CBO 2392-20 - Professor de alunos com deficiência múltipla - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de educação especial
O profissional no cargo de Professor de alunos com deficiência múltipla CBO 2392-20 Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência múltipla Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.
Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área.
Divulga conhecimentos e forma profissionais da área Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2392-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de educação especial que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de alunos com deficiência múltipla, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de educação especial CBO 2392-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2392-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de educação especial.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de alunos com deficiência múltipla
O Professor de alunos com deficiência múltipla CBO 2392-20 participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência múltipla, levando em conta a legislação educacional, o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas, bem como temas de experiência visual e espacial de surdo-cegos Pesquisa bibliografia sobre síndromes e patologias.
Estuda abordagens de comunicação aumentativa, que promove e apoia a fala, e de comunicação alternativa, que se baseia em formas de comunicação sem fala.
Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área Participa da elaboração do currículo escolar, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo.
No planejamento curricular, leva em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência múltipla Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência múltipla.
Analisa propostas pedagógicas e bibliografias, inclusive sobre síndromes e patologias.
Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos Elabora planos de aulas.
Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram as singularidades dos alunos com deficiência múltipla.
Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência múltipla Cria materiais para comunicação alternativa Elabora material visual.
Cria e confecciona material didático-pedagógico diversificado Grava textos em diferentes suportes Interpreta e transcreve materiais, por meio de Braille e linguagem de sinais.
Prepara pistas visuais para contextualização de ambientes Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos.
Negocia com os alunos as regras de comportamento Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado.
Ensina em língua portuguesa e em Libras Ensina língua portuguesa Ensina sorobã, para cálculos matemáticos.
Trabalha com comunicação aumentativa e alternativa Fornece e instrui sobre o uso de recursos diversificados de acessibilidade e de tecnologia assistiva para estudantes com deficiência múltipla Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos.
Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência múltipla, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe Encaminha alunos com deficiência múltipla para o ensino profissional em oficinas protegidas.
Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições de educação especial Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Forma profissionais – professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes e profissionais de apoio – para atuação na área de educação especial de alunos com deficiência múltipla Prepara profissionais para atuação educacional em hospitais Forma guia-intérprete para surdo-cegos Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2392-20 deve participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, avaliar as necessidades educacionais dos alunos, formar profissionais para atuação na Área, participar de atividades pedagógico-administrativas, pesquisar sobre temas de interesse da Área, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, divulgar conhecimentos da Área, atuar no processo de ensino-aprendizagem, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2392-20
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.
Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência múltipla CBO 2392-20
Um Professor de alunos com deficiência múltipla (ou sinônimo) deve orientar voluntários para educação especial em comunidades, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, divulgar a língua de sinais para a comunidade, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, participar de reuniões pedagógicas, participar da organização de eventos sobre prevenção, ensinar as atividades de vida autônoma, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa, criar materiais didático-pedagógicos, orientar estágios dos alunos, pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdocegos, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, proceder com ética, preparar materiais com adaptações motoras e posturais, avaliar os resultados dos projetos, pesquisar o uso de tecnologias, alfabetizar em braile, elaborar instrumentos de avaliação, pesquisar língua escrita de sinais, ensinar língua portuguesa, dominar braile, ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias, analisar propostas pedagógicas, ensinar atividades recreativas, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, preparar pistas visuais para contextualização de ambientes, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, dominar diferentes formas de comunicação, avaliar comunicação expressiva dos alunos, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, realizar atividades lúdicas visando interação sócio-afetiva, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, planejar atividades extra-classe, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, adequar o currículo às necessidades dos alunos, preparar materiais de auto-contraste, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, elaborar plano de aulas, participar de conselhos de classe, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, encaminhar alunos para avaliações específicas, demonstrar capacidade de administrar frustações, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, avaliar conhecimento do aluno iniciante, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, elaborar material visual para alunos, elaborar códigos de interação social, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprend, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos, estudar a língua escrita da língua de sinais, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, transcrever a tinta textos em braile dos alunos, avaliar rendimento escolar, participar da elaboração do currículo escolar, desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa, atuar em programas de reabilitação educacional, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, encaminhar aluno para ensino regular, preparar a comunidade para uso do braile, demonstrar capacidade de liderança, preparar professores para classes de inclusão, atuar em programas de habilitação educacional, participar das atividades do programa de integração sensorial, realizar atividades para orientação e mobilidade, participar de projetos de pesquisa, registrar notas e conteúdos em diários de classe, elaborar programas de atendimento educacional, formar guia-intérprete para surdocego, dominar conteúdos e metodologias da área, participar das associações da área, estabelecer parcerias com as famílias, planejar programas de intervenção educacional individual, demonstrar capacidade de improvisação, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, elaborar registros de avanços dos alunos, prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, orientar trabalho em sala de leitura, divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade, elaborar projetos de estimulação essencial, demonstrar tolerância, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, participar da elaboração de textos sobre temas da área, avaliar estilos e rítmos de aprendizagem dos alunos, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, criar materiais para comunicação alternativa, elaborar projetos de pesquisa, atuar em programas de estimulação essencial, implementar programas de atendimento educacional, estudar as propostas da legislação educacional, criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, participar da elaboração do plano de ensino, ensinar o uso de objetos de referência, corrigir trabalhos dos alunos, demonstrar capacidade de observação, analisar novas teorias para implementação prática, ensinar as atividades de vida diária - avd, coordenar curso, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, participar de palestras e cursos, transcrever textos em tipos ampliados, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, demonstrar capacidade de motivar o outro, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, participar de associações da categoria, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, pesquisar temas de educação especial, transcrever textos em tinta para o braile, participar de fóruns de saúde e educação, participar de programas de inclusão escolar, encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, confeccionar materiais didático-pedagógicos, gravar textos em diferentes suportes - fitas, multimídia etc, elaborar projetos com instituições não escolares, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de planejamento, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, dominar língua de sinais, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, acompanhar treinamento do aluno em empresas, prestar assessoria a comunidade escolar, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, demonstrar flexibilidade, elaborar relatórios, trabalhar com recursos da linguagem da informática, avaliar comunicação receptiva dos alunos, demonstrar criatividade, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, ministrar palestras e cursos, definir conteúdos escolares, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, ministrar aulas de orientação para o trabalho.