CBO 1416-10 - Gerente de operações de correios e telecomunicações

Entenda o que fazem os gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição) no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Gerente de operações de correios e telecomunicações e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Gerente de operações de correios e telecomunicações

Planeja, organiza, coordena e controla as atividades operacionais de correios (recepção e de distribuição de correspondências, produtos, encomendas e outros bens) e de telecomunicações (transmissão, emissão ou recepção - por fio, meios ópticos ou outro processo eletromagnético - de voz, imagens e dados) em empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral. Planeja expansão de capacidade de atendimento, de acordo com a demanda por novos serviços. Gerencia contratos e projetos. Avalia resultados, acompanhando indicadores de desempenho e adotando medidas para corrigir distorções. Administra força de trabalho e recursos materiais e financeiros. Aciona e controla serviços de manutenção. Adapta processos operacionais às novas tecnologias. Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (7/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas de produção do planejamento tático.

Elabora planejamento operacional das atividades das equipes de trabalho, em áreas operacionais de correios e telecomunicações de empresa.

Propõe inovações tecnológicas. Elabora orçamentos. Elabora e aprova normas e procedimentos.

Organiza as atividades das equipes, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados.

Planeja expansão de capacidade de atendimento, de acordo com a demanda por novos serviços. Desenvolve produtos, serviços e/ou equipamentos junto a fornecedores ou terceiros.

Desenvolve operações de apoio aos serviços de rastreamento associados às operações de correios.

Atua nas operações em serviços - de banda larga, televisão por assinatura paga, entre outros -, de acordo com demandas do mercado de telecomunicações.

Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos.

Adapta processos operacionais às novas tecnologias, de acordo com a evolução das operações de correios e da concorrência, incluindo soluções de automação e de rede empregada nos serviços postais e de entrega em geral.

Pode colaborar nas iniciativas de diversificação da oferta de serviços de correio, desenvolvendo operações logísticas para comércio eletrônico ("e-Commerce"), importação e exportação, entre outras possibilidades.

Acompanha tendências pró-convergência de voz, dados e TV, disseminação da comunicação via internet, entre outros aspectos da evolução tecnológica em telecomunicações.

Nas operações de telecomunicações, pode desenvolver processos automatizados de operação e manutenção de equipamentos, sistemas e instalações.

Controla a execução dos serviços, definindo indicadores de desempenho para operações de correios e telecomunicações.

Monitora indicadores de desempenho diversificados, nas operações de correios.

Monitora segurança, tráfego, capacidade e outros indicadores de desempenho em operação de telecomunicações, podendo utilizar “software” e outros recursos tecnológicos específicos. Monitora incidentes de quebra de segurança na proteção de dados, em operações de telecomunicações.

Analisa desempenho da área de operações de correios e telecomunicações, adotando medidas para corrigir distorções.

Soluciona reclamações de clientes, implementando ações de melhoria, para manter o padrão de qualidade requerido nas operações de correios e nas operações de telecomunicações.

Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias. Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.

Administra pessoal, identificando necessidade de contratação, contribuindo na elaboração da descrição de cargos e do plano de carreiras, e promovendo a equalização entre cargos e remunerações.

Avalia desempenho das equipes de trabalho. Planeja desenvolvimento de pessoal.

Gerencia recursos materiais e financeiros da área. Analisa conjuntamente a demanda operacional e a capacidade de ocupação dos equipamentos, com os objetivos de otimizar o uso de recursos materiais e do espaço físico e de racionalizar custos das operações. Autoriza requisição de compras e gastos com terceirização. Avalia execução orçamentária.

Define plano de manutenção. Aciona e controla serviços de manutenção.

Zela pelo cumprimento das normas de segurança. Colabora na definição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).

