CBO 3541-20 - Agente de vendas de serviços - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Agente de vendas de serviços CBO 3541-20 promove a venda de prestação de serviços a empresas ou instituições, planejando estratégias, divulgando os serviços oferecidos e entrando em contato com potenciais clientes Concretiza vendas e realiza o acompanhamento da prestação de serviços, fornecendo informações e providenciando apoio técnico ao cliente.
Coleta sugestões para aprimorar o serviço e a política de vendas Segue procedimentos, políticas de venda e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Agente de vendas de serviços, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-20
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Agente de vendas de serviços
O Agente de vendas de serviços CBO 3541-20 promove a venda de prestação de serviços, tais como proteção contra roubos e incêndios, limpeza, portaria, entre outros Planeja sua atuação de acordo com o plano de vendas da empresa.
Pesquisa ações dos concorrentes, discute estratégias com o superior e analisa clientes potenciais.
Cadastra clientes Pode elaborar roteiro de visitas.
Apresenta e divulga os serviços oferecidos, utilizando técnicas mercadológicas Contata potenciais clientes, podendo enviar mala direta ou usar estratégias digitais (e-mail, redes sociais ou outras).
Identifica as necessidades de serviços das empresas, utilizando recursos e técnicas de vendas e de negociação.
Pode expor características e benefícios do serviço, informar seus dados técnicos, apresentar tabelas de preços e mostrar formas de pagamento Relaciona-se com os clientes seguindo procedimentos do tipo de canal de vendas.
Organiza e elabora documentos para o fechamento da venda, conforme procedimentos fiscais e da empresa.
Providencia atualização dos dados do cliente, prepara especificações dos serviços, elabora termos de crédito ou contrato e estabelece prazo para início da prestação de serviço Controla o processo de venda de serviços, acompanhando-o desde sua aprovação até a fase final, para evitar ou corrigir falhas eventuais Realiza o acompanhamento da prestação de serviços, recebendo reclamações, providenciando apoio técnico para solucionar problemas, fornecendo informações e sanando dúvidas dos clientes.
Atua de forma a manter os clientes que conquistou Aplica pesquisa de satisfação do cliente e usa outras técnicas para levantar sugestões para aprimorar o serviço e a política de vendas Elabora relatórios e estatísticas.
Consulta publicações técnicas Participa de feiras relacionadas à venda de serviços.
Entra em contato com áreas internas da empresa, requisitando material de divulgação, encaminhando documentação do cliente e checando irregularidades na prestação de serviços Utiliza sistemas informatizados para informar e controlar vendas e pós-venda.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-20 deve contatar Áreas internas da empresa, concretizar vendas, demonstrar competências pessoais, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, sugerir políticas de vendas, divulgar produtos e serviços, participar de eventos, planejar visitas e contatos.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-20
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Agente de vendas de serviços CBO 3541-20
Um Agente de vendas de serviços (ou sinônimo) deve elaborar relatórios e estatísticas, identificar necessidades do cliente, cumprir cotas de venda do produto, classificar clientes por faturamento, explicar objetivos da visita, encaminhar documentação do cliente, definir estratégia de marketing, tomar decisões, convidar clientes para visitar empresa, auxiliar na escolha dos produtos, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, discriminar tipos de serviços, renovar contratos, controlar vendas efetuadas, demonstrar habilidade de comunicação verbal, demonstrar resiliência, fazer itinerário de visitas, dar retorno das sugestões ao cliente, entrevistar novos candidatos, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, orientar cliente e revendedor na distribuição de display, convidar clientes para lançamento de produtos, pesquisar ações dos concorrentes, preparar cadastro de novos clientes, atender solicitação de clientes, treinar novos funcionários, checar irregularidades na entrega dos produtos, visitar cliente pós-venda, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, transmitir pedido de venda ao escritório central, demonstrar capacidade de liderança, divulgar ações promocionais aos funcionários, filtrar informações para melhorar serviços, participar de reuniões, requisitar material de divulgação, discutir estratégias com o superior, participar de lançamento de novos produtos, contornar situações adversas, encaminhar cliente para cadastro, demonstrar senso de organização, demonstrar confiança, definir autonomia para negociação, calcular custo do produto, enviar brindes ao cliente, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, demonstrar senso ético, participar de feiras relacionadas a área, participar de treinamento de técnica de venda, comunicar as transações realizadas, demonstrar capacidade de persuasão, trabalhar sob pressão, participar de palestras relacionadas a área, consultar publicações técnicas, demonstrar criatividade, contatar clientes, demonstrar flexibilidade, receber indicação de futuros clientes, estabelecer prazos de entrega dos produtos, demonstrar características e benefícios do produto, assessorar os vendedores na venda, esclarecer dúvidas do contrato, participar de cursos de aperfeiçoamento, verificar ficha cadastral do cliente, tirar pedidos de produtos, preencher contrato, agendar horário, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, apresentar proposta ao cliente, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, demonstrar capacidade de negociação, apresentar tabelas de preços, explicar formas de pagamento, prever vendas, requisitar material de consumo, sugerir novos mercados consumidores, discriminar tipos de produtos, visitar área industrial da empresa, obter informações de pré-venda, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, alterar contratos de clientes, esclarecer dúvidas do pedido, verificar opiniões do cliente, enviar mala direta aos clientes, informar ao superior resultados de vendas, integrar novos funcionários, analisar potencial de clientes, trabalhar em equipe, expor produtos em locais definidos pela empresa, definir participação no mercado, verificar prazo de entrega dos produtos.