CBO 2394-10 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2394-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
- Profissionais do ensino.
Funções
implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar trabalho coletivo, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, comunicar-se.
Atividades
levantar necessidades educacionais e sociais, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, saber integrar as informações, observar processo de trabalho no contexto escolar, equalizar informações, intervir na aplicação de medidas disciplinares, administrar conflitos, verificar cumprimento das metas, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, caracterizar perfil dos alunos, selecionar bibliografia, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, acompanhar produção dos alunos, fornecer subsídios teóricos, administrar tempo, demonstrar flexibilidade, estruturar os tempos pedagógicos, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, promover cursos, oficinas e orientação técnica, participar da avaliação proposta pela instituição, traçar objetivos educacionais, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, planejar ações de operacionalização, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, selecionar referencial teórico-científico, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, formar equipes de trabalho, levantar recursos materiais, humanos e financeiros, demonstrar pró-atividade, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, administrar demanda por vagas, acompanhar trajetória escolar do aluno, elaborar relatórios, assessorar trabalho docente, divulgar experiências pedagógicas, criar mecanismos de participação/interação, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, propor mudanças no projeto pedagógico, realizar entrevistas, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, elaborar textos de orientação, emitir pareceres, avaliar desempenho profissional dos educadores, pesquisar práticas educativas, avaliar instituição escolar, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, produzir material de apoio pedagógico, traçar metas educacionais, organizar grupos de estudos, articular ação da escola com outras instituições, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, atuar em conselhos de classe e de escola, divulgar deliberações, promover trocas de experiências, construir sistema de avaliação, participar de cursos, seminários e congressos, respeitar as diversidades, analisar desempenho das classes, observar desempenho das classes, organizar reuniões com equipes de trabalho, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, estimular participação dos diferentes sujeitos, trabalhar em equipe, divulgar resultados de avaliação, saber ouvir, avaliar implementação de projetos educacionais, criar espaços de participação/interação, publicar experiências pedagógicas, compreender o contexto, avaliar desempenho das classes/turmas, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, propor soluções para problemas educacionais detectados, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de observação, planejar reuniões com equipes de trabalho, dimensionar os problemas, organizar encontros, congressos e seminários, contextualizar historicamente a escola, detectar problemas educacionais, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, construir instrumentos de avaliação, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo.