CBO 2392-10 - Professores de educação especial - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2392-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de educação especial que pertence ao grupo dos outros profissionais do ensino não classificados anteriormente, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores de educação especial CBO 2392-10 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2392-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente.
        • Professores de educação especial.

Descrição dos cargos da categoria Professores de educação especial

Os Professores de educação especial CBO 2392-10 promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Condições de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.

Funções dos Professores de educação especial CBO 2392-10

Professores de educação especial devem:

  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • Atividades dos cargos CBO 2392-10

    Entre as principais atribuições dos Professores de educação especial CBO 2392-10 estão as de:

    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • demonstrar criatividade;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • participar de palestras e cursos;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • definir conteúdos escolares;
    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • participar das associações da área;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • avaliar rendimento escolar;
    • dominar braile;
    • participar de conselhos de classe;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • ensinar língua portuguesa;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • proceder com ética;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • orientar estágios dos alunos;
    • ensinar atividades recreativas;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • dominar língua de sinais;
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • ministrar palestras e cursos;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • planejar atividades extraclasse;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • participar de associações da categoria;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • demonstrar tolerância;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • elaborar plano de aulas;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • elaborar material visual para alunos;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • elaborar relatórios;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • coordenar curso;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;

    Cargos e salários CBO 2392-10 - Professores de educação especial

    Salário Professor de Alunos com Deficiência Física

    Professor de Alunos com Deficiência Física: Brasil

    • 336
    • Brasil
    • 2.099 - 4.375
    • 32h
    O profissional no cargo de Professor de Alunos com Deficiência Física CBO 2392-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.099 e 4.375 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 336 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-10.
    Salário Pedagogo Especializado em Deficiência Física

    Pedagogo Especializado em Deficiência Física: Brasil

    • 336
    • Brasil
    • 2.099 - 4.375
    • 32h
    O profissional no cargo de Pedagogo Especializado em Deficiência Física CBO 2392-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.099 e 4.375 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 336 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-10.
    Salário Professor na Área de Deficiência Física

    Professor na Área de Deficiência Física: Brasil

    • 336
    • Brasil
    • 2.099 - 4.375
    • 32h
    O profissional no cargo de Professor na Área de Deficiência Física CBO 2392-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.099 e 4.375 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 336 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2392-10.