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CBO 2392-15 - Professor de alunos com deficiência mental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de educação especial

O profissional no cargo de Professor de alunos com deficiência mental CBO 2392-15 Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência mental, leve ou moderada Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.

Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área.

Divulga conhecimentos e forma profissionais da área Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2392-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de educação especial que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de alunos com deficiência mental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de educação especial CBO 2392-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2392-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de educação especial.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de alunos com deficiência mental

O Professor de alunos com deficiência mental CBO 2392-15 participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência mental, leve ou moderada, levando em conta a legislação educacional e o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas – Pesquisa bibliografia sobre síndromes e patologias.

Estuda abordagens de comunicação aumentativa, que promove e apoia a fala, e de comunicação alternativa, que se baseia em formas de comunicação sem fala.

Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área Participa da elaboração do currículo escolar, especialmente no que se refere à educação especial de alunos com deficiência mental, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo.

No planejamento curricular, leva em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência mental Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência mental.

Analisa propostas pedagógicas, novas teorias para efetivação da prática docente na educação especial e bibliografias, inclusive sobre síndromes e patologias.

Planeja programas de intervenção educacional individual Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos.

Elabora planos de aulas.

Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram as singularidades dos alunos com deficiência mental Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência mental Cria material para comunicação alternativa.

Elabora material visual Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos Negocia com os alunos as regras de comportamento.

Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado.

Usa técnicas de fonética e repetição para reforçar a aprendizagem Trabalha com comunicação aumentativa e alternativa Ensina a organizar objetos de referência para antecipar as atividades diárias.

Instrui sobre o uso de jogos educativos manuais e sistemas computadorizados que contemplam temas de acessibilidade, para estudantes com deficiência mental Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar.

Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência mental, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares (terapeutas ocupacionais, psicólogos, psiquiatras, entre outros) Participa de programas de inclusão escolar.

Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe Encaminha alunos com deficiência mental para o ensino profissional em oficinas protegidas Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área de educação especial.

Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Forma profissionais – professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes e profissionais de apoio – para atuação na área de educação especial de alunos com deficiência mental Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2392-15 deve participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola, divulgar conhecimentos da Área, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, demonstrar competências pessoais, formar profissionais para atuação na Área, pesquisar sobre temas de interesse da Área, avaliar as necessidades educacionais dos alunos, atuar no processo de ensino-aprendizagem, participar de atividades pedagógico-administrativas.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2392-15

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.

Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência mental CBO 2392-15

Um Professor de alunos com deficiência mental (ou sinônimo) deve pesquisar o uso de tecnologias, elaborar relatórios, atuar em programas de habilitação educacional, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, ministrar aulas de orientação para o trabalho, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, acompanhar treinamento do aluno em empresas, planejar programas de intervenção educacional individual, atuar em programas de estimulação essencial, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, preparar professores para classes de inclusão, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, participar da elaboração do plano de ensino, avaliar comunicação expressiva dos alunos, ensinar as atividades de vida autônoma, registrar notas e conteúdos em diários de classe, elaborar programas de atendimento educacional, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, proceder com ética, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, encaminhar aluno para ensino regular, implementar programas de atendimento educacional, orientar trabalho em sala de leitura, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, participar de reuniões pedagógicas, participar das atividades do programa de integração sensorial, participar da elaboração do currículo escolar, avaliar estilos e rítmos de aprendizagem dos alunos, demonstrar criatividade, orientar estágios dos alunos, dominar diferentes formas de comunicação, avaliar os resultados dos projetos, elaborar instrumentos de avaliação, orientar voluntários para educação especial em comunidades, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, estabelecer parcerias com as famílias, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, elaborar plano de aulas, elaborar material visual para alunos, participar da elaboração de textos sobre temas da área, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, avaliar comunicação receptiva dos alunos, ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias, pesquisar temas de educação especial, participar de palestras e cursos, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, ensinar atividades recreativas, participar da organização de eventos sobre prevenção, corrigir trabalhos dos alunos, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, dominar braile, avaliar conhecimento do aluno iniciante, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, demonstrar flexibilidade, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, participar de programas de inclusão escolar, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprend, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, prestar assessoria a comunidade escolar, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, dominar língua de sinais, analisar propostas pedagógicas, realizar atividades lúdicas visando interação sócio-afetiva, elaborar projetos com instituições não escolares, demonstrar capacidade de observação, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, ensinar as atividades de vida diária - avd, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, analisar novas teorias para implementação prática, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, trabalhar com recursos da linguagem da informática, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, elaborar registros de avanços dos alunos, ensinar língua portuguesa, demonstrar capacidade de administrar frustações, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, estudar as propostas da legislação educacional, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, demonstrar capacidade de motivar o outro, adequar o currículo às necessidades dos alunos, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, ministrar palestras e cursos, elaborar projetos de estimulação essencial, planejar atividades extra-classe, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, participar de associações da categoria, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, criar materiais didático-pedagógicos, demonstrar tolerância, atuar em programas de reabilitação educacional, avaliar rendimento escolar, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, demonstrar capacidade de planejamento, demonstrar capacidade de improvisação, encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais, coordenar curso, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, participar de projetos de pesquisa, participar das associações da área, estudar a língua escrita da língua de sinais, participar de fóruns de saúde e educação, demonstrar capacidade de liderança, dominar conteúdos e metodologias da área, gravar textos em diferentes suportes - fitas, multimídia etc, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, criar materiais para comunicação alternativa, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, elaborar projetos de pesquisa, participar de conselhos de classe, encaminhar alunos para avaliações específicas, definir conteúdos escolares, confeccionar materiais didático-pedagógicos.

