CBO 3541-50 - Propagandista de produtos farmacêuticos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Propagandista de produtos farmacêuticos CBO 3541-50 divulga produtos farmacêuticos - novos medicamentos ou novos usos para produtos já utilizados, para promover e fomentar sua prescrição e consequente venda Atua em conformidade com legislação que regula o exercício da profissão, com princípios éticos, com normas de biossegurança e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3541-50 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Propagandista de produtos farmacêuticos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-50 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-50
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Propagandista de produtos farmacêuticos
O Propagandista de produtos farmacêuticos CBO 3541-50 realiza serviços de propaganda de produtos químico-farmacêuticos e biológicos em consultórios, empresas, farmácias, drogarias e estabelecimentos de serviços médicos, odontológicos, médico-veterinários e hospitalares, públicos e privados Planeja visitas, cadastrando ou atualizando dados e informações de clientes, fazendo itinerário de visitas e organizando material de trabalho.
Realiza visitas, apresentando tecnicamente produtos farmacêuticos, prestando esclarecimentos e distribuindo amostras grátis, para gerar demanda e estimular venda.
Pode atuar internamente, na empresa que representa, oferecendo sugestões sobre políticas de vendas e sobre formas de promoção de produto Pode acompanhar o cliente após a visita, verificando suas opiniões em relação ao produto e levantando informações para melhorar serviços de divulgação de produtos farmacêuticos.
Participa de palestras, seminários e eventos de atualização técnica Participa de lançamento de novos produtos.
Elabora relatórios de controle das metas.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-50 deve acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, divulgar produtos e serviços, contatar Áreas internas da empresa, demonstrar competências pessoais, participar de eventos, planejar visitas e contatos.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-50
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Propagandista de produtos farmacêuticos CBO 3541-50
Um Propagandista de produtos farmacêuticos (ou sinônimo) deve contornar situações adversas, receber indicação de futuros clientes, demonstrar senso ético, demonstrar flexibilidade, identificar necessidades do cliente, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, organizar eventos científicos, explicar objetivos da visita, participar de treinamento de técnica de venda, verificar opiniões do cliente, gerenciar verbas, implementar estratégias de marketing, divulgar eventos científicos, fazer itinerário de visitas, convidar clientes para visitar empresa, realizar pesquisas junto aos clientes, convidar clientes para lançamento de produtos, consultar publicações técnicas, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, demonstrar senso de organização, requisitar material de divulgação, auxiliar na escolha dos produtos, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, participar de reuniões, organizar material de trabalho, participar de feiras relacionadas a área, demonstrar características e benefícios do produto, cumprir cotas de venda do produto, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, atualizar cadastro de clientes, contatar clientes, analisar potencial de clientes, trabalhar em equipe, esclarecer dados científicos do produto, relatar irregularidades dos produtos, discriminar tipos de produtos, demonstrar confiança, apresentar tabelas de preços, checar irregularidades na entrega dos produtos, filtrar informações para melhorar serviços, participar de palestras relacionadas a área, comunicar as transações realizadas, demonstrar capacidade de liderança, visitar área industrial da empresa, demonstrar resiliência, fornecer amostras, demonstrar capacidade de persuasão, entregar brindes ao cliente, preparar cadastro de novos clientes, intermediar apoio científico para clientes, demonstrar criatividade, participar de cursos de aperfeiçoamento, elaborar relatórios e estatísticas, atender solicitação de clientes, trabalhar sob pressão, pesquisar ações dos concorrentes, planejar sequência de trabalho, informar ao superior resultados de vendas, treinar novos funcionários, assessorar os vendedores na venda, agendar horário, integrar novos funcionários, demonstrar capacidade de negociação, tomar decisões, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, dar retorno das sugestões ao cliente, discutir estratégias com o superior, demonstrar habilidade de comunicação verbal, obter informações de pré-venda, relatar visitas, classificar clientes por potencial, gerar demanda de produtos, participar de lançamento de novos produtos.