CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve demonstrar competências pessoais, observar normas internas de segurança, planejar o cotidiano, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, comunicar-se, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, agendar serviços.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve fornecer informações meteorológicas, circular informações internas, oferecer auxílio para a bagagem, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, encaminhar o cliente para os diversos setores, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, demonstrar respeito mútuo, agir com bom senso, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, demosntrar iniciativa, coordenar equipe, demonstrar entusiasmo, transmitir recados e fax, demonstrar espírito de equipe, anunciar a chegada do cliente, demonstrar paciência, emitir notas fiscais e recibos, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., conferir idoneidade dos clientes, organizar malotes, organizar materiais de trabalho, demonstrar interesse, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, interagir com os outros departamentos, demonstrar empatia, acionar alarme de segurança em caso de assalto, agendar reservas / consultas dos clientes, entregar o crachá de visitante na entrada, atender o cliente com informações precisas, propor associação de programas de fidelidade, anotar telefonemas e recados, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, efetuar acertos em contas, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, guardar volumes de prestadores de serviços, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, conferir documentos com identificação, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, verificar cadastro e reserva, receber pagamentos, demonstrar senso de organização, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, acolher o cliente e passageiro, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, participar de reuniões na troca de turnos, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, providenciar solicitações de reservas especiais, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, imprimir relatórios de controle, demonstrar eficiência, averiguar horário de saída dos grupos, demonstrar autonomia, distribuir malotes, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, demonstrar conhecimentos de informática, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, ouvir com atenção, pré-cadastrar o cliente, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, demonstrar pró atividade, identificar o espaço físico da empresa.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Recepcionista de Crediário

Recepcionista de Crediário: Brasil

O profissional no cargo de Recepcionista de Crediário CBO 4221-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.683 e 2.540 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 644.637 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista de Empresa de Navegação Aérea

Recepcionista de Empresa de Navegação Aérea: Brasil

O profissional no cargo de Recepcionista de Empresa de Navegação Aérea CBO 4221-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.683 e 2.540 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 644.637 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Secretária

Recepcionista Secretária: Brasil

O profissional no cargo de Recepcionista Secretária CBO 4221-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.683 e 2.540 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 644.637 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Telefonista

Recepcionista Telefonista: Brasil

O profissional no cargo de Recepcionista Telefonista CBO 4221-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.683 e 2.540 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 644.637 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Vendedor de Passagens Aéreas

Recepcionista Vendedor de Passagens Aéreas: Brasil

O profissional no cargo de Recepcionista Vendedor de Passagens Aéreas CBO 4221-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.683 e 2.540 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 644.637 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária

Atendente de Clínica Veterinária: Brasil

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.683 e 2.540 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 644.637 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário

Atendente de Consultório Veterinário: Brasil

O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.683 e 2.540 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 644.637 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Encarregado da Recepção

Encarregado da Recepção: Brasil

O profissional no cargo de Encarregado da Recepção CBO 4221-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.683 e 2.540 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 644.637 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista

Recepcionista: Brasil

O profissional no cargo de Recepcionista CBO 4221-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.683 e 2.540 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 644.637 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Atendente

Recepcionista Atendente: Brasil

O profissional no cargo de Recepcionista Atendente CBO 4221-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.683 e 2.540 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 644.637 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Recepcionista Bilíngüe

Recepcionista Bilíngüe: Brasil

O profissional no cargo de Recepcionista Bilíngüe CBO 4221-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.683 e 2.540 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 644.637 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Ribeirão Preto

Atendente de Clínica Veterinária: Ribeirão Preto, SP

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 1.803 e 2.658 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.144 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária São Luís

Atendente de Clínica Veterinária: São Luís, MA

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em São Luís - MA, ganha entre 1.569 e 2.265 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.882 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Macaé

Atendente de Clínica Veterinária: Macaé, RJ

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Macaé - RJ, ganha entre 1.638 e 2.376 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.366 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Florianópolis

Atendente de Clínica Veterinária: Florianópolis, SC

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 2.124 e 3.658 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 5.741 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária Petrópolis

Atendente de Clínica Veterinária: Petrópolis, RJ

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Petrópolis - RJ, ganha entre 1.683 e 2.465 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.152 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária São Jose

Atendente de Clínica Veterinária: São Jose, SC

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em São Jose - SC, ganha entre 1.924 e 2.927 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 3.790 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Clínica Veterinária

Atendente de Clínica Veterinária: Paraná

O profissional no cargo de Atendente de Clínica Veterinária CBO 4221-05 trabalhando em Paraná, ganha entre 1.744 e 2.534 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 38.662 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.