CBO 1416-05 - Gerente de operações de transportes

Entenda o que fazem os gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição) no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Gerente de operações de transportes e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Gerente de operações de transportes

Planeja, organiza, coordena e controla as atividades operacionais de transportes terrestre, aéreo e aquaviário - de passageiros e cargas - de empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral. Controla tráfego, roteiros, itinerários e fluxo de entrada e saída de materiais e veículos, entre outros aspectos das operações de transporte. Avalia resultados, acompanhando indicadores de desempenho e adotando medidas para corrigir distorções. Administra força de trabalho e recursos materiais e financeiros. Define plano de manutenção para veículos, máquinas, equipamentos e instalações de transporte. Colabora nos estudos de modernização tecnológica da frota e adapta processos operacionais às novas tecnologias. Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (7/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas de produção do planejamento tático.

Elabora planejamento operacional das atividades das equipes de trabalho, em áreas operacionais de transportes - de passageiros e cargas - terrestre, aéreo e aquaviário. Planeja recursos humanos e materiais para as operações. Elabora orçamento.

Planeja expansão de áreas e de capacidade de atendimento em modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e dutoviário de transporte. Estabelece padrões para serviços subcontratados. Propõe inovações tecnológicas. Colabora no desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos operacionais. Elabora e aprova normas e procedimentos.

Organiza as atividades das equipes, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados.

Define linhas e itinerários e planeja viagens diferenciadas ou fretamentos, de cargas e de passageiros.

Desenvolve produtos, serviços e/ou equipamentos junto a fornecedores ou terceiros.

Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos. No transporte intermodal, faz a gestão dos diversos contratos para cada trecho da rota. No transporte multimodal, gerencia o contrato único para toda a rota.

Monitora tráfego rodoviário, ferroviário, aéreo, marítimo e fluvial. Controla disponibilidade de veículos. Monitora roteiros e itinerários de veículos. Controla o fluxo de entrada e de saída de materiais e veículos. Controla uso e funcionalidade de equipamentos de bordo.

Transmite informações sobre condições de navegação e de tráfego, aos comandantes e condutores de veículos. Encaminha informações - aos órgãos de segurança, de saúde, entre outros -, sobre ocorrências nas operações de transporte. Aciona e controla serviços de manutenção.

Adapta os processos operacionais às novas tecnologias - incluindo automação - com o intuito de simplificar etapas operacionais, acrescentar ganhos de produtividade e aprimorar a qualidade das operações de transporte. Utiliza “softwares” de planejamento de rotas e de navegação. Faz uso intensivo de ferramentas computacionais em logística de transporte, como os sistemas de ERP-Planejamento de Recursos Empresariais (Enterprise Resource Planning), TMS–Sistema de Administração de Transporte (Transportation Management System), entre outros.

Avalia resultados, definindo indicadores de desempenho, como número de passageiros por viagem, volume de carga transportada, tempo para liberação dos veículos, pontualidade, margem de lucro média, entre outros. Acompanha e avalia indicadores de desempenho da área de operações de transporte, adotando medidas para corrigir distorções. Soluciona reclamações de clientes. Avalia execução orçamentária.

Administra pessoal, identificando necessidade de contratação, contribuindo na elaboração da descrição de cargos e do plano de carreiras, e promovendo a equalização entre cargos e remunerações. Avalia desempenho das equipes de trabalho. Planeja desenvolvimento de pessoal.

Gerencia recursos materiais e financeiros da área. Analisa conjuntamente a demanda operacional e a capacidade de ocupação dos equipamentos, com os objetivos de otimizar o uso de recursos materiais e do espaço físico e de racionalizar custos das operações. Autoriza requisição de compras, gastos com terceirização, e aluguel de equipamentos a terceiros.

Define plano de manutenção para veículos, máquinas, equipamentos e instalações de transporte. Colabora nos estudos de modernização tecnológica da frota.

Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias. Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.

Zela pelo cumprimento das normas de segurança.

