CBO 1411-05 - Gerente de produção e operações aqüícolas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal
O profissional no cargo de Gerente de produção e operações aqüícolas CBO 1411-05 planeja, organiza, coordena e controla as atividades operacionais aquícolas - destinadas à criação de peixes, crustáceos e outros seres vivos aquáticos, de acordo com o segmento de aquicultura - de empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral Controla volume de produção, determinando ações corretivas para cumprimento de metas.
Gerencia a comercialização de produtos Administra programas de manutenção de equipamentos, estruturas e instalações Controla a qualidade de processos e produtos.
Dimensiona força de trabalho e recursos materiais e financeiros Analisa custos de produção Promove o desenvolvimento tecnológico da empresa.
Gerencia contratos e projetos Elabora relatórios gerenciais Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 1411-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de produção e operações aqüícolas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal CBO 1411-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1411-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de produção e operações aqüícolas
O Gerente de produção e operações aqüícolas CBO 1411-05 presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas de produção para o planejamento tático Levanta informações para subsidiar as decisões.
Acompanha tendências de mercado e evolução tecnológica do setor da aquicultura de água doce (aquicultura continental) ou de águas marinhas (maricultura).
Analisa histórico de produção Coleta dados sobre meio ambiente.
Realiza análises de viabilidade econômica Participa das decisões que definem os investimentos prioritários.
Colabora na elaboração e na revisão de normas de operação.
Elabora planejamento operacional das atividades de equipes de produção e operação em piscicultura (peixes), malacocultura (moluscos), carcinicultura (camarões), ranicultura (rãs), algicultura (algas), entre outros segmentos da empresa Elabora orçamento físico e financeiro.
Define cronograma de investimentos.
Organiza as atividades, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados Realiza a gestão de processos aquícolas, envolvendo atividades de captura, desova, incubação de ovos, criação de alevinos e transferência de organismos maduros para ambientes de desenvolvimento Especifica rações e outros insumos, levando em conta tipo e quantidades de seres vivos aquáticos - peixes, crustáceos, algas, entre outros – em processo de criação.
Controla as condições de crescimento dos plantéis em fazendas, em viveiros convencionais ou orgânicos, ou com o uso de sistemas de aquaponia Desenvolve ações preventivas em relação a doenças virais, parasitárias e infecciosas Inspeciona operações de campo.
Administra programas de manutenção de equipamentos, estruturas e instalações aquícolas Gerencia a conservação de lagos, barragens, cativeiros, piscinas, tanques e sistemas de recirculação de água.
Controla volume de produção Determina ações corretivas para o cumprimento de metas de produção Gerencia a realização de abate, transporte e estocagem dos seres aquáticos.
Administra comercialização de produtos Controla a qualidade de processos e de produtos, por meio da análise de indicadores de desempenho Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos.
Administra pessoal, identificando necessidade de contratação e demissão Contrata serviços de terceiros Avalia desempenho de trabalhadores e define necessidade de capacitação.
Prepara planos de treinamento, inclusive sobre saúde e segurança no trabalho Administra recursos materiais e financeiros Analisa custos de produção Promove o desenvolvimento tecnológico da empresa Sugere inovações tecnológicas.
Adapta processos operacionais às tecnologias digitais, à automação e à robótica, para permitir a gestão automatizada de fazendas de produção Implanta novos processos produtivos Analisa projetos e participa do desenvolvimento de equipamentos Realiza adequação de equipamentos à realidade do ambiente produtivo Promove intercâmbio tecnológico entre empresas do setor Contrata instituições de pesquisa e consultorias Elabora relatórios gerenciais Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Atua para integração da empresa com a comunidade Discute ações e parcerias com órgãos públicos e divulga atividades da empresa junto à população local Implementa atividades sociais junto à comunidade Participa do sistema de gestão ambiental da empresa, acompanhando a legislação ambiental Identifica impactos ambientais e elabora procedimentos e instruções técnicas para permitir sua minimização Desenvolve soluções para redução do impacto ambiental com uso de tecnologias específicas Promove atividades de educação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1411-05 deve administrar atividades de segurança, higiene e saúde do trabalho, gerenciar equipes, definir sistema operacional, interagir política e socialmente com a comunidade, administrar produção e operação, assistir a direção da empresa, demonstrar competencias pessoais, elaborar planejamento operacional, participar do sistema de gestão ambiental e qualidade da produção, promover desenvolvimento tecnológico.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal trabalho é exercido em instalações agropecuárias, pesqueiras, aqüícolas e florestais, em ambientes abertos, fechados ou em embarcações. Geralmente, na condição de trabalhador assalariado.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1411-05
Para empresas de médio e grande porte, essas ocupações são acessíveis a pessoas com curso superior ou com cursos de administração da área específica de aproximadamente duzentas horas-aula. Quando recrutados diretamente para a função, normalmente é exigido entre quatro e cinco anos de experiência na área de produção e operações do setor. A qualificação para o trabalho também pode ser obtida por meio de vivência na área.
