CBO 2394-10 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino - Salário, o que faz, descrição do cargo

CBO 2394-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos outros profissionais do ensino não classificados anteriormente, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-10 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais do ensino.
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente.
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.

Descrição dos cargos da categoria Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-10 implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Condições de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.

Funções dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-10

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • comunicar-se;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • Atividades dos cargos CBO 2394-10

    Entre as principais atribuições dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-10 estão as de:

    • divulgar experiências pedagógicas;
    • elaborar relatórios;
    • estimular o respeito mútuo;
    • respeitar a alteridade;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • demonstrar criatividade;
    • divulgar deliberações;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • dominar a língua portuguesa;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • selecionar referencial teórico;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • socializar informações;
    • respeitar a autoria do educador;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • administrar tempo;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • traçar objetivos educacionais;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • criar espaços de participação/interação;
    • respeitar as diversidades;
    • formar-se continuamente;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • estudar continuamente;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • demonstrar versatilidade;
    • organizar grupos de estudos;
    • estimular o senso crítico;
    • selecionar bibliografia;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • demonstrar proatividade;
    • coordenar reuniões;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • compreender o contexto;
    • traçar metas educacionais;
    • analisar o desempenho das classes;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • dimensionar os problemas;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • formar equipes de trabalho;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • avaliar a instituição escolar;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • desenvolver a autoestima;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • construir sistema de avaliação;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • estimular a solidariedade;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • interagir com os pais;
    • assessorar o trabalho docente;
    • estimular a criatividade;
    • auto avaliar-se;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • promover trocas de experiências;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • administrar a demanda por vagas;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • planejar ações de operacionalização;
    • expressar-se com clareza;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • estimular valores estéticos;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • elaborar textos de orientação;
    • equalizar informações;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • emitir pareceres;
    • administrar conflitos;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • observar o desempenho das classes;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • trabalhar em equipe;
    • entrevistar;
    • estimular a cooperação;
    • atualizar-se continuamente;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • pesquisar práticas educativas;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • demonstrar flexibilidade;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • estimular o senso de justiça;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;

    Cargos e salários CBO 2394-10 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

    Cargo/Profissão Local
    Orientador Escolar Brasil
    Orientador Profissional Brasil
    Orientador Vocacional e Profissional Brasil
    Professor de Orientação Educacional Brasil
    Técnico de Orientação Profissional Brasil
    Orientador Educacional Brasil
    Auxiliar de Orientação Educacional Brasil
    Orientador de Disciplina e Área de Estudo Brasil
    Orientador de Ensino Brasil
    Orientador Educacional Belo Horizonte, MG
    Orientador Educacional Distrito Federal
    Orientador Educacional São Luís, MA
    Orientador Educacional Santo André, SP
    Orientador Educacional Santa Catarina
    Orientador Educacional São Bernardo do Campo, SP
    Orientador Educacional São Caetano do Sul, SP
    Orientador Educacional Brasília, DF
    Orientador Educacional Porto Alegre, RS
    Orientador Educacional Recife, PE
    Orientador Educacional Minas Gerais
    Orientador Educacional Curitiba, PR
    Orientador Educacional Goiânia, GO
    Orientador Educacional Maringá, PR
    Orientador Educacional São Paulo, SP
    Orientador Educacional Rio Grande do Sul
    Orientador Educacional São José dos Campos, SP
    Orientador Educacional Rio de Janeiro, RJ
    Orientador Educacional Blumenau, SC
    Orientador Educacional Rio de Janeiro
    Orientador Educacional Londrina, PR
    Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada uma das cidades da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outras cidades além dessas utilize a Busca Salarial