Promove ações de preservação ambiental. Implementa medidas para redução de emissões poluentes nos serviços de transporte. Providencia descarte de sucatas e de resíduos de acordo com normas ambientais.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) ERP - PLANEJAMENTO DOS RECURSOS EMPRESARIAIS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) GPS – SISTEMAS DE POSICIONAMENTO GLOBAL 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS DE CONEXÃO VIA SATÉLITE 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS DE NAVEGAÇÃO DE ROTAS REMOTAS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS DE PLANEJAMENTO DE ROTAS 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS DE RASTREAMENTO DE VEÍCULOS E CONTÊINERES 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) TMS - SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE TRANSPORTE 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ENGENHARIA DO PRODUTO 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ERGONOMIA 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PRIVADO 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) LEGISLAÇÃO RELACIONADA À ÁREA DE OPERAÇÃO DE TRANSPORTE 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) CUSTOS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) DESENVOLVIMENTO DA FORÇA DE TRABALHO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) FUNDAMENTOS DE GESTÃO TECNOLÓGICA 3 3 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DA QUALIDADE 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE CONTRATOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE ESTRUTURAS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE PESSOAS 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 2 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE PROJETOS 2 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE RECURSOS FÍSICOS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO ORÇAMENTÁRIA 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE TREINAMENTO 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 2 4 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: FUNDAMENTOS, COORDENADAS ESTRATÉGICAS, OUTROS ASPECTOS 2 4 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PLANEJAMENTO TÁTICO E OPERACIONAL: FUNDAMENTOS, ARTICULAÇÃO COM O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, DESDOBRAMENTO EM OBJETIVOS, METAS, INDICADORES DE CONTROLE E FORMAS DE AVALIAÇÃO, OUTROS ASPECTOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) ADMINISTRAÇÃO DE TRANSPORTES 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) ANÁLISE DE DEMANDA E DE CAPACIDADE DE PROCESSO EM OPERAÇÕES DE TRANSPORTE 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 3 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) CÁLCULO DE CUSTOS LOGÍSTICOS NAS OPERAÇÕES DE TRANSPORTE 3 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) CARACTERÍSTICAS DOS CONTRATOS NO TRANSPORTE INTERMODAL 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) CARACTERÍSTICAS DOS CONTRATOS NO TRANSPORTE MULTIMODAL 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) ELEMENTOS DE LOGÍSTICA 4.0 APLICADA ÀS OPERAÇÕES DE TRANSPORTE 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) ELEMENTOS OBJETO DE CONTROLE EM OPERAÇÕES DE TRANSPORTE: TRÁFEGO, ROTEIROS E ITINERÁRIOS DE VEÍCULOS, FLUXO DE ENTRADA E SAÍDA DE MATERIAIS E VEÍCULOS, FUNCIONALIDADE DE EQUIPAMENTOS DE BORDO, CONDIÇÕES DE NAVEGAÇÃO, OUTROS ASPECTOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) GERENCIAMENTO DE OPERAÇÕES DE TRANSPORTE 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) GESTÃO DA MANUTENÇÃO DE FROTAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) INDICADORES DE DESEMPENHO EM OPERAÇÕES DE TRANSPORTE: NÚMERO DE PASSAGEIROS POR VIAGEM, VOLUME DE CARGA TRANSPORTADA, TEMPO PARA LIBERAÇÃO DE VEÍCULOS, PONTUALIDADE, MARGEM DE LUCRO MÉDIA, OUTROS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) INTERMODALIDADE 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) MÉTODOS DE UNITIZAÇÃO DE CARGAS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) MODAIS DE TRANSPORTES: AÉREO, AQUÁTICO, DUTOVIÁRIO, TERRESTRE 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) MULTIMODALIDADE 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) NORMAS REGULAMENTADORAS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIRO E DE TRANSPORTE DE CARGAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) NORMAS REGULAMENTADORAS EM MOVIMENTAÇÃO E MANUSEIO DE CARGAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 3 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) NORMAS TÉCNICAS PARA A ÁREA DE OPERAÇÕES DE TRANSPORTE 3 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) ORDENAMENTO DOS PROCESSOS INERENTES ÀS OPERAÇÕES DE TRANSPORTE 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) PADRONIZAÇÃO DE EMBALAGEM DE OBJETOS E CARGAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES DE CARGAS E DE PASSAGEIROS: DEFINIÇÃO DE LINHAS E ITINERÁRIOS, PLANEJAMENTO DE VIAGENS DIFERENCIADAS OU FRETAMENTOS, OUTROS ASPECTOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 3 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) REDUÇÃO DE EMISSÕES POLUENTES NOS SERVIÇOS DE TRANSPORTE 3 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) TECNOLOGIA DAS OPERAÇÕES DE TRANSPORTE 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) TENDÊNCIAS NA ÁREA DE OPERAÇÕES DE TRANSPORTE 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) TERMINAIS DE TRANSPORTE: AEROVIÁRIOS, DUTOVIÁRIOS, FERROVIÁRIOS, PORTUÁRIOS, RODOVIÁRIOS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) TRANSPORTES E SEGURO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) VEÍCULOS, MÁQUINAS E INSTALAÇÕES DE TRANSPORTE: TIPOS, TECNOLOGIAS ENVOLVIDAS, CARACTERÍSTICAS, OPERAÇÃO, MANUTENÇÃO, OUTROS ASPECTOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA ECONÔMICA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA GERAL DA ECONOMIA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA RELAÇÕES INTERPESSOAIS 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 2 3 2
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 2 3 2
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 2 3 2
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS INSTRUMENTAL 2 3 2
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS) TECNOLOGIAS DE AUTOMAÇÃO COM APLICAÇÕES NA ÁREA DE OPERAÇÕES DE TRANSPORTE 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 2 3 2
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 2 3 2
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 2 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 2 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E AMBIENTALESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E AMBIENTAL 3 3 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - ORIGINALIDADE 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - JULGAMENTO E TOMADA DE DECISÃO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ASSESSORAMENTO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 4

