CBO 3541-50 - Especialistas em promoção de produtos e vendas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3541-50 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio em operações comerciais, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-50 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-50
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
- Técnicos de nivel médio em operações comerciais.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
Descrição dos cargos da categoria Especialistas em promoção de produtos e vendas
Os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-50 planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.
Condições de trabalho
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Funções dos Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-50
Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:
Atividades dos cargos CBO 3541-50
Entre as principais atribuições dos Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-50 estão as de:
- auxiliar na escolha dos produtos;
- divulgar eventos científicos;
- agendar horário;
- sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
- esclarecer dados científicos do produto;
- demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
- participar de lançamento de novos produtos;
- organizar material de trabalho;
- participar de reuniões;
- demonstrar capacidade de persuasão;
- contatar clientes;
- implementar estratégias de marketing;
- dar retorno das sugestões ao cliente;
- entregar brindes ao cliente;
- demonstrar confiança;
- participar de treinamento de técnica de venda;
- comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
- pesquisar ações dos concorrentes;
- comunicar as transações realizadas;
- organizar eventos científicos;
- demonstrar flexibilidade;
- assessorar os vendedores na venda;
- demonstrar resiliência;
- priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
- explicar objetivos da visita;
- esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
- informar ao superior resultados de vendas;
- treinar novos funcionários;
- filtrar informações para melhorar serviços;
- demonstrar capacidade de liderança;
- verificar opiniões do cliente;
- gerenciar verbas;
- realizar pesquisas junto aos clientes;
- preparar cadastro de novos clientes;
- demonstrar capacidade de negociação;
- obter informações de pré-venda;
- analisar potencial de clientes;
- fornecer amostras;
- checar irregularidades na entrega dos produtos;
- relatar visitas;
- demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
- demonstrar senso de organização;
- demonstrar criatividade;
- identificar necessidades do cliente;
- demonstrar habilidade de comunicação verbal;
- gerar demanda de produtos;
- classificar clientes por potencial;
- contornar situações adversas;
- discutir estratégias com o superior;
- atualizar cadastro de clientes;
- elaborar relatórios e estatísticas;
- consultar publicações técnicas;
- participar de palestras relacionadas a área;
- integrar novos funcionários;
- discriminar tipos de produtos;
- apresentar tabelas de preços;
- convidar clientes para lançamento de produtos;
- receber indicação de futuros clientes;
- fazer itinerário de visitas;
- cumprir cotas de venda do produto;
- convidar clientes para visitar empresa;
- planejar sequência de trabalho;
- demonstrar características e benefícios do produto;
- participar de cursos de aperfeiçoamento;
- atender solicitação de clientes;
- demonstrar senso ético;
- trabalhar sob pressão;
- participar de feiras relacionadas a área;
- visitar área industrial da empresa;
- intermediar apoio científico para clientes;
- tomar decisões;
- trabalhar em equipe;
- relatar irregularidades dos produtos;
- requisitar material de divulgação;