Cargos e salários CBO 2392-15 - Professores de educação especial

Salário Professor de Alunos com Deficiência Mental

Professor de Alunos com Deficiência Mental: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Alunos com Deficiência Mental CBO 2392-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.349 e 6.925 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 3.649 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-15.
Salário Pedagogo Especializado em Deficiência Mental

Pedagogo Especializado em Deficiência Mental: Brasil

O profissional no cargo de Pedagogo Especializado em Deficiência Mental CBO 2392-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.349 e 6.925 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 3.649 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-15.
Salário Professor de Alunos Com Deficiências Mentais

Professor de Alunos Com Deficiências Mentais: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Alunos Com Deficiências Mentais CBO 2392-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.349 e 6.925 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 3.649 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-15.
Salário Professor Especializado em Excepcionais

Professor Especializado em Excepcionais: Brasil

O profissional no cargo de Professor Especializado em Excepcionais CBO 2392-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.349 e 6.925 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 3.649 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-15.
Salário Professor de Alunos com Deficiência Mental

Professor de Alunos com Deficiência Mental: Paraná

O profissional no cargo de Professor de Alunos com Deficiência Mental CBO 2392-15 trabalhando em Paraná, ganha entre 2.829 e 4.510 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 744 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-15.
Salário Professor de Alunos com Deficiência Mental

Professor de Alunos com Deficiência Mental: São Paulo

O profissional no cargo de Professor de Alunos com Deficiência Mental CBO 2392-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.944 e 9.324 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 1.370 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-15.
Salário Pedagogo Especializado em Deficiência Mental

Pedagogo Especializado em Deficiência Mental: São Paulo

O profissional no cargo de Pedagogo Especializado em Deficiência Mental CBO 2392-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.944 e 9.324 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 1.370 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-15.
Salário Pedagogo Especializado em Deficiência Mental

Pedagogo Especializado em Deficiência Mental: Paraná

O profissional no cargo de Pedagogo Especializado em Deficiência Mental CBO 2392-15 trabalhando em Paraná, ganha entre 2.829 e 4.510 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 744 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-15.
Salário Professor de Alunos Com Deficiências Mentais

Professor de Alunos Com Deficiências Mentais: São Paulo

O profissional no cargo de Professor de Alunos Com Deficiências Mentais CBO 2392-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.855 e 8.953 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 1.448 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-15.
Salário Professor Especializado em Excepcionais

Professor Especializado em Excepcionais: São Paulo

O profissional no cargo de Professor Especializado em Excepcionais CBO 2392-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.944 e 9.324 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 1.370 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-15.