Condições de Trabalho

Esses trabalhadores atuam em áreas operacionais de atividades de correio e telecomunicações, transporte aéreo, aquaviário e terrestre, armazéns gerais e serviços de distribuição. São assalariados, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado ou, como no caso do gerente de operações - transportes, também a céu aberto e em veículos. O horário de trabalho é diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante. O gerente de operações transportes pode estar exposto a ruído intenso e o gerente de operações - correios e telecomunicações ao uso contínuo de computadores, provocando dores.

Exigências do mercado de trabalho

Para o ingresso nesses empregos/ocupações, exige-se nível superior completo, exceto para o gerente de operações ¿ transportes, que tem como escolaridade mínima o ensino médio completo. A formação profissional é complementada por cursos especializados de duzentas a quatrocentas horas-aula para o gerente de operações ¿ transportes e mais de quatrocentas horas-aula para o gerente de logística. É recomendável mais de cinco anos de experiência profissional.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • buscar novas tecnologias;
  • controlar processo operacional;
  • planejar atividades de armazenamento, distribuição, transportes e comunicações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar equipes;
  • avaliar resultados;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerir recursos materiais e financeiros da Área;
  • otimizar uso do espaço físico;
  • otimizar uso de recursos materiais;
  • administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos...;
  • priorizar alocação de recursos;
  • administrar conflitos;
  • revisar planos;
  • elaborar plano de contingência e ações preventivas;
  • racionalizar custos operacionais;
  • planejar desenvolvimento de mão-de-obra;
  • negociar condições e prioridades de projetos;
  • delegar atribuições;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • planejar viagens diferenciadas - fretamentos - cargas/passageiros;
  • avaliar execução orçamentária;
  • autorizar alienação de equipamentos;
  • analisar demanda operacional;
  • analisar capacidade de ocupação dos equipamentos;
  • administrar remanejamentos de pessoal;
  • planejar alternativas de terceirização;
  • avaliar inovações;
  • contribuir na elaboração do plano de carreira;
  • transmitir informações sobre condições de navegação aos comandantes;
  • adaptar processos operacionais às novas tecnologias;
  • demonstrar flexibilidade;
  • monitorar tráfego aéreo, marítimo, fluvial, rodoviário, ferroviário....;
  • definir indicadores de desempenho - % de redução de custos, nº passageiros por viagem....;
  • definir linhas e itinerários;
  • avaliar desempenhos das equipes;
  • trabalhar em equipe;
  • autorizar aluguel de equipamentos a terceiros;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • estabelecer padrões para serviços subcontratados;
  • aprovar normas e procedimentos;
  • planejar recursos humanos e materiais para as operações;
  • propor inovações tecnológicas;
  • demonstrar liderança;
  • contribuir na elaboração de descrição de cargos;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • agir com criatividade;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • autorizar requisições de compras;
  • monitorar roteiros e itinerários de veículos;
  • interagir com outros setores;
  • distribuir tarefas;