Promove ações de preservação ambiental. Providencia descarte de resíduos de acordo com normas ambientais.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE APLICADA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 3 4 3
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  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 4 3
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  ENGENHARIAS ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA OUTROS ELEMENTOS (TELECOMUNICAÇÕES) TENDÊNCIAS NA ÁREA DE OPERAÇÕES DE TELECOMUNICAÇÕES: CONVERGÊNCIA DE VOZ, DADOS E TV, COMUNICAÇÃO VIA INTERNET (VOIP), NOVAS TECNOLOGIAS EM BANDA LARGA, OUTROS ASPECTOS 4 5 4
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  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ENGENHARIA DO PRODUTO 4 5 4
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  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) LEGISLAÇÃO RELACIONADA À ÁREA DE OPERAÇÃO DE CORREIOS E TELECOMUNICAÇÕES 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) CUSTOS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 3
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  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) FUNDAMENTOS DE GESTÃO TECNOLÓGICA 3 3 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DA QUALIDADE 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE CONTRATOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE ESTOQUE 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE ESTRUTURAS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE PESSOAS 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 2 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE PROJETOS 2 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE RECURSOS FÍSICOS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO ORÇAMENTÁRIA 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE TREINAMENTO 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 2 4 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: FUNDAMENTOS, COORDENADAS ESTRATÉGICAS, OUTROS ASPECTOS 2 4 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PLANEJAMENTO TÁTICO E OPERACIONAL: FUNDAMENTOS, ARTICULAÇÃO COM O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, DESDOBRAMENTO EM OBJETIVOS, METAS, INDICADORES DE CONTROLE E FORMAS DE AVALIAÇÃO, OUTROS ASPECTOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) ARMAZENAGEM DE INSUMOS E ENCOMENDAS EM SERVIÇOS DE CORREIOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) CÁLCULO DE CUSTOS LOGÍSTICOS NAS OPERAÇÕES DE CORREIOS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) GERENCIAMENTO DE OPERAÇÕES DE CORREIOS E TELECOMUNICAÇÕES 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) GESTÃO DA MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS, SISTEMAS E INSTALAÇÕES DE TELECOMUNICAÇÕES 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) INDICADORES DE DESEMPENHO EM OPERAÇÕES DE CORREIOS E TELECOMUNICAÇÕES 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) INSPEÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS DO FLUXO POSTAL 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) LOGÍSTICA REVERSA 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) NORMAS REGULAMENTADORAS EM MOVIMENTAÇÃO E MANUSEIO DE CARGAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) NORMAS TÉCNICAS PARA A ÁREA DE CORREIOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) OPERAÇÕES LOGÍSTICAS DE CORREIOS PARA COMÉRCIO ELETRÔNICO (E-COMMERCE) 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 3 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) OPERAÇÕES LOGÍSTICAS DE CORREIOS PARA IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO 3 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) ORDENAMENTO DOS PROCESSOS INERENTES AO FLUXO POSTAL 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) PADRONIZAÇÃO DE EMBALAGEM DE OBJETOS E CARGAS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) PROCEDIMENTOS DE ENTREGA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) PROCESSOS DE COLETA DE ENCOMENDAS, DOCUMENTOS E MERCADORIAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) SERVIÇOS DE RASTREAMENTO ASSOCIADOS ÀS OPERAÇÕES DE CORREIOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 3 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) SISTEMAS DE LOCALIZAÇÃO EM OPERAÇÕES DE CORREIOS 3 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA ECONÔMICA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA GERAL DA ECONOMIA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA RELAÇÕES INTERPESSOAIS 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 2 3 2
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 2 3 2
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 2 3 2
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS INSTRUMENTAL 2 3 2
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) IDENTIFICAÇÃO POR RADIOFREQUÊNCIA - SISTEMAS RFID 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) TECNOLOGIAS DE AUTOMAÇÃO E DE REDE COM APLICAÇÕES NA ÁREA DE CORREIOS 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 2 3 2
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 2 3 2
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 2 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 2 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E AMBIENTAL 3 3 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - ORIGINALIDADE 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - JULGAMENTO E TOMADA DE DECISÃO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ASSESSORAMENTO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 2 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 2 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 2 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 4

Condições de Trabalho

Esses trabalhadores atuam em áreas operacionais de atividades de correio e telecomunicações, transporte aéreo, aquaviário e terrestre, armazéns gerais e serviços de distribuição. São assalariados, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado ou, como no caso do gerente de operações - transportes, também a céu aberto e em veículos. O horário de trabalho é diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante. O gerente de operações transportes pode estar exposto a ruído intenso e o gerente de operações - correios e telecomunicações ao uso contínuo de computadores, provocando dores.

Exigências do mercado de trabalho

Para o ingresso nesses empregos/ocupações, exige-se nível superior completo, exceto para o gerente de operações ¿ transportes, que tem como escolaridade mínima o ensino médio completo. A formação profissional é complementada por cursos especializados de duzentas a quatrocentas horas-aula para o gerente de operações ¿ transportes e mais de quatrocentas horas-aula para o gerente de logística. É recomendável mais de cinco anos de experiência profissional.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • demonstrar competências pessoais;
  • controlar processo operacional;
  • avaliar resultados;
  • planejar atividades de armazenamento, distribuição, transportes e comunicações;
  • administrar equipes;
  • buscar novas tecnologias;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerir recursos materiais e financeiros da Área;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • programar escala de férias;
  • sensibilizar equipes para a utilização de novas tecnologias;
  • demonstrar credibilidade;
  • colaborar na definição de epis e epcs;
  • demonstrar decisão;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • providenciar descarte de sucatas e resíduos em geral;
  • avaliar inovações;
  • planejar alternativas de terceirização;
  • avaliar desempenhos das equipes;
  • implantar inovações;
  • autorizar aluguel de equipamentos a terceiros;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • demonstrar flexibilidade;
  • representar a empresa publicamente;
  • planejar desenvolvimento de mão-de-obra;
  • contribuir na elaboração do plano de carreira;
  • otimizar uso do espaço físico;
  • assessorar na elaboração do plano estratégico;
  • requisitar treinamento e desenvolvimento;
  • acompanhar indicadores de desempenho - % de redução de custos, nº de passageiros por viagem...;
  • participar de feiras, seminários, congressos, simpósios....;
  • definir indicadores de desempenho - % de redução de custos, nº passageiros por viagem....;
  • racionalizar custos operacionais;
  • adaptar processos operacionais às novas tecnologias;
  • monitorar tráfego dos serviços de correios e telecomunicações;
  • cooperar no desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos operacionais;
  • analisar capacidade de ocupação dos equipamentos;
  • administrar remanejamentos de pessoal;
  • definir processos de trabalho;
  • trabalhar em equipe;
  • zelar pelo cumprimento das normas de segurança;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • qualificar fornecedores;
  • contribuir na elaboração de descrição de cargos;
  • detectar necessidade de contratação de pessoal;
  • preparar substituto;
  • divulgar implantação de inovações;
  • identificar a necessidade de estratégias de segurança;
  • planejar soluções de atendimento a clientes;
  • planejar recursos humanos e materiais para as operações;
  • assessorar eventos promovidos por outros setores da empresa;
  • demonstrar iniciativa;
  • eliminar não-conformidades;
  • controlar serviços de manutenção;
  • delegar tarefas;
  • equalizar cargos e remunerações;
  • sugerir ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • selecionar canditados;
  • subsidiar, com informações, as tomadas de decisões relativas a sua área de atuação;
  • elaborar plano de contingência e ações preventivas;
  • manter-se atualizado profissionalmente;
  • autorizar requisições de compras;
  • aplicar medidas para corrigir distorções;
  • priorizar alocação de recursos;
  • agir com criatividade;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • planejar expansão de capacidade de atendimento;
  • analisar demanda operacional;
  • acionar serviços de manutenção;
  • autorizar comercialização de espaço físico para anúncios, exposições, serviços....;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • acionar plano de contingência;
  • elaborar orçamentos;
  • autorizar gastos com terceirização;
  • atender auditoria e inspeções internas e externas;
  • promover ações de preservação ambiental;
  • desenvolver produtos, serviços e/ou equipamentos junto a fornecedores ou terceiros;
  • avaliar indicadores de desempenho - % de redução de custos, nº de passageiros por viagem...;
  • definir metas - redução de custos, ganhos de produtividade, renovação de frota....;
  • redigir comunicados e orientações;
  • estabelecer padrões para serviços subcontratados;
  • administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos...;
  • otimizar uso de recursos materiais;
  • interagir com outros setores;
  • delegar atribuições;
  • avaliar execução orçamentária;
  • relacionar-se interpessoalmente;
  • aprovar normas e procedimentos;
  • negociar condições e prioridades de projetos;
  • demonstrar capacidade de empreendimento;
  • requisitar contratações e desligamentos de funcionários;
  • preparar relatórios gerenciais;
  • revisar planos;
  • administrar rotatividade de pessoal;
  • distribuir tarefas;
  • propor inovações tecnológicas;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • definir plano operacional e de manutenção;
  • administrar conflitos;
  • elaborar normas e procedimentos;
  • autorizar alienação de equipamentos;
  • demonstrar liderança;
  • estimular a motivação da equipe;

Divisões de categorias profissionais do CBO 1416-10

CBO 1416-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerente de operações de correios e telecomunicações que pertence ao grupo dos gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição), segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição)

CBOs Relacionados

Cargos e salários CBO 1416-10 - Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição)

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 141610 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição) em todos os estados e cidades do Brasil.

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CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
1416-10 Gerente de Operações e Manutenção Nos Sistemas de Correios e Telecomunicações Brasil 43h 909
1416-10 Gerente de Serviços Operacionais de Correios e Telecomunicações Brasil 43h 909
1416-10 Gerente de Operações e Manutenção Nos Sistemas de Correios e Telecomunicações São Paulo 43h 308
1416-10 Gerente de Correio Expresso - Internacional Brasil 43h 936
1416-10 Gerente de Rede Nas Operações de Correios e Telecomunicações Brasil 43h 909
1416-10 Gerente Técnico Nas Operações de Correios e Telecomunicações Brasil 43h 909
1416-10 Gerente de Encomendas Nas Operações de Correios e Telecomunicações Brasil 43h 909
1416-10 Gerente de Assistência Técnica Nas Operações de Correios e Telecomunicações Brasil 43h 909
1416-10 Gerente de Suporte Operacional de Correios e Telecomunicações São Paulo, SP 42h 104
1416-10 Gerente de Operações de Correios e Telecomunicações Brasil 43h 909
1416-10 Gerente de Suporte Operacional de Correios e Telecomunicações Brasil 43h 909

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