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CBO 4221-30 - Concierge - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Concierge CBO 4221-30 recepciona, atende e presta serviços de apoio personalizado a clientes, propiciando seu conforto e sua comodidade Recepciona o cliente, conhecendo suas solicitações de apoio personalizado.

Busca informações sobre a disponibilidade do serviço ou produto solicitado Informa ao cliente sobre a oferta disponível, auxiliando na seleção Encarrega-se dos trâmites administrativos e logísticos para a aquisição do produto ou para a execução do serviço solicitado.

Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 4221-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Concierge, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-30 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-30

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Concierge

O Concierge CBO 4221-30 prepara os recursos de trabalho, organizando os materiais e os equipamentos e mantendo, em sistema informatizado, cadastro de contatos para prestação de diferentes serviços Recepciona o cliente - de hotéis, hospitais, condomínios residenciais e comerciais, companhias aéreas, administradoras de cartão de crédito ou outras empresas de diversas naturezas -, informando-se sobre as suas preferências e hábitos.

Toma conhecimento das solicitações de apoio personalizado do cliente, que podem ser demandas rotineiras e previsíveis ou, ainda, problemas e demandas de urgência e emergência, geralmente imprevisíveis.

Busca informações sobre a disponibilidade dos serviços de apoio solicitados Pode averiguar agenda semanal de eventos, levantar programação cultural, verificar a oferta de serviços de hospedagem e transporte, analisar roteiros turísticos e avaliar outros produtos ou serviços.

Informa ao cliente sobre a oferta dos serviços ou produtos solicitados, auxiliando na sua seleção Efetiva as ações de apoio.

Nesse sentido, pode providenciar reservas, ingressos e inscrições em atividades de lazer, turismo e entretenimento.

Pode, ainda, agendar atendimento em serviços de saúde ou marcar compromissos profissionais e acadêmicos Pode, também, comprar objetos e produtos, especialmente os típicos de um local ou uma região.

Encarrega-se dos trâmites administrativos e logísticos para a aquisição do produto ou para a execução do serviço solicitado.

Controla a entrega das encomendas Documenta o serviço de apoio solicitado pelo cliente e organiza notas fiscais e outros comprovantes para prestação de contas Lança as despesas na conta do cliente.

Interage diretamente com clientes, parceiros, fornecedores e prestadores de serviços Comunica-se com diversas áreas e setores da empresa onde trabalha Pode prestar atendimento em língua(s) estrangeira(s), preferencialmente inglês e/ou espanhol.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-30 deve responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, prestar atendimnto/ apoio personalizado ao hóspede, planejar o cotidiano, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, demonstrar competências pessoais, agendar serviços, comunicar-se, organizar informações a serem prestadas, observar normas internas de segurança, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-30

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Concierge CBO 4221-30

Um Concierge (ou sinônimo) deve dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, checar solicitações dos hóspedes, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, conferir documentos com identificação, providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspdes, intermediar na obtenção de autorizações dos convênios, auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes- pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, coordenar equipe, colher feed-back das informações prestadas, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, oferecer auxílio para a bagagem, acolher o cliente e passageiro, informar-se sobre o hóspede- preferências, necessidades, hábitos, solicitar o serviço de manobrista, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, agendar transfers e carros executivos, protocolar documentos/encomendas de hóspedes, demosntrar iniciativa, ouvir com atenção, demonstrar autonomia, resolver pendências do dia anterior, estabelecer contato/comunicação visual com o cliente, auxiliar o cliente com informações financeiras, demonstrar pró atividade, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., demonstrar respeito mútuo, colher principais notícias e manchetes do dia, estabelecer rede de contatos para atendimento de sokicitações dos clientes, fornecer informações meteorológicas, oferecer transporte ao cliente, agir com bom senso, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades, demonstrar paciência, atender o cliente com informações precisas, demonstrar empatia, demonstrar espírito de equipe, interagir com os outros departamentos, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, averiguar agenda semanal de eventos, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, identificar o espaço físico da empresa, auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes, planejar o dia seguinte, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, conferir idoneidade dos clientes, providenciar a compra de ingressos para eventos em geral, auxiliar o hóspede com atendimento médico, organizar materiais de trabalho, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, lançar despesas em contas, providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes, circular informações internas, participar de reuniões na troca de turnos, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, acionar alarme de segurança em caso de assalto, consultar solicitações especiais de hóspedes, agendar reservas / consultas dos clientes, atualizar banco de dados do estabelecimento, manter anonimidade do hóspede quando solicitado, distribuir jornais, revistas, flores etc., propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, organizar as entregas aos hóspedes, demonstrar eficiência, providenciar solicitações de reservas especiais, acompanhar as solicitações dos hóspedes, demonstrar conhecimentos de informática, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes, demonstrar senso de organização, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes, demonstrar entusiasmo, prestar assistência ao hóspede em casod e extravio de bagagem, demonstrar interesse.

Cargos e salários CBO 4221-30 - Recepcionistas

Salário Concierge

Concierge: Brasil

O profissional no cargo de Concierge CBO 4221-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.172 e 3.860 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.459 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-30.
Salário Concierge

Concierge: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Concierge CBO 4221-30 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.005 e 3.267 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 481 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-30.
Salário Concierge

Concierge: São Paulo

O profissional no cargo de Concierge CBO 4221-30 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.494 e 4.496 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.425 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-30.
Salário Concierge São Paulo

Concierge: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Concierge CBO 4221-30 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.787 e 4.920 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 804 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-30.