  • providenciar descarte de sucatas e resíduos em geral;
  • divulgar implantação de inovações;
  • controlar serviços de manutenção;
  • identificar a necessidade de estratégias de segurança;
  • preparar relatórios gerenciais;
  • controlar disponibilidade de veículos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • definir metas - redução de custos, ganhos de produtividade, renovação de frota....;
  • planejar serviços de rádio-chamada;
  • cooperar no desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos operacionais;
  • participar de feiras, seminários, congressos, simpósios....;
  • planejar soluções de atendimento a clientes;
  • eliminar não-conformidades;
  • selecionar canditados;
  • controlar uso e funcionalidade dos equipamentos a bordo;
  • requisitar treinamento e desenvolvimento;
  • demonstrar iniciativa;
  • autorizar gastos com terceirização;
  • atender auditoria e inspeções internas e externas;
  • definir plano operacional e de manutenção;
  • equalizar cargos e remunerações;
  • subsidiar, com informações, as tomadas de decisões relativas a sua área de atuação;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • demonstrar capacidade de empreendimento;
  • planejar expansão de capacidade de atendimento;
  • delegar tarefas;
  • elaborar orçamentos;
  • relacionar-se interpessoalmente;
  • aplicar medidas para corrigir distorções;
  • preparar substituto;
  • manter-se atualizado profissionalmente;
  • acompanhar indicadores de desempenho - % de redução de custos, nº de passageiros por viagem...;
  • definir processos de trabalho;
  • promover ações de preservação ambiental;
  • implantar inovações;
  • desenvolver produtos, serviços e/ou equipamentos junto a fornecedores ou terceiros;
  • elaborar normas e procedimentos;
  • administrar rotatividade de pessoal;
  • programar escala de férias;
  • requisitar contratações e desligamentos de funcionários;
  • encaminhar ofícios aos orgãos de segurança e/ou saúde sobre ocorrências - assaltos, acidentes, doença;
  • providenciar reposição de epis e epcs;
  • representar a empresa publicamente;
  • redigir comunicados e orientações;
  • demonstrar decisão;
  • acionar serviços de manutenção;
  • assessorar na elaboração do plano estratégico;
  • autorizar comercialização de espaço físico para anúncios, exposições, serviços....;
  • controlar o fluxo de entrada e saída de materiais e veículos;
  • qualificar fornecedores;
  • sensibilizar equipes para a utilização de novas tecnologias;
  • avaliar indicadores de desempenho - % de redução de custos, nº de passageiros por viagem...;
  • assessorar eventos promovidos por outros setores da empresa;
  • estimular a motivação da equipe;
  • colaborar na definição de epis e epcs;
  • acionar plano de contingência;
  • zelar pelo cumprimento das normas de segurança;
  • detectar necessidade de contratação de pessoal;
  • sugerir ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • demonstrar credibilidade;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • planejar expansão de áreas de atendimento;

Divisões de categorias profissionais do CBO 1416-05

CBO 1416-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerente de operações de transportes que pertence ao grupo dos gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição), segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição)

CBOs Relacionados

Cargos e salários CBO 1416-05 - Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição)

