CBO 5112-20 - Bilheteiro (estações de metrô, ferroviárias e assemelhadas)

Entenda o que fazem os fiscais e cobradores dos transportes coletivos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Bilheteiro (estações de metrô, ferroviárias e assemelhadas) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Bilheteiro (estações de metrô, ferroviárias e assemelhadas)

Realiza o controle e a venda dos bilhetes ou passagens, em estação de metrô, ferrovia ou assemelhada. Fiscaliza o fluxo de usuários, o pagamento da tarifa e o uso de crachás de passagem livre, analisando e solucionando os impedimentos de acesso às plataformas. Preenche a documentação relativa ao sistema de arrecadação. Atua nos equipamentos operacionais da estação. Auxilia nas atividades administrativas. Presta informações aos usuários. Cumpre legislação, procedimentos da empresa e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Recebe e confere bilhetes e fundo fixo.

Vende bilhetes, recebendo numerário, conferindo autenticidade das cédulas e fornecendo o troco.

Fiscaliza o fluxo de usuários, o pagamento da tarifa – por diferentes meios, tais como bilhetes e cartão de bilhetagem eletrônica – e o uso de crachás de passagem livre, analisando e solucionando os impedimentos de acesso às plataformas. Libera e destrava a catraca de acesso à plataforma, para os casos de gratuidade previstos em lei. Examina bilhetes rejeitados pela catraca, realizando ou não a sua substituição de acordo com procedimento operacional.

Administra os estoques de bilhetes e dos valores da venda de bilhetes, participando da conferência do numerário e encaminhando as cédulas e moedas para lugar seguro.

Preenche a documentação relativa ao sistema de arrecadação, registrando os valores da venda de bilhetes. Preenche relatório de ocorrências.

Recebe documentos e objetos perdidos, encaminhando-os ao posto de achados e perdidos.

Atua nos equipamentos operacionais da estação, tais como escadas rolantes, bloqueios, iluminação e placas informativas.

Opera o sistema de som da estação, informando as situações da circulação. Comunica à central ou plantão sobre ocorrências com equipamentos e veículos.

Pode preencher formulários, registrar dados eletrônicos e organizar arquivos, auxiliando nas atividades administrativas.

Presta informações aos usuários sobre anormalidades no sistema ou no percurso. Atende e auxilia usuários com mobilidade reduzida.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 3 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 4 4 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE ARQUIVO 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS CONTÁBEIS 2 2 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS FINANCEIRAS 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - CONTROLE DE BILHETES, FUNDO FIXO DE CAIXA E NUMERÁRIO 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 4 5 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ESPAÇOS CONFINADOS 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 5 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 3 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 4 4 3
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES ATENDIMENTO AO PASSAGEIRO 4 5 3
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES OUTROS CONHECIMENTOS DE NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES (ESPECIFICAR:...) - VENDA E RESERVA DE BILHETES 4 5 4
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NORMAS TÉCNICAS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIRO 3 3 2
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NORMAS REGULAMENTADORAS EM TRANSPORTE DE PASSAGEIRO 3 3 2
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES OPERAÇÕES DE TRANSPORTES 2 2 2
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PARA CONTROLE E VENDA DE BILHETES OU PASSAGENS, EM ESTAÇÃO DE METRÔ, FERROVIA OU ASSEMELHADA 4 5 3
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS TERMINAIS DE TRANSPORTE (CARGA E PASSAGEIROS) TERMINAIS FERROVIÁRIOS 3 3 2
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS TERMINAIS DE TRANSPORTE (CARGA E PASSAGEIROS) TERMINAIS METROVIÁRIOS 3 3 2
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS TERMINAIS DE TRANSPORTE (CARGA E PASSAGEIROS) OUTROS CONHECIMENTOS DE TERMINAIS DE TRANSPORTE (ESPECIFICAR:...) - TIPOS E FUNÇÕES DOS EQUIPAMENTOS OPERACIONAIS DAS ESTAÇÕES DE METRÔ, FERROVIA OU ASSEMELHADA 3 3 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 2 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - TRABALHO SOB PRESSÃO: POSIÇÕES DESCONFORTÁVEIS, ALTAS TEMPERATURAS, RUÍDOS E MATERIAL TÓXICO. 5 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 5 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 4

Condições de Trabalho

Os fiscais cobradores atuam em empresas de transporte terrestre. São empregados assalariados, com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão ocasional e/ou permanente.Trabalham por rodízio de turnos, a céu aberto ou confinados em ambientes fechados e locais subterrâneos. Freqüentemente, estão sujeitos a pressões e ao trabalho em posições desconfortáveis. Em muitas das atividades exercidas, são expostos a altas temperaturas, ruídos e material tóxico.

Exigências do mercado de trabalho

O acesso a essas ocupações requer o ensino fundamental, exceto para o bilheteiro (estações de metrô, trens e assemelhadas) cujo pré- requisito é ensino médio. Todas as ocupações, exceto o cobrador, qualificam-se em cursos profissionalizante acima de quatrocentas horas-aula, geralmente oferecidos pelas próprias empresas.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • preencher relatórios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • fiscalizar o fluxo de usuários;
  • comunicar-se;
  • administrar valores;
  • atender aos usuários;
  • agir nas ocorrências;
  • auxiliar na retirada de usuários do veículo;
  • participar da conferência dos valores depositados;
  • demonstrar organização no manuseio de valores;
  • agir educadamente;
  • apreender bilhetes, passes e crachás falsos;
  • substituir bilhetes rejeitados;
  • preencher relatório sobre passageiros especiais;
  • preencher relatórios de ocorrências;
  • manter boa apresentação;
  • prestar primeiros socorros;
  • dar provas de habilidades manual, visual, auditiva e de memorização;
  • demonstrar simpatia;
  • trabalhar com cautela;
  • fiscalizar o uso de bilhetes especiais e crachás de passagem livre;
  • demonstrar empatia;
  • conferir a catraca ou torniquete;
  • demonstrar paciência;
  • conduzir o trem;
  • comunicar aos passageiros sobre anormalidades no sistema ou percurso;
  • atualizar-se;
  • preencher relatórios de venda de bilhetes;
  • auxiliar embarque e desembarque de usuários deficientes;
  • operar equipamentos - catraca, escada rolante e sala de supervisão operacional;
  • dar provas de criatividade;
  • acionar equipamentos para embarque e desembarque de deficientes;
  • entregar objetos no setor de achados e perdidos;
  • recolher objetos encontrados;
  • preencher formulário sobre mercadorias apreendidas;
  • demonstrar auto-controle;
  • guardar valores em cofre - sangria;
  • realizar depósito;
  • atuar em falhas do trem;
  • demonstrar atenção;
  • prestar informações aos passageiros;
  • transmitir confiança;
  • comunicar às estações sobre objetos esquecidos;
  • vender bilhetes e passagens;
  • demonstrar discernimento;
  • carimbar vales-transportes;
  • fiscalizar áreas de embarque;
  • analisar bilhete rejeitado;
  • conferir quantidade de bilhetes;
  • administrar estoques de bilhetes e troco;
  • conferir fundo fixo recebido;
  • conferir autenticidade da moeda e ou passe;
  • demonstrar honestidade;
  • fiscalizar o acesso de usuários;
  • acionar corpo de segurança;
  • comunicar a central ou plantão sobre ocorrências com equipamentos e ou veículos;
  • demonstrar iniciativa;
  • redigir comunicação interna;

Divisões de categorias profissionais do CBO 5112-20

CBO 5112-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de bilheteiro (estações de metrô, ferroviárias e assemelhadas) que pertence ao grupo dos fiscais e cobradores dos transportes coletivos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
        • Fiscais e cobradores dos transportes coletivos

Cargos e salários CBO 5112-20 - Fiscais e cobradores dos transportes coletivos

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 511220 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 511220 em todos os estados e cidades do Brasil.

Salário Bilheteiro (Estacoes de Metro Ferroviárias e Assemelhadas)

Bilheteiro (Estacoes de Metro Ferroviárias e Assemelhadas): Brasil

O profissional no cargo de Bilheteiro (Estacoes de Metro Ferroviárias e Assemelhadas) CBO 5112-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.575 e 2.194 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.659 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5112-20.
Salário Bilheteiro (estações de Metrô

Bilheteiro (estações de Metrô: Brasil

O profissional no cargo de Bilheteiro (estações de Metrô CBO 5112-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.575 e 2.194 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.659 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5112-20.
Salário Bilheteiro (Estacoes de Metro Ferroviárias e Assemelhadas)

Bilheteiro (Estacoes de Metro Ferroviárias e Assemelhadas): São Paulo

O profissional no cargo de Bilheteiro (Estacoes de Metro Ferroviárias e Assemelhadas) CBO 5112-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.632 e 2.241 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 995 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5112-20.
Salário Bilheteiro (Estacoes de Metro Ferroviárias e Assemelhadas) São Paulo

Bilheteiro (Estacoes de Metro Ferroviárias e Assemelhadas): São Paulo, SP

O profissional no cargo de Bilheteiro (Estacoes de Metro Ferroviárias e Assemelhadas) CBO 5112-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.642 e 2.244 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 901 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5112-20.
Salário Bilheteiro (estações de Metrô São Paulo

Bilheteiro (estações de Metrô: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Bilheteiro (estações de Metrô CBO 5112-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.642 e 2.244 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 901 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5112-20.
Salário Bilheteiro (estações de Metrô

Bilheteiro (estações de Metrô: São Paulo

O profissional no cargo de Bilheteiro (estações de Metrô CBO 5112-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.632 e 2.241 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 995 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5112-20.