CBO 2394-10 - Orientador educacional - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O profissional no cargo de Orientador educacional CBO 2394-10 Planeja, sistematiza e coordena ações de orientação educacional e profissional em instituições de ensino, acompanhando o desenvolvimento individual dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais, tendo em vista a formação integral para o exercício da cidadania Promove ações coletivas e individuais de aconselhamento e orientação para pais e alunos, atuando com docentes e equipe escolar.

Identifica necessidades educacionais específicas, implementa ações e desenvolve projetos de orientação, análise de desempenho e de práticas educacionais, orientação vocacional e de relacionamentos interpessoais, resolução de conflitos e de elaboração de proposta pedagógica Organiza e elabora documentos administrativos, pedagógicos e de acompanhamento dos alunos Atua de acordo com a legislação, seguindo princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental.

CBO 2394-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Orientador educacional, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Orientador educacional

O Orientador educacional CBO 2394-10 planeja e acompanha o desenvolvimento individual dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais, tendo em vista a formação integral para o exercício da cidadania Define estratégias para o processo de orientação, elaborando instrumentos para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, da eficácia dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares.

Implementa as etapas do processo de orientação educacional, analisando dados dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais, aplicando metodologias e procedimentos específicos para essa ação, tendo em vista a formação integral e permanente do educando, preparando-o para o pleno exercício de sua cidadania e ajudando-o a dimensionar seu espaço dentro da escola e no mundo.

Acompanha o aluno em suas necessidades específicas, realiza orientação vocacional, propõe estratégias para suprir dificuldades e para o estudo planejado Promove momentos de reflexão sobre valores, atitudes, emoções e sentimentos, por meio de estratégias individuais e coletivas.

Promove ações coletivas de orientação para pais e alunos, atuando em parceria com docentes e com a equipe escolar, considerando a necessidade de implementação de ações educacionais específicas Identifica elementos intervenientes no desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem, que impactam o desempenho dos alunos, propondo soluções conjuntas com coordenadores pedagógicos e docentes.

Implementa ações e projetos de orientação educacional, em conjunto com equipe multidisciplinar de apoio ao ensino, no que se refere à análise de desempenho, às práticas didático-pedagógicas, ao currículo, à identificação de potencialidades e vocação dos alunos, ao relacionamento com a família e a comunidade, à mediação de conflitos.

Participa da elaboração do projeto pedagógico, analisando as propostas e sugerindo adequações nos processos de ensino e aprendizagem, nas práticas de avaliação, no regimento escolar Participa de estudos e discussões sobre as práticas didático-pedagógicas definidas pela escola, referentes ao currículo e metodologias de ensino, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.

Verifica o cumprimento da legislação educacional, do projeto pedagógico, de políticas públicas.

Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização Prospecta, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos de trabalho Administra conflitos disciplinares e interpessoais, intercede e aplica medidas de acordo com o regimento escolar.

Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas detectados Implementa medidas para viabilizar o trabalho pedagógico integrado, viabilizando espaços de participação e interação da equipe Pode propor projetos para desenvolvimento de competências socioemocionais, para realização de projetos sociais, para discussão de temas em destaque.

Participa da elaboração do projeto pedagógico, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural Propõe ações para formação contínua dos profissionais que atuam no processo de ensino e aprendizagem, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas.

Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, registros de experiências pedagógicas e de informações dos alunos Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 2394-10 deve comunicar-se, viabilizar trabalho coletivo, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais, promover a formação contínua dos profissionais, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional.

Condições de trabalho dessas profissões

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-10

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.