Atividades exercidas por um Gerente de produção e operações aqüícolas CBO 1411-05
Um Gerente de produção e operações aqüícolas (ou sinônimo) deve propor promoções e penalidades administrativas, sugerir inovações tecnológicas, informar direção sobre problemas emergenciais, motivar equipes, tomar iniciativa, demonstrar resiliência, monitorar legislações ambientais, orientar trabalhadores sobre higiene pessoal, adequar máquinas e equipamentos a realidade local, definir ações corretivas, colaborar na elaboração e revisão de normas de qualidade, analisar estatísticas de acidentes e incidentes do trabalho, atuar como representante legal da empresa, controlar estocagem do produto, elaborar análise de viabilidade econômica, desenvolver capacidade crítica, contratar instituições de pesquisa e consultorias, atender auditoria patrimonial interna e externa, demonstrar capacidade de resposta, estruturar organogramas, elaborar orçamento físico e financeiro, relacionar alternativas de sistemas operacionais, elaborar procedimentos e instruções técnicas visando minimizar impacto ambiental, levantar informações de produção, demonstrar flexibilidade, participar da definição do plano de carreira, dimensionar mão-de-obra, fornecer informações para a elaboração do plano estratégico, procurar tecnologias, promover atividades de educação ambiental, acompanhar análise de tendências mercadológicas e tecnológicas, monitorar atividades dos profissionais de segurança e medicina do trabalho, colaborar na elaboração e revisão de normas de operação, definir produto final, demonstrar dinamismo, zelar pela imagem da empresa, elaborar relatórios gerenciais, dimensionar insumos, identificar impactos ambientais, estimular a criação de programas de melhoria contínua, contratar serviços de terceiros, administrar programas de manutenção de máquinas e equipamentos, implementar programas de segurança e saúde do trabalhador e sua família fora da empresa, controlar qualidade da produção e do produto, analisar indicadores de desempenho, estabelecer metas de produtividade, promover intercâmbios tecnológicos entre empresas do setor, definir necessidade de treinamento, determinar ações emergenciais, inspecionar operações de campo, divulgar atividades da empresa junto a população local, delegar atribuições, definir seqüência operacional, exercer liderança, gerenciar programas de controle ambiental, desenvolver sociabilidade, coordenar fluxo de informações entre os departamentos, avaliar desempenho de subordinados, analisar histórico de produção, demonstrar ética profissional, analisar ocorrências de doenças ocupacionais, implantar novos processos produtivos, participar da priorização de investimentos, promover melhoras do ambiente de trabalho, determinar ações corretivas para o cumprimento de metas de produção, analisar projetos de máquinas e equipamentos, demonstrar versatilidade, preparar plano de treinamento, identificar necessidades de contratação e demissão, exigir cumprimento das normas regulamentadas e nrr - n. r. rurais, participar de eventos técnicos, controlar volume de produção, demonstrar senso de organização, atender auditoria interna e externa, definir cronograma de investimentos, administrar custos de produção, participar do desenvolvimento de máquinas e equipamentos, discutir ações e parcerias com órgãos públicos, demonstrar capacidade de comunicação, avaliar requisições de insumos, facilitar atuação da cipa e cipatr, demonstrar comprometimento com o trabalho, dimensionar máquinas e equipamentos, administrar a comercialização de produtos, levantar informações ambientais, implementar atividades sociais junto a comunidade, estabelecer metas de eficiência operacional.