Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo - Santa Catarina

R$ 1.500,90/mês

Atualizado em

Um Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo trabalhando no estado de Santa Catarina ganha em média R$ 1.500,90 para uma jornada de trabalho de 36 horas semanais.

A faixa salarial do Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo fica entre R$ 1.412,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 2.087,21, sendo que R$ 1.459,91 é a média do piso salarial 2025 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de todo o estado de SC.

As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 11.882 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas nos últimos 12 meses.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Salário por cidade

Perfil Profissional

O cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10 trabalhando no estado de Santa Catarina, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 18 anos, ensino médio completo, do sexo feminino que trabalha 36h por semana em empresas do segmento de Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo é Florianópolis.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo trabalhando no estado de Santa Catarina, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo CBO 4223-10

O Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo entra em contato e atende às ligações de clientes potenciais e efetivos, para vender-lhes produtos e serviços, esclarecer suas dúvidas, oferecer-lhes soluções a problemas nos itens adquiridos e responder às suas outras solicitações ou manifestações, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, organizando as informações sobre produtos e serviços da empresa.

Busca fidelizar e recuperar clientes Cobra débitos Cadastra clientes ou atualiza suas informações cadastrais.

Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho

Algumas funções no exercício da profissão

  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • cadastrar clientes;
  • cobrar débitos;
  • atender usuários de produtos e ou serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • seguir roteiros e scripts;
  • oferecer serviços e produtos;
  • realizar pesquisas;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • aplicar questionário;
  • oferecer alternativas de produtos e serviços;
  • orientar usuário de telefonia;
  • demonstrar auto controle;
  • reverter a insatisfação do cliente;
  • negociar valor de débitos;
  • acionar serviços emergenciais e/ou órgãos emergenciais;
  • verificar disponibilidade de entrega;
  • ver mais...

Salário de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo - Série histórica no estado de Santa Catarina

O que faz um Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo

  1. aplicar questionário;
  2. oferecer alternativas de produtos e serviços;
  3. orientar usuário de telefonia;
  4. demonstrar auto controle;
  5. reverter a insatisfação do cliente;
  6. negociar valor de débitos;
  7. acionar serviços emergenciais e/ou órgãos emergenciais;
  8. verificar disponibilidade de entrega;
  9. demonstrar empatia;
  10. demonstrar atenção concentrada;
  11. demonstrar capacidade de resiliência;
  12. comunicar débitos;
  13. oferecer formas e condiçoes de pagamento;
  14. demonstrar capacidade de persuasão;
  15. descrever o produto;
  16. negociar valores;
  17. identificar necessidades do interlocutor;
  18. solicitar informações ao cliente;
  19. ver mais...

Tabela salarial para Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo

Tabela salarial com piso salarial, média salarial, mediana, primeiro e terceiro quartil
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 1.460 17.519 365 8,20
Média Salarial 1.501 18.011 375 8,43
1º Quartil 1.382 16.588 346 7,76
Salário Mediana 1.412 16.944 353 7,93
3º Quartil 1.723 20.679 431 9,68
Teto Salarial 2.087 25.046 522 11,72
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo é um cargo que está em alta no mercado de trabalho do estado de Santa Catarina nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos um aumento de 2.67% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Empresas que mais contratam Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo no estado de Santa Catarina

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
7830-2/00 Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 1.399,63
8220-2/00 Atividades de teleatendimento 1.487,13
6619-3/02 Correspondentes de instituições financeiras 1.637,85
6202-3/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 1.603,66
4649-4/02 Comércio atacadista de aparelhos eletrônicos de uso pessoal e doméstico 1.895,57
8299-7/99 Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas 1.506,25
6209-1/00 Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 1.450,54
8291-1/00 Atividades de cobrança e informações cadastrais 1.704,49
6622-3/00 Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde 1.606,50
6613-4/00 Administração de cartões de crédito 1.651,03
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Descrição da ocupação de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo

Profissionais no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Condições de trabalho

Operadores de telemarketing e afins atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho para Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.

Principais funções dos operadores de telemarketing e afins

Trabalhadores no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo devem realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, cadastrar clientes, cobrar débitos, atender usuários de produtos e ou serviços, demonstrar competências pessoais, seguir roteiros e scripts, oferecer serviços e produtos, realizar pesquisas, prestar serviços técnicos e especializados.

Quanto ganha um Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 11882 profissionais admitidos e desligados no estado de Santa Catarina. A relação abrange somente Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
9.108 36 180 1.465,28 8,14
1.596 30 150 1.412,47 9,42
748 44 220 2.043,54 9,29
98 40 200 2.143,41 10,72
66 38 190 1.398,29 7,36
65 20 100 1.065,86 10,66

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente.

Salários Nível I, Nível II e Nível III para Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo

Um Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Nível I ganha em média R$ 1.534,76, o Nível II recebe cerca de R$ 1.723,53, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 2.194,76 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Metodologia: Salários de 6192 profissionais demitidos das empresas no estado de Santa Catarina.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 1.588,41 1.777,18 2.248,41
Pequenas 1.537,51 1.726,27 2.197,50
Médias 1.543,21 1.731,98 2.203,20
Grandes Empresas 1.469,92 1.658,69 2.129,92
  • *Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Nível I: até 4 anos;
  • *Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio de Santa Catarina

O valor do piso salarial 2025 de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo no estado de Santa Catarina é de R$ 1.459,91 para uma jornada de trabalho de 36 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Operadores de telemarketing e afins pelo sindicato no estado de Santa Catarina.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado de Santa Catarina que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 4223-10.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Operadores de telemarketing e afins em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Evolução salarial do Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo ao longo do tempo

Salário de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo mês a mês no estado de Santa Catarina de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de Santa Catarina

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo trabalhando no estado de Santa Catarina durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado de Santa Catarina, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo trabalhando no estado de Santa Catarina. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo trabalhando no estado de Santa Catarina. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo

  • Salário Base: R$ 1.500,90
  • Salário-educação (3%): R$ 45,03
  • Sistema S (2%): R$ 30,02
  • INSS Patronal (20%): R$ 300,18
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 15,01
  • FGTS (8%): R$ 120,07
  • Férias 1/12: R$ 125,08
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 300,18
  • Periculosidade (30%): R$ 450,27
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 41,69
  • 13º Salário: R$ 125,08
  • FGTS sobre Férias: R$ 10,01
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 3,34
  • FGTS sobre 13º: R$ 10,01
  • Aviso Prévio: R$ 125,08
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 10,01
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 125,08

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

Salário e mercado de trabalho para Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo – Salário – SC

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