Atividades exercidas por um Orientador educacional CBO 2394-10

Um Orientador educacional (ou sinônimo) deve participar da avaliação proposta pela instituição, demonstrar criatividade, promover cursos, oficinas e orientação técnica, participar de cursos, seminários e congressos, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, observar desempenho das classes, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, promover trocas de experiências, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, avaliar implementação de projetos educacionais, acompanhar produção dos alunos, criar mecanismos de participação/interação, levantar necessidades educacionais e sociais, traçar objetivos educacionais, elaborar textos de orientação, caracterizar perfil dos alunos, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, organizar grupos de estudos, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, formar equipes de trabalho, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, saber ouvir, demonstrar capacidade de observação, avaliar desempenho das classes/turmas, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, criar espaços de participação/interação, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, administrar tempo, estimular participação dos diferentes sujeitos, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, construir sistema de avaliação, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, avaliar instituição escolar, atuar em conselhos de classe e de escola, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, demonstrar flexibilidade, realizar entrevistas, publicar experiências pedagógicas, selecionar referencial teórico-científico, construir instrumentos de avaliação, analisar desempenho das classes, acompanhar trajetória escolar do aluno, estruturar os tempos pedagógicos, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, avaliar desempenho profissional dos educadores, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, articular ação da escola com outras instituições, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, emitir pareceres, pesquisar práticas educativas, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, produzir material de apoio pedagógico, observar processo de trabalho no contexto escolar, contextualizar historicamente a escola, organizar encontros, congressos e seminários, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, verificar cumprimento das metas, organizar reuniões com equipes de trabalho, elaborar relatórios, divulgar deliberações, equalizar informações, assessorar trabalho docente, demonstrar pró-atividade, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, propor soluções para problemas educacionais detectados, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, selecionar bibliografia, administrar conflitos, planejar reuniões com equipes de trabalho, divulgar experiências pedagógicas, levantar recursos materiais, humanos e financeiros, trabalhar em equipe, traçar metas educacionais, fornecer subsídios teóricos, intervir na aplicação de medidas disciplinares, dimensionar os problemas, administrar demanda por vagas, divulgar resultados de avaliação, detectar problemas educacionais, saber integrar as informações, compreender o contexto, respeitar as diversidades, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, propor mudanças no projeto pedagógico, planejar ações de operacionalização.

Cargos e salários CBO 2394-10 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Salário Orientador Educacional

Orientador Educacional: Brasil

O profissional no cargo de Orientador Educacional CBO 2394-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.967 e 6.172 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 33.509 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Auxiliar de Orientação Educacional

Auxiliar de Orientação Educacional: Brasil

O profissional no cargo de Auxiliar de Orientação Educacional CBO 2394-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.967 e 6.172 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 33.509 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Orientador de Disciplina e Área de Estudo

Orientador de Disciplina e Área de Estudo: Brasil

O profissional no cargo de Orientador de Disciplina e Área de Estudo CBO 2394-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.967 e 6.172 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 33.509 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Orientador de Ensino

Orientador de Ensino: Brasil

O profissional no cargo de Orientador de Ensino CBO 2394-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.967 e 6.172 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 33.509 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Orientador Escolar

Orientador Escolar: Brasil

O profissional no cargo de Orientador Escolar CBO 2394-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.967 e 6.172 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 33.509 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Orientador Profissional

Orientador Profissional: Brasil

O profissional no cargo de Orientador Profissional CBO 2394-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.967 e 6.172 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 33.509 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Orientador Vocacional e Profissional

Orientador Vocacional e Profissional: Brasil

O profissional no cargo de Orientador Vocacional e Profissional CBO 2394-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.967 e 6.172 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 33.509 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Professor de Orientação Educacional

Professor de Orientação Educacional: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Orientação Educacional CBO 2394-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.967 e 6.172 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 33.509 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Técnico de Orientação Profissional

Técnico de Orientação Profissional: Brasil

O profissional no cargo de Técnico de Orientação Profissional CBO 2394-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.967 e 6.172 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 33.509 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Orientador Educacional São Paulo

Orientador Educacional: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Orientador Educacional CBO 2394-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.267 e 7.035 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 5.151 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Orientador Educacional Rio de Janeiro

Orientador Educacional: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Orientador Educacional CBO 2394-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 3.168 e 6.770 para uma jornada de trabalho média de 33h semanais de acordo com dados salariais de 938 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Orientador Educacional Teresina

Orientador Educacional: Teresina, PI

O profissional no cargo de Orientador Educacional CBO 2394-10 trabalhando em Teresina - PI, ganha entre 3.048 e 7.915 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 590 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Orientador Educacional Campinas

Orientador Educacional: Campinas, SP

O profissional no cargo de Orientador Educacional CBO 2394-10 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 3.492 e 6.749 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 390 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Orientador Educacional Florianópolis

Orientador Educacional: Florianópolis, SC

O profissional no cargo de Orientador Educacional CBO 2394-10 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 3.546 e 7.506 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 121 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Orientador Educacional Belo Horizonte

Orientador Educacional: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Orientador Educacional CBO 2394-10 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.790 e 5.873 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 1.131 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Orientador Educacional Brasília

Orientador Educacional: Brasília, DF

O profissional no cargo de Orientador Educacional CBO 2394-10 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 3.648 e 7.512 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 941 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Orientador Educacional Londrina

Orientador Educacional: Londrina, PR

O profissional no cargo de Orientador Educacional CBO 2394-10 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 3.533 e 5.165 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.431 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Orientador Educacional Santo André

Orientador Educacional: Santo André, SP

O profissional no cargo de Orientador Educacional CBO 2394-10 trabalhando em Santo André - SP, ganha entre 3.172 e 6.401 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 228 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.