
- Guia de Turismo Especializado em Atrativo Turístico
- Guia de Turismo Especializado em Excursão Internacional
- Guia de Turismo Especializado em Excursão Nacional
- Guia de Turismo Especializado em Turismo Regional
Divisões de categorias profissionais do CBO 5114-05
CBO 5114-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de guia de turismo que pertence ao grupo dos guias de turismo, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
-
- Trabalhadores dos serviços
-
-
- Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
-
-
-
-
- Guias de turismo
-
-
Nenhum CBO relacionado encontrado.