CBO 2392-10 - Professor de alunos com deficiência física - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de educação especial
O profissional no cargo de Professor de alunos com deficiência física CBO 2392-10 Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência física Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.
Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área.
Divulga conhecimentos e forma profissionais da área Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2392-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de educação especial que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de alunos com deficiência física, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de educação especial CBO 2392-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2392-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de educação especial.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de alunos com deficiência física
O Professor de alunos com deficiência física CBO 2392-10 participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência física, levando em conta a legislação educacional e o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas – Pesquisa bibliografia sobre síndromes e patologias.
Estuda abordagens de comunicação aumentativa, que promove e apoia a fala, e de comunicação alternativa, que se baseia em formas de comunicação sem fala.
Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área Participa da elaboração do currículo escolar, especialmente no que se refere à educação especial de alunos com deficiência física, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo.
No planejamento curricular, leva em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência física Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência física.
Analisa propostas pedagógicas e bibliografias, inclusive sobre síndromes e patologias.
Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos Planeja atividades complementares extracurriculares.
Elabora planos de aulas.
Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram as singularidades dos alunos com deficiência física Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência física Elabora material visual.
Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos Negocia com os alunos as regras de comportamento Atua desde a educação infantil até o ensino médio.
Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado Trabalha com comunicação alternativa e aumentativa.
Participa das atividades de programas de integração sensorial Ensina a organizar objetos de referência para atender as atividades diárias Usa técnicas de aprendizado multissensorial e repetição para reforçar a aprendizagem.
Faz uso de computadores e recursos audiovisuais Fornece e instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva – como, por exemplo, pernas robóticas que ajudam na locomoção e aparelhos que permitem que uma pessoa com deficiência motora se locomova na posição ereta Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos.
Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar Participa da avaliação de aspectos psicomotor e cognitivo dos alunos Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência física, atuando na elaboração e na execução das atividades.
Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares (terapeutas ocupacionais, psicólogos, entre outros) Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe Encaminha alunos com deficiência física para o ensino profissional em oficinas protegidas Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos Coordena a colocação de alunos em classes regulares.
Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições de educação especial Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Forma profissionais – professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes e profissionais de apoio – Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2392-10 deve preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, formar profissionais para atuação na Área, participar de atividades pedagógico-administrativas, divulgar conhecimentos da Área, demonstrar competências pessoais, atuar no processo de ensino-aprendizagem, avaliar as necessidades educacionais dos alunos, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, pesquisar sobre temas de interesse da Área, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2392-10
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.
Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência física CBO 2392-10
Um Professor de alunos com deficiência física (ou sinônimo) deve elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, atuar em programas de reabilitação educacional, corrigir trabalhos dos alunos, estudar a língua escrita da língua de sinais, atuar em programas de habilitação educacional, gravar textos em diferentes suportes - fitas, multimídia etc, participar das associações da área, demonstrar flexibilidade, elaborar relatórios, participar de programas de inclusão escolar, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, planejar programas de intervenção educacional individual, elaborar programas de atendimento educacional, proceder com ética, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, avaliar rendimento escolar, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, implementar programas de atendimento educacional, estudar as propostas da legislação educacional, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, elaborar plano de aulas, pesquisar o uso de tecnologias, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, orientar estágios dos alunos, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, dominar conteúdos e metodologias da área, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, elaborar registros de avanços dos alunos, elaborar instrumentos de avaliação, definir conteúdos escolares, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, demonstrar capacidade de liderança, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprend, participar de conselhos de classe, preparar materiais com adaptações motoras e posturais, participar de associações da categoria, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, participar de fóruns de saúde e educação, ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias, demonstrar tolerância, demonstrar capacidade de administrar frustações, ensinar atividades recreativas, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, confeccionar materiais didático-pedagógicos, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, ensinar as atividades de vida diária - avd, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, dominar língua de sinais, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, dominar braile, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, participar da elaboração do currículo escolar, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, prestar assessoria a comunidade escolar, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, participar de reuniões pedagógicas, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, atuar em programas de estimulação essencial, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, demonstrar criatividade, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, avaliar estilos e rítmos de aprendizagem dos alunos, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, coordenar curso, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, demonstrar capacidade de observação, elaborar material visual para alunos, participar de palestras e cursos, ensinar língua portuguesa, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, preparar professores para classes de inclusão, estabelecer parcerias com as famílias, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, encaminhar aluno para ensino regular, dominar diferentes formas de comunicação, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, adequar o currículo às necessidades dos alunos, avaliar comunicação expressiva dos alunos, encaminhar alunos para avaliações específicas, ministrar palestras e cursos, elaborar projetos de pesquisa, participar da elaboração do plano de ensino, pesquisar temas de educação especial, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, participar da elaboração de textos sobre temas da área, analisar propostas pedagógicas, elaborar projetos com instituições não escolares, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, demonstrar capacidade de improvisação, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, planejar atividades extra-classe, participar das atividades do programa de integração sensorial, participar da organização de eventos sobre prevenção, demonstrar capacidade de motivar o outro, orientar voluntários para educação especial em comunidades, criar materiais didático-pedagógicos, trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa, avaliar comunicação receptiva dos alunos, avaliar os resultados dos projetos, trabalhar com recursos da linguagem da informática, demonstrar capacidade de planejamento, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, elaborar projetos de estimulação essencial, analisar novas teorias para implementação prática, ministrar aulas de orientação para o trabalho, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, criar materiais para comunicação alternativa, participar de projetos de pesquisa, avaliar conhecimento do aluno iniciante, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, realizar atividades lúdicas visando interação sócio-afetiva, registrar notas e conteúdos em diários de classe, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, acompanhar treinamento do aluno em empresas, criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos, ensinar as atividades de vida autônoma, orientar trabalho em sala de leitura.