CBO 2531-20 - Diretor de mídia (publicidade)

Entenda o que fazem os profissionais de publicidade no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Diretor de mídia (publicidade) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Diretor de mídia (publicidade)

Planeja, estrutura, executa e avalia estratégias de mídia para ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias, considerando expectativas e necessidades de clientes, identificadas e analisadas de acordo com métodos e técnicas do campo do conhecimento, contexto mercadológico e requisitos financeiros e de recursos humanos, sistematizados em forma de briefing. Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento do projeto, elaborando e executando o fluxograma financeiro. Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Identifica, define, interpreta e analisa demandas e expectativas de clientes em relação à veiculação, presença e relevância de marcas, produtos e serviços em diferentes plataformas midiáticas, online e offline.

Elabora briefing para desenvolvimento de estratégias de mídia para ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias, a partir de métodos e técnicas do campo do conhecimento, considerando demandas e expectativas de clientes, contexto mercadológico local e regional, bem como cronograma e requisitos estruturais, financeiros e de recursos humanos.

Desenvolve planejamento estratégico e planos de mídia, em parceria e articulação com demais profissionais envolvidos no projeto, analisando características do produto, do serviço e ou da campanha, concorrência, público-alvo (target), previsão orçamentária (budget), assim como tendências e demandas de mercado.

Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócio de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando a adequação às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias.

Contrata institutos e ou realiza pesquisas sobre perfil do veículo, audiência, público e consumo, selecionando e aplicando metodologias adequadas para composição de dados primários, podendo realizar análises de dados secundários.

Gerencia recursos materiais e financeiros, coordenando equipes envolvidas na área de mídia e de representação de imagem institucional em agências e veículos de comunicação, veículos de comunicação, assim como empresas de pequeno, médio e grande portes.

Seleciona e contrata prestadores de serviço.

Negocia e coordena a compra de espaços publicitários em diferentes mídias.

Estabelece parcerias com profissionais e veículos de comunicação e demais fornecedores e clientes.

Define e supervisiona ações e estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços de mídia, apresentando propostas, projetos, serviços, custos, formas de pagamento e benefícios, para clientes de diferentes nichos de mercado, sugerindo mudanças no processo de comercialização, quando necessário.

Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente e avaliando a qualidade dos serviços executados.

Zela pela qualidade técnica e operacional dos planos de mídia, monitorando as ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em mídias online e offline (por exemplo, rádio, TV, sites, revistas e outdoors), relatando regularmente os resultados, receitas e custos, aos clientes e equipes envolvidas.

Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário.

Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc., podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda.

Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DA MATEMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA) MATEMÁTICA APLICADA AO DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS E PLANOS DE MÍDIA PARA PROJETOS PUBLICITÁRIOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (INFORMÁTICA) INFORMÁTICA APLICADA AO PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS E PLANOS DE MÍDIA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET DAS COISAS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES E FERRAMENTAS PARA PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS E PLANOS DE MÍDIA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO VIDEOJOGO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (VIDEOJOGO) ESTRATÉGIAS E PLANOS DE MÍDIA PARA PROJETOS PUBLICITÁRIOS EM VIDEOJOGOS 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO APLICADAS AO PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS E PLANOS DE MÍDIA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) DIREITOS AUTORAIS E PROPRIEDADE INTELECTUAL 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) DIREITOS DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) DIREITOS HUMANOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO CONSELHO NACIONAL DE AUTORREGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) O CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DA PROPAGANDA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) REGULAÇÃO DA MÍDIA NO BRASIL E NO MUNDO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) REGULAMENTAÇÃO DA PUBLICIDADE ESTATAL, PÚBLICA E PRIVADA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) REGULAMENTAÇÃO DO SETOR E DA PROFISSÃO DE PUBLICITÁRIO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO MERCADOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS E FLUXOS DE PRODUÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO APLICADOS ÀS EMPRESAS DE MÍDIA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS APLICADOS ÀS EMPRESAS DE MÍDIA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE APLICADOS ÀS EMPRESAS DE MÍDIA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) FUNDAMENTOS DE NEGOCIAÇÃO EMPRESARIAL APLICADOS DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS E PLANOS DE MÍDIA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA REGIONAL E URBANA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA REGIONAL E URBANA) MERCADOS DE MÍDIA E ECONOMIA LOCAL E REGIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECONOMIA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA) ECONOMIA POLÍTICA DA COMUNICAÇÃO E DA PUBLICIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECONOMIA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA) MERCADOS DE COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RÁDIO E TELEVISÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RÁDIO E TELEVISÃO) PUBLICIDADE NOS MEIOS TELEVISIVOS E RADIOFÔNICOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) PUBLICIDADE E PROPAGANDA NO ÂMBITO DAS RELAÇÕES PÚBLICAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO VISUAL 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO VISUAL) FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO VISUAL APLICADOS À PUBLICIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) AUDIÊNCIA, CONSUMO E PESQUISA PUBLICITÁRIA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) COMUNICAÇÃO, PUBLICIDADE E CRIATIVIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) FUNÇÕES E OCUPAÇÕES PROFISSIONAIS DA MÍDIA E DA PUBLICIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) FUNDAMENTOS E PILARES DO MARKETING DIGITAL APLICADOS AO DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS E PLANOS DE MÍDIA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) INDÚSTRIA CULTURAL E PUBLICIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) PESQUISA DE MERCADO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) PLANEJAMENTOS ESTRATÉGICOS, DE CAMPANHA E DE MÍDIA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) PROCESSO PRODUTIVO E FLUXO DE TRABALHO EM CANAIS DE MÍDIA E PUBLICIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) PUBLICIDADE EM PLATAFORMAS ANALÓGICAS E DIGITAIS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) PUBLICIDADE, MÍDIA E CONSUMO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS DA REDAÇÃO PUBLICITÁRIA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL E DE CONTEÚDO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) TIPOS E ESTRATÉGIAS DE PUBLICIDADE: DE PRODUTO, DE SERVIÇOS, DE PROMOÇÃO E COMPARATIVA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) ÉTICA, COMUNICAÇÃO, CONSUMO E PUBLICIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA) FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) CAPITALISMO E PUBLICIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) PRODUÇÃO, CONSUMO E SOCIEDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ANTROPOLOGIA CULTURAL E PUBLICIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS ANTROPOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES CULTURAIS BRASILEIRAS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO E DA PUBLICIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO PSICOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA) PSICOLOGIA APLICADA À PRODUÇÃO E AO CONSUMO PUBLICITÁRIOS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA POLÍTICAS PÚBLICAS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS (POLÍTICAS PÚBLICAS) POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA POLÍTICAS PÚBLICAS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS (POLÍTICAS PÚBLICAS) PUBLICIDADE PÚBLICA, TRANSPARÊNCIA E GESTÃO DEMOCRÁTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA POLÍTICAS PÚBLICAS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIA POLÍTICA OUTROS ELEMENTOS (POLÍTICAS PÚBLICAS) PUBLICIDADE, ELEIÇÕES E DEMOCRACIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) ANÁLISE DE CONTEÚDO E DE DISCURSO APLICADO À PUBLICIDADE 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) ELEMENTOS DE LITERATURA E GÊNEROS NARRATIVOS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) FUNDAMENTOS DO DISCURSO PERSUASIVO 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) MOVIMENTOS CULTURAIS E LITERÁRIOS BRASILEIROS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LINGUÍSTICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (LINGUÍSTICA) STORYTELLING E A CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA PUBLICITÁRIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CRÍTICA DA ARTE 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES HISTÓRIA DA ARTE 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) FUNDAMENTOS DA CRÍTICA DAS ARTES APLICADAS À PUBLICIDADE 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ARTES PLÁSTICAS 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES PLÁSTICAS) ARTES PLÁSTICAS APLICADAS À PUBLICIDADE 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES MÚSICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA APLICADA À PUBLICIDADE 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES FOTOGRAFIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (FOTOGRAFIA) FUNDAMENTOS E TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA APLICADOS À PUBLICIDADE 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES CINEMA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) PUBLICIDADE E PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES ARTES DO VÍDEO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES DO VÍDEO) FUNDAMENTOS E TÉCNICAS DAS ARTES DO VÍDEO APLICADOS À PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) ESTÉTICA E NOÇÃO DE BELO APLICADA À REDAÇÃO PUBLICITÁRIA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES ARTES OUTROS ELEMENTOS (ARTES) MOVIMENTOS ARTÍSTICOS NO BRASIL E NO MUNDO 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ESTRATÉGIAS DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS INSTRUMENTOS E APARELHOS DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 5 5 5

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ASSESSORAMENTO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 5
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES 5

