CBO 2392-20 - Professores de educação especial - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2392-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de educação especial que pertence ao grupo dos outros profissionais do ensino não classificados anteriormente, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores de educação especial CBO 2392-20 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2392-20

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente.
        • Professores de educação especial.

Descrição dos cargos da categoria Professores de educação especial

Os Professores de educação especial CBO 2392-20 promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Condições de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.

Funções dos Professores de educação especial CBO 2392-20

Professores de educação especial devem:

  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • Atividades dos cargos CBO 2392-20

    Entre as principais atribuições dos Professores de educação especial CBO 2392-20 estão as de:

    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • realizar atividades para orientação e mobilidade;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • transcrever textos em tipos ampliados;
    • dominar braile;
    • proceder com ética;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • demonstrar flexibilidade;
    • alfabetizar em braile;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • avaliar rendimento escolar;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • elaborar códigos de interação social;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • pesquisar língua escrita de sinais;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • participar das associações da área;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
    • orientar estágios dos alunos;
    • preparar a comunidade para uso do braile;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • ministrar palestras e cursos;
    • ensinar língua portuguesa;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • coordenar curso;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • elaborar material visual para alunos;
    • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • ensinar atividades recreativas;
    • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • dominar língua de sinais;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • formar guia-intérprete para surdo cego;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • elaborar relatórios;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
    • transcrever textos em tinta para o braile;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • preparar materiais de autocontrate;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • participar de associações da categoria;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • ensinar o uso de objetos de referência;
    • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • participar de palestras e cursos;
    • participar de conselhos de classe;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • demonstrar criatividade;
    • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • demonstrar tolerância;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • elaborar plano de aulas;
    • planejar atividades extraclasse;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
    • definir conteúdos escolares;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • preparar professores para classes de inclusão;

    Cargos e salários CBO 2392-20 - Professores de educação especial

    Salário Professor de Alunos com Deficiência Múltipla

    Professor de Alunos com Deficiência Múltipla: Brasil

    • 1.976
    • Brasil
    • 2.481 - 5.356
    • 31h
    O profissional no cargo de Professor de Alunos com Deficiência Múltipla CBO 2392-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.481 e 5.356 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 1.976 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-20.
    Salário Professor de Aluno Surdo-cego

    Professor de Aluno Surdo-cego: Brasil

    • 1.976
    • Brasil
    • 2.481 - 5.356
    • 31h
    O profissional no cargo de Professor de Aluno Surdo-cego CBO 2392-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.481 e 5.356 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 1.976 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-20.
    Salário Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla

    Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla: Brasil

    • 1.976
    • Brasil
    • 2.481 - 5.356
    • 31h
    O profissional no cargo de Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla CBO 2392-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.481 e 5.356 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 1.976 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-20.
    Salário Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas)

    Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas): Brasil

    • 1.976
    • Brasil
    • 2.481 - 5.356
    • 31h
    O profissional no cargo de Professor em Educação Especial de Dmu (deficiências Múltiplas) CBO 2392-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.481 e 5.356 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 1.976 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-20.
    Salário Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla

    Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla: São Paulo

    • 485
    • São Paulo
    • 2.706 - 2.841
    • 32h
    O profissional no cargo de Professor de Ensino Especial na Área de Deficiência Múltipla CBO 2392-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.706 e 2.841 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 485 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-20.