CBO 3541-50 - Propagandista de produtos farmacêuticos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Propagandista de produtos farmacêuticos CBO 3541-50 divulga produtos farmacêuticos - novos medicamentos ou novos usos para produtos já utilizados, para promover e fomentar sua prescrição e consequente venda Atua em conformidade com legislação que regula o exercício da profissão, com princípios éticos, com normas de biossegurança e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3541-50 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Propagandista de produtos farmacêuticos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-50 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-50
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Propagandista de produtos farmacêuticos
O Propagandista de produtos farmacêuticos CBO 3541-50 realiza serviços de propaganda de produtos químico-farmacêuticos e biológicos em consultórios, empresas, farmácias, drogarias e estabelecimentos de serviços médicos, odontológicos, médico-veterinários e hospitalares, públicos e privados Planeja visitas, cadastrando ou atualizando dados e informações de clientes, fazendo itinerário de visitas e organizando material de trabalho.
Realiza visitas, apresentando tecnicamente produtos farmacêuticos, prestando esclarecimentos e distribuindo amostras grátis, para gerar demanda e estimular venda.
Pode atuar internamente, na empresa que representa, oferecendo sugestões sobre políticas de vendas e sobre formas de promoção de produto Pode acompanhar o cliente após a visita, verificando suas opiniões em relação ao produto e levantando informações para melhorar serviços de divulgação de produtos farmacêuticos.
Participa de palestras, seminários e eventos de atualização técnica Participa de lançamento de novos produtos.
Elabora relatórios de controle das metas.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-50 deve participar de eventos, planejar visitas e contatos, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, contatar Áreas internas da empresa, demonstrar competências pessoais, divulgar produtos e serviços.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-50
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Propagandista de produtos farmacêuticos CBO 3541-50
Um Propagandista de produtos farmacêuticos (ou sinônimo) deve demonstrar características e benefícios do produto, gerenciar verbas, identificar necessidades do cliente, contornar situações adversas, auxiliar na escolha dos produtos, organizar eventos científicos, discutir estratégias com o superior, relatar irregularidades dos produtos, consultar publicações técnicas, cumprir cotas de venda do produto, demonstrar capacidade de persuasão, verificar opiniões do cliente, explicar objetivos da visita, implementar estratégias de marketing, dar retorno das sugestões ao cliente, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, convidar clientes para visitar empresa, relatar visitas, checar irregularidades na entrega dos produtos, divulgar eventos científicos, demonstrar criatividade, demonstrar senso ético, agendar horário, atender solicitação de clientes, visitar área industrial da empresa, requisitar material de divulgação, comunicar as transações realizadas, demonstrar habilidade de comunicação verbal, esclarecer dados científicos do produto, realizar pesquisas junto aos clientes, atualizar cadastro de clientes, integrar novos funcionários, filtrar informações para melhorar serviços, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar resiliência, trabalhar em equipe, planejar sequência de trabalho, analisar potencial de clientes, gerar demanda de produtos, elaborar relatórios e estatísticas, assessorar os vendedores na venda, participar de palestras relacionadas a área, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, pesquisar ações dos concorrentes, demonstrar capacidade de negociação, organizar material de trabalho, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, participar de reuniões, participar de cursos de aperfeiçoamento, discriminar tipos de produtos, classificar clientes por potencial, demonstrar confiança, preparar cadastro de novos clientes, informar ao superior resultados de vendas, treinar novos funcionários, participar de lançamento de novos produtos, fazer itinerário de visitas, entregar brindes ao cliente, obter informações de pré-venda, tomar decisões, fornecer amostras, demonstrar flexibilidade, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, contatar clientes, receber indicação de futuros clientes, participar de feiras relacionadas a área, trabalhar sob pressão, participar de treinamento de técnica de venda, convidar clientes para lançamento de produtos, intermediar apoio científico para clientes, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, apresentar tabelas de preços, demonstrar senso de organização.