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 141605 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Gerentes de operações de serviços em empresa de transporte, de comunicação e de logística (armazenagem e distribuição) em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
1416-05 Gerente de Frota Camaçari, BA 44h 21
1416-05 Encarregado de Operação de Porto São Paulo 44h 2.858
1416-05 Gerente de Transportes Paraná 44h 537
1416-05 Gerente de Operações e Transportes Recife, PE 44h 44
1416-05 Gerente de Transportes Pouso Alegre, MG 44h 27
1416-05 Gerente Técnico Operacional de Transporte Jundiaí, SP 44h 58
1416-05 Gerente de Transportes Curitiba, PR 44h 101
1416-05 Gerente de Operações de Transportes Guarulhos, SP 44h 222
1416-05 Gerente Técnico Operacional de Transporte Goiânia, GO 44h 150
1416-05 Gerente de Operações de Transportes Paraná 44h 537
1416-05 Gerente de Frota São Paulo 44h 2.858
1416-05 Gerente de Operações e Transportes Fortaleza, CE 44h 80
1416-05 Agente de Navio - no Transporte Marítimo Rio de Janeiro 43h 480
1416-05 Gerente de Operações e Transportes Rio de Janeiro 43h 480
1416-05 Gerente de Transportes Guarulhos, SP 44h 222
1416-05 Agente de Navio - no Transporte Marítimo Rio de Janeiro, RJ 43h 235
1416-05 Subgerente Nos Transportes Rio de Janeiro, RJ 43h 235
1416-05 Gerente de Frota Caxias do Sul, RS 43h 22
1416-05 Agente de Navio - no Transporte Marítimo Brasil 44h 8.470
1416-05 Gerente Técnico Operacional de Transporte Joinville, SC 44h 31
1416-05 Gerente de Operações de Transportes Campinas, SP 43h 92
1416-05 Encarregado de Operação de Porto Rio de Janeiro, RJ 43h 235
1416-05 Encarregado de Operação de Porto Paraná 44h 537
1416-05 Gerente de Frota Campo Grande, MS 43h 63
1416-05 Gerente de Operações e Transportes Minas Gerais 44h 924
1416-05 Gerente Técnico Operacional de Transporte Paraná 44h 537
1416-05 Gerente de Transportes Minas Gerais 44h 924
1416-05 Gerente de Tráfego Guarulhos, SP 44h 222
1416-05 Gerente Técnico Operacional de Transporte Minas Gerais 43h 905
1416-05 Gerente de Tráfego Pouso Alegre, MG 44h 27
1416-05 Gerente de Operações e Transportes Belo Horizonte, MG 43h 129
1416-05 Gerente Técnico Operacional de Transporte São Paulo 44h 2.858
1416-05 Gerente de Frota Rio de Janeiro 43h 480
1416-05 Gerente Técnico Operacional de Transporte Curitiba, PR 44h 101
1416-05 Gerente de Operações de Transportes Rio de Janeiro, RJ 43h 235
1416-05 Gerente de Frota Rio de Janeiro, RJ 43h 235
1416-05 Encarregado de Operação de Porto São Paulo, SP 43h 732
1416-05 Gerente Técnico Operacional de Transporte São Paulo, SP 43h 732
1416-05 Gerente de Frota Mato Grosso do Sul 44h 132
1416-05 Gerente de Tráfego Rio de Janeiro, RJ 43h 235
1416-05 Subgerente Nos Transportes Paraná 44h 527
1416-05 Gerente de Operações de Transportes Brasil 44h 8.470
1416-05 Gerente de Frota Belo Horizonte, MG 43h 129
1416-05 Gerente de Tráfego São Paulo, SP 43h 732
1416-05 Gerente de Frota Porto Alegre, RS 44h 71
1416-05 Subgerente Nos Transportes Salvador, BA 44h 67
1416-05 Gerente de Transportes Brasil 44h 8.470
1416-05 Gerente de Transportes Rio de Janeiro, RJ 43h 235
1416-05 Gerente de Operações de Transportes Jundiaí, SP 44h 63
1416-05 Gerente de Frota Goiânia, GO 44h 150

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial