CBO 3541-20 - Agente de vendas de serviços - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Agente de vendas de serviços CBO 3541-20 promove a venda de prestação de serviços a empresas ou instituições, planejando estratégias, divulgando os serviços oferecidos e entrando em contato com potenciais clientes Concretiza vendas e realiza o acompanhamento da prestação de serviços, fornecendo informações e providenciando apoio técnico ao cliente.
Coleta sugestões para aprimorar o serviço e a política de vendas Segue procedimentos, políticas de venda e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Agente de vendas de serviços, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-20
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Agente de vendas de serviços
O Agente de vendas de serviços CBO 3541-20 promove a venda de prestação de serviços, tais como proteção contra roubos e incêndios, limpeza, portaria, entre outros Planeja sua atuação de acordo com o plano de vendas da empresa.
Pesquisa ações dos concorrentes, discute estratégias com o superior e analisa clientes potenciais.
Cadastra clientes Pode elaborar roteiro de visitas.
Apresenta e divulga os serviços oferecidos, utilizando técnicas mercadológicas Contata potenciais clientes, podendo enviar mala direta ou usar estratégias digitais (e-mail, redes sociais ou outras).
Identifica as necessidades de serviços das empresas, utilizando recursos e técnicas de vendas e de negociação.
Pode expor características e benefícios do serviço, informar seus dados técnicos, apresentar tabelas de preços e mostrar formas de pagamento Relaciona-se com os clientes seguindo procedimentos do tipo de canal de vendas.
Organiza e elabora documentos para o fechamento da venda, conforme procedimentos fiscais e da empresa.
Providencia atualização dos dados do cliente, prepara especificações dos serviços, elabora termos de crédito ou contrato e estabelece prazo para início da prestação de serviço Controla o processo de venda de serviços, acompanhando-o desde sua aprovação até a fase final, para evitar ou corrigir falhas eventuais Realiza o acompanhamento da prestação de serviços, recebendo reclamações, providenciando apoio técnico para solucionar problemas, fornecendo informações e sanando dúvidas dos clientes.
Atua de forma a manter os clientes que conquistou Aplica pesquisa de satisfação do cliente e usa outras técnicas para levantar sugestões para aprimorar o serviço e a política de vendas Elabora relatórios e estatísticas.
Consulta publicações técnicas Participa de feiras relacionadas à venda de serviços.
Entra em contato com áreas internas da empresa, requisitando material de divulgação, encaminhando documentação do cliente e checando irregularidades na prestação de serviços Utiliza sistemas informatizados para informar e controlar vendas e pós-venda.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-20 deve sugerir políticas de vendas, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, divulgar produtos e serviços, concretizar vendas, planejar visitas e contatos, contatar Áreas internas da empresa, demonstrar competências pessoais, participar de eventos.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-20
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Agente de vendas de serviços CBO 3541-20
Um Agente de vendas de serviços (ou sinônimo) deve renovar contratos, contornar situações adversas, checar irregularidades na entrega dos produtos, treinar novos funcionários, verificar opiniões do cliente, encaminhar documentação do cliente, analisar potencial de clientes, demonstrar criatividade, explicar objetivos da visita, enviar brindes ao cliente, participar de cursos de aperfeiçoamento, trabalhar em equipe, demonstrar resiliência, tirar pedidos de produtos, encaminhar cliente para cadastro, esclarecer dúvidas do contrato, demonstrar características e benefícios do produto, verificar ficha cadastral do cliente, demonstrar habilidade de comunicação verbal, sugerir novos mercados consumidores, informar ao superior resultados de vendas, demonstrar capacidade de persuasão, demonstrar senso de organização, definir estratégia de marketing, alterar contratos de clientes, verificar prazo de entrega dos produtos, preparar cadastro de novos clientes, receber indicação de futuros clientes, contatar clientes, requisitar material de divulgação, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, auxiliar na escolha dos produtos, controlar vendas efetuadas, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, identificar necessidades do cliente, discriminar tipos de produtos, enviar mala direta aos clientes, esclarecer dúvidas do pedido, assessorar os vendedores na venda, prever vendas, convidar clientes para visitar empresa, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, discutir estratégias com o superior, demonstrar senso ético, demonstrar confiança, discriminar tipos de serviços, elaborar relatórios e estatísticas, classificar clientes por faturamento, demonstrar capacidade de liderança, fazer itinerário de visitas, preencher contrato, comunicar as transações realizadas, estabelecer prazos de entrega dos produtos, participar de feiras relacionadas a área, obter informações de pré-venda, filtrar informações para melhorar serviços, expor produtos em locais definidos pela empresa, pesquisar ações dos concorrentes, cumprir cotas de venda do produto, entrevistar novos candidatos, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, participar de reuniões, convidar clientes para lançamento de produtos, apresentar proposta ao cliente, explicar formas de pagamento, requisitar material de consumo, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, participar de lançamento de novos produtos, demonstrar capacidade de negociação, dar retorno das sugestões ao cliente, participar de palestras relacionadas a área, integrar novos funcionários, visitar cliente pós-venda, divulgar ações promocionais aos funcionários, participar de treinamento de técnica de venda, trabalhar sob pressão, demonstrar flexibilidade, calcular custo do produto, atender solicitação de clientes, transmitir pedido de venda ao escritório central, visitar área industrial da empresa, tomar decisões, consultar publicações técnicas, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, agendar horário, definir autonomia para negociação, orientar cliente e revendedor na distribuição de display, apresentar tabelas de preços, definir participação no mercado.