CBO 2394-15 - Pedagogo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O profissional no cargo de Pedagogo CBO 2394-15 Planeja, elabora, implementa e avalia programas e ações referentes aos processos de ensino e aprendizagem, considerando a atuação de docentes e alunos Orienta e coordena o trabalho pedagógico da equipe escolar, as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias.
Implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do ensino e da aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.
Elabora documentos administrativos e pedagógicos, materiais e recursos didáticos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2394-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Pedagogo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Pedagogo
O Pedagogo CBO 2394-15 planeja, elabora, implementa e avalia programas e ações referentes aos processos de ensino e aprendizagem e à construção de conhecimentos, considerando o desempenho de docentes e alunos, definindo objetivos pedagógicos, o planejamento de ações e de programas educacionais, as metas educativas Orienta, coordena e analisa o trabalho pedagógico da equipe escolar, considerando práticas de ensino, didática, aplicação de metodologias, currículo.
Implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância.
Implementa o processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, propondo estratégias, produzindo material e recursos didáticos, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e o resultado de desempenho dos alunos Implementa ações pedagógicas, analisando dados dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais, aplicando metodologias e procedimentos específicos, tendo em vista a formação integral e permanente do educando, preparando-o para o pleno exercício de sua cidadania e busca de autodesenvolvimento.
Pode auxiliar e orientar os alunos em relação às suas escolhas profissionais, identificando suas potencialidades intelectuais, psicomotoras, socioafetivas Promove estudos sobre o projeto pedagógico, currículo, metodologias de ensino, planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.
Define estratégias para analisar o desempenho dos alunos.
Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do ensino e da aprendizagem Propõe ações para recuperação da aprendizagem, sugerindo ações e projetos, propondo atividades e estratégias.
Faz a gestão das ações pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.
Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das turmas, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, utilizando instrumentos para detectar problemas e propor soluções.
Identifica elementos intervenientes no processo de ensino e de aprendizagem, propondo soluções conjuntas com coordenadores pedagógicos e docentes Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Pode propor projetos para desenvolvimento de competências socioemocionais, realização de projetos sociais, discussão de temas emergentes.
Participa da elaboração do projeto pedagógico, propondo princípios norteadores, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações.
Comunica-se com assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, registros de atividades educacionais Pode publicar livros, artigos e notas técnicas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2394-15 deve demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-15
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Pedagogo CBO 2394-15
Um Pedagogo (ou sinônimo) deve administrar tempo, compreender o contexto, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, demonstrar flexibilidade, saber integrar as informações, saber ouvir, trabalhar em equipe, dimensionar os problemas, demonstrar pró-atividade, demonstrar capacidade de observação, respeitar as diversidades, administrar conflitos, demonstrar criatividade.