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CBO 4222-10 - Teleoperador - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telefonia

O profissional no cargo de Teleoperador CBO 4222-10 opera plataforma de atendimento telefônico, direcionando chamadas, fornecendo informações e auxiliando usuários Programa, viabiliza e acompanha chamadas que demandam serviço de intérprete e tecnologias diferenciadas.

Organiza e atualiza banco de dados e cadastros Arquiva registros de ligações efetuadas e recebidas Atua em conformidade com as normas nacionais e internacionais de telecomunicações, com protocolos de atendimento da operadora e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.

CBO 4222-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telefonia que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Teleoperador, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telefonia CBO 4222-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4222-10

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Operadores de telefonia.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Teleoperador

O Teleoperador CBO 4222-10 opera plataforma de atendimento telefônico, com equipamentos e sistema de telefonia digital - integração entre computador e telefonia -, de telefonia móvel corporativa ou de telefonia analógica Atua em centrais de atendimento e em áreas de apoio de instituições e empresas de diversos segmentos.

Atende ligações, direcionando chamadas locais, nacionais e internacionais.

Fornece informações, pesquisando arquivos, bancos de dados ou materiais de referência para responder às perguntas feitas pelo usuário Programa, viabiliza e acompanha - além de chamadas convencionais - chamadas que demandam serviço de intérprete e tecnologias diferenciadas, como entre pessoas falando em diferentes idiomas, entre surdos e ouvintes e entre bordo-terra e terra-bordo.

Oferece auxílio a pessoas que estão em situações de emergência Pode realizar e transferir chamadas locais, nacionais e internacionais, conforme solicitações internas e demandas externas.

Arquiva registros de ligações efetuadas e recebidas e dados sobre os atendimentos.

Tarifa e informa valor de ligações telefônicas Além de telefone, comunica-se por meio de mensagens eletrônicas.

Digita, revisa, envia e arquiva e-mails.

Organiza banco de dados e cadastros, registrando e atualizando informações, tais como números de telefone, produtos e serviços da empresa ou instituição e relações de funcionários, de prestadores de serviços e de contatos externos Pode comunicar-se em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4222-10 deve comunicar-se, fornecer informações, monitorar atendimentos, elaborar escalas de trabalho, demonstrar competências pessoais, cadastrar informações, operar equipamentos, prestar serviços, atender o cliente.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4222-10

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho.

Atividades exercidas por um Teleoperador CBO 4222-10

Um Teleoperador (ou sinônimo) deve informar procedimentos de chamadas ddd e ddi, responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais, pesquisar normas para ligações internacionais - info, escutar atentamente - saber ouvir, registrar reclamações de trote, pesquisar restrições do telefone, consultar banco de dados de procedimentos via internet, identificar necessidades do cliente, demonstrar paciência, falar formalmente, ouvir o cliente, localizar pessoas, transferir chamadas internas e externas, completar ligações terra-bordo e bordo-terra, sondar tipo de solicitação de serviço, consultar terminal de informações, identificar código de serviço na tela do computador, demonstrar segurança, informar códigos de área nacionais e internacionais, direcionar cliente a outros serviços, identificar-se - nome do atendente, demonstrar respeito com o cliente, demonstrar agilidade, pesquisar banco de dados telefônico, demonstrar objetividade, informar horário de atendimento, saudar o cliente, atentar para comunicados na tela do computador, informar tarifas, retornar contato com cliente, conservar equipamentos de trabalho, cadastrar números de telefones, identificar tipo de chamada, demonstrar capacidade de assimilação, digitar teclados, averiguar números solicitados no exterior, demonstrar auto-controle, agendar chamadas com intérprete, manter sigilo, dominar o idioma inglês, comunicar-se em outros idiomas, demonstrar imparcialidade, informar números de telefones nacionais e internacionais, interceptar ligações, preencher bilhete, higienizar equipamentos de trabalho, informar alteração de número telefônico, pronunciar-se claramente, informar fuso-horário, especificar atendimentos diários, acompanhar ligação, programar mensagem, registrar pendências de informações, sugerir agenda de folgas, operar plataforma de atendimento telefônico, encaminhar reclamações ao supervisor, transmitir informações corretamente, digitar mensagem, demonstrar prontidão, adeqüar o tom de voz, demonstrar entusiasmo, demonstrar cordialidade, demonstrar pontualidade, informar valor de ligações concluídas via operador, ler mensagem para cliente, informar números de telefones internos, intermediar ligação entre surdo e ouvinte, completar chamadas nacionais e internacionais, solicitar auxílio de operadoras internacionais, identificar origem da chamada.

Cargos e salários CBO 4222-10 - Operadores de telefonia

Salário Teleoperador

Teleoperador: Brasil

O profissional no cargo de Teleoperador CBO 4222-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.482 e 2.120 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 20.419 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4222-10.
Salário Operador Bilíngüe (telefonia)

Operador Bilíngüe (telefonia): Brasil

O profissional no cargo de Operador Bilíngüe (telefonia) CBO 4222-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.492 e 2.130 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 20.728 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4222-10.
Salário Operador Internacional (telefonia)

Operador Internacional (telefonia): Brasil

O profissional no cargo de Operador Internacional (telefonia) CBO 4222-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.482 e 2.120 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 20.419 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4222-10.
Salário Teleoperador São Paulo

Teleoperador: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Teleoperador CBO 4222-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.522 e 2.253 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 9.665 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4222-10.
Salário Teleoperador Fortaleza

Teleoperador: Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Teleoperador CBO 4222-10 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 1.395 e 1.792 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 5.803 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4222-10.
Salário Teleoperador Goiânia

Teleoperador: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Teleoperador CBO 4222-10 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 1.501 e 2.131 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 108 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4222-10.
Salário Teleoperador Brasília

Teleoperador: Brasília, DF

O profissional no cargo de Teleoperador CBO 4222-10 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 1.701 e 2.518 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 111 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4222-10.
Salário Operador Bilíngüe (telefonia) Recife

Operador Bilíngüe (telefonia): Recife, PE

O profissional no cargo de Operador Bilíngüe (telefonia) CBO 4222-10 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 1.912 e 2.722 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 31 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4222-10.
Salário Operador Bilíngüe (telefonia) Curitiba

Operador Bilíngüe (telefonia): Curitiba, PR

O profissional no cargo de Operador Bilíngüe (telefonia) CBO 4222-10 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.453 e 2.007 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 480 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4222-10.
Salário Operador Bilíngüe (telefonia) São Paulo

Operador Bilíngüe (telefonia): São Paulo, SP

O profissional no cargo de Operador Bilíngüe (telefonia) CBO 4222-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.522 e 2.253 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 9.665 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4222-10.
Salário Operador Bilíngüe (telefonia) Brasília

Operador Bilíngüe (telefonia): Brasília, DF

O profissional no cargo de Operador Bilíngüe (telefonia) CBO 4222-10 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 1.701 e 2.518 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 111 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4222-10.
Salário Operador Bilíngüe (telefonia) Belo Horizonte

Operador Bilíngüe (telefonia): Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Operador Bilíngüe (telefonia) CBO 4222-10 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.701 e 2.245 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 207 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4222-10.
Salário Operador Internacional (telefonia)

Operador Internacional (telefonia): São Paulo

O profissional no cargo de Operador Internacional (telefonia) CBO 4222-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.516 e 2.234 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 11.173 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4222-10.
Salário Operador Internacional (telefonia) São Paulo

Operador Internacional (telefonia): São Paulo, SP

O profissional no cargo de Operador Internacional (telefonia) CBO 4222-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.522 e 2.253 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 9.665 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4222-10.