CBO 2392-10 - Professores de educação especial - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2392-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de educação especial que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de educação especial CBO 2392-10 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2392-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de educação especial.
      • Profissionais do ensino.

Funções

divulgar conhecimentos da Área, participar de atividades pedagógico-administrativas, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, formar profissionais para atuação na Área, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, demonstrar competências pessoais, pesquisar sobre temas de interesse da Área, avaliar as necessidades educacionais dos alunos, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola, atuar no processo de ensino-aprendizagem.

Atividades

atuar em programas de reabilitação educacional, encaminhar alunos para avaliações específicas, participar de palestras e cursos, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, participar de conselhos de classe, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, ensinar língua portuguesa, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, elaborar registros de avanços dos alunos, orientar trabalho em sala de leitura, avaliar conhecimento do aluno iniciante, participar da elaboração de textos sobre temas da área, ministrar aulas de orientação para o trabalho, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, preparar materiais com adaptações motoras e posturais, estabelecer parcerias com as famílias, prestar assessoria à comunidade escolar, elaborar projetos com instituições não escolares, confeccionar materiais didático-pedagógicos, demonstrar capacidade de administrar frustações, criar materiais para comunicação alternativa, pesquisar o uso de tecnologias, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos, elaborar programas de atendimento educacional, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, elaborar instrumentos de avaliação, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, demonstrar criatividade, estudar a língua escrita da língua de sinais, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, demonstrar flexibilidade, avaliar os resultados dos projetos, orientar estágios dos alunos, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, registrar notas e conteúdos em diários de classe, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, corrigir trabalhos dos alunos, demonstrar capacidade de liderança, preparar professores para classes de inclusão, demonstrar capacidade de improvisação, participar das associações da área, avaliar comunicação receptiva dos alunos, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, proceder com ética, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, dominar conteúdos e metodologias da área, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos, acompanhar treinamento do aluno em empresas, participar de fóruns de saúde e educação, adequar o currículo às necessidades dos alunos, participar de projetos de pesquisa, elaborar material visual para alunos, elaborar relatórios, planejar atividades extraclasse, estudar as propostas da legislação educacional, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, demonstrar capacidade de planejamento, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc), elaborar projetos de estimulação essencial, participar das atividades do programa de integração sensorial, participar de reuniões pedagógicas, definir conteúdos escolares, avaliar comunicação expressiva dos alunos, trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa, criar materiais didático-pedagógicos, analisar novas teorias para implementação prática, elaborar plano de aulas, demonstrar tolerância, ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, participar da organização de eventos sobre prevenção, ministrar palestras e cursos, ensinar atividades recreativas, analisar propostas pedagógicas, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais, coordenar curso, orientar voluntários para educação especial em comunidades, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, implementar programas de atendimento educacional, avaliar rendimento escolar, participar da elaboração do currículo escolar, planejar programas de intervenção educacional individual, participar de programas de inclusão escolar, pesquisar temas de educação especial, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, atuar em programas de habilitação educacional, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, elaborar projetos de pesquisa, dominar diferentes formas de comunicação, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, participar de associações da categoria, encaminhar aluno para ensino regular, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, demonstrar capacidade de observação, ensinar as atividades de vida diária (avd), preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, trabalhar com recursos da linguagem da informática, ensinar as atividades de vida autônoma, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, atuar em programas de estimulação essencial, dominar língua de sinais, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de motivar o outro, participar da elaboração do plano de ensino, dominar braile.

Cargos e salários CBO 2392-10 - Professores de educação especial

Salário Professor de Alunos com Deficiência Física

Professor de Alunos com Deficiência Física: Brasil

  • 453
  • Brasil
  • 2.873 - 5.780
  • 32h
O profissional no cargo de Professor de Alunos com Deficiência Física CBO 2392-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.873 e 5.780 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 453 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-10.
Salário Pedagogo Especializado em Deficiência Física

Pedagogo Especializado em Deficiência Física: Brasil

  • 453
  • Brasil
  • 2.873 - 5.780
  • 32h
O profissional no cargo de Pedagogo Especializado em Deficiência Física CBO 2392-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.873 e 5.780 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 453 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-10.
Salário Professor na Área de Deficiência Física

Professor na Área de Deficiência Física: Brasil

  • 453
  • Brasil
  • 2.873 - 5.780
  • 32h
O profissional no cargo de Professor na Área de Deficiência Física CBO 2392-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.873 e 5.780 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 453 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-10.