CBO 2394-10 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino - Salário, o que faz, descrição do cargo

CBO 2394-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos outros profissionais do ensino não classificados anteriormente, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-10 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente.
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.

Descrição dos cargos da categoria Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-10 implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Condições de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.

Funções dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-10

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • Atividades dos cargos CBO 2394-10

    Entre as principais atribuições dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-10 estão as de:

    • desenvolver a autoestima;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • estimular o senso de justiça;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • formar-se continuamente;
    • socializar informações;
    • auto avaliar-se;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • pesquisar práticas educativas;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • criar espaços de participação/interação;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • estimular a criatividade;
    • analisar o desempenho das classes;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • administrar conflitos;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • dimensionar os problemas;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • atualizar-se continuamente;
    • dominar a língua portuguesa;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • trabalhar em equipe;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • estimular o senso crítico;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • demonstrar flexibilidade;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • estimular valores estéticos;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • selecionar bibliografia;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • entrevistar;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • interagir com os pais;
    • observar o desempenho das classes;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • expressar-se com clareza;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • administrar tempo;
    • respeitar a alteridade;
    • organizar grupos de estudos;
    • estudar continuamente;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • demonstrar criatividade;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • compreender o contexto;
    • planejar ações de operacionalização;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • demonstrar versatilidade;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • respeitar as diversidades;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • demonstrar proatividade;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • assessorar o trabalho docente;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • formar equipes de trabalho;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • administrar a demanda por vagas;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • estimular o respeito mútuo;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • construir sistema de avaliação;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • traçar objetivos educacionais;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • avaliar a instituição escolar;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • emitir pareceres;
    • coordenar reuniões;
    • estimular a solidariedade;
    • selecionar referencial teórico;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • equalizar informações;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • elaborar relatórios;
    • divulgar deliberações;
    • traçar metas educacionais;
    • estimular a cooperação;
    • promover trocas de experiências;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • elaborar textos de orientação;
    • respeitar a autoria do educador;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;

    Cargos e salários CBO 2394-10 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

    Salário Orientador Educacional

    Orientador Educacional: Brasil

    • 13.173
    • Brasil
    • 2.598 - 7.174
    • 38h
    O profissional no cargo de Orientador Educacional CBO 2394-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.598 e 7.174 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 13.173 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
    Salário Auxiliar de Orientação Educacional

    Auxiliar de Orientação Educacional: Brasil

    • 13.173
    • Brasil
    • 2.598 - 7.174
    • 38h
    O profissional no cargo de Auxiliar de Orientação Educacional CBO 2394-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.598 e 7.174 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 13.173 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
    Salário Orientador de Disciplina e Área de Estudo

    Orientador de Disciplina e Área de Estudo: Brasil

    • 13.173
    • Brasil
    • 2.598 - 7.174
    • 38h
    O profissional no cargo de Orientador de Disciplina e Área de Estudo CBO 2394-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.598 e 7.174 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 13.173 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
    Salário Orientador de Ensino

    Orientador de Ensino: Brasil

    • 13.173
    • Brasil
    • 2.598 - 7.174
    • 38h
    O profissional no cargo de Orientador de Ensino CBO 2394-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.598 e 7.174 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 13.173 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
    Salário Orientador Escolar

    Orientador Escolar: Brasil

    • 13.173
    • Brasil
    • 2.598 - 7.174
    • 38h
    O profissional no cargo de Orientador Escolar CBO 2394-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.598 e 7.174 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 13.173 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
    Salário Orientador Profissional

    Orientador Profissional: Brasil

    • 13.173
    • Brasil
    • 2.598 - 7.174
    • 38h
    O profissional no cargo de Orientador Profissional CBO 2394-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.598 e 7.174 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 13.173 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
    Salário Orientador Vocacional e Profissional

    Orientador Vocacional e Profissional: Brasil

    • 13.173
    • Brasil
    • 2.598 - 7.174
    • 38h
    O profissional no cargo de Orientador Vocacional e Profissional CBO 2394-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.598 e 7.174 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 13.173 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
    Salário Professor de Orientação Educacional

    Professor de Orientação Educacional: Brasil

    • 13.173
    • Brasil
    • 2.598 - 7.174
    • 38h
    O profissional no cargo de Professor de Orientação Educacional CBO 2394-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.598 e 7.174 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 13.173 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
    Salário Técnico de Orientação Profissional

    Técnico de Orientação Profissional: Brasil

    • 13.173
    • Brasil
    • 2.598 - 7.174
    • 38h
    O profissional no cargo de Técnico de Orientação Profissional CBO 2394-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.598 e 7.174 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 13.173 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
    Salário Orientador Educacional São José dos Campos

    Orientador Educacional: São José dos Campos, SP

    • 75
    • São José dos Campos, SP
    • 3.092 - 7.924
    • 38h
    O profissional no cargo de Orientador Educacional CBO 2394-10 trabalhando em São José dos Campos - SP, ganha entre 3.092 e 7.924 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 75 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
    Salário Orientador Educacional Rio de Janeiro

    Orientador Educacional: Rio de Janeiro, RJ

    • 356
    • Rio de Janeiro, RJ
    • 2.977 - 6.501
    • 39h
    O profissional no cargo de Orientador Educacional CBO 2394-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.977 e 6.501 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 356 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
    Salário Orientador Educacional Recife

    Orientador Educacional: Recife, PE

    • 93
    • Recife, PE
    • 1.925 - 4.593
    • 41h
    O profissional no cargo de Orientador Educacional CBO 2394-10 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 1.925 e 4.593 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 93 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
    Salário Orientador Educacional

    Orientador Educacional: Brasil

    • 630
    • Brasil
    • 2.437 - 2.670
    • 39h
    O profissional no cargo de Orientador Educacional CBO 2394-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.437 e 2.670 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 630 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
    Salário Orientador Educacional Londrina

    Orientador Educacional: Londrina, PR

    • 27
    • Londrina, PR
    • 1.754 - 3.420
    • 39h
    O profissional no cargo de Orientador Educacional CBO 2394-10 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 1.754 e 3.420 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 27 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
    Salário Orientador Educacional Fortaleza

    Orientador Educacional: Fortaleza, CE

    • 198
    • Fortaleza, CE
    • 1.798 - 4.095
    • 42h
    O profissional no cargo de Orientador Educacional CBO 2394-10 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 1.798 e 4.095 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 198 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
    Salário Orientador Educacional Teresina

    Orientador Educacional: Teresina, PI

    • 24
    • Teresina, PI
    • 2.083 - 4.950
    • 43h
    O profissional no cargo de Orientador Educacional CBO 2394-10 trabalhando em Teresina - PI, ganha entre 2.083 e 4.950 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 24 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
    Salário Orientador Educacional Franca

    Orientador Educacional: Franca, SP

    • 28
    • Franca, SP
    • 2.028 - 4.343
    • 35h
    O profissional no cargo de Orientador Educacional CBO 2394-10 trabalhando em Franca - SP, ganha entre 2.028 e 4.343 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 28 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
    Salário Orientador Educacional Campinas

    Orientador Educacional: Campinas, SP

    • 95
    • Campinas, SP
    • 3.668 - 8.871
    • 38h
    O profissional no cargo de Orientador Educacional CBO 2394-10 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 3.668 e 8.871 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 95 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.