Condições de Trabalho

Exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • pesquisar meios e veículos de comunicação;
  • vender serviços publicitários;
  • estruturar estratégia de projeto publicitário;
  • contratar fornecedores;
  • elaborar planejamento estratégico;
  • gerenciar setores;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar conflitos;
  • demonstrar dinamismo;
  • demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar;
  • detetar tendências de mercado;
  • identificar perfil dos veículos de comunicação;
  • demonstrar poder de síntese;
  • demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir;
  • demonstrar liderança;
  • coordenar área de mídia;
  • demonstrar pró-atividade;
  • demonstrar flexibilidade;
  • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
  • coordenar equipes de trabalho;
  • mapear dados secundários;
  • analisar pesquisa de mídia - perfil, audiência, consumo;
  • apresentar projeto para cliente;
  • comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
  • identificar necessidades do cliente;
  • antever cenários futuros;
  • pesquisar novas recomendações;
  • demonstrar senso de oportunidade;
  • manter relacionamento com veículos de comunicação;
  • aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos;
  • trabalhar em equipe;
  • manter relacionamento com o cliente;
  • assumir riscos;
  • identificar necessidades de pesquisas;
  • analisar perfil do público alvo;
  • solicitar pesquisa de mídia - perfil, audiência, consumo;
  • acordar briefing com cliente;
  • analisar demanda do cliente;
  • ponderar opiniões divergentes;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • elaborar estratégia de mídia;
  • ajustar o projeto a pedido do cliente;
  • gerenciar recursos materiais e financeiros;
  • fazer previsão orçamentária;
  • pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
  • procurar novos clientes e novos mercados;
  • adaptar-se a situações adversas;
  • demonstrar senso crítico;
  • demonstrar criatividade;
  • submeter projeto a aprovação do cliente;
  • definir meios e veículos de comunicação;
  • avaliar qualidade das campanhas - projeto;
  • analisar concorrência;
  • negociar com veículos de comunicação - espaço, custo, prazo, período, intensidade;
  • interpretar expectativas do cliente;
  • pesquisar alternativas de mídia;
  • demonstrar senso estético;
  • selecionar institutos de pesquisa;
  • solucionar problemas de pós-venda;
  • preparar cronograma;
  • elaborar relatório sobre demanda de mercado;
  • coordenar compra de espaço na mídia;
  • realizar negociações técnico-comerciais;
  • representar agência nos meios de comunicação;
  • demonstrar habilidade de comunicação;
  • adaptar linguagem ao público;
  • definir necessidades do cliente;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2531-20

CBO 2531-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretor de mídia (publicidade) que pertence ao grupo dos profissionais de publicidade, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de relações públicas, publicidade, marketing e comercialização
        • Profissionais de publicidade

Cargos e salários CBO 2531-20 - Profissionais de publicidade

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 253120 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Profissionais de publicidade em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
2531-20 Analista de Negócios Campo Grande, MS 43h 24
2531-20 Coordenador de Mídia São Paulo 42h 2.285
2531-20 Analista de Negócios São José dos Campos, SP 42h 21
2531-20 Coordenador de Mídia São Paulo, SP 41h 1.755
2531-20 Analista de Negócios Brasília, DF 42h 60
2531-20 Analista de Negócios Maringá, PR 44h 52
2531-20 Analista de Negócios Recife, PE 43h 35
2531-20 Coordenador de Mídia Belo Horizonte, MG 41h 53
2531-20 Analista de Negócios São Paulo 42h 2.285
2531-20 Coordenador de Mídia Curitiba, PR 43h 87
2531-20 Coordenador de Mídia Brasil 42h 3.833
2531-20 Coordenador de Mídia Rio de Janeiro, RJ 42h 133
2531-20 Analista de Negócios Brasil 42h 3.833
2531-20 Analista de Negócios Campinas, SP 43h 39
2531-20 Analista de Negócios Barueri, SP 42h 70
2531-20 Analista de Negócios Rio de Janeiro, RJ 42h 133
2531-20 Analista de Negócios Curitiba, PR 43h 87
2531-20 Coordenador de Mídia João Pessoa, PB 43h 18
2531-20 Coordenador de Mídia Rio de Janeiro 42h 172
2531-20 Analista de Negócios Porto Alegre, RS 42h 32
2531-20 Analista de Negócios Goiânia, GO 43h 50
2531-20 Analista de Negócios São Paulo, SP 41h 1.755
2531-20 Analista de Negócios Florianópolis, SC 42h 34
2531-20 Analista de Negócios Uberlândia, MG 43h 22
2531-20 Analista de Negócios Minas Gerais 42h 207
2531-20 Coordenador de Mídia Paraná 43h 254
2531-20 Analista de Negócios Rio de Janeiro 42h 172
2531-20 Analista de Negócios Belo Horizonte, MG 